quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Brasil a América Latina as catástrofes e o futuro

A América Latina é o foco do noticiário mundial, ultimamente, em se tratando de catástrofes, com as suas péssimas conseqüências econômicas, sociais e funestas.
Primeiro o Haití, com o terremoto que destruiu sua capital, Porto Príncipe, ceifando mais de 200 mil vidas, afora os desaparecidos nos escombros. Esses não se sabe quantos. Nunca se saberá.
Depois veio Santiago do Chile. Outro terremoto de 8.8º na escala Richter. Como se não bastasse isso, um Tsunami deslocado do Pacífico lhe chegou às costas (Concepcion). Os dois fenômenos mataram 795 chilenos. Números oficiais.
A bola da vez: Brasil. Antes. São Paulo. Chuvas torrenciais. Deslizamento de encostas, destruição de casas, alagamento e inundação de logradouros e mortes.
Houve quem atribuísse ao governo paulista a causa. Absurdo. Coisa de gente de miolo mole.
Agora. Rio de Janeiro. Uma tromba d'agua desabou sobre a cidade maravilhosa nas últimas horas, provocando o deslizamento de terras, derrubando prédios e casas, alagando e inundando logradouros, enfim, matando pessoas. O último registro: 98 mortos.
Com o pampeiro d'agua que se abateu sobre o Rio de Janeiro e São paulo, os dois maiores centros do país, ficou nítida uma coisa: falta de infraestrutura.
Nem Rio, nem São Paulo tem infraestrutura para suportar fenomenos naturais. Cariocas e paulistas sofreram uma tromba d'agua e foi esse desespero todo. Quase 200 mortos, ao todo.
Aeroportos ultrapassados. Cartel de empresas aéreas. Malha Ferroviária ínfima. Poucos ônibus. Rede hoteleira acanhada. Malha rodoviária esburacada. Portos ultrapassados, etc... etc... etc....
Este é o retrato do Brasil perante a comunidade internacional. É isso que o mundo discute ao saber das tragédias do Rio e de São Paulo.
Olha. Temos um grande desafiuo pela frente. Sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Estamos fechando mais um ciclo de governo de 08 anos. Governo do PT. Economicamente, Passamos nos testes, mas, a nossa infraestrutura está absolutamente superada.
Caberá ao próximo governo a tarefa de arrumar o país para as duas competições internacionais que se avizinham. O desafio é grande e só pode ser enfrentado por quem tem competência....
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário