sexta-feira, 2 de abril de 2010

A semana santa

Sexta-feira santa. O país vive a páscoa. É um dia de recolhimento, de meditação e de muita fé. A igreja católica transportou para o novo mundo esse culto a cristo com muita eficiência e sabedoria.
Ora, o novo mundo, o novo continente, a famosa américa foi descoberta por navegadores espanhóis e portugueses no quarto final do século XIV e início do século XVI - vários países sulamericanos surgiram em 1492, pelas expedições de Cristóvam Colombo, Francisco Pizarro e outros navegadores desbravadores.
O Brasil teve na expedição de Pedro Álvares Cabral a sua descoberta, na sua delegação a presença da igreja católica - frei Henrique de Coimbra, que rezou a 1ª missa em solo baiano.
É bom lembrar à época o mundo vivia a Inquisição. A terrível e malígna Inquisição. Màrtires eram castigados impiedosamente por ordem da igreja católica - isso nunca será apagado da sua história.
As caravelas espanholas e portuguesas, submissas a igreja, implantaram no novo continente a crença em Deus pai o todo poderoso.
Nessa bagagem veio a preservação da semana santa com seus rituais até hoje grandiosos no Brasil em todos os seus quadrantes. Alguns lugares do centro-oeste e do sudeste brasileiros promovem festas eclesiáticas espetaculares. Goiás e Minas lideram o país nesse período religioso.
No Amapá não é diferente. A cidade está praticamente parada. O céu com nuvens carregadas e a chuva persistente praticamente trancou o povo em seus lares.
A noite possivelmente haverá encenação de espetáculos teatrais sobre a crucificação de cristo. Em anos anteriores uma peça a céu aberto era representada ao lado da Fortaleza de São José. Este ano, não sei....
De qualqer maneira a supremacia da igreja católica se faz sentir no Brasil, no dia-a-dia.
A igeja católica apesar dos seus erros históricos tem sido muito importante no desenvolvimento do Brasil.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário