sexta-feira, 2 de abril de 2010

A semana santa

Sexta-feira santa. O país vive a páscoa. É um dia de recolhimento, de meditação e de muita fé. A igreja católica transportou para o novo mundo esse culto a cristo com muita eficiência e sabedoria.
Ora, o novo mundo, o novo continente, a famosa américa foi descoberta por navegadores espanhóis e portugueses no quarto final do século XIV e início do século XVI - vários países sulamericanos surgiram a partir de 1492, pelas expedições de Cristóvam Colombo, Francisco Pizarro e outros desbravadores.
O Brasil teve na expedição do portugues Pedro Álvares Cabral a sua descoberta. Na delegação, a presença da igreja católica - frei Henrique de Coimbra. Ele rezou a 1ª missa em solo baiano.
É bom lembrar que à época o mundo vivia a terrível Inquisição. A malígna Inquisição. Màrtires sofriam castigos impiedosos, alguns, morreram queimados em fogueira por ordem da igreja católica. Essa nódoa história é indelevel.
As caravelas espanholas e portuguesas, submissas a igreja, implantaram no novo continente a crença em Deus pai o todo poderoso. A igreja que mandava no mundo, lhes concedia terras e riquezas.
O tratado de Tordezilhas dividia o mundo ao meio. Portugal e Espanha assumiram suas posses com base nesse documento medieval.
Pois bem. Na bagagem dos desbravadores veio muito bem acondicionada a preservação dos costumes católicos vigentes na europa.
A semana santa com seus rituais seculares fez parte da bagagem. Até hoje o Brasil assiste espetaculos grandiosos. Alguns lugares de Goiás e Minas realizam festas religiosas, grandiosas.
No Amapá não é diferente. Hoje à noite (02) possivelmente haverá encenação de espetáculos teatrais sobre a crucificação de cristo.
Em anos anteriores a peça "uma cruz para jesus" era encenada ao lado da Fortaleza de São José. Este ano .....
De qualquer maneira a supremacia da igreja católica se faz sentir no Brasil, no dia-a-dia. O brasileiro é cristão.
A igeja católica apesar dos seus erros históricos tem sido muito importante no desenvolvimento do nosso país.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário