quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mais um escândalo

Essa família Sarney não tem jeito. Onde tem um escândalo. Lá estão eles. Agora, vem do mensalão do demo de Brasília a notícia.
O jornal Estado de São Paulo publica o envolvimento do nome Sarney nos alfarrrábios de José Roberto Arruda. Não se sabe se é do senador presidente do senado, dos filhos, da filha, enfim, não se sabe quem é o envolvido.
Mas, de uma coisa se tem certeza.
O nome Sarney está metido nessa encrenca.
Ô raça.
Leonai Garcia

PT do Amapá em ebulição

Essa é quentinha. O PT do Amapá encontra-se em processo de fragmentação de lideranças. Há um grupo majoritário que é composto de três correntes principais: do deputado Joel Banha, deputada Dalva Figueiredo e do prefeito de Santana, Antonio Nogueira.Cada um tem 1/4 da executiva. Acontece que os grupos de Joel Banha e de Nogueira se uniram, assim detém, a maioria desse colegiado, portanto, é quem decide para onde o partido vai no Amapá.Se coliga com a ou com b, se apresenta candidato a vice n’ alguma chapa, enfim, esse grupo é quem norteia as decisões do PT amapaense.É voz corrente nesse meio que o deputado Joel Banha deverá apresentar ao governador Pedro Paulo (PP) o pedido dos cargos de direção da CEA. Desde a presidencia até o cargo menos importante dessa estatal de domínio sabidamente petista.Joel Banha tem um nome para vice na chapa de Pedro Paulo: Dora Nascimento. Nogueira tem o seu: Ivanci Magno. Por sua vez, Dalva tem o seu: vereador Luizinho.A coalisão Banha e Nogueira deve prevalecer e o nome de consenso há de surgir entre eles, assim o escolhido de Dalva deve ser preterido.O nome da funcionária Áurea Brito é o mais cotado para ocupar o lugar de Josimar Peixoto na CEA.É o PT em ebulição.Coisas da política.
Leonai Garcia
obs: voce pode ler essa noticia no leonaigarcia.com

O CAF agiu rápido

O leitor provavelmente não sabe o que significa CAF. Explico: trata-se do setor de compras e armazenamento de medicamentos e insumos da SESA (secretaria de saúde do estado do Amapá).
Pois bem. O CAF resolveu o problema de um paciente, pobre, proveniente da ilha do marajó, e que encontra-se internado na clinica de pneumologia do HAL.
O remédio indicado para o tratamento é o Itraconazol 100m mg. Devido ao seu uso exacerbado acabou o estoque.
O médico do doente procurou o CAF sendo atendido pelo seu diretor, Dr. Douglas, que imediatamente providenciou a compra do remédio em regime de urgência.
Foram adquiridos 80 comprimidos para que o paciente seja atendido.
Ganha com isso o paciente, o médico, a enfermagem, o GEA e a sociedade de um modo geral.
obs: o leitor já pode ler essa notícia no blog leonaigarcia.com que já está funcionando.
Leia no leonaigarcia.com e vote na enquete para governador e senador nas duas opções.
Leonai Garcia

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O ficha suja vai à plenário

Apesar de manobras de políticos "malandros" o projeto ficha suja vai à plenário da camara na próxima terça-feira (04).
Michel Temer (PMDB) presidente da casa e virtual vice na chapa de Dilma Roussef (PT) deve ter amarelado nos últimos dias em função das atitudes protelatórias de parlamentares contrários a votação do referido projeto de iniciativa popular.
Ora, se o projeto não subisse à plenário, Jose Serra (PSDB) faturaria fácil esse mais de 1.6 milhão de votos.
Seria a maneira dos subscritores da medida repudiar o adiamento da votação. Em tempo, Temer partiu para a luta e conseguiu reunir líderes dos partidos e as assinaturas que lhe permitem colocar o projeto em votação na próxima semana.
Este é o peso da mobilização popular num processo democrático. Por essas e outras é que afirmo ser o Brasil uma democracia consolidada. Jamais retrocederemos em termos de direitos humanos.
A igreja católica tem grande responsabilidade na maturação da sociedade brasileira. D. Helder Câmara plantou esta árvore da liberdade em 1954. Seus frutos continuam alimentando a nação e haverá de alimentá-la pela vida afora.
Nascido no novo mundo em 1500, portanto, sem as desventuras da Inquisição, o Brasil deve muito do seu desenvolvimento aos padres que migraram da europa, trazendo-nos na bagagem a doutrina da fé e da liberdade.
Antes, foi o artigo 147 da lei eleitoral que cassa o mandato de político corrupto. Agora é o ficha suja que não deixa "bandido" penetrar no recinto sagrado do parlamento nacional em seus diferentes degráus.
Graças a esse projeto haveremos de melhorar a nossa representatividade política.
Confesso aos leitores, às vésperas de fazer 62 anos de idade. Não esperava alcançar isso em vida.
Estou feliz com o meu país!
Leonai Garcia

Adoção de crianças por gays

O STJ aprovou à unanimidade a adoção de crianças por casais homossexuais. Assim caminha a humanidade.
Certo? Errado? A sociedade é quem decide isso ao longo do tempo. Se está certa ou errada a decisão dos juízes, afinal, juíz não é infalível. Nicolau dos Santos Neto, o célebre lalau, além de outros, estão aí mesmo.
Há resistência de parte considerável da população mundial a essa prática, diferente. Tanto é verdade que vez por outra eclode movimentos contra homossexuais por todo o planeta.
Países onde o islamismo prepondera, nem pensar de colocar em prática um julgamento como esse numa corte de justiça. Lá, homossexual não tem vez.
O mundo dá voltas. Hoje, aplaude-se essa decisão judicial. Amanhã, o que poderá acontecer.
Hoje mesmo, pergunta-se: qual o comportamento de uma turma de alunos em relação a um colega proveniente de um lar com essas características? É esperar para ver a reação juvenil.
Sinceramente. Não é fácil quebrar paradígmas estabelecidos há tanto tempo.
Quem viver verá a reação da sociedade.
Se aprova ou não essa decisão judicial.
Leonai Garcia

Nova composição política

Fonte fidedígna disse-me que haverá a composição Pedro Paulo (PP) e Jorge Amanajás (PSDB). É questão de tempo para que isso aconteça. Se de fato ocorrer esse entendimento a possibilidade de vitória de Pedro Paulo aumenta consideravelmente, mesmo porque a a eleição será entre dois candidatos: Pedro Paulo e Lucas Barreto (PTB).
Leonai Garcia

Boró e novo blog

Estou exercitando o manuseio do novo blog leonaigarcia.com
É mais facil de acessar. Nessa nova fase utilizaremos o álbum de fotografias dos nossos craques que fazem parte do livro bola de seringa.
O primeiro da série, será, Boró, o excelente ponta esquerda do Amapá Clube, campeão várias vezes e titular da seleção amapaense de futebol dos anos 1950 e que inaugurou o Estádio Glicério Marques.
Não esqueçam, a estréia do novo blog será em Maio, dia 1º.
Leonai Garcia
.

terça-feira, 27 de abril de 2010

As arrumações para 2010

A arrumação do tabuleiro de xadrez da política amapaense continua sendo arrumado pelos interessados, todos, em busca de um lugar para representar o estado nas esferas: federal e estadual.
Uns com mais, outros com menos possibilidades de lograr êxito na campanha que se avizinha.
São Vários os fatores que contribuem para o sucesso eleitoral. Em primeiro lugar o partido do candidato, depois, a coligação envolvida.
Há ocasiões em que o candidato tem um bom número de votos, mas, não atinge o coeficiente eleitoral, então, não se elege.
O seu partido pode não conseguir o número de candidatos a candidatos para completar o numero de vagas em questão, ou, então, não participa de uma boa coligação, ou, ainda, não consegue fazê-la. O resultado é a derrota eleitoral.
O momento é de composição de forças haja visto que as convenções partidárias acontecerão em Junho próximo. Portanto, o momento é de conversas. Muitas conversas.
Esse é o momento em que uns tentam convencer os outros. Nessa etapa não pode haver erros de avaliação. Quem errar, sobra lá na frente.
A briga está renhida em relação as vagas para o senado: são duas. Tem 05 nomes diferenciados na disputa. Papaléo Paes (PSDB), Waldez Góes (PDT), João Capiberibe (PSB), Gilvam Borges (PMDB) e Randolfe Rodrigues (PSOL).
Não tem ninguém garantido nessa peleja. O voto está sendo disputado cabeça com cabeça.
Quem exerceu o seu mandato com dignidade leva vantagem, sobretudo no meio do eleitorado diferenciado. Por outro lado. Quem fez tolices (?????). Quem contrariou o eleitor (????).
Àquele eleitor do nível intelectual privilegiado. Do carro novo, do telefone celular, do Ipod, do smartfone, da internet, que assiste os jornais na TV a Cabo, os noticiários da câmara e do senado, esse eleitor dificilmente erra o voto. Pode até acontecer, mas, por questão afetiva. Esses são poucos.
O senador Papaléo Paes (PSDB) honra o mandato. Nunca se viu ou ouviu o seu nome envolvido em tramóias. Sempre se posicionou com lisura no senado federal. para ajus]dá-lo tem duas vantagens.
A primeira. Seu candidato a presidente, Jose Serra, lidera as pesquisas de opinião pública, e deve vencer a eleição presidencial.
A segunda. Seu candidato a primeiro suplente é o jovem Josiel Alcolumbre (DEM). Homem de boa índole, de família tradicional no Amapá e que congrega em torno de sí, grande parte da imprensa amapaense. Sem dúvidas, foi uma boa escolha.
Os outros candidatos trabalham incessantemente com o objetivo de chegar ao salão azul do congresso nacional.
Leonai Garcia

Novo blog em teste

O novo blog já está em teste. leonaigarcia.com
Em Maio colocarei no ar substuindo o www.omundoemdebate.blogspot.com
O novo blog tem menos letras e fica mais facil de acessar.
Leonai Garcia

A voragem da política em 2010

Política é a arte do diálogo, do diálogo exaustivo, porém com objetivos definidos. Em determinados momentos, o político tem de ser incisivo naquilo que almeja, naquilo que projeta para a sua vida futura.
Caso contrário.
Se perde.
O político não pode deixar ao léu, fatos que giram a sua volta, olhando-os com desdém, sem se incomodar, sem tomar uma decisão, sob pena de ser punido pela sociedade logo alí, na curva.
Que ninguém se engane.
O povo acompanha os acontecimentos que mexem com a sua vida, atentamente.
O politico tem de passar confiança e credibilidde ao povo. Não pode ser fraco.
Ao político só não é permitido ser radical, extremista, isso também lhe causa danos pela vida afora. Os exemplos estão aí para quem quizer ver.
Tenho acompanhado algumas pesquisas de opinião sobre os candidatos ao governo e ao senado. Sinceramente, estou surpreso diante do que ví nessa decisão temporal do eleitorado amapaense. Bem verdade que essa coleta de dados foi feita na capital, mas, na periferia.
Ora, sabe-se que na periferia o eleitor não tem o arsenal tecnológico da comunicação ao seu alcance, raras são as excessões. Esse quadro é diametralmente oposto no centro.
É exatamente em função dessas pesquisas que partidos políticos e candidatos a candidatos realinham seus posicionamentos no tabuleiro da política local.
Eles também acompanham esses dados.
Quem quizer bater de frente com o eleitorado que o faça.
O resultado virá das urnas em 03 de Outubro.
Leonai Garcia

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tarifas Bancárias – Serviços que não podem ser cobrados
Abra seus olhos e não caia nas emboscadas dos bancos! Desde fim de abril, os bancos deverão seguir a nova regulamentação do CMN (Conselho Monetário Nacional) e do Banco Central sobre tarifas, em que não podem mais cobrar tarifas mensais de serviços consideradas essenciais para a manutenção de conta corrente e poupança.
Além disso, podem ser oferecidos quatro tipos diferentes de serviços chamados: essenciais, prioritários, os especiais e os diferenciados. Ou seja, a nomenclatura dos serviços realizada pelos bancos agora segue uma padronização que facilita o consumidor entender o que está sendo cobrado e comparar as tarifas com outros bancos, dentro de um mesmo tipo de serviço para que ele escolha as opções mais convenientes para ele. Segundo especialistas, isso pode estimular a concorrência e pressionar a queda dos preços, caso o consumidor utilize bem disso, escolha as melhores opções e deixe de lado bancos que na medida de custo/benefício não o atenderem.
Serviços considerados essenciais que não podem ser cobrados pelos bancos:
- depósitos à vista- cartões de débito- dez folhas de cheques por mês- dois extratos por mês de contas correntes (com a movimentação mensal)- quatro saques no caixa ou terminal de auto-atendimento (conta corrente)- dois saques no caixa ou terminal de auto-atendimento (conta poupança)- duas transferências de recursos entre contas do mesmo banco- serviços pela internet- compensação de cheques- extrato anual com as tarifas cobradas (extrato consolidado)
Fique de olho nas suas movimentações bancárias e nas cobranças feitas pelos bancos. Qualquer cobrança indevida, não deixe de colocar a “boca no trombone” e reclamar, tanto junto aos bancos quanto ao Procon. Se você foi enganado, não tenha a postura de deixar pra lá! As regulamentações devem ser cumpridas e os clientes bancários devem ser respeitados. Os abusos econômicos não podem ser tolerados!
Izidoro Figueiredo - Economista Izidorof@ig.com.br

Leonai Garcia na TV

Gravei a chamada para o programa Saúde e Vida que será levado ao ar no Programa Rede Notícias da Rede Vida (canal 40), horário 13:00 horas e 21:00 horas, e TV Nazaré canal 52 em Macapá e canal 48 em Santana, horário de 12:30 horas e 19:30 horas.
É um programa que focaliza a saúde de uma maneira especial, para tanto, serão entrevistados médicos de diversas especialidades, aproximando-os da sociedade, o público alvo de qualquer profissional.
A estréia do programa ocorrerá no proximo dia 3 de Maio.
Em tempo: já está tudo acertado para entrar no ar o acesso do novo blog, que será: leonaigarcia.com
Leonai Garcia

domingo, 25 de abril de 2010

O novo iluminismo e a eleição geral do Brasil

A teoria é de George Lakoff, americano da Universidade Berkely, California. Ele diz: "O novo iluminismo implica entender avanços da neurociencia e das ciencias cognitivas, o que inclui perceber que a empatia tem papel imenso nas interações humanas e a idéia de democracia depende disso".
Diz mais: as emoções fazem parte da razão e nem todo mundo pensa do mesmo jeito. A política é fundamentalmente baseada na moralidade. Nas eleições as questões mais importantes têm a ver com a moralidade e com o modo como são comunicadas.
Vencer eleição se baseia num tripé: a - Capacidade de falar
b - Ser entendido por todos
c - Transmitir confiança e ter uma imagem com a qual o eleitor possa se identificar.
Para Lakoff o voto não é uma decisão racional, e até mesmo quem tem alto níivel educacional pode ser manipulado.
São reflexões de um fim de semana de um período eleitoral no país. Logo teremos convenções partidárias, e nomes serão consagrados para disputar cargos nos diversos níveis da vida pública.
No plano nacional, a candidatura de Ciro Gomes foi rifada pelo seu partido (PSB). José Serra (PSDB), ganha pontos nas pesquisas com a manobra, distanciado-se da candidata do governo petista (Dilma Roussef). Marina Silva (PV), fecha a fila com +/- 10% de intenção de votos.
No plano local, o PP do PP arruma o arraial com vistas à reeleição, com chances de recuperar parte do terreno perdido com as indefinições que cercaram o fim do mandato de Waldez Góes (PDT). Diversos partidos já compõem a base governista. A escolha do vice está por se definir.
Seus oponentes Lucas Barreto (PTB) e Jorge Amanajás (PSDB) disputam o terreno palmo a palmo. Até o momento, Lucas está na frente, extraoficialmente, falando. Mas, Amanajás tem o apoio de vários deputados estaduais. Isso é extreamente positivo.
Para o senado o quadro é favorável ao ex-governador João Capiberibe (PSB). Tive oportunidade de ver um tabulamento de dados colhidos da periferia e o seu desempenho é muito bom, como 1ª opção.
Como 2ª opção aparece o nome do senador Papaleo Paes (PSDB), seguido de Randolfe Rodrigues (PSOL). Waldez Góes (PDT) e Gilvam Borges (PMDB) têm muito trabalho pela frente.
Voltando ao neurolinguista George Lakoff e o "novo iluminismo" que defende a transmissão de confiança e ter uma imagem com a qual o eleitor possa se identificar, parte do tripé que possibilita vencer eleição, é o que constatamos por aqui.
O eleitor amapaense dá mostras de empatia por alguns candidatos em relação a outros. Isso é amadurecimento político independente de nivel educacional.
O americano tem razão: a emoção faz parte da razão.
Esse é o xis da questão.
Leonai Garcia

sábado, 24 de abril de 2010

Na Televisão

À convite da direção do Canal de TV 42 e 50 da Diocese de Macapá, gravaremos uma série de 04 programas de sáude voltados a esclarecer o público sobre prevenção de doenças, esclarecimento de tratamento de certas prtologias, de acordo com a legislação em vigor, obedecendo rigorozamente o Código de Ética Médica.
Leonai Garcia

Nova roupagem

Nosso blog terá nova roupagem a partir do mês de Maio. Já estamos autorizados a colocar no ar o novo designer, mas, ainda não faremos a mudança porque nos cabe informar por vários dias o leitor para facilitar a busca.
A nova chave de acesso será: leonaigarcia.com
No novo blog voltaremos a fazer enquetes, afinal, estamos em pleno período eleitoral, então, não podemos ficar de fora dessa batalha democrática.
Leonai garcia

Um bom candidato ao congresso

Alberto Góes (PDT), ex-secretário de governo do Amapá, recém-saído das funções é candidato a candidato à deputado federal. Homem preparado para representar o estado no congresso nacional.
Tivemos a oportunidade de entrevistá-lo no programa O Mundo em Debate, levado ao ar pela Rádio Cidade - 101.9 FM, hoje pela manhã, (24).
Os ouvintes puderam ouvir suas propostas, dentre elas, o porquê de se apresentar na disputa para um lugar na camara federal.
Falamos de política, infra-estrutura (energia), economia, visão estratégica de mundo, afinal, cabe ao congressista decidir o rumo que o país deve tomar em questões intenacionais.
Hoje, o país tem postura ambígua em relação à países latino-americanos. A questão de Cuba - que fere de morte os direitos humanos; Venezuela - supressão da democracia pelo regime chavista; Honduras - abrigo às tontas a um presidente deposto pelo congresso do seu país.
Saindo do nosso hemisfério, o caso do Irã, país que prega o fim de Israel e que quer porque quer enriquecer o Urânio, a ponto de produzir a bomba atômica. O governo brasileiro apóia Ahmadinejad, presidente iraniano, homem de instintos bélicos.
São questões que preocupam a sociedade brasileira, sabidamente, de índole pacífica. Não temos relação conflituosa com nossos vizinhos nem com nenhum outro país do globo.
Góes defende o aproveitamento das nossas riquezas naturais, exportando-a ao mundo, manufaturadas, o que leva a geração de emprego, aumento do PIB, maior circulação da moeda e ueleito m povo feliz.
Alberto tem posição favorável ao projeto ficha limpa da CNBB, com a ressalva de punir o candidato condenado por um colegiado nas instâncias judiciais.
Defende a construção da hidrelétrica de Belo Monte (no Rio Xingu), desde que sejam aprofundados os estudos de impacto ambiental, que prove o menor dano ambiental à Amazônia.
Se eleito será um bom parlamentar.
Leonai Garcia

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A CNBB e o ficha limpa

Esse congresso nacional não tem jeito. Empurrou com a "barriga" o quanto pôde, e conseguiu transferir para a próxima legislatura a votação do projeto "Ficha Limpa".
É bom que se diga: o projeto é de orígem popular.
Contém mais de 1.6 milhão de assinaturas colhidas ao longo de poucos meses, tendo como principal articulador a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), organização católica criada em 1954, por D. Helder Câmara.
Diga-se de passagem, uma organização da sociedade civil, dígna do crédito da sociedade brasileira. Ela é a responsável pela inclusão do artigo 147 da lei eleitoral, que trata da cassação de mandatos de políticos corruptos.
Michel Temer (PMDB), presidente da câmara é o vice da chapa da Dilma Roussef (PT). Ele pilotou a "barrigada". É evidente que a sua manobra tem como objetivo "blindar" gente da laia de Jader Barbalho, Renan Calheiros e outras figurinhas carimbadas da política nacional, amigos de Temer.
Agora, é esperar pelo troco do eleitor brasileiro que assinou a extensa lista. É claro que essa multidão esclarecida não vai votar na chapa de Michel Temer.
Vamos esperar as urnas.
Não vai demorar muito tempo.
Leonai Garcia

Ação contra a tuberculose

Com o objetivo de ajudar a nova administração da SESA, assumirei o controle da tuberculose no Estado do Amapá. Razões, óbvias, existem para a medida.
Por exemplo: o médico não pode estar submetido a orientações de outros profissionais em se tratando de controle de doenças, como é o caso da Tuberculose.
As novas diretrizes da SBPT só podem ser assimiladas e praticadas por médicos. Nelas estão incluidas:
1. Abordagem do paciente
2. Interpretação diagnóstica, levando em consideração, a pesquisa de BAAR no escarro, a interpretação radiológica e a cultura de BK.
3. Os casos de escarro negativo, mas, com radiologia compativel com a doença. O que fazer?
4. O rendimento da pesquisa de BK no escarro, da cultura e do RX do tórax no diagnóstico da tuberculose.
5. A solicitação de lavado broncoalveolar e diluição salina
6. O tratamento por presunção
7. O novo esquema terapeutico, agora com 04 drogas, com a inclusão do Etambutol. O porquê disso?
8. A intolerancia medicamentosa
9. A resistência bacteriana e as medidas alternativas consequentes.
10. Quando indicar a broncoscocpia.
Enfim, como o leitor pode perceber, tais medidas são de estrita competência médica. Nenhuma outra profissão prepara o homem para esses procedimentos.
Por isso, resolvi ajudar o novo governo no combate a Tuberculose.
Leonai Garcia

Novo acesso

No decorrer de maio estrearemos o novo acesso ao blog, será assim:
leonaigarcia.com
Ficará mais fácil de nos comunicarmos.
OK.
Leonai Garcia
O uso consciente do crédito ( por Reinaldo Cafeo )

O Banco Central divulgou dados apontando para o crescimento de
8% no uso de financiamentos com cartão de crédito e cheque especial
por parte dos consumidores.

De um lado é surpreendente o resultado a medida que estas categorias
são as mais caras do mercado. O cheque especial pratica taxas
médias anuais na ordem de 159%, enquanto o cartão de crédito
oscila entre 134% e 420% ao ano. Não errei não: 420% ao ano
dependendo do convênio firmado.

De outro lado há como explicar este comportamento do consumidor:
zona de conforto. Financiar via cheque especial e cartão de
crédito é muito fácil. Com um simples saque na conta no caso
do cheque especial e um pagamento mínimo (que está cada vez
mais mínimo) na fatura do cartão de crédito, a dívida é rolada.

Só para ilustrar o que significa zona de conforto, é possível
conseguir crédito direto ao consumidor em instituições financeiras
na ordem de 44% ao ano. Se o consumidor tiver acesso ao crédito
consignado a taxa anual pode cair para 20 a 30% ao ano. Isto
tudo sem falar do penhor de jóias, entre outras modalidades.

O preço para os acomodados é muito elevado e o universo a ser
atingindo, principalmente pelas operadoras de cartão de crédito
é enorme. Recentemente foram divulgados dados apontam para ascensão
social de mais de 30 milhoes de brasileiros que migraram das
classes D/E para classe C e estes são agora os alvos preferidos
das empresas de cartão de crédito.

O que está posto é que se faz necessário o uso consciente do
crédito. Pagar juros na magnitude dos praticados nas modalidades
aqui citadas é dar um tiro próprio pé. O consumidor não terá
recursos suficientes para arcar com estes custos e as instituições
financeiras amargarão o crescimento da inadimplência, portanto,
interesse mútuo em racionalizar o uso do crédito.

É imperativo que os consumidores organizem suas finanças pessoais
e evitem o endividamento. Por outro lado é lamentável observar
esta verdadeira agiotagem institucionalizada, com cobrança de
juros estratosféricos e, a autoridade monetária, não mexer uma
palha para mudar este estado de coisas.
Izidoro Figueiredo Izidorof@ig.com.br

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A eleição para o senado

As pesquisas de intenção de votos para o senado amapaense, pela internet, apresenta um quadro até certo ponto surpreendente. Vale salientar que o público internauta é diferenciado e sabe o que quer.
Dificilmente é manipulado. Pode até votar "errado", mas, age assim, por afinidade com o candidato. Indepedente de quem seja.
João Capiberibe (PSB) e Papaléo Paes (PSDB) lideram a corrida em direção às cadeiras azuis. Sobram os outros.
Vale salientar: os votantes são eleitores esclarecidos. A minoria da população. A "massa" está fora dessa enquete. A massa não tem internet em casa. Pode acessá-la no serviço, ou numa lan house, mas, os casos são esporádicos.
É um alerta para todos os candidatos, afinal, estamos às vésperas da eleição. Teremos convenção em Junho. A eleição é em Outubro. Ainda dá tempo para melhorar esse quadro. Depende capacidade de convencer os eleitores.
Papaléo Paes teve um desempenho aceitável na sua legislatura. Nunca se viu o seu nome envolvido em escândalos, nem em trapaças, apesar de apoiar o presidente do senado José Sarney (PMDB), homem sabidamente envolvido nessas "coisas".
A seu favor ainda tem o fato de pertencer a um partido que tem um candidato forte à presidente da República - José Serra.
João Capiberibe (PSB), de idéias esquerdistas e que atrai para sí, muitos, que rezam na sua cartilha, apesar de nem saberem o porquê, tem seus méritos. Não se pode ocultar uma realidade.
Waldez Góes (PDT) e Gilvam Borges (PMDB) estão numa situação complicada. Suas militâncias têm muito trabalho pela frente.
Por enquanto o quadro é esse, mas, pode mudar daqui pra frente.
Leonai Garcia

A FIEAP e a eleição de 2010

O empresário da construção civil e rodoviária Haroldo Pinto Pereira, gurupaense, como tantos outros que aqui chegaram para lutar pela vida em meados do século passado, assumirá a presidencia da FIEAP em Junho próximo, devido o afastamento legal da atual presidente, sra. Telma Gurgel que disputará uma das vagas para a AL pelo seu PRTB.
Quem o conhece, sabe das suas responsabilidades com o Amapá, afinal, chegou aqui no início do território trazido pelo pai, Otaciano Bento Pereira, juntamente com a mãe e duas irmãs.
A sua posse é a certeza de que não teremos solução de continuidade nessa entidade, muito importante para o desenvolvimento do Estado. A atual presidente (Telma) desenvolve um bom trabalho na indústria amapaense.
A propósito da atual presidente suas chances de conseguir uma vaga na AL são enormes. Tem um partido arrumado (PRTB) e candidatos em número necessário para disputar o pleito sem coligação.
Leonai Garcia

Crescimento político

O governador Pedro Paulo Dias de Carvalho atrai para o seu grupo, políticos, associação de classes, sindicatos, empresários e outros profissionais renomados.
O articulador político Benedito Dias age com rapidez no contacto com lideranças que possam ajudar o irmão na difícil tarefa de elegê-lo nas próximas eleições.
O movimento no Setentrião cresce com o passar dos dias.
Leonai Garcia

Mudança de acesso

Estamos providenciando a mudança do acesso ao nosso blog para torná-lo mais facil de abrí-lo.
Será leonaigarcia.com.
Em meados de Maio o colocaremos em funcionamento.
Política, religião, economia, esportes, medicina, enfim, tiudo o que acontece no mundo.
leonai garcia

terça-feira, 20 de abril de 2010

RX de um homem de bem

Naqueles primeiros dias de 1976, após me apresentar ao Dr. Kleber Magalhães no Hospital Geral para iniciar as atividades no HGM, se fez necessário ir até o prédio do setor de Pessoal da Secretaria de Finanças do Governo do Território para regularizar a minha situação funcional.
Essa era a burocracia. Não havia concurso público. O médico que chegasse ao Amapá naquela época era empregado "em cima do laço".
Naquele setor trabalhavam: Rubens Albuquerque, Bernardo Rodrigues, Domingos Vasques, dona Raimunda Machado, seu Casemiro Fernandes e o cara que manjava tudo de lei do funcionalismo público, o célebre Epifânio José de Sousa. Um time espetacular. Só fera.
Pois bem. Esse prédio aludido situava-se onde hoje está erguido o edifício do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, do outro lado da Rua General Rondon em relação ao Palácio do Setentrião..
Naquele dia, dei de cara com um sujeito calmo, muito simpático e também muito respeitado. O Sr. Rubens Albuquerque. O homem era o responsável pela regularização dos funcionários que chegavam ao Território para trabalhar. O momento de assinar a Carteira de Trabalho.
Desde alí, surgiu um grande respeito por essa figura humana carismática, honesta, eficiente, de raro talento para os números e também dotado de muita experiência no serviço público.
O seu curriculum é rico e vasto: Iniciou a vida pública aos 21 anos de idade, no governo Janari Nunes em 1951; depois, vieram; Amilcar Pereira, Teodoro Arthur, Pauxi Nunes, Terêncio Porto, José Cavalcanti, Raul Monteiro Valdes, Luiz Mendes da Silva, Ivanhoé Gonçalves de Matos, Lisboa Freire, Arthur Hening, Anibal Barcellos (nomeado) e Anibal Barcellos (eleito). Bote tempo!
Como o leitor pode ver. Não faltou nenhum governador do tempo do Território. À todos, Rubens Albuquerque serviu com eficiência.
Mas não foi só isso. Rubens Albuquerque trabalhou na Prefeitura de Macapá. Sua experiência é respeitada alí. Começou com Edilson Borges de Oliveira, seguiu por, Heitor de Azevedo Picanço, Claudio Nascimento, Comandante Cortez, General Enterouse, General Ubaldo Figueira, até, Alfredo Oliveira (Cabo Alfredo).
Nos intervalos entre um e outro alcaide, Rubens Albuquerque assumia a prefeitura, isso aconteceu 12 vezes. Numa delas, permaneceu no cargo 7 meses, nomeado por Lisboa Freire.
Ele nasceu em Cametá - Pará, no dia 13 de Junho de 1930, portanto, completará 80 anos de idade, nos próximos dias.
Seus irmãos: Robelino Albuquerque (médico), Rosival Albuquerque, Francisco Albuquerque, Ruth, Reni e Rizomar Albuquerque. Família numerosa.
Para a minha alegria, e surpresa, Rubens Albuquerque entrou em meu consultório, hoje (20), ás 11:10 horas, para fazer o exame médico para renovação da Carteira Nacional e Habilitação. Visão normal. Sem necessidade de lentes para dirigir. O homem está inteiro. Esse só pode ser da lavra de Oscar Niemayer.
É casado com dona Ana Maria de Brito da Silva Albuquerque, com quem teve 05 filhos. Um deles é médico. O Dr. Paulo Albuquerque, atual prefeito de Cutias do Araguari. Tem 09 netos.
Ao final dessa exposição os leitores poderão compreender o porque gosto tanto desse homem de bem. Um homem desses, sim pode ser um ídolo meu.
Em toda a sua vida nunca se ouviu falar de má conduta da sua parte.
SALVE RUBENS ALBUQUERQUE.
Grande figura humana.
Leonai Garcia

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A partida de mais um pioneiro

Tenho prazer de poder me comunicar com os leitores desse blog que se mantém vivo pelo interesse daqueles que procuram se manter informados de aspectos diversos da vida amapaense, nacional e mundial.
Falando de Amapá, choramos a perda de um de seus pioneiros, homem de bem, dígno e que conheci ao chegar aqui nem meados da década de 1970.
Falo do Chefe Escoteiro, Bené. Homem afavel, de sorriso cândido, e que sempre se portou com elegância e respeito no trato com os seus semelhantes. Este homem que chegou aqui, ainda jovem, constituiu família educada, que sempre se portou em benefício da vida tucuju.
O Chefe Bené partiu para a sua última viagem certo de ter cumprido o seu dever. Os que o conheceram sabem muito bem da sua postura correta.
Os filhos, bem criados, hão de estar com os corações sofridos pelo triste acontecimento, mas, certos de que o pai fez todo o possível para conduzí-los no caminho do bem, da honestidade e do bom carater.
descanse em paz.
Chefe Bené.
Leonai Garcia

Globalização

O que é Globalização - Definição
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
Origens da Globalização e suas Características
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Para facilitar as relações econômicas, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio, financeiras) criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial..
Investimentos, pagamentos e transferências bancárias, podem ser feitos em questões de segundos através da Internet ou de telefone celular.

Os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul) são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.
Blocos Econômicos e Globalização
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
Internet, Aldeia Global e a Língua Inglesa
Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.
Izidoro Figueiredo - Economista Izidorof@ig.com.br

A entrevista do domingo

Quem se interessa pela política nacional assistiu a entrevista do presidente Fernando Henrique Cardoso ao programa Canal Livre da BAND, no domingo à noite.
O time de jornalistas: Joelmir Beting, Boris Casoy, Fernando Mitre e José Eduardo, absolutamente, impecáveis.
O entrevistado sem sombra de dúvidas, muito bem preparado, então foi o programa foi: sucesso de audiência.
Não tenho dúvidas em afirmar que o mundo político nacional parou para assistir a entrevista do politico tucano.
Claro. FHC, defendeu a candidatura do seu companheiro de partido, José Serra, dizendo-o preparado para assumir as rédeas da nação, por tudo o que já fez nos cargos onde foi escalado para atuar em benefício da nação.
Por outro lado, da sua oponente, pouco se pode falar, haja vista a pobreza da sua biografia. Os únicos cargos exercidos pela candidata Dilma Roussef: ministro da Casa Civil de Lula e o anterior, de Minas e Energia. Isso pouco para quem quer dirigir uma nação de 180 milhões de almas.
Agora, tudo colocado com respeito aos contendores. Não teve lugar para baixarias.
Ninguém feriu a honra de ninguém.
Leonai Garcia

O controle da tuberculose

De volta ao batente oxigenado por mais um curso de atualização em pneumologia, o meu ganha pão há quase 35 anos.
Estimulado pela direção da SBPT (sociedade brasileira de pneumologia e tisiologia) mantive contacto com o atual secretário estaual de saúde, médico Elpídio Dias de Carvalho sobre a Tuberculose no Amapá.
Essa doença milenar passa por uma reformulação no seu esquema de tratamento, passando de 03 para 04 drogas. Até agora: Rifampicina, Pirazinamida e Isoniazida; doravante, a inclusão do Etambutol.
O objetivo é estelizar o mais rápido possível o doente dos seus bacilos e ao mesmo tempo, reduzir ao mínimo possível a resistência bacteriana.
Por isso, o interesse da classe médica em assumir o controle do diagnóstico e tratamento dessa doença, tirando-a das mãos de não médicos, os quais não têm a responsabilidade de estudar os diversos aspectos dessa patologia que nos mantém no 8º lugar do mundo.
Alterações no tempo de abordagem da doença, meios utilizados no diagnóstico, alteração no esquema do tratamento, medidas a serem adotadas em caso de resistência bacteriana, ou então na intolerância as drogas.
Até agora, houve uma leniência da categoria em relação aos responsáveis pelo controle da tuberculose. Daqui p´ra frente, caberá ao médico pneumologista assumir essa responsabilidade perante a sociedade.
Leonai Garcia

sábado, 17 de abril de 2010

Atualização médica

Sábado (17). Rio de Janeiro. Termina o curso de atualização em Pneumologia e Tisiologia, especialidade que cuida das doenças do aparelho respiratório. Abordagem diagnóstica (história clinica e exames de apoio) e o tratamento utilizado no mundo moderno.
A tuberculose foi o destaque no encontro por se tratar de uma doença que terá o seu esquema de tratamento modificado em 2009, passando de 03 drogas (Rifampicina, Pirazinamida e Isoniazida), para quatro, com a adição do Etambutol. A providencia é para reduzir os casos de resistência bacteriana.
Outro aspecto defendido pela SBPT é a realização da cultura do escarro para BK com teste de sensibilidade às drogas, em todos os casos abordados, assim, poderemos flagrar bacilos resistentes, em tempo habil.
Doente com 2 semanas de tosse produtiva é o público alvo, antes, o tempo preconizado pela OMS, era de 3 semanas.
Ao lado do exame do escarro, a radiografia do torax faz parte da abordagem do paciente, tirando de leigos a curiosidade de diagnosticar uma doença, afinal, quem estuda é o médico, ele, sim, tem a responsabilidade de diagnosticar e tratar os doentes.
Asma, DPOC, Doenças intersticiais, cancer do pulmão, espirometria, doenças colagenosas, enfim, todos os aspectos da pneumologia foram passados a limpo.
Leonai Garcia

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Atualização médica

Encontra-se em andamento o XI Curso de Atualização em Pneumologia, no auditório do Windsor Guanabara Hotel, no centro do Rio de Janeiro.
É um procedimento importante. Valoriza o exame da espirometria no diagnóstico e o acompanhamento do asmático. Reforça o valor do tratamento da DPOC com base no tripé: antibiótico (amoxicilina + clavulanato) + corticóide sistêmico + broncodilatador. O uso do antibiótico inalado no tratamento da exacerbação da DPOC (Tobramicina), por enquanto.
Amanhã tem mais.
Leonai Garcia

Bola de Seringa na Biblioteca Nacional

Hoje (15), 12:35 00, alcancei um degráu muito importante na minha vida literária. É que estive no suntuoso prédio da Biblioteca Nacional - RJ, no setor de Depósito Legal, para entregar dois exemplares do livro Bola de Seringa para fazer parte do acervo da sua fabulosa Biblioteca.
Nesse sentido, as coisas têm acontecido dentro do planejamento traçado antes de produzir esta obra que conta a história do futebol amador amapaense em 50 anos - 1940 - 1990.
É evidente que muitos não valorizam um procedimento dessa natureza. Isso é normal na cabeça de quem não lê.
Os que lêem sabem muito bem o que isso significa para um neo-escritor, amante das letras.
Estou muito feliz.
Leonai Garcia

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Política do Amapá

Conversa com o jovem político Hildegardo Gurgel (PRTB) dá conta de que o seu partido "nanico" tem possibilidades de eleger até 02 deputados estaduais, claro, ponteando na disputa, a sua mãe Telma Gurgel, atual presidente da FIEAP.
O trabalho de convencimento de pessoas para compor o quadro de candidatos peerretebista dá, sim, chances de alcançar o número de vagas almejadas na AL. Melhora a perspectiva, porque, o PRTB coligará outros partidos pequenos para poder emplacar o dobro do número de candidatos - 48.
É a campanha eleitoral para a Assembléia Legislativa ganhando velocidade em seu ano decisivo.
Leonai Garcia

O Rio e a política

No Rio dá para sentir a preocupação do povo carioca com as notícias que invadem o país de ponta a ponta em relação as desgraças que, ultimamente, se abateram sobre a tão decantada "cidade maravilhosa", hoje, nem tão maravilhosa, assim.
Eles negam o inegavel, dizendo que não existe perigo na "linha vermelha". Dizem: -"Tem Batalhão da PM". - "É uma via segura".
Ora, o povo brasileiro está careca de saber que, vez por outra, bandidos decretam a interdição dessa via, a peso de tiros de fuzil e de outras armas possantes. Mas, eles negam. Para evitar polêmica. Fica-se calado. Os olhos atentos no percurso do táxi.
Bom saber que o povo do Rio não vota em Dilma. A coisa piorou depois dessa notícia veiculada pela imprensa nacional, de que o ministro da infra-estrutura do governo Lula - Gedel Vieira Lima - mandou 39% dos recursos da sua pasta para a sua terra - Bahia. O Rio ficou com menos de 1% dos recursos.
Outro aspecto que salta aos olhos é o desencanto do carioca com os seus políticos. Nulos. Todos nulos. Segundo os entrevistados.
Esse é o Rio de um dia nublado, sujeito à chuvas. Como o meu evento é no hotel onde estou hospedado, não terei problemas de transporte.
Leonai Garcia

No Rio de Janeiro

Estou aqui para participar de mais um curso de Pneumologia. Obra da SBPT(sociedade brasileira de pneumologia e tisiologia) que tira o médico de suas atividades habituais, em seus estados, às vezes longínquos - Acre, Roraima, Rondonia (.....), gastando uma grana preta, anualmente, para se manter atualizado.
Até parece que há um complô das sociedades de especialidades contra o médico, isso vale para: pneumologistas, cardiologistas, nefrologistas, etc...
Isso tudo poderia ser feito via internet, com menos custos, assim como procede a ABRAMET, na atualização dos seus associados. Ano passado atualizei a medicina de tráfego daí de Macapá - via internet. O custo é a anuidade.
Sair de Macapá até o Rio significa: inscrição no curso, passagem aérea, hotelaria, transporte, alimentação, etc...
Somando-se ao que se gasta há o que se deixa de ganhar e de atender doentes ´(públicos e privados) nos dias da viagem.
Francamente. Basta disso. A presença do profissional no congressso da especialidade já é o suficiente para mantê-lo atualizado.
Ano passado estive em Florianópolis - SC, cumprindo o meu ritual.
Por fim: a internet pode muito bem substituir essas despesas inoportunas.
Leonai Garcia
Referência


Todo ser humano precisa ter referência. A pessoa que não tem referência não passa de mais um na multidão, um anônimo. Você é um cidadão e como tal tem seus direitos assegurados pela constituição. Pode ir e vir, pode votar, pode se expressar políticamente, etecetera e tal. Porém, quando apresentado a uma pessoa, o apresentador dirá apenas – este é o meu amigo Pedro e, nada mais. A referência é o cartão de visita de uma pessoa. Passa a fazer parte do seu nome ( -Apresento o professor Edmundo. Este é o doutor Mário) e quem a constroi é você mesmo, ninguém mais. Também não cai do céu, você é quem deve correr atrás Toda referência exige sacrifício, tomada de decisão, coragem, esforço próprio. Pessoas sem referências não podem reclamar da sociadade em que vivem porque não contribuem para com ela. Não possuem empregos, não pagam impostos, não fazem leis, não fiscalizam, não medicam.
Certas pessoas não entendem que a sociedade as recebe de braços abertos, porém as cobra. Ela exige mudanças, aperfeiçoamento das leis, ampliação do conhecimento, novos comportamentos e, certamente, pessoas sem referências não são as mais indicadas para modificá-la, torná-la mais humana.
Então, cidadão, crie a sua referência, molde o seu perfil, tenha um curriculo para que as pessoas que não o conhecem possam admirá-lo, tomá-lo como exemplo. E as que o conhecem possam admirá-lo mais ainda. Desse modo, em muito estará contribuindo para tornar a nossa sociedade mais justa, mais igualitária.
Izidoro Figueiredo - Economista Izidorof@ig.com.br

terça-feira, 13 de abril de 2010

Atualização

Viajo nesta madrugada com destino ao Rio de Janeiro com o objetivo de atualizar a especialidade. Médicos pneumologistas de todo o país estarão reunidos num hotel carioca com esta finalidade.
A promoção é da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia que cuida da especialidade no Brasil.
Nesses encontros é comum a presença de colegas africanos de língua portuguesa - Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Leonai Garcia

Tropeçando nas próprias pernas

A candidata do PT, Dilma Roussef tropeça nas próprias pernas ao se pronunciar publicamente neste início de campanha eleitoral rumo à presidência da República. Sua última pérola foi criticar seu oponente do PSDB, José Serra, pelo fato dele ter se exilado no Chile por ocasião da Revolução Militar de 1964, como se o exílio fosse um "mamão com açucar", ou seja, o exilado agiu para fugir da briga em seu país, por covardia, por moleza.
Quem leu a história de Wladimir Lenin e de Leon Trotski discorda frontalmente desse tipo de argumento. Nessas condições o individuo sai do campo de batalha por estratégia, para poder articular melhor suas idéias.
No primerio caso, Lenin fugiu da Rússia para sair das garras do Czar e da sua temível polícia política, passando por vários países até se fixar na Islândia de onde saiu para entrar triunfalmente em Moscou.
No segundo caso, Trotski fugiu das garras de assassino Joseph Stalin passando também por vários países até se fixar no México onde foi alcançado pela policia stalinista e morto a golpes de martelo de quebrar gelo.
Fico nesses dois exemplos de exílio para ilustrar bem a tolice dita pela candidata petista. Gaças a elas, José Serra se distancia na corrida eleitoral.
Há rumores de que as próximas pesquisas já apontam uma vantagem bem maior do do tucano em relação a sua principal oponente.
É o povo brasileiro "enfastiado" dessa política petista totalmente envolvida no episódio "mensalão" e noutras mazelas, como a de manter José Sarney na presidência do congresso nacional.
Leonai Garcia

O novo código

Os médicos brasileiros e estrangeiros que atuam aqui, estreiam o novo código de ética, hoje (13). O objetivo principal do novo documento é estreitar a relação médico paciente. Assim, o médico deverá respeitar a decisão dos pacientes terminais, o que não acontecia antes.
Havia uma intepretação dúbia sobre o assunto, o que criava uma barreira entre o médico, o doente e a sua família. Principalmente quando o próprio paciente se decidia pela interrupção do seu tramento, voluntariamente, em casos de doenças terminais. Agora, tudo fica mais fácil.
Outro aspecto a ser destacado no novo estatuto é a responsabilidade do diretor de uma casa de saúde, que tem de ser um médico, em substituir o plantonista em caso de falta ao serviço.
De um modo geral, pouco muda do atual, agora, a badalação pela mídia não deixa de chamar a atenção da sociedade para uma profissão tão dígna quanto a médica.
No rastro disso vem o "ato médico" em vias de ser aprovado no congresso nacional que dá ao profissional da medicina um tratamento que merece desde o tempo de D. João VI, quando a profissão foi introduzida no país.
Sou médico com muito orgulho. Nunca o meu nome foi envolvido em irregularidades. Estou a beira de completar 35 anos de exercício profissional, com muita honra e dignidade.
Tenho um filho que está na metade do curso médico e tenho certeza de que será um grande médico para cuidar da saúde do povo amapaense.
Nem todos foram escolhidos para exercer a medicina, os exemplos de desvio de conduta na profissão são inúmeros, infelizmente.
Leonai Garcia

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Teor de documento ao Museu do futebol

Macapá – 12 de Abril de 2010
RAFAEL FERMINO
MUSEU DO FUTEBOL – SÃO PAULO
Prezado senhor:

Esta é a obra que conta a história do futebol amador amapaense em 50 anos – de 1940 à 1990. Tem o título de BOLA DE SERINGA, numa homenagem ao homem que habita essa terra desde épocas memoráveis como a que deu origem ao monumento gigante e possante – Fortaleza de São José - construída em 1768 pelos portugueses com o objetivo de defender o território amazônida da invasão estrangeira.
Pequeno, o homem da região começou a dar os seus primeiros chutes na bola de seringa, produto extraído da seringueira. Depois, vieram as outras bolas industrializadas que aperfeiçoaram a prática futebolística na região.
Bira, centro avante do Clube do Remo do Pará, depois, do Internacional de Porto Alegre, onde se sagrou campeão brasileiro em 1979 e seu irmão, Aldo, lateral direito do Payssandu Sport Clube de Belém, depois, do Fluminense do Rio de Janeiro, onde conquistou o título de campeão brasileiro de 1984, são nomes de destaque deste: “BOLA DE SERINGA”.
Ora, sendo o Museu do Futebol um santuário do futebol brasileiro e mundial, uma obra desse porte contribui para que o ilustre e curioso visitante possa conhecer o futebol canarinho praticado no Amapá, unidade federada que ocupa espaço na Amazônia Setentrional, fazendo fronteira com a Guiana Francesa.
É com enorme prazer que apresento ao país e ao mundo o livro BOLA DE SERINGA. São 225 páginas escritas com dedicação e muita responsabilidade, afinal, trata-se de inserir a literatura amapaense no cenário universal das letras.
Em anexo um documentário de pouco mais de 20 minutos, onde alguns personagens depõem para a alegria de todos nós.
LEONAI GARCIA
CIC 051 260 2922 15
RG 209035 - AP

Bola de Seringa e o Museu do Futebol

De Rafael Fermino, do Setor de Pesquisa e Documentação do Museu do Futebol, recebi correspondência (internet) sobre o envio do livro Bola de Seringa e o seu respectivo DVD para ser exposto naquele ambiente de cultura, que é visitado pelo mundo do futebol.
Assim, aos poucos o país conhece esta obra feita com muita responsabilidade e respeito com a história dos nossos craques que tanto nos orgulham, apesar de uns poucos dizerem que aqui não teve craque de futebol.
Puro despeito!
Hoje (12), às 11:30 horas, a obra foi enviada via Correios (Sedex).
Espero não ter decepção com essa empresa.
Muitos reclamam dela!
Leonai Garcia

domingo, 11 de abril de 2010

Nova fase na saúde estadual

A segunda-feira (12) se apresenta com um novo panorama na área da saúde estadual. O médico Elpídio Dias de Carvalho assume a direção da pasta com a responsabilidade de manter a população protegida contra as doenças de diferentes orígens.
Ele tem a vantagem de ser irmão do governador, isso lhe facilitará a missão. Seu planejamento terá amplas possibilidades de ser atendido sem mais delongas. Ganha a sociedade que usa os serviços da rede pública de saúde.
Outro aspecto que deve ser focado pelo novo secretário é a relação com as outras entidades que cuidam da saúde da população - Rede municipal de saúde, Unimed e Hospital São Camilo. É esse conjunto de ações que resolve a problemática da saúde do cidadão.
O reinício das obras do hospital Metropolitano do bairro São Lázaro chega em boa hora. A verba destinada à sua conclusão está carimbada. É certa. Dessa forma o ano 2010 é promissor para todos os que habitam o Amapá.
É possível termos num prazo não muito longo o hospital Universitário da Unifap, conforme informações do Reitor José Carlos Tavares. Verba já existe. As obras de infra-estrutura vão começar.
O hospital da PMM tem 90 leitos. O povo da zona norte da capital ganha com essa obra. Todos ganham. Pronto. O Metropolitano gera empregos para os profissionais da área da saúde. A lógica é o cidadão amapaense melhor assistido, consequentemente, com melhor padrão de vida no aspecto sanitário.
Como se vê o novo secretário de saúde Elpídio Dias de Carvalho, desde menino morador de Macapá, conhece as reais necessidades dos que habitam essa parte da Amazônia.
Sucesso. É o que desejo a saúde do Amapá.
Leonai Garcia

sábado, 10 de abril de 2010

Os candidatos a governador do Amapá

No plano local, o governador Pedro Paulo Dias de Carvalho nomeou o irmão, médico Elpídio Dias de Carvalho para o cargo de secretário estadual de saúde. A esposa, também, médica Denise Carvalho assumiu a pasta da secretaria de Ação Social, o que acontece normalmente com as esposas dos governadores.
Na esfera política, o outro irmão, ex-deputado federal Benedito Dias assumiu a secretaria de governo. No cargo, ele tem a responsabilidade de dialogar com os diversos segmentos da sociedade com vistas a aumentar o cacife eleitoral do irmão, candidato a eleição de governador em Outubro próximo.
O ex-deputado federal Profº Paulo Fernando Batista Guerra, experiente, terá a missão de coordenar a campanha de Pedro Paulo para mais um mandato de 4 anos.
Como o leitor percebe o PP do PP cuida de montar a sua plataforma de campanha. Os adversários também tratam de se fortalecer, dando a impressão de que teremos uma campanha eleitoral das mais renhidas no Amapá, dos últimos tempos.
Jorge Amanajás (PSDB), com o seu candidato forte à presidência da República - José Serra - deve auferir certa vantagem no decorrer do processo eleitoral.
Lucas Barreto (PTB), candidato de grande potencial é outro que possui um eleitorado volumoso, tanto que na eleição municipal do ano passado, por pouco deixou de passar para o 2º turno.
Estamos em Abril e não há nenhuma perpectiva de sair um nome das hostes do PSB para disputar esta eleição de 2010. Pelo menos, por enquanto.
Ao que tudo indica o eleitor amapaense terá essas três opções para votar para o governo.
Pela lógica a eleição de governador será decidida no 2º turno, então, neste primeiro turno os candidatos não deverão agir com radicalismo em relação aos concorrentes.
Aposto numa eleição limpa, onde prevalecerá a capacidade de diálogo dos candidatos e os seus respectivos planejamentos.
Quem estiver melhor preparado levará o troféu.
Leonai Garcia

Lula X Justiça

O Brasil tem José Serra (PSDB) como pré-candidato a presidência da República. Antes, o PT lançara Dilma Roussef, em festa movimentadíssima, também na capital federal - Brasília.
O patrono da candidata Dilma, presidente da República, Luis Inácio Lula, instigou à desobediência civil da sociedade, quando acusa a justiça, em seus diversos escalões, de prejudicar a ação dos políticos.
Disse Lula: "Nós não podemos aceitar decisões de juízes que agem impedindo a ação política". Ora, todos sabemos que a Justiça Eleitoral é quem mantém o estado de direito neste país.
A propósito das declarações de Lula, o presidente do Supremo Tribunal Federal Dr. Gilmar Mendes, falou: "Ninguém está acima da lei neste país, todos são iguais perante ela".
O presidente da OAB nacional, advogado Ofir Cavalcante completou: "É lamentável ouvir de um presidente da República, críticas à ação da Justiça".
É possível que no rastro dessas duas manifestações da esfera jurídica aconteça algo de desagradável ao presidente Lula. Não é demais lembrar que o presidente já foi condenado duas vezes a pagar multa por propaganda fora do prazo para a sua preferida.
Leonai Garcia

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Academia Amapaense de Letras

Há um movimento no seio da cultura do Amapá no sentido de reviver a Academia Amapaense de Letras, fundada em 26 de Junho de 1953, data do nascimento de Machado de Assis.
A propósito disso estive em conversação com o professor e historiador amapaense Nilson Montoril de Araujo presidente do conselho de cultura do Estado.
Na oportunidade pude conhecer os nomes dos 23 primeiros acadêmicos: Nilson Montoril de Araujo, Paulo Fernando Batista Guerra, Fernando Canto, Antonio Munhoz Lopes, Dagoberto Damasceno Costa, Georgenor Sousa Franco Filho, Antonio Cabral de Castro, Luiz Alberto Costa Guedes, Manoel Bispo Correa, Elfredo Távora Gonçalves, Dom Luiz Soares Vieira, Heitor de Azevedo Picanço e Antonio Carlos Farias, os vivos.
Os falecidos: Araci Mont'alverne, Amauri Guimarães Farias, Isnard Lima, Helio Guarani Penafort, Artur Nery Marinho, Estácio Vidal Picanço, Alcir Araujo, Jorge Basili, Mário Medeiros Barbosa e José Alencar Feijó Benevides.
O reverenciado professor Antonio Munhoz propos ao professor Nilson Montoril ceder a sua residência no bairro do Trem para servir como sede da ALA e ao mesmo abrigar a Fundação Antonio Munhoz.
Há o entusiásmo em reviver o brilho dessa casa de cultura que é importante para o mundo das letras. Hoje, são inúmeras as pessoas que produzem literatura de diferentes vertentes.
Abraço essa idéia com muita satisafação.
É a realização de um sonho de criança.
Leonai Garcia

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais uma obra de Ingles de Sousa

Finalmente consegui mais uma obra de Ingles de Sousa, o célebre paraense de Óbidos que ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras, junto a Machado de Assis, Rui Barbosa, Sílvio Romero, José Veríssimo, seu conterraneo Joaquim nabuco, e outros iluminados.
Título da obra: "Contos Selecionados". Editora Paka Tatu. O primeiro é Voluntário, sobre o recrutamento de soldados para a guerra do Paraguai naquela região do Pará, século XIV; depois, Acauã, sobre a lenda de um pássaro amazônida de canto apavorante enfeitiçador e finalmente, A Quadrilha de Jacó Patacho, sobre piratas bárbaros que habitavam a região do Tapajós, atacando e estuprando moçoilas e matando seus familiares, além de roubá-los. Essa trama acontece em 1832.
Lí anos atrás "O Coronel Sangrado". Romance que retrata muito bem a vida vivida em Óbidos no tempo do Império e da Cabanagem.
A propósito o autor desta resenha "Paulo André Correa" na introdução da obra fala da reedição de O Coronel Sangrado e O Cacaulista pela editora da Universidade Federal do Pará, escritas em fins do século XIV.
O interessante nesses contos é o estilo. Imutável. Fala do cenário amazônico (rios e floresta), personagens (tapuio, caboclo da região, português), diálogos, enfim, a marca de Ingles de Sousa é percebida nas obras.
Os interessados devem adquirí-las em Belém, em viagens.
Leonai Garcia

O debate pela Unifap

Adalberto Carvalho e José Carlos Tavares, candidatos a reitor da Unifap, ocuparam a audiência do rádio FM na manhã de hoje (08). A rádio Cidade, 101.9 - FM gerou o debate entre ambos, diga-se de passagem, em bom nível.
O jornalista Carlos Lobato mediou o embate de idéias, com a intervenção do deputado Jorge Amanajás (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa.
José Tavares, atual reitor, amapaense do Laguinho, com doutorado na Alemanha, defende a reeleição com base num trabalho eficiente e produtivo, que trouxe para a academia amapaense curso novos, entre eles, o curso de Medicina, a menina dos olhos de qualquer universidade.
Adalberto Carvalho, desconhecido de orígem, pertencente ao quadro de professores da Unifap defendeu suas idéias de maneira coerente. Falta ser conhecido pela comunidade amapaense.
Portanto são dois candidatos preparados para administrar a Unifap, mas, Tavares leva vantagem pelo fato de viver o cotidiano da cidade em todas as suas manifestações: culturais (marabaixo e batuque) , intelectual, religiosa e social.
Leonai Garcia

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Brasil a América Latina as catástrofes e o futuro

A América Latina é o foco do noticiário mundial, ultimamente, em se tratando de catástrofes, com as suas péssimas conseqüências econômicas, sociais e funestas.
Primeiro o Haití, com o terremoto que destruiu sua capital, Porto Príncipe, ceifando mais de 200 mil vidas, afora os desaparecidos nos escombros. Esses não se sabe quantos. Nunca se saberá.
Depois veio Santiago do Chile. Outro terremoto de 8.8º na escala Richter. Como se não bastasse isso, um Tsunami deslocado do Pacífico lhe chegou às costas (Concepcion). Os dois fenômenos mataram 795 chilenos. Números oficiais.
A bola da vez: Brasil. Antes. São Paulo. Chuvas torrenciais. Deslizamento de encostas, destruição de casas, alagamento e inundação de logradouros e mortes.
Houve quem atribuísse ao governo paulista a causa. Absurdo. Coisa de gente de miolo mole.
Agora. Rio de Janeiro. Uma tromba d'agua desabou sobre a cidade maravilhosa nas últimas horas, provocando o deslizamento de terras, derrubando prédios e casas, alagando e inundando logradouros, enfim, matando pessoas. O último registro: 98 mortos.
Com o pampeiro d'agua que se abateu sobre o Rio de Janeiro e São paulo, os dois maiores centros do país, ficou nítida uma coisa: falta de infraestrutura.
Nem Rio, nem São Paulo tem infraestrutura para suportar fenomenos naturais. Cariocas e paulistas sofreram uma tromba d'agua e foi esse desespero todo. Quase 200 mortos, ao todo.
Aeroportos ultrapassados. Cartel de empresas aéreas. Malha Ferroviária ínfima. Poucos ônibus. Rede hoteleira acanhada. Malha rodoviária esburacada. Portos ultrapassados, etc... etc... etc....
Este é o retrato do Brasil perante a comunidade internacional. É isso que o mundo discute ao saber das tragédias do Rio e de São Paulo.
Olha. Temos um grande desafiuo pela frente. Sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Estamos fechando mais um ciclo de governo de 08 anos. Governo do PT. Economicamente, Passamos nos testes, mas, a nossa infraestrutura está absolutamente superada.
Caberá ao próximo governo a tarefa de arrumar o país para as duas competições internacionais que se avizinham. O desafio é grande e só pode ser enfrentado por quem tem competência....
Leonai Garcia

terça-feira, 6 de abril de 2010

Projeto de Politec aprovado na AL

Funcionários da inteligência da Polícia Técnica, exultantes, com a aprovação do seu projeto de cargos e salários pelo pleno da Assembléia Legislativa no dia de ontem (06), por unanimidade.
O deputado e médico Dalto Martins (PMDB), perito criminal, liderou o movimento que conseguiu vencer os obstáculos postos à frente.
O deputado Edinho Duarte (PP), líder do governo na casa endossou a idéia e o próprio governador Pedro Paulo, se comprometeu em sancioná-la.
É uma vitória que premia essa categoria de profissionais "qualificados" que cresce de importancia aos olhos da sociedade brasileira. Foram eles que resolveram o caso do assassinato da menina Isabela Nardoni.
Na ocasião do delito não teve testemunhas. Só as provas técnicas é deram base para a acusação do promotor Francisco Cembraneli.
Portanto, aplaudimos a decisão do governador Pedro Paulo que dá um exemplo de valorização a esses trabalhadores diferenciados, e, ao mesmo tempo economiza uma grana considerável para os cofres públicos.
Leonai Garcia

Para a um leitor especial

Lí feliz a observação do meu colega jornalista da nova geração - Elton Tavares - sobre o artigo intitulado "as voltas que a vida dá", publicado ontém (05) neste espaço, onde reflito a situação política atual, diante do que vivi, antes, perante insensatos.
O Elton tem razão em discordar do jornalismo chulo e bajulador que se produz, aqui, em determinados meios de comunicação do estado.
Mas, há razão para isso. Quem não lê nem orelha de livro e se acha e se "o rei da cocada preta" em termos de jornalismo é capaz de produzir essas "preciosidades", desde que agrade alguém que lhe doe $$$, para lhe saciar o apetite voraz.
Com o tempo e o avanço da educação nacional esse tipo de gente será banido da ribalta, e assim, longe dos holofotes não amolarão mais ninguém. Terão de procurar outro meio de vida.
Valeu Elton!
Parabéns!
Leonai Garcia

segunda-feira, 5 de abril de 2010

As voltas que a vida dá

Surpresa. É o adjetivo ideal para identificar os impropérios desferidos por alguns deputados contra o ex-governador Waldez Góes (PDT). Detalhe. Os adversários de hoje, foram amigos, ontém. Coisas da política.
Nem todos estão preparados, mentalmente, para enfrentar revezes. Isso é fato. Os termos usados na tribuna da Assembléia Legislativa foram duros, dignos de adversários ferrenhos.
Os detratores de hoje foram beneficiados pelo ex-governador WG, de diversas maneiras. Esse espaço aqui é pequeno para acolher as justificativas: nomeação de parentes e amigos em cargos, vantagens pessoais, etc... etc... etc...
Agora, amanhã esse jogo de palavras pode mudar de tom e de conteúdo. Quem estuda a história e vive a seara política sabe que é assim que funciona coisa. Em política não vale perder.
Waldez não é mais governador. Não detém mais a chave do cofre, nem a caneta para nomear no Diário Oficial, então, que se dane! Que vá tudo para o inferno! É assim que algumas pessoas raciocinam.
Só que o mundo dá voltas. Quanto mais se vive mais pedras aparecem no caminho e temos de ser sábios para removê-las sem nos ferir.
Um exemplo das voltas que a vida dá: certo dia, estando em campanha no Laranjal do Jari para o candidato Waldez Góes (1998) soube que o jovem tenente Miranda, recém eleito prefeito daquele município estava na cidade.
Homem forte, de estatura mediana e compleição robusta e atlética. O cara impunha respeito ao povo e aos adversários pela carranca. Muitos o tinham como o "herói das enchentes do laranjal".
Pois bem. Imaginando tê-lo como amigo, afinal, mantinha contacto comercial com a sua esposa, do BB, procurei-o para promover um encontro político vizando a sua adesão ao nosso projeto.
O homem recebeu-me friamente, mas, prometeu nos apoiar, "no duro". Marquei um encontro para o outro dia (um domingo). De manhã, haja telefonar para o prefeito e ele nada de atender. Pura falta de educação.
Agastado pelo insucesso político, me mandei para o balneário do outro lado do Rio Jari. Chegando lá quem encontro: o tenente Miranda. Desculpas esfarrapadas acabaram com a minha ilusão de articulador.
O tempo passou, o homem assumiu o poder no Laranjal. Foi afastado pelos adversários. Voltou. Deslizes burocráticos se acumulando, mandato problemático, enfim..... Terminou o mandato e a volta a vida normal... Cheia de problemas....
Conclusão: hoje (05) a notícia. O agora, capitão Miranda, sofreu um AVC de grandes proporções. Foi internado e ficou em estado de coma num hospital da capital por alguns dias.
Recuperado da consciência. Aposentado por invalidez. Sequelas: hemiplegia (usa bengala), disartria (fala dificil), deambulação disbásica (marcha arrastada); mora em Monte Dourado e trabalha no prédio do Superfácil do Jari.
Em síntese. Aquele "homão", hoje é um sujeito doente que depende da bondade alheia para se alimentar e cuidar do seu asseio pessoal.
O candidato que ele rejeitou (1998) é o mesmo homem que lhe deu a mão, tempos depois.
Concluindo: cautela e respeito aos semelhantes nunca é demais. Essa é uma das história da minha vida política no Amapá.
Tem tantas!
Leonai Garcia

Visão empresarial

Por Reinaldo Cafeo - Economista
Visão empresarial faz a diferença
O que efetivamente diferencia a atuação de uma empresa da outra?
A visão empresarial.
Não raramente nos deparamos com fatos que nos levam a refletir
como certas empresas conseguem se impor no mercado.
Muitos segmentos ou ramos de atividade sofrem demasiadamente
com a crise ou com a própria falta de demanda no mercado, e
outras, no mesmo segmento, conseguem deslanchar.
Nesse momento é que surge o diferencial de quem está no comando.
Pessoas hábeis, que se utilizam dos instrumentos de planejamento
estratégico, para buscar os diferenciais.
Praticam aquilo que para alguns só fica no discurso: utilizar
na plenitude a criatividade; incentivar talentos; agregar valor
ao produto; incorporar excelência na prestação de serviços;
encantar os clientes.
Muitos lêem, participam de palestras, colecionam farto material
didático, mas não conseguem colocar em prática.
Vivem de paradigmas do tipo: já tentei e não deu certo; eu faço
assim há 30 anos, não vou mudar; o mercado está em crise; na
teoria é fácil, quero ver na prática; e por aí afora.
Desanimam qualquer equipe.
A visão empresarial requer dedicação, compartilhar decisões,
alinhavar parcerias, se espelhar nos bem-sucedidos; ter otimismo.
Tendo essas práticas contornamos os momentos difíceis, transformando
as ameaças em oportunidades.
Os sábios, os estrategistas, sabem praticar isso adequadamente.
Pense nisso e veja como está a sua prática na empresa.
Izidoro Figueiredo -Economista Izidorof@ig.com.br

domingo, 4 de abril de 2010

Viva o Brasil

Domingo. Dia de revirar jornal e manipular revistas. Tarefa de gente normal. Gente que se liga nos destinos da cidade, do estado e da nação, afinal vìve-se o ano eleitoral.
2010 é ano de eleição geral no Brasil. Nossa pátria. Quem viveu a experiência da caserna expressa com paixão a palavra: pátria. Ela tem um significado todo especial: embriagador.
Sou um sujeito feliz. Feliz por ser lido por tantas pessoas diariamente. Que coisa confortante, enternecedora, animadora. Massageia o ego. Com certeza.
Migrei a tempo, do impresso para o blog, fugindo da censura - despropositada, vergonhosa e irresponsável.
Logo estarei num site repleto de notícias, com as suas variantes, para a sociedade amapaense que cresce vertiginosamente, intelectualmente. Que bom!
Logo começam as campanhas eleitorais. Este espaço será utilizado para ajudar a sociedade escolher o melhor para o nosso futuro. Com toda modéstia.
Não me omitirei na opinião do que serve ou não para a sociedade brasileira nesse momento tão importante da sua vida democrática.
No plano nacional o país está entre duas vertentes: uma, a que ensaiou várias vezes a mordaça a imprensa; a que pretende tornar o estado brasileiro "forte", com a ressureição da "telebrás", gerando mais e mais deficits aos cofres públicos a custa da corrupção e do empreguismo desenfreado; por enquanto fico nesses dois pontos.
De outro lado, os brasileiros têm a oportunidade e de eleger um homem formado na melhor universidade do mundo - Harvard (EUA). Homem de luz própria e que tem muito a dar ao país em termos econômicos, sanitário e social.
São os dois lados em disputa. Oxalá o povo brasileiro escolha bem o seu próximo presidente. Os dois ganhando a disputa, de uma coisa tenho certeza: nem que queiram, socialismo ou comunismo, nunca haverá de entrar em nosso solo sagrado.
A sociedade civil organizada: CNBB, ANJ, ABI, OAB CFM, FIESP, todas, juntas, norteiam o rumo a seguir neste país de 180 milhões de almas.
Viva o Brasil!
Leonai Garcia

sábado, 3 de abril de 2010

Novo tomógrafo

Novidade na área da saúde amapaense. O Hospital São Camilo e São Luiz já adquiriu um aparelho de tomografia de alta resolutividade. A informação foi prestada a coluna pelo seu diretor administrativo Alcedir Rigelli.
A nova máquina de diagnóstico será instalada na área da frente do hospital, na rua Marcelo Cândia, com acesso fácil aos usuários.
O São Camilo reassume o seu convênio com a Unimed Macapá no mais tardar na próxima sexta-feira (09). Este novo convênio já contempla a tomografia.
Dessa forma, os problemas causados pelo In Neuro ao cliente Unimed Macapá serão solucionados em curto espacço de tempo.
Até o final do ano em curso mais uma novidade: instalação do aparelho ressonância nuclear magnética, que também será colocado à disposição do cliente Unimed Macapá.
Segundo palavras de Rigelli o São Camilo não teme concorrência, nem defende monopólio. Esse tipo de procedimento está fora de cogitações da entidade.
O leitor da coluna, seguramente é cliente de algum plano de saúde, deve ficar satisfeito com a boa nova.
Leonai Garcia