terça-feira, 8 de setembro de 2009

Economia Doméstica O orçamento entrou no vermelho. O que fazer ?

Sem dúvida nenhuma esta é a frase mais pronunciada nos lares brasileiro no fim do mês: o orçamento entrou no vermelho. O que fazer ? A resposta não poderia ser outra: certamente você vai ter que cortas gastos ou aumentar a renda.
A primeira coisa a fazer é analisar as despesas, verificar quais são as fixas ( despesas indispensáveis como luz,gás, água ,telefone, alimentação, transporte, habitação, etc ) e quais são as eventuais ( restaurante, lazer, roupa, aluguel de filme, cerveja, refrigerante, etc. ). As eventuais devem ser cortadas imediatamente até o orçamento voltar para o azul. Já as despesas fixas, por sua vez, devem ser analisadas obedecendo o caráter de prioridade. Começamos pela habitação. O Aluguel está alto, procurar outra casa mais em conta. A prestação do financiamento junto à Caixa Econômica está pesando muito, negociar prazo maior para que a parcela diminua. Alimentação, procurar comer menos carne e aumentar a quantidade de legumes e hortaliças, é mais saudável e o orçamento agradece . Diminuir e controlar de maneira segura e firme as despesas com água, luz, gás e telefone. As crianças estão demorando muito no chuveiro, delimitar o tempo necessário e fiscalizar. Evitar falar muito no telefone e adotar plano de conta. A comida deve ser preparada de uma só vez em quantidade suficiente para o almoço e jantar, de noite basta aquecer no microondas. Transporte, o vizinho vai de carro para o trabalho ? Aproveitar a carona.. E o cartão de crédito ? Se o saldo devedor está elevado procurar negociar, transformar em empréstimo parcelado (CDC ) com juros mais baixo.
E o lazer ? Como fica ? Este é mais fácil de resolver: evitar shows caros, procurar os promovidos pelo governo ( grátis ), aceitar convite para aniversários, batizados, casamentos, praticar esportes, fazer caminhada, emprestar livros, DVD, etc.
E se estas medidas não surgirem efeito ? Bem , nesse caso a solução é aumentar a receita. Procurar outro emprego ou utilizar as horas de folgas para fazer um trabalho temporário ( dar aulas, tomar conta de pessoa idosa, promover eventos, etc ).
Evitar o consumo compulsivo é fator importante que contribui significativamente para a redução das despesas. Existem pessoas que conseguem com muito esforço triplicar a renda, mas infelizmente não conseguem folga financeira, pois agregam despesas desnecessárias e em maior escala que os ganhos auferidos.
Izidoro Figueiredo – Economista – izidorof@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário