segunda-feira, 12 de abril de 2010

Teor de documento ao Museu do futebol

Macapá – 12 de Abril de 2010
RAFAEL FERMINO
MUSEU DO FUTEBOL – SÃO PAULO
Prezado senhor:

Esta é a obra que conta a história do futebol amador amapaense em 50 anos – de 1940 à 1990. Tem o título de BOLA DE SERINGA, numa homenagem ao homem que habita essa terra desde épocas memoráveis como a que deu origem ao monumento gigante e possante – Fortaleza de São José - construída em 1768 pelos portugueses com o objetivo de defender o território amazônida da invasão estrangeira.
Pequeno, o homem da região começou a dar os seus primeiros chutes na bola de seringa, produto extraído da seringueira. Depois, vieram as outras bolas industrializadas que aperfeiçoaram a prática futebolística na região.
Bira, centro avante do Clube do Remo do Pará, depois, do Internacional de Porto Alegre, onde se sagrou campeão brasileiro em 1979 e seu irmão, Aldo, lateral direito do Payssandu Sport Clube de Belém, depois, do Fluminense do Rio de Janeiro, onde conquistou o título de campeão brasileiro de 1984, são nomes de destaque deste: “BOLA DE SERINGA”.
Ora, sendo o Museu do Futebol um santuário do futebol brasileiro e mundial, uma obra desse porte contribui para que o ilustre e curioso visitante possa conhecer o futebol canarinho praticado no Amapá, unidade federada que ocupa espaço na Amazônia Setentrional, fazendo fronteira com a Guiana Francesa.
É com enorme prazer que apresento ao país e ao mundo o livro BOLA DE SERINGA. São 225 páginas escritas com dedicação e muita responsabilidade, afinal, trata-se de inserir a literatura amapaense no cenário universal das letras.
Em anexo um documentário de pouco mais de 20 minutos, onde alguns personagens depõem para a alegria de todos nós.
LEONAI GARCIA
CIC 051 260 2922 15
RG 209035 - AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário