quarta-feira, 14 de abril de 2010

Referência


Todo ser humano precisa ter referência. A pessoa que não tem referência não passa de mais um na multidão, um anônimo. Você é um cidadão e como tal tem seus direitos assegurados pela constituição. Pode ir e vir, pode votar, pode se expressar políticamente, etecetera e tal. Porém, quando apresentado a uma pessoa, o apresentador dirá apenas – este é o meu amigo Pedro e, nada mais. A referência é o cartão de visita de uma pessoa. Passa a fazer parte do seu nome ( -Apresento o professor Edmundo. Este é o doutor Mário) e quem a constroi é você mesmo, ninguém mais. Também não cai do céu, você é quem deve correr atrás Toda referência exige sacrifício, tomada de decisão, coragem, esforço próprio. Pessoas sem referências não podem reclamar da sociadade em que vivem porque não contribuem para com ela. Não possuem empregos, não pagam impostos, não fazem leis, não fiscalizam, não medicam.
Certas pessoas não entendem que a sociedade as recebe de braços abertos, porém as cobra. Ela exige mudanças, aperfeiçoamento das leis, ampliação do conhecimento, novos comportamentos e, certamente, pessoas sem referências não são as mais indicadas para modificá-la, torná-la mais humana.
Então, cidadão, crie a sua referência, molde o seu perfil, tenha um curriculo para que as pessoas que não o conhecem possam admirá-lo, tomá-lo como exemplo. E as que o conhecem possam admirá-lo mais ainda. Desse modo, em muito estará contribuindo para tornar a nossa sociedade mais justa, mais igualitária.
Izidoro Figueiredo - Economista Izidorof@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário