domingo, 25 de abril de 2010

O novo iluminismo e a eleição geral do Brasil

A teoria é de George Lakoff, americano da Universidade Berkely, California. Ele diz: "O novo iluminismo implica entender avanços da neurociencia e das ciencias cognitivas, o que inclui perceber que a empatia tem papel imenso nas interações humanas e a idéia de democracia depende disso".
Diz mais: as emoções fazem parte da razão e nem todo mundo pensa do mesmo jeito. A política é fundamentalmente baseada na moralidade. Nas eleições as questões mais importantes têm a ver com a moralidade e com o modo como são comunicadas.
Vencer eleição se baseia num tripé: a - Capacidade de falar
b - Ser entendido por todos
c - Transmitir confiança e ter uma imagem com a qual o eleitor possa se identificar.
Para Lakoff o voto não é uma decisão racional, e até mesmo quem tem alto níivel educacional pode ser manipulado.
São reflexões de um fim de semana de um período eleitoral no país. Logo teremos convenções partidárias, e nomes serão consagrados para disputar cargos nos diversos níveis da vida pública.
No plano nacional, a candidatura de Ciro Gomes foi rifada pelo seu partido (PSB). José Serra (PSDB), ganha pontos nas pesquisas com a manobra, distanciado-se da candidata do governo petista (Dilma Roussef). Marina Silva (PV), fecha a fila com +/- 10% de intenção de votos.
No plano local, o PP do PP arruma o arraial com vistas à reeleição, com chances de recuperar parte do terreno perdido com as indefinições que cercaram o fim do mandato de Waldez Góes (PDT). Diversos partidos já compõem a base governista. A escolha do vice está por se definir.
Seus oponentes Lucas Barreto (PTB) e Jorge Amanajás (PSDB) disputam o terreno palmo a palmo. Até o momento, Lucas está na frente, extraoficialmente, falando. Mas, Amanajás tem o apoio de vários deputados estaduais. Isso é extreamente positivo.
Para o senado o quadro é favorável ao ex-governador João Capiberibe (PSB). Tive oportunidade de ver um tabulamento de dados colhidos da periferia e o seu desempenho é muito bom, como 1ª opção.
Como 2ª opção aparece o nome do senador Papaleo Paes (PSDB), seguido de Randolfe Rodrigues (PSOL). Waldez Góes (PDT) e Gilvam Borges (PMDB) têm muito trabalho pela frente.
Voltando ao neurolinguista George Lakoff e o "novo iluminismo" que defende a transmissão de confiança e ter uma imagem com a qual o eleitor possa se identificar, parte do tripé que possibilita vencer eleição, é o que constatamos por aqui.
O eleitor amapaense dá mostras de empatia por alguns candidatos em relação a outros. Isso é amadurecimento político independente de nivel educacional.
O americano tem razão: a emoção faz parte da razão.
Esse é o xis da questão.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário