terça-feira, 8 de setembro de 2009

Economia Doméstica - O controle do orçamento

Muita gente reclama no fim do mês que o orçamento estourou, ou seja, entrou no vermelho mais uma vez. Essas pessoas esquecem que existe uma palavra que deve ser levada muito a sério: orçamento.
Administrar o orçamento é controlar gastos, despesas, saber para onde vai o seu dinheiro, significa gastar dentro dos limites do que realmente ganha. O orçamento deve estar alinhado aos seus objetivos individuais, ou no máximo de sua família (esposa, filhos, etc.).
O planejamento também é muito importante e grande aliado do orçamento. Pessoas que não planejam seus gastos ou de sua família estão sempre em apuros financeiros. Para que comprar 40 pares de sapatos se temos somente 2 pés ? Evite o exagero - comprar o supérfluo ou o que não vai precisar de imediato, como também o desperdício - água, luz, telefone, gasolina, ração para o cachorro, alimentos, etc.
A união da família é fundamental no controle do orçamento, família desunida orçamento comprometido.
Controlar o orçamento não significa passar necessidades e sim poupar recursos que poderão ser utilizados na aquisição do carro novo, fazer aquela viagem de férias com a família, trocar de apartamento, ou mesmo ter uma reserva para casos mais urgentes.

-Izidoro Figueiredo - Economista

Nenhum comentário:

Postar um comentário