terça-feira, 20 de abril de 2010

RX de um homem de bem

Naqueles primeiros dias de 1976, após me apresentar ao Dr. Kleber Magalhães no Hospital Geral para iniciar as atividades no HGM, se fez necessário ir até o prédio do setor de Pessoal da Secretaria de Finanças do Governo do Território para regularizar a minha situação funcional.
Essa era a burocracia. Não havia concurso público. O médico que chegasse ao Amapá naquela época era empregado "em cima do laço".
Naquele setor trabalhavam: Rubens Albuquerque, Bernardo Rodrigues, Domingos Vasques, dona Raimunda Machado, seu Casemiro Fernandes e o cara que manjava tudo de lei do funcionalismo público, o célebre Epifânio José de Sousa. Um time espetacular. Só fera.
Pois bem. Esse prédio aludido situava-se onde hoje está erguido o edifício do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, do outro lado da Rua General Rondon em relação ao Palácio do Setentrião..
Naquele dia, dei de cara com um sujeito calmo, muito simpático e também muito respeitado. O Sr. Rubens Albuquerque. O homem era o responsável pela regularização dos funcionários que chegavam ao Território para trabalhar. O momento de assinar a Carteira de Trabalho.
Desde alí, surgiu um grande respeito por essa figura humana carismática, honesta, eficiente, de raro talento para os números e também dotado de muita experiência no serviço público.
O seu curriculum é rico e vasto: Iniciou a vida pública aos 21 anos de idade, no governo Janari Nunes em 1951; depois, vieram; Amilcar Pereira, Teodoro Arthur, Pauxi Nunes, Terêncio Porto, José Cavalcanti, Raul Monteiro Valdes, Luiz Mendes da Silva, Ivanhoé Gonçalves de Matos, Lisboa Freire, Arthur Hening, Anibal Barcellos (nomeado) e Anibal Barcellos (eleito). Bote tempo!
Como o leitor pode ver. Não faltou nenhum governador do tempo do Território. À todos, Rubens Albuquerque serviu com eficiência.
Mas não foi só isso. Rubens Albuquerque trabalhou na Prefeitura de Macapá. Sua experiência é respeitada alí. Começou com Edilson Borges de Oliveira, seguiu por, Heitor de Azevedo Picanço, Claudio Nascimento, Comandante Cortez, General Enterouse, General Ubaldo Figueira, até, Alfredo Oliveira (Cabo Alfredo).
Nos intervalos entre um e outro alcaide, Rubens Albuquerque assumia a prefeitura, isso aconteceu 12 vezes. Numa delas, permaneceu no cargo 7 meses, nomeado por Lisboa Freire.
Ele nasceu em Cametá - Pará, no dia 13 de Junho de 1930, portanto, completará 80 anos de idade, nos próximos dias.
Seus irmãos: Robelino Albuquerque (médico), Rosival Albuquerque, Francisco Albuquerque, Ruth, Reni e Rizomar Albuquerque. Família numerosa.
Para a minha alegria, e surpresa, Rubens Albuquerque entrou em meu consultório, hoje (20), ás 11:10 horas, para fazer o exame médico para renovação da Carteira Nacional e Habilitação. Visão normal. Sem necessidade de lentes para dirigir. O homem está inteiro. Esse só pode ser da lavra de Oscar Niemayer.
É casado com dona Ana Maria de Brito da Silva Albuquerque, com quem teve 05 filhos. Um deles é médico. O Dr. Paulo Albuquerque, atual prefeito de Cutias do Araguari. Tem 09 netos.
Ao final dessa exposição os leitores poderão compreender o porque gosto tanto desse homem de bem. Um homem desses, sim pode ser um ídolo meu.
Em toda a sua vida nunca se ouviu falar de má conduta da sua parte.
SALVE RUBENS ALBUQUERQUE.
Grande figura humana.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário