segunda-feira, 5 de abril de 2010

Visão empresarial

Por Reinaldo Cafeo - Economista
Visão empresarial faz a diferença
O que efetivamente diferencia a atuação de uma empresa da outra?
A visão empresarial.
Não raramente nos deparamos com fatos que nos levam a refletir
como certas empresas conseguem se impor no mercado.
Muitos segmentos ou ramos de atividade sofrem demasiadamente
com a crise ou com a própria falta de demanda no mercado, e
outras, no mesmo segmento, conseguem deslanchar.
Nesse momento é que surge o diferencial de quem está no comando.
Pessoas hábeis, que se utilizam dos instrumentos de planejamento
estratégico, para buscar os diferenciais.
Praticam aquilo que para alguns só fica no discurso: utilizar
na plenitude a criatividade; incentivar talentos; agregar valor
ao produto; incorporar excelência na prestação de serviços;
encantar os clientes.
Muitos lêem, participam de palestras, colecionam farto material
didático, mas não conseguem colocar em prática.
Vivem de paradigmas do tipo: já tentei e não deu certo; eu faço
assim há 30 anos, não vou mudar; o mercado está em crise; na
teoria é fácil, quero ver na prática; e por aí afora.
Desanimam qualquer equipe.
A visão empresarial requer dedicação, compartilhar decisões,
alinhavar parcerias, se espelhar nos bem-sucedidos; ter otimismo.
Tendo essas práticas contornamos os momentos difíceis, transformando
as ameaças em oportunidades.
Os sábios, os estrategistas, sabem praticar isso adequadamente.
Pense nisso e veja como está a sua prática na empresa.
Izidoro Figueiredo -Economista Izidorof@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário