quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais uma obra de Ingles de Sousa

Finalmente consegui mais uma obra de Ingles de Sousa, o célebre paraense de Óbidos que ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras, junto a Machado de Assis, Rui Barbosa, Sílvio Romero, José Veríssimo, seu conterraneo Joaquim nabuco, e outros iluminados.
Título da obra: "Contos Selecionados". Editora Paka Tatu. O primeiro é Voluntário, sobre o recrutamento de soldados para a guerra do Paraguai naquela região do Pará, século XIV; depois, Acauã, sobre a lenda de um pássaro amazônida de canto apavorante enfeitiçador e finalmente, A Quadrilha de Jacó Patacho, sobre piratas bárbaros que habitavam a região do Tapajós, atacando e estuprando moçoilas e matando seus familiares, além de roubá-los. Essa trama acontece em 1832.
Lí anos atrás "O Coronel Sangrado". Romance que retrata muito bem a vida vivida em Óbidos no tempo do Império e da Cabanagem.
A propósito o autor desta resenha "Paulo André Correa" na introdução da obra fala da reedição de O Coronel Sangrado e O Cacaulista pela editora da Universidade Federal do Pará, escritas em fins do século XIV.
O interessante nesses contos é o estilo. Imutável. Fala do cenário amazônico (rios e floresta), personagens (tapuio, caboclo da região, português), diálogos, enfim, a marca de Ingles de Sousa é percebida nas obras.
Os interessados devem adquirí-las em Belém, em viagens.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário