segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Imprensa livre

O Brasil é um dos poucos países da América Latina onde a imprensa é livre. Ela é livre devido o fortalecimento das organizações da sociedade civil- OAB, ABI, CNBB, ANJ, principalmente.
Assim, foi "barrada" a idéia do 3º mandato para Lula. Se dependesse do congresso, não se tem dúvidas de que lhe seria dado esse "presente". É que no congresso nacional tem muito picareta. Foi o próprio Lula quem disse isso, outrora.
Esse é o principal exemplo que se pode citar como democracia consolidada. O mesmo não se pode dizer da Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia... Nesses países a imprensa tem sofrido golpes rudes.
Infelizmente em nosso país o presidente do congresso nacional resolveu copiar os infelizes irmãos sulamericanos. José Sarney usou a tribuna da casa para dizer que "a mídia é inimiga das instituições representativas".
Antes não era essa a sua visão sobre o assunto. Mudou a sua ótica, a partir do momento em que a imprensa expôs ao mundo as mazelas entranhadas na sua família.
De quem é a culpa?
É da mídia?
A vida é mesmo assim. Diz o poeta:
Manso ou atroz.
Doce ou feroz.
Eu, caçador de mim...
O senador amapaense, beirando 80 anos, em vias de se aposentar da vida pública, acha de bater de frente com os maiores veículos de comunicação do país.
Será essa a estratégia correta?
Será essa a trajetória a ser seguida por um homem de longa vida pública?
O futuro dirá.
Com certeza.
Em tempo: votei nele para senador em 2008.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário