terça-feira, 15 de setembro de 2009

Recuerdos

Da minha infância!
Estou em Belém a minha terra natal. A cidade das mangueiras. Logo no Aeroporto de Val de cães dei de cara com o livro do escritor paraense Benedito Monteiro "História do Pará", mais rápido do que depressa comprei-o. É mais um acervo para a minha biblioteca.
A viagem para o Umarizal foi feita pela Avenida que bordeja a Baia do Guajará. No início do trajeto o antigo corpo da guarda da Aeronáutica, logo em frente, o clube social da Marinha "Galera", onde à época de academico de medicina ia as festas de fim de ano. Aniversário da Marinha.
É que nessas ocasiões podíamos beber cerveja de graça, afinal, a fase de menino pobre do Telégrafo ainda estava no auge.
Mais a frente vem o antigo Miramar, onde foi armado o estaleiro do SNAPP. Nele meu pai foi serralheiro mecânico. Algumas vezes o visitei podendo apreciar as máquinas que o velho dominava com destreza. Aposentou-se nesse ofício.
Rodando um pouco mais avistei o "campo do poço" da minha adolescencia. Onde joguei futebol pelo time do Vavá, várias vezes. Com resultados espetaculares. Tínhamos em Nosso time: Mesquita, Rui Azevedo (craques do Clube do Remo), Nonato (Combatentes), Ricardo, Roosevelt e Luiz Augusto (da Tuna), Zé Luiz e Sauma (dois médicos), Cachoeira (ontem craque, hoje bebum), e tantos outros talentos do futebol.
E a viagem prosseguiu. Agora estou na Rodovia Snapp, a "Vila Sapo". Quanta lembrança! Quando voltávamos do jogo no "campo do poço" ou então do Aeroporto de Val de Cães" na carroeceira de caminhões, instigávamos os moradores do "pedaço" fazendo a cantiga do sapo: bu, bu, bu, bu, e as pedradas vinham na certa. Deitávamos no assoalho do caminhão para não ser ferido.
Chego na frente da Igreja de Perpétuo Socorro. Tempo bom! Lá tinhamos um time "fera" que jogava no campo da igreja, logo por trás do templo. Tiburço, Walter, Nena, Bizarrilha, Dário, Mesquita, Leônidas, Paulo gordo, Zizinho, Ciariba.... Só gente boa!
Vou chegando no Telégrafo. Rua croronel Luiz Bentes - Vila dos Bancários. Dou de cara com o prédio da minha antiga clinica (fim dos anos 1970). Tudo mudado.
Chego a senador Lemos (antiga palmeirinha, sinuca Bar), Vila Isabel e finalmente na Curuça, o fim da viagem. Atraz do Hospital Militar do Exército.
Êta Belém da minha infância, da minha adolescência, da minha juventude, do começo da minha vida médica.
Belém. Eu te amo!
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário