terça-feira, 4 de agosto de 2009

Democracia

No Brasil o embate pelo fortalecimento da democracia tem aspectos diferenciados. É muito diferente do que acontece no restante do continente americano (centro e sul) - Honduras, Venezuela, Colombia, Bolivia, Equador, Paraguai.... Sim, por que o Brasil é um continente dentro do outro.
Faço este preâmbulo para falar do que acontece no plenário do senado brasileiro. Este mesmo senado que vem sendo palco de desgaste que se arrasta há quase uma década. Primeiro foi Jader Barbalho, ACM e Jose Roberto Arruda, depois, Renan Calheiros com as suas estripulias. Agora....
Naquele recinto há uma disputa verbal da sabor "amargo" da qual o país sairá enormemente fortalecido. Não tenho dúvidas quanto a isso. Haja o que houver! Custe o que custar!
Hoje, com meios midiáticos a disposição do povo brasileiro de todas as camadas (no Bailique se assiste a TV senado), é a certeza de que avançaremos rumo a uma democracia mais democrática e menos mesquinha, que mescle melhor a representatividade com a participação popular em coisas que lhe são vitais.
Ouvir Fernando Collor de Melo e Renan Calheiros dirigir achaques contra o senador gaúcho Pedro Simon, dá nausea.
Sim, por que ambos não têm cabedal para ofender a honra de tão insígne brasileiro, responsável junto com Ulisses Guimarães e Tancredo Neves ´pela criação do principal foco de resistencia ao regime militar, chamado MDB.
O primeiro foi cassado por corrupção - aliás o único presidente do Brasil cassado por essa razão. O outro teve de renunciar a presidencia do senado por falcatruas. (negócios escusos com gado, emissoras de rádio, etc...) - fora as questões íntimas. Isso não vale! Não conta.
Alagoas é importante para o Brasil. Em 1889 nos deu o primeiro presidente: Marechal Deodoro da Fonseca. Em 1892. Graciliano Ramos - de Vidas Secas. No futebol - Mario Jorge Lobo Zagalo; mas, nos infelicitou com essas duas feras: Fernando Collor de Melo e Renan Calheiros.
Haveremos de vencê-los, afinal o povo brasileiro é forte e não esmorece nunca. Esse pessoal representa o atraso, a corrupção. O Brasil é grande, muito maior que eles.
Enquanto em outras nações menores se morre e se mata por causa da democracia, aqui, se discute, exaustivamente. Aqui, alguns têm o desplante de acusar a mídia por coisas erradas que acontecem. Esses gostariam que a imprensa calasse diante de coisas anormais. Não terão êxito em suas elucubrações.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário