sábado, 8 de agosto de 2009

Çábios

De vez em quando pousam aqui uns çábios. A bola da vez é um apresentador de televisão que defende com veemência a contratação de médicos cubanos. Na opinião dele: "Os melhores do mundo. Deram certo em muitos lugares, e outras coisas mais." Só bobagem! Nem uma coisa, nem outra.

Quem vive a medicina deste país há décadas sabe da limitação da medicina cubana por absoluta falta de recursos. Por falta de apetrechos de ultima geração os cubanos se dedicam a visitar doentes em casa, coisa que nossos médicos da periferia fazem muito bem.
O país caribenho sofre um bloqueio economico que lhe impede o aporte de recursos técnicos indispensáveis a prática de uma medicina de ponta. Só isso basta para anular a assertiva do çábio que não entende nada de medicina.

Outra coisa. Todos os médicos cubanos que entraram no Brasil foram mandados de volta ao seu país. Todos. Sem excessão! Motivo. Entraram ilegalmente.

A cantilena do apresentador foi praticada pelo ex-governador do Amapá, João Capiberibe (PSB). O çábio não sabia disso. Com certeza. Pois bem. Todos os médicos vindos de Cuba trazidos em avião fretado, foram mandados de volta ao caribe. Porque?

Por que existe lei no Brasil. Temos leis, regulamentos e normas. Para que um médico estrangeiro atue aqui, é obrigatório que se submeta a uma prova de conhecimentos teórico-prático orientada pelos setores afins: MEC, Ministério da Saúde, CFM.

Nem o presidente Lula conseguiu superar esses trâmites para presentear o seu amigo Fidel Castro.

Portanto, cabe ao çábio apresentador conhecer mais detalhes da história do Amapá, assim ele cometerá menos erros no seu trabalho. O seu ofício é importante.

Há no Amapá mais de 500 médicos atuando diariamente. Com a residencia médica atraímos mais e mais profissionais. A UNIFAP realizará vestibular para médicos oferecendo 20 vagas.
Finalizando é bom deixar bem claro que recebemos todos os que chegam ao Amapá de braços abertos, mas, essa fidalguia não deve ser confundida com palermice.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário