quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Economia Doméstica - Planejamento

Um dos principais problemas que enfrentamos na vida chama-se disciplina. Sim, nós não temos disciplina, principalmente a chamada disciplina financeira, o controle financeiro. Gastamos desenfreadamente, não temos controle dos nossos gastos , no final do mês sentimos o peso do nosso descontrole financeiro e, uma vez no vermelho, pomos a culpa no governo, no nosso empregador que nos paga mal e negou aquele aumento de salário. Pessoas que possuem disciplina e que planejam suas vidas, projetos e sonhos são sempre bem sucedidas. Atingem seus objetivos. São mais felizes. O planejamento financeiro é fundamental para dar um rumo a sua vida. Um bom planejamento financeiro vai depender de muita disciplina e controle de todos os seus gastos. Quem planeja bem vive melhor.
Quem disse que o futuro à Deus pertence falou besteira. O futuro de nossas vidas depende de nós mesmos. Se planejamos nossa aposentadoria temos uma velhice tranquila e Deus para nos abençoar.
Alguém lembra da empregada doméstica que tem casa própria, carro e passa férias no exterior ? Ela é um exemplo de planejamento, disciplina e controle dos gastos. E por que nós não fazemos o mesmo ? Simplesmente porque somos relaxados, não temos coragem, deixamos para depois.
No seu trabalho você faz controle, planeja, cobra atitudes de seus colegas e subordinados, toma decisões, etc. E porque não faz isso em beneficio próprio ?
Aqui vamos dar algumas dicas importantes apontadas pelo Prof. Celso, renomado economista:
1. Gaste menos do que você ganha. Você sabe quanto gasta mensalmente e em quê? Você sabe como suas despesas se comportaram esse ano? Onde você consome a maior parte sua renda? Quanto você já pagou de juros esse ano? Veja a dica 2. Ela lhe ajudará a começar a organizar sua vida financeira.
2. Documente tudo! Adote uma boa planilha. Separe as contas por tipo, controle suas despesas, suas receitas, enfim, ter um histórico completo do que você ganha, do que você gasta e como gasta. 3. Avalie suas despesas. Verifique se tudo que você gasta realmente é necessário. Para os que estão endividados é necessário cortar o que é menos importante. Se você já documentou tudo através da planilha poderá observar o que deve ser mantido e o que você terá que cortar para resolver seus problemas.
4. Seja disciplinado. Disciplina é condição fundamental para o sucesso financeiro de qualquer pessoa. Disciplina para gastar somente o necessário. Disciplina para poupar. Disciplina para pagar contas atrasadas. Alimente esta qualidade em você.
5. Poupar para ganhar! Você já pensou em guardar um pouquinho daquilo que você ganha todo mês? Este é um bom hábito que pode lhe ajudar muito. Vale poupança, previdência privada ou qualquer outro investimento que lhe agrade. Nunca esqueça : guardar um pouquinho agora pode significar bastante dinheiro no futuro. E esse dinheiro pode ser poupado com vários objetivos:- Ter uma reserva de segurança em situações de emergência;
- Aposentadoria;- Uma viagem;- O carro novo;- A faculdade do filho;Faça o teste. Se você possui dívidas deve resolvê-las. Mas se você já as resolveu, que tal determinar um valor ou percentual de seu salário para um investimento? Como eu já falei, basta ser disciplinado.
6. Negociar as dívidas. Se você já documentou sua situação é hora de montar as estratégias para negociar suas dívidas e sair do vermelho.
Izidoro Figueiredo – Economista
Izidorof@ig.com.br
Caso precise de uma planilha solicite pelo e-mail acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário