terça-feira, 13 de abril de 2010

O novo código

Os médicos brasileiros e estrangeiros que atuam aqui, estreiam o novo código de ética, hoje (13). O objetivo principal do novo documento é estreitar a relação médico paciente. Assim, o médico deverá respeitar a decisão dos pacientes terminais, o que não acontecia antes.
Havia uma intepretação dúbia sobre o assunto, o que criava uma barreira entre o médico, o doente e a sua família. Principalmente quando o próprio paciente se decidia pela interrupção do seu tramento, voluntariamente, em casos de doenças terminais. Agora, tudo fica mais fácil.
Outro aspecto a ser destacado no novo estatuto é a responsabilidade do diretor de uma casa de saúde, que tem de ser um médico, em substituir o plantonista em caso de falta ao serviço.
De um modo geral, pouco muda do atual, agora, a badalação pela mídia não deixa de chamar a atenção da sociedade para uma profissão tão dígna quanto a médica.
No rastro disso vem o "ato médico" em vias de ser aprovado no congresso nacional que dá ao profissional da medicina um tratamento que merece desde o tempo de D. João VI, quando a profissão foi introduzida no país.
Sou médico com muito orgulho. Nunca o meu nome foi envolvido em irregularidades. Estou a beira de completar 35 anos de exercício profissional, com muita honra e dignidade.
Tenho um filho que está na metade do curso médico e tenho certeza de que será um grande médico para cuidar da saúde do povo amapaense.
Nem todos foram escolhidos para exercer a medicina, os exemplos de desvio de conduta na profissão são inúmeros, infelizmente.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário