terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ensino

Saiu o ranking das 17 mil universidades espalhadas pelo mundo. A USP ocupa o 38º lugar. É a melhor universidade da América Latina. A USP é brasileira.
Tenho muito orgulho disso. Estudei um tempo naquela casa - Instituto da Criança - e pude sentir a atmosfera de desenvolvimento da Medicina praticada alí.
Hoje a direção da sua Faculdade de Medicina é do pediatra Yassuhiko Okay - que veio ao Amapá (1984) por ocasião da fundação da sociedade de pediatria do Amapá. Estive em seu gabinete de trabalho em São Paulo.
As tres melhores universidades do mundo são americanas: MIT (Institute Massachussets Technology), Harvard e Stanford. Detalhe. A pesquisa foi realizada pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas do Ministério da Educação da Espanha.
Por área de conhecimento a USP se saiu assim: Agricultura ( passou de 57º lugar para a posição 39º); Medicina (passou da posição 162º para 111º); Engenharia (passou da posição 114º para 102º); Ciencias da Vida (passou da posição 126º para 102º); Ciencias sociais (passou de 295º para 246º).
Já no ranking nacional medido pelo MEC, na relação das 2 mil universidades avaliadas o quadro é o seguinte:
1º - Escola brasileira de Administração Pública do Rio de Janeiro (entidade privada).
2º - Instituto de Aeronáutica (entidade pública)
3º - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP - (entidade pública).
A pior, a última é de Maceió - Alagoas. É provavel que venha de lá, Renan Calheiros e Collor de Melo.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário