sábado, 17 de abril de 2010

Atualização médica

Sábado (17). Rio de Janeiro. Termina o curso de atualização em Pneumologia e Tisiologia, especialidade que cuida das doenças do aparelho respiratório. Abordagem diagnóstica (história clinica e exames de apoio) e o tratamento utilizado no mundo moderno.
A tuberculose foi o destaque no encontro por se tratar de uma doença que terá o seu esquema de tratamento modificado em 2009, passando de 03 drogas (Rifampicina, Pirazinamida e Isoniazida), para quatro, com a adição do Etambutol. A providencia é para reduzir os casos de resistência bacteriana.
Outro aspecto defendido pela SBPT é a realização da cultura do escarro para BK com teste de sensibilidade às drogas, em todos os casos abordados, assim, poderemos flagrar bacilos resistentes, em tempo habil.
Doente com 2 semanas de tosse produtiva é o público alvo, antes, o tempo preconizado pela OMS, era de 3 semanas.
Ao lado do exame do escarro, a radiografia do torax faz parte da abordagem do paciente, tirando de leigos a curiosidade de diagnosticar uma doença, afinal, quem estuda é o médico, ele, sim, tem a responsabilidade de diagnosticar e tratar os doentes.
Asma, DPOC, Doenças intersticiais, cancer do pulmão, espirometria, doenças colagenosas, enfim, todos os aspectos da pneumologia foram passados a limpo.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário