quarta-feira, 31 de março de 2010

O novo desenho político do Amapá

Ontem à noite (30) ficou definido o futuro político do Amapá em relação às eleições de 2010: o governador Waldez Góes (PDT) anunciou a sua saída do mandato para concorrer a uma vaga no senado federal.
Até aí, nenhuma surpresa. Só os tôlos poderiam imaginar o contrário.... Desde ontém, portanto, o poder, aqui, transferiu-se de mãos, e tem novo nome: Pedro Paulo Dias de Carvalho.
Médico urologista, com excelente folha de serviços prestados ao Estado na área da saúde. Agora debuta no poder político, de fato e de direito.
Amilcar Pereira, o precedeu nos primeiros anos do Território Federal do Amapá. Época de ouro de Janari Nunes. Amilcar também era médico.
O Dr. Pedro Paulo terá até o mês de Outubro o tempo necessário para se sedimentar no comando do sententrião. Serão 06 meses. Em seguida, disputará a eleição, de acordo com a constituição vigente.
Pela lógica, deve colocar em postos chaves, pessoas da sua inteira confiança, respeitando acordos com o antecessor, vizando não repetir os erros de Dalva Figueiredo (PT), à época de João Capiberibe (PSB), que perdeu a eleição de 2007 para Waldez Góes (PDT).
Até ontem (30), a base do governo tinha uma composição. A partir de hoje, (31), é outra. Totalmente diferente. A rearrumação do novo tabuleiro político acontecerá, rapidamente.
Disputam o governo duas lideranças da base anterior: Pedro Paulo (PP) e Jorge Amanajás (PSDB), sem esquecer que Lucas Barreto (PTB), até há algum tempo atrás formava nesse mesmo time.
A briga será grande. Não demora e as pesquisas eleitorais sairão medindo as chances de cada um. Por enquanto, não se vê no horizonte uma liderança disparada.
Novidade: o prefeito Roberto Góes (PDT), assumiu compromisso no dia 29, com a candidatura de Jorge Amanajás (PSDB), o que deve lhe trazer empecilhos administrativos, daqui para frente.
A dedução é lógica. O adversário do seu escolhido, também é candidato, então, dificilmente haverá boa vontade nessa relação: GEA/PMM.
Quem sofrerá as consequencias: o povo. O povo da capital poderá ver mais uma vez o embate entre os dois poderes: estadual e municipal.
Só que o povo é sábio e se for muito maltratado responderá na urna, punindo o seu desafeto severamente, ou então saindo pela tangente, prestigiando alguém.
Na condição de analista político e com posição definida, aguardo o desenrolar dos acontecimento, torcendo para o bem estar do Amapá e do seu povo.
Leonai Garcia

terça-feira, 30 de março de 2010

Da Revolução Militar de 1964 à Democracia

Março de 1964. Dia 31. Nesse dia aconteceria a Revolução Militar, capitaneada pelo Exército, contra o avanço do comunismo em nosso território.
Quem participou do movimento espalhado pelas américas a partir de Cuba, pode dar o nome que quizer, mas, foi, sim, uma tentativa de introduzir aqui o comunismo, modelo cubano.
Até hoje tentam, mas, não conseguem nada. O povo brasileiro é democrata por índole. O povo brasileiro ama o futebol, o samba e o carnaval.
Àquela época, nos meus 16 anos de idade, não estava ligado naquilo que acontecia ao país. A alienação própria da idade e da região nortista impregnava a juventude. Cursava, então, o 3º ano ginasial na Escola Industrial de Belém.
Lembro dessa escola com muito carinho, afinal, alí, viví momentos mágicos da minha fase estudantil. Tínhamos um time de futebol de salão muito forte. O melhor do Pará dos jogos paraenses ginásio-colegial.
Pois bem. Nesse time tinha um craqaço, o Ondino, apelido, "Nega Maluca" em alusão a um folião, negro, que pintava o corpo com tinta escura e o cabelo grande, também de negro, que levava ao colo uma boneca, molongó.
Pois bem esse sujeito percorria as ruas de Belém nos carnavais dos anos 1950 - 1960, soltando gritos estridentes. Uma festa. As criancinhas tinham medo dele.
O Ondino como os leitores podem deduzir era negro, alto, forte, e tinha um chute potente, fazendo-o artilheiro da escola, em diversos jogos.
Terminado o curso na EIB, o negão entrou para o Exército Brasileiro, onde seguiu a carreira militar, sendo promovido a sargento.
Nessa condição foi deslocado para a região do Araguaia e lá foi morto a tiros pelos guerilheiros alí, emboscados.
Quando isto aconteceu, encontrava-me servindo ao Exército (1968), aos 20 anos incompletos. Certo dia estando em forma, soube do ocorrido ao meu colega pelo boletim do dia.
A consternação foi geral dentro do quartel da Almirante Barroso e a vontade de vingar o companheiro de farda invadiu nossos corações de soldados. Nunca esquecerei aquele dia.
Escrevo essas linhas na véspera do aniversário do Movimento Militar de 1964. Dia 30.
Essa turma que hoje adorna o PT e outros partidos ditos de esquerda, tentam, mas não conseguem nos levar para o caminho do comunismo. Jamais conseguirão. Nossa índole é democrática.
Isso passa de pai para filho, nos mais distantes grotões desse país de dimensões continental, mesmo nos lares mais humildes.
O movimento militar teve seus pecados, mas, o outro lado, também. O livro biográfico de dom Helder Camara é rico de detalhes sobre pessoas que foram torturadas, erroneamente.
Padres, estudantes, operários, políticos, homens, mulheres, enfim, muitos foram torturados. Eis o erro da Revolução.
O tempo passou, a revolução acabou, os militares voltaram para dentro dos quartéis, a democracia se instalou, com a eleição de Tancredo Neves, substituído, desgraçadamente, pelo seu vice.
De lá para cá tivemos varios presidentes: Fernando Collor de Melo, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Estamos às portas de mais uma eleição presidencial.
Que vença o melhor, mas, seja lá quem vencer, não nos levarão para o caminho do atraso, o caminho do comunismo.
Viva o Brasil!
Leonai Garcia

segunda-feira, 29 de março de 2010

Adeus Armando Nogueira

Nunca poderia deixar de prestar minha homenagem ao grande jornalista acreano de Xapuri, Armando Nogueira, falecido hoje (29) no Rio de Janeiro, vítima de câncer no cérebro.
Lendo suas crônicas em O Globo, e no Liberal, além de ouví-lo em entrevistas memoráveis sobre assuntos diversos, admito ter vindo dele o estímulo para escrever para o público, tornando-me jornalista.
Lendo-o me pus a escrever exercitando um estilo próprio. Para isso, aprofundei-me na leitura de obras nacionais e internacionais, sempre com o objetivo de repassar ao leitor acontecimentos diversos, num linguajar envolvente e de facil entendimento, como ele fazia.
Posso definir o estilo de Armando Nogueira assim. Se parece ao que se obtém ao sorver um gole do vinho alemão Liebfraumilk: "perfuma o hálito, é leve, suave, saboroso e embriagador".
Salve Armando Nogueira, o mestre do jornalismo brasileiro.
Leonai Garcia

O Brsil do futuro

O governo americano acompanha atentamente as eleições gerais de 2010 no Brasil. Os dois candidatos que lideram a disputa – Serra e Dilma - sugerem aos gringos atuações opostas em seus futuros governos, caso eleitos, a partir de 2011.
O tucano, de vertente democrática, portanto, avesso ao socialismo, francamente ultrapassado, por certo há de se afastar de Hugo Chaves, Fidel Castro, Ahmadinejad, enfim, governos que estão na contramão da história contemporânea.
Dilma, por outro lado, é a certeza de mais intimidade com essas nações, afinal, seu passado de guerrilheira assim indica, apesar da omissão do seu nome no livro “Luta - substantivo feminino”. Nele há histórias de 45 mulheres envolvidas na luta contra o regime militar de 1964. A omissão é proposital e visa poupá-la nos palanques oposicionistas.
Outro aspecto à ser considerado num possível governo Jose Serra, e que preocupa os americanos é: mais autonomia ao Brasil, se levarmos em consideração a quebra de patentes de medicamentos que aconteceu durante a sua gestão na pasta da saúde no governo FHC.
Esses aspectos certamente serão explorados nas campanhas dos dois, pelos seus adeptos, com certeza.
Com a declaração da candidatura Serra, houve a sua recuperação nas pesquisas, adiantando-se 09 pontos percentuais em relação a sua adversária.
O jogo da sucessão já começou faz tempo. Pelo que tenho percebido a mídia de um modo geral manifesta “ojeriza” à candidata do PT. Razões diversas:
a – intimidade com Chaves e Ahmadinejad
b – apoio às ações dos irmãos Castro (morte por fome de Zapata, impedimento de Yoná Sanches vir ao Brasil...
b – tentativa de controlar a imprensa (até agora não conseguiram nada).
c – episódio Cesare Batisti
d – o PAC que não desempacou
e – política internacional atrapalhada (caso Honduras)
f – mensalão (Jose Dirceu, Jose Genoino, Delúbio Soares.....)
Esses fatores preocupam a sociedade brasileira e Serra, certamente, tem demonstrado ao país um posicionamento diametralmente oposto ao que o PT, manifesta, propositalmente.
Como democrata, torço pela eleição de José Serra.
Não podemos resvalar para um governo de esquerda.
Seria o fim do nosso desenvolvimento.
Esses idiotas já morreram e esqueceram de deitar.
Leonai garcia

A violencia no mundo e o julgamento de Isabela

Fim do julgamento de Isabela
O país acompanhou o julgamento do caso da menina Isabela Nardoni que foi morta com requintes de perversidade pelo pai e a madrasta – Alexandre Nardoni e Ana Jatobá.
Ao final, os dois foram condenados a 31 e 26 anos respectivamente. O tribunal do júri paulista assim decidiu. O juiz Maurício anunciou a decisão na madrugada de sábado, nas primeiras horas.
Fez-se justiça. O povo não esperava outra decisão que não essa. A sociedade brasileira aprovou a decisão judicial. Os fogos, as demonstrações de júbilo dos que assistiram ao julgamento às proximidades do fórum deram o tom.
Gente espalhada pelo país e no mundo acompanhou o desfecho do julgamento através dos meios de comunicação agora em uso no planeta – twiters, blogs, TV, todos, sem exceção, repercutiram o ato jurídico por zelo na profissão ou outra razão que se possa admitir.
A perícia da Politec paulista foi eficiente, elucidando o ocorrido, sem testemunhas, mas, munida de farto material técnico que deu suporte a acusação – promotor Francisco Cembraneli – fazendo com que a justiça fosse aplicada convenientemente.
O país está satisfeito. Agora, é inimaginável para quem tem filho, conhecer detalhes do crime. As lesões sofridas por Isabela em vida: fratura de punho e de ossos da bacia, ferimento na cabeça, de onde escorreu sangue que manchou o piso do apartamento do casal – Alexandre e Ana Jatobá. Toda essa maldade cometida contra uma criança indefesa é muito difícil de entender e aceitar.
Será esse pai um esquizofrênico? E a sua mulher. Uma psicótica? É o que dá para pensar, considerando a barbaridade do ato criminoso. Se assim for confirmado, os dois precisam de acompanhamento psiquiátrico. Sem dúvidas.
Vive-se no país uma verdadeira onda de violência. Antes tivemos o assassinato do casal Von Richtofen com requintes de perversidade, aqui, dona Joaquina Canuto foi morta por um egresso do Iapen, o caso Isabela, agora, o cartunista Glauco e Raoni, enfim (.....).
A violência tem seus diferentes matizes. Fanatismo religioso – homens bombas no Irã, Iraque, Paquistão, Afeganistão, mulheres bombas na palestina; agora, uma surpresa, vem da Rússia as suicidas que levaram consigo 36 vidas em duas estações de metrô em Moscou.
Acabar. Nunca. Jamais.....
Leonai Garcia

domingo, 28 de março de 2010

Evolução midiática

Estamos em fase de negociação com um técnico para transformar o blog em site. O objetivo é um só: melhorar a interlocução entre quem produz e quem consome a informação.
É uma evolução midiática cujo intúito é um só: melhor informar os leitores, nosso alvo.
Postaremos o arquivo de documentário radiofônico que contém mais de 30 peças inéditas.
Em tempo informaremos a chave de acesso ao site.
Leonai Garcia

sábado, 27 de março de 2010

Jose Serra volta a liderança com folga

"O Serra subiu de novo. Voltou ao lugar de antes". Traduzindo: o governador paulista José Serra, candidato a presidencia da República pelo PSDB voltou a subir nas pesquisas eleitorais.
O Instituto de Pesquisas Datafolha publicou hoje (27), novos números da corrida presidencial. Nela, Serra aparece com 36 pontos, enquanto a sua adversária Dilma Roussef (PT) alcançou 27 pontos percentuais, portanto, são 09 pontos de distância.
O cenário nacional foi assim delineado: região sudeste - Serra 40 - Dilma 24; região sul - Serra 48 - Dilma 20; região nordeste - Serra 25 - Dilma 35; região norte - Serra 34 - Dilma 29.
Conforme os dados apresentados, a candidata do PT vence apenas no nordeste, onde o povo sofre forte influência do presidente Lula, que é nordestino de Pernambuco.
Estamos em Março e ainda tem muita água para rolar por debaixo dessa ponte. Tanto o candidato tucano pode subir ainda mais, quanto a candidata petista, também fazer o mesmo, reduzindo a distância entre ambos.
A partir das definições das convenções e o início dos debates televisivos aí, sim, a coisa ficará esclarecida.
Voto em Serra, por reconhecê-lo em plenas condições de governar o país. É preparado em todos os sentidos, e pode continuar a nos fazer crescer no cenário internacional.
Saímos da "barra da saia do FMI", desde o governo FHC, com a sapiência dos homens da nossa política econômica, mas, queremos mais.
Às portas do pré-sal, e com grandes possibilidades de nos transformarmos em grande produtor de petróleo, além de produzirmos outras fortes de energia limpa, a partir de bio-derivados (alcool, mamona, copaíba, milho, girassol, soja, etc...), temos, sim, possibilidades de ingressar no rol dos maiores países do mundo.
Uma representatividade política saudável, que não contenha - Renan Calheiros, José Sarney, Jader Barbalho, e seus filhotes "amestrados", é absolutamente, impresncindível para uma nação que quer ver seus filhos atingirem o estado de bem estar social.
Com José Serra essa "turma" não terá vez.
Leonai Garcia

Mudança para site

Quero informar os leitores desse blog que em breve estaremos o transformando em site, para que possamos melhor nos comunicar. No site portaremos fotos, vídeos, e áudios do nosso programa sabatino.
Iniciamos contacto com um projetista desse novo meio de mídia.
Em tempo informaremos a chave de acesso.
Aguardem.
Leonai Garcia

sexta-feira, 26 de março de 2010

Mais um médico candidato à deputado estadual

O Dr. Nicodemus Neto, coronel PM, é candidato a deputado estadual pelo PP, partido do ainda vice-governador Pedro Paulo Dias de Carvalho, seu presidente.
A sua desincompatibilização ocorrerá dentro do prazo estipulado pela lei eleitoral.
Nicodemus tem uma história muito bonita. É neto de João Barca, tirador (compositor) de Marabaixo do tempo de Julião Ramos.
Sua mãe dona Maria Hurley, minha cliente até falecer. Seu pai Vital Vieira da Silva (Vitaleiro do Maracatu da Favela), "puxador" da Verde-rosa, do tempo de Francisco Lino pelo Boêmios do Laguinho.
Como se pode perceber, Nicodemus é um legítimo amapaense, que resolve doar parte da sua vida em favor do seu povo e do seu estado.
Não tenho dúvidas em afirmar que Nicodemus será muito bem votado em Outubro próximo, afinal, tem trânsito fácil no meio médico, entre seus colegas de farda e no bairro do Santa Rita que o viu nascer, crescer, jogar futebol pelo Oratório, até atingir a carreira de médico.
Ele é gastroenterologista, dos bons. Atualizado e muito responsável pela sua clientela, pública e privada.
Leonai Garcia

quinta-feira, 25 de março de 2010

Dinheiro de um sarney na Suíça

A Justiça Suiça mandou bloquear U$ 12 milhões da conta do primogênito do Zé Sarney. A dinheirama está depositada num banco alpino, e o dono resolveu movimentá-la, transferindo-a para outro paraíso fiscal. Foi pego na transação.
Nome do milionário: Fernando Sarney.
A Folha de São Paulo publica: "se não for devidamente explicado a orígem da grana, o governo suíço remanejará a bufufa para o governo brasileiro. Vamos poder usar parte do que nos pertence.
U$ 12 milhões para a familia Sarney! Isso não é nada. Ou alguém que lê essa coluna pensa diferente. A familia tem muitos 12 milhões de dólares guardados, afinal, o clã é um dos mais ricos do país que aos poucos sai do marasmo, da letargia e da sonolência.
O jornal O Estado de São Paulo continua censurado pela decisão "esquisita" de um desembargador amigo da família Sarney. Motivo: o estadão publicou coisas do Fernando.
Um dia o STF suspende esta censura, aí, o país vai conhecer muitas estripulias sarneizistas.
De minha parte: democrata e sem nada a dever ao Zé Sarney, espero a decisão da justiça que demora mas não falha.
O povo brasileiro está às portas de mais uma eleição geral e tudo indica que teremos um novo presidente. Um presidente que não tem laços com a família Sarney.
Até que enfim....
Leonai Garcia

Renan enrolado no MPF

Essa veio da CBN.
O senador alagoano Renan Calheiros, amigo do Zé Sarney, voltou à baila. Agora, na condição de "escritor". É que ele publicou um livro sob o título sugestivo: "Sem justiça não há cidadania".
Como se ese sujeito desse "trela" à justiça e ao povo brasileiro.
Estúpido!
Pois bem. O ministério público federal cobra, dele, o ressarcimento aos cofres públicos a quantia de R$ 20 mil, por ter sido usado a gráfica do senado para fazer a sua promoção pessoal.
Sim, porque o tal livro contém mais de 120 fotografias, suas, e seus discursos feitos na tribuna do senado.
Só isso!
Nada mais que isso.
Malandro!
Leonai Garcia

O antibiótico e a receita médica

A Anvisa está em vias de ver aprovado no âmbito do Ministério da Saúde a exigência da apresentação da receita médica e a sua retenção nas farmácias e drogarias para compra de antibióticos.
É a maneira ideal para reduzir: auto-medicação e o consequente aumento da resistência bacteriana.
Dito pelo presidente do Conselho Nacional de Farmácias, Dr. Jaldo de Sousa Santos: -" Hoje, qualquer pessoa chega ao balcão de uma farmácia ou drogaria e compra o antibiótico que quizer, sem saber nada sobre o produto".
Ora, sabe-se que um antibiótico tem suas peculiaridades:
a. indicação (bacteria gram positiva ou negativa, anaeróbios), fungos.
b. tipos: quinolonas, cefalosporinas, penicilinas, etc...
c. via de administração: oral, im ou ev.
c. tempo mínimo de tratamento
d. aplicação ambulatorial ou hospitalar
Enfim, não se pode largar o antibiótico ao alcance de leigos. Por essa razão, aplaudo a iniciativa do Ministério da Saúde.
O país ganhará com essa medida inteligente.
Leonai Garcia

Antonio Nogueira e a Ficha limpa

Esse belo trabalho de resgate de cidadania feito pela CNBB, em parceria com OAB, ABI e ANJ, que tira da arena política, criminosos, atinge em cheio as pretensões do atual prefeito de Santana, Sr. Antonio Nogueira - PT, pois, "sua excelencia" foi condenado a mais de 8 anos de prisão, em regime fechado, pelo TJ do amapá, no parecer do relator desembargador Carmo Antonio, acompanhado pela maioria do pleno do órgão.
Motivo: envolvimento do réu na emissão de carteiras de motoristas "falsas", que foram derramadas no estado do Amapá, durante as eleições gerais de 2002. Graças a essa manobra Antonio Nogueira foi eleito deputado federal pelo PT.
A denúncia foi apresentada à época pelo MPF na pessoa do procurador Dr. Manoel Pastana, hoje, atuando em Port Alegre - RS. Um trabalho muito bem fundamentado.
Pois bem. No projeto original "ficha limpa" o condenado em primeira instância estaria fora das eleições no país. Mas, juristas consultados emendaram esse projeto, dando-lhe a seguinte redação na câmara federal: serão impedidos de disputar eleição neste país, àqueles elementos julgados e condenados por um órgão colegiado: TRE, TJ. STJ e STF.
Portanto, o sr. Antonio Nogueira está incluído nessa emenda. Sua condenação foi da lavra do TJ.
A expectativa da imprensa e das entidades responsáveis pelo ficha limpa é de que o país se livrará de um monte de criminosos que buscam na seara política instrumentos para fugir de sanções judiciais, por conta do tal foro privilegiado.
Se bem que a prisão de Jose Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal já coloca esses elementos de "orelha em pé".
Leonai Garcia

Renan enrolado no MP

Essa veio da CBN.
O senador alagoano Renan Calheiros, o amigo do Zé Sarney e do Jader Barbalho, voltou à baila.
O agora escritor, diaraque, está às voltas com o ministério público federal, que cobra dele o ressarcimento aos cofres da união, da importância de R$ 20 mil porque o seu livro foi considerado pela crítica como: autopromoção, às custas do dinheiro público.
O tal livro contém mais de 120 fotografias dele, e os seus discursos na tribuna do senado. Só isso.
Interessante é o título da obra: "sem justiça não há cidadania", como se esse sujeito desse alguma trela à justiça e ao povo brasileiro.
Leonai Garcia

quarta-feira, 24 de março de 2010

Tuberculose no Brasil

O programa radiofônico "A Voz do Brasil", noticiário gerado pelos três poderes, em Brasília, anuncia: "morreram de tuberculose no Brasil, em 2008, 77 mil pessoas". Na escala mundial, somos o 19º lugar.
O ministério da saúde diz querer sair dessa posição incômoda nos próximos 3 anos. Legal!
Mas há "pedras" no caminho. A 1ª. Eleições de Outubro próximo. Se o atual governo vencê-las, e o seu substituto agir igual, o objetivo pode ser alcançado. Caso contrário (......).
Uma das causas que mantém alto o índice de contágio pelo bacilo de Koch, sua morbidade e mortalidade em níveis preocupantes, é o abandono do tratamento.
Justificativa dos doentes: o número de comprimidos p'ra tomar é grande e a tomada é feita de manhã, em jejum.
Além disso há os efeitos colaterais causados pelo remédios. Tem doente que contrai gastrite (vômitos), outros, gastroenterite (diarréia e vômitos), outros, ainda, hepatite medicamentosa (pele amarelada, urina escura, vômitos, etc...), enfim, há outras reações.
A bio-tecnologia resolveu o problema. Ainda este ano, novo esquema de tratamento da tuberculose será usado no Brasil. Tem poucos comprimidos e mais efeito bactericida. Assim, a expectativa é de menos abandonos, e mais cura.
Outro problema a ser vencido é a rapidez no diagnóstico da doença. Há casos em que se chega ao diagnóstico, tardiamente. Passei por um problema desses, há pouco tempo.
O doente chegou a mim no hospital, com radiografia do tórax de padrão totalmente diferente do usual em termos de TBC. Solicitei exames de escarro a fresco, de acordo com o consenso de tuberculose. Resultado: três amostras negativas. Deixando-me atordoado quanto ao diagnóstico. São os dilemas da profissão(....).
Solicitei broncoscopia para identificar: fungo, bacilo de koch ou célula neoplásica. O doente não resistiu ao exame devido a dispnéia. Então, começei o tratamento para doença micótica, pelo padrão radiológico.
Três dias após chegou o resultado do exame feito no Lacen: tuberculose. Três cruzes de bacilo no exame de escarro coletado.
Imediatamente iniciei o tratamento com o esquema clássico: RAMP, INH e PZA.
Só que o doente não reagiu aos medicamentos, devido o seu estado de desnutrição, faleceu em menos de uma semana. É mais um, na estatística de morte por tuberculose sob tratamento.
E os que morrem por aí, sem diagnóstico, nem tratamento????
Esse é um tipo de drama que o médico pneumologiseta enfrenta. Há casos em que o indivíduo tem a doença: tosse, escarros de sangue, febre, emagrecimento, e não vai ao médico de jeito nenhum.
Quando está à beira da morte a familia consegue fazê-lo chegar ao médico. O quadro é desesperador. A clinica é rica. O RX é classico. O exame de escarro é positivo 4 cruzes. Pior. A família está contaminada.
Aí, o médico tem de tratar, um por um. Periodicamente as lesões vão se formando nos pulmões com todo o seu cortejo clínico. Ainda bem que a tuberculose não é tão letal.
Se detectada a tempo e o sujeito tomar os remédios, regularmente, fica curado em 6 meses.
À beira de completar 35 anos de medicina, já ví muita coisa (.....).
Leonai Garcia

O julgamento do ano

O país acompanha o julgamento do pai e da madrasta da menininha Isabela Nardoni, em São paulo - Alexandre Nardoni e Ana Jatobá, são os réus.
A opinião pública está definida: o casal é culpado. É o que se ouve por aí.
Foram meses de sofrimento a que a familia brasileira foi submetida devido ao noticiário daquele fatídico dia de 2008, quando a criança foi encontrada morta no jardim do prédio onde passava o final de semana com o pai.
O casal alega: foi uma terceira pessoa que matou a criança. Os policiais e a própria Politec paulista, os incrimina.
De tanto se falar no caso; a fotografia da criança, linda e sorridente; o depoimento sofrido da mãe, antecedentes do pai; enfim, tudo aponta para o casal a autoria do delito.
Serão cinco dias de julgamento. Já se passaram dois. Agora (24), inicia o terceiro. Testemunhas de acusação e de defesa serão ouvidos, a mãe, já falou. Enfim, a nação está ligada nessa batalha judicial.
O advogado de defesa - Roberto Podval - atua impecavelmente. Por outro lado, a acusação - promotor Francisco Cembraneli, acusa os réus, convicto.
Daqui do Amapá, distante do fato, mas, à ele levado pela maravilha da comunicação, torço para que a verdade prevaleça e os jurados, absolvam ou condenem, os réus, exemplarmente.
Leonai Garcia

terça-feira, 23 de março de 2010

A igreja e a democracia brasileira

Na condição de democrata, estou debruçado sobre a história de Dom Helder Câmara, figura marcante na história politica e eclesiástica desse país, enquanto viveu.
E viveu um tempão para a nossa alegria e desenvolvimento espiritual e político. A sua trajetória se imbricou inúmeras vezes mesclando política com religião, sabiamente.
No início, jovem, integralista até a alma. Capaz de discursos inflamados defendendo as idéias "fascistas" de Benito Mussolini que Plínio Salgado introduzira no Brasil da sua juventude, na capital cearence.
Amadurecido, instruído pelos superiores hierárquicos, abriu os olhos e se afastou dessa doutrina, de algum teor católico, mas, que, no fundo, tinha essência ditatorial com toda a sua voracidade.
Livre do integralismo, já no Rio de Janeiro, prenhe de intenções religiosas e democráticas acercou-se do poder instalado na então capital federal, acompanhando Dom Jaime de Barros Câmara na sua relação com o poder vigente - Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Dorneles Vargas, Jucelino Kubistheck de Oliveira.
Mas o grande feito de Dom Helder Câmara foi a criação da CNBB, em 14 de Outubro de 1952, no Palácio Episcopal São Joaquim, no Rio de Janeiro.
Para atingir esse objetivo teve o apoio da igreja católica brasileira na pessoa de dom Jaime Câmara, e do Monsenhor Montini em Roma. Mais tarde, esse padre viria a ser coroado Papa: Paulo VI.
Enquanto viveram, dom Helder Câmara e o Papa Paulo VI foram grandes amigos.
Já, na condição de Bispo, foi eleito, por aclamação, secretário Geral da CNBB, fazendo parte da sua primeira assim composta: cardeias Carlo Carmelo de Vasconcelos Mota e Jaime de Barros Câmara e os bispos, dom Vicente Scherer, dom Mario de Miranda Vilas Boas e dom Antonio Morais de Almeida Junior.
A CNBB, instrumento da democracia neste país tem feitos memoráveis. Como ilustração: inclusão do artigo 147 na Lei Eleitoral que pune com perda de mandato políticos corruptos - João e Janete Capiberibe foram apanhados nessa armadilha legal.
Sua última grande façanha civilizadora foi a coleta de mais de 1.3 milhão de assinaturas de brasileiros, para o projeto "Ficha Limpa" que tramita no congresso nacional e que impede criminosos de se candidatar a cargos eletivos no Brasil.
Esse projeto corre célere e deverá valer nessa eleição de 2010.
É a CNBB, junto a OAB, ABI e ANJ ditando os rumos da democracia neste país, ocupando o lugar do congresso, órgão que deveria operar tais avanços.
Fecho esse documento, prestando minhas homenagens a memória de dom Helder Câmara "O Profeta da Paz".
Leonai Garcia

segunda-feira, 22 de março de 2010

Relato de mãe aflita

Essa profissão de médico alterna momentos alegres (quando se chega ao diagnóstico e a cura de um doente); de apreensão (quando se tem dificuldades para chegar ao diagnóstico e ao tratamento indicado); de sofrimento (quando o doente ou alguém a ele ligado relata o motivo de uma doença).
Esse último ítem chegou a mim, hoje (22), cerca de !7:30 horas, quando uma senhora aparentando 50 anos de idade trouxe um filho para consultar e no seu decorrer, relatou-me o sofrimento do filho mais velho, que está sem sensiblidade da cintura para baixo, vítima de assalto em seu comércio, na periferia de Macapá.
Conta a senhora que o rapaz fora ao banco, dias atrás, para sacar R$ 3 mil.
Ele fez a operação e em seguida, voltou à sua loja. Sem perceber, foi seguido por dois ladrões montados numa motocicleta.
Pois bem. Ao chegar ao seu comércio foi logo abordado pelo ladrão que de arma em punho (revolver) lhe ameaçou: - passa do dinheiro, cara.
Ele surpreso, imaginando ser brincadeira, repondeu ao bandido: - que dinheiro, não tenho dinheiro, rapaz.
E aproveitando um descuido do ladrão, empurrou-o e correu para dentro do seu estabelecimento, aí, o marginal disparou sua arma, indo a bala atingir-lhe o corpo, um pouco abaixo do pescoço, na região torácica, provocando-lhe lesões no circuito neuronal da região, produzindo-lhe perda da sensibilidade abaixo da cintura.
O rapaz não controla a urina nem as fezes, muito menos sustenta-se de pés. O projetil lesou-lhe o tecido nervoso, sem contudo, romper-lhe a medula. Haja sofrimento dessa mãe.
Cheio de esperança e animado pelos seu neurologista, o rapaz seguirá para Brasília, onde no hospital Sara Kubistcheck, será submetido ao tratamento indicado, com possiblidades de retomar a vida normal. Que assim seja!
Ela viajará acompanhando o primogênito, deixando aqui o mais jovem (17 anos) que terá de se cuidar, enquanto durar o tratamento do irmão, estipulado em 6 meses.
São os dramas que o médico se envolve por ser a sua profissão eminentemente humanista, apesar de uns poucos tentarem transformá-la num mero comércio.
Claro que estou torcendo pelo restabelecimento do rapaz que se arrepende tanto de não ter dado todo o dinheiro ao ladrão.
Infelizmente a vida é assim mesmo. Diante de um momento como esse o melhor a fazer é entregar tudo ao bandido e salvar a própria pele.
Não tem como ter polícia em todos os quadrantes do país. A violência cresce assustadoramente, de diferentes maneiras, ceifando vidas preciosas que sucumbem diariamente nesse país.
Leonai Garcia

O efeito da droga no cérebro

Vez por outra, na condição de médico, prescrevo medicação a base de triptalina para portadores síndrome depressiva. Por conhecer os pacientes, alguns familiares, e ás vezes, devido viagem de seus psiquiatras, assim procedo.
Leitor. Entenda o efeito da triptalina no organismo. Ela promove a liberação de serotonina e dopamina, substâncias responsáveis pela aceleração da transmissão dos estímulos neuronais, animando a vida dos depressivos.
A depressão acontece por falta dessa duas substancias no organismo.
Pois bem. Faço esse preâmbulo para chegar ao uso do chá do "santo daime", e às suas consequências. É uma beberagem consumida por uma comunidade de "crentes" espalhada pelo Brasil e parte do mundo. Orígem: Estado do Acre.
De São Paulo vem a tragédia que matou Glauco e seu filho Raoni. O assassino confesso. Carlos Eduardo (Cadu), é esquizofrênico.
De uns tempos para cá passou a frequentar a Comunidade "Céu de Maria" em Osasco - SP, criada por Glauco - para se livrar do consumo de drogas.
Cadu, usuário de maconha e cocaína, além de esquizofrênico (testemunho do seu pai a Revista Veja), passou a tomar o chá alucinógeno, rico em DMT (dimetiltriptalina), que potencializa a liberação de serotonina e dopamina, já em grande concentração no cérebro de esquizofrênicos.
Resultado. O rapaz surtou e matou a tiros Glauco e o filho.
O que vai acontecer. O rapaz deverá ser inocentado do seu ato, pois, será tido como incapaz. Só isso.
Eis o que o ser humano pode fazer sob o efeito de drogas.
E ainda tem gente nesse país que defende a liberalização de maconha, como se fôssemos uma nação de poucos habitantes.
Leonai Garcia

Acidente no Rio Vila Nova

Infelizmente, um acidente de grandes proporções aconteceu no canteiro de obras da ponte sobre o Rio Vila Nova, às proximidades de Mazagão Novo, no sábado (20), cerca de 14:00 horas.
05 trabalhadores faleceram em decorrência da queda de uma viga de várias toneladas que desabou sobre a balsa que lhe servia de apoio logístico no leito do rio.
Desgraças como essa acontecem em grandes e pequenas obras. O povo amapaense lamenta profundamente o acidente.
Essa ponte que o povo mazaganense espera com tanta ansiedade terá a sua conclusão adiada por algum tempo devido o inquérito policial que será instaurado para esclarecer os fatos.
Isso requer análise técnica do desastre para esclarecê-lo detalhadamente, pois, dentre outras consequências, há a indenização das famílias das vítimas em jogo e o GEA há de agir para minimizar o infortúnio.
As empresas envolvidas no empreendimento hão de prestar contas à sociedade brasileira. A CR Almeida, responsável pelo canteiro de obras, deve tomar providêcias para que tudo seja esclarecido convenientemente.
Lamentamos profundamente a perda das 05 vidas. Esse lamento se entende aos acidentados internados nos hospitais do Estado. Que esses trabalhadores tenham uma breve recuperação.
Leonai Garcia

domingo, 21 de março de 2010

Dicas de economia

Amigo consumidor, estas dicas muito o ajudarão no controle de seus gastos.

1 – Redução dos desperdíciosDados do desperdício no Brasil: 25% da energia elétrica; 30% da água potável; 30% dos alimentos e 20% do material de construção. É muita fonte de economia, não acha? 2 – Não rasgue dinheiro O pior gasto é aquele que não gera benefício algum. Organize-se. Pague suas contas em dia. Concentre o vencimento das suas contas mensais para o mesmo período, de preferência na data do recebimento da sua principal fonte de receita. Sempre que possível use a opção de débito e pagamento automático diretamente com seu banco. 3 – Pague apenas pelo consumo Cancele ou negocie redução de valor pelos serviços adicionais que você não utiliza no telefone fixo ou celular, na tv a cabo, na internet e similares. Evite manter-se associado em clubes que você pouco freqüenta. Contrate seguros apenas de acordo com suas necessidades e hábitos de vida. 4 – Programe-se para viajar Quem planeja melhor e com mais antecedência as viagens, geralmente consegue obter melhores tarifas e condições. Sempre que possível, viaje em baixa temporada. É mais fácil encontrar passagens aéreas baratas no meio da semana do que nas segundas e sextas-feiras, e no meio do dia ou da noite do que no início ou final do horário comercial. 5 – Mantenha o controleSaber o quanto se gasta e em que se gasta é meio caminho para evitar problemas financeiros. Não se descuide das pequenas contas. Muitas vezes é na soma dos pequenos gastos que se descobrem os grandes rombos – e as grandes oportunidades para economizar. Faça um orçamento pessoal e doméstico e procure acompanhá-lo com regularidade. 6 – Peça, solicite e exija descontos Não há vergonha alguma em pedir descontos. Se você for um bom cliente, peça desconto. Se você deseja economizar e melhorar de situação financeira, solicite descontos. Se você for mal-atendido, exija desconto. Há muitas lojas e empresas que estão dispostas a dar descontos, só falta o cliente pedir. O comércio disputa ferozmente a preferência dos clientes. É comum a existência de convênios com empresas, cartões de crédito, associações, clubes, condomínios e vários tipos de entidades para ter o privilégio da sua presença como consumidor. Descubra se você é beneficiário de algum convênio antes de pagar qualquer conta.
Izidoro Figueiredo - Economista Izidorof@ig.com.br
  

DICAS DE ECONOMIA

Amigo consumidor, siga as dicas abaixo que tem como objetivo o melhor controle de suas finanças.
1 – Redução dos desperdícios. Dados do desperdício no Brasil: 25% da energia elétrica; 30% da água potável; 30% dos alimentos e 20% do material de construção. É muita fonte de economia, não acha? 2 – Não rasgue dinheiro O pior gasto é aquele que não gera benefício algum. Organize-se. Pague suas contas em dia. Concentre o vencimento das suas contas mensais para o mesmo período, de preferência na data do recebimento da sua principal fonte de receita. Sempre que possível use a opção de débito e pagamento automático diretamente com seu banco. 3 – Pague apenas pelo consumoCancele ou negocie redução de valor pelos serviços adicionais que você não utiliza no telefone fixo ou celular, na tv a cabo, na internet e similares. Evite manter-se associado em clubes que você pouco freqüenta. Contrate seguros apenas de acordo com suas necessidades e hábitos de vida. 4 – Programe-se para viajar Quem planeja melhor e com mais antecedência as viagens, geralmente consegue obter melhores tarifas e condições. Sempre que possível, viaje em baixa temporada. É mais fácil encontrar passagens aéreas baratas no meio da semana do que nas segundas e sextas-feiras, e no meio do dia ou da noite do que no início ou final do horário comercial. 5 – Mantenha o controleSaber o quanto se gasta e em que se gasta é meio caminho para evitar problemas financeiros. Não se descuide das pequenas contas. Muitas vezes é na soma dos pequenos gastos que se descobrem os grandes rombos – e as grandes oportunidades para economizar. Faça um orçamento pessoal e doméstico e procure acompanhá-lo com regularidade. 6 – Peça, solicite e exija descontos Não há vergonha alguma em pedir descontos. Se você for um bom cliente, peça desconto. Se você deseja economizar e melhorar de situação financeira, solicite descontos. Se você for mal-atendido, exija desconto. Há muitas lojas e empresas que estão dispostas a dar descontos, só falta o cliente pedir. O comércio disputa ferozmente a preferência dos clientes. É comum a existência de convênios com empresas, cartões de crédito, associações, clubes, condomínios e vários tipos de entidades para ter o privilégio da sua presença como consumidor. Descubra se você é beneficiário de algum convênio antes de pagar qualquer conta.
Izidoro Figueiredo - Economista Izidorof@ig.com.br
  

sexta-feira, 19 de março de 2010

Eleições no Amapá

A semente do bom jornalismo brota em qualquer lugar do planeta. Onde tiver a presença do homem, ele acontece. No amapá, não é diferente. No passado tivemos exemplos notáveis: Alcir Araújo e Hélio Penafort, dentre outros.
Agora, Rui Guarani Neves, Rugatto Boetger, Alcinéa Cavalcanti, Paulo Silva, Bonfim Salgado, Carlos Lobato, ponteiam, ao meu juízo, nas letras impressas e eletrônicas.
De Rui Guarani, lí a sua análise de hoje (19), sobre o quadro politico local. Nela, pode acontecer a coligação de alguns partidos que pode lançar ao governo o nome de Gilvam Borges (PMDB), ao senado João Capiberibe e a escolha do vice ainda indefinida. Seria uma chapa de oposição.
Se isso ocorrer, será mais um nome no tabuleiro da disputa governamental, por sinal, forte.
Se o governador Waldez Góes (PDT) permanecer no poder, é provavel que o nome por ele apoiado levará uma grande vantagem para as urnas, mas, ninguem ganha eleição de véspera.
Lucas Barreto (PTB) nome já declarado ao pleito, é interessante, mas, perderá substância diante dessa nova arrumação "oposicionista". O vice Pedro Paulo (PP), é outro que terá suas dificuldades aumentadas para chegar ao palácio do setentrião e governar o Amapá.
A "carroça de melancias" prossegue em seu percursso acidentado. Aos solavancos, as "caixas d' águas" vão se arrumando.
Leonai Garcia

Davi X Golias

Assisti pela Sky o jogo Clube do Remo X Santos Futebol Clube. Ao final: 4 x 0 para os santistas. Dois gols de Newmar e outros dois de André.
O Remo ainda perdeu um penalty sofrido pelo meia armador Gian. Marciano cobrou, jogando a bola no travessão do goleiro Felipe.
Imagem ótima, narração qualificada e comentários, pontuais, aqui e alí enchendo a bola do time praiano, mas, em síntese, nada que diminuísse o esquadrão azulino, de desempenho limitado.
Comparando o jogo do São Raimundo de Santarém contra o Botafogo do Rio, com a atuação do Leão Azul, de ontém, os santarenos estão muito melhor arrumados.
Do gol (Labilá), até o ataque os mocorongos estão muito bem. Já o Remo tem um time limitadíssimo. O goleiro é bom, mas, zaga, meio campo e ataque deixam muito a desejar.
Domingo é dia de clássico: Remo X Payssandú, que está na frente, pois, ganhou o jogo do domingo passado.
Chamou a atenção a condição física do jogador Gian, visivelmente, acima do peso. Caiu em quase todas as jogadas que disputou com Arouca, seu oponente santista. Se tiver autocrítica, ao assistir o tape do seu jogo, deve encerrar a carreira, que foi brilhante, outrora, pelo mesmo Clube do Remo.
A diferença técnica entre Santos e Remo foi flagrante. O placar espelhou o futebol praticado pelas duas equipes. Paulo Henrique Ganso, espetacular e Newmar, merece a seleção brasileira.
Oxalá, com a venda do Baenão o clube do Remo possa armar uma equipe de bom nível técnico. A torcida foi um espetaculo a parte ontém, a noite (18). Lotou o Mangueirão que deve ter garantido uma boa renda para os azulinos.
Leonai Garcia

quinta-feira, 18 de março de 2010

O apelo da mídia

Glicerão lotado. Público espalhado em torno do alambrado e nas araquibancadas. Renda de R$ 49 mil e trocados, quase R$ 50 mil. Como o esperado.
Quase todos torcendo por um sucesso do São José que ao final foi derrotado pelo Goiás Esporte Clube por 1 x 0, gol de Rafael Moura, no 2º tempo.
Antes, no 1º tempo, o mesmo Rafael Moura fez um corta luz, num contra ataque dos goianos e o lateral Douglas entrou pelo meio e marcou um gol legítimo que foi anulado pela arbitragem.
A noite de 17 de março de 2010, agora, faz parte da história esportiva do Amapá. Foi o dia em que tivemos a maior arrecadação em jogos interestaduais no nosso estado.
Ficou claro a necessidade de termos um estádio capaz de abrigar a torcida em melhores condições e de receber equipes diferenciadas do cenário esportivo nacional, quando vierem aqui.
Mais do que nunca acredito no trabalho do prefeito Roberto Góes (PDT) de dar partida ao trabalho de reforma e ampliação do acanhado Glicério Marques.
A mídia está de parabéns. O objetivo foi alcançado. O público foi recorde.
Leonai Garcia

quarta-feira, 17 de março de 2010

A infra-estrutura do futebol amapaense

O jogo Goiás Esporte Clube x São José de logo mais no Estádio Glicério Marques serviu para mostrar às autoridades amapaenses a necessidade urgente de termos um local adequado para a realização de grandes jogos.
A comissão técnica do clube goiano e jogadores deram declarações ácidas em relação ao local do jogo, criticando o gramado, suas instalações, enfim, críticas que devem ser absorvidas como estímulo à melhoria de nossas praças esportivas.
Os goianos, certamente, não sabem que o futebol amapaense é deficitário, e que tem um calendário curto, que prejudica quem pode ajudar financeiramente.
Um célebre economista americano cunhou a frase: "não existe almoço gratis". É uma verdade absoluta. Como investir em clubes amapaenses que só atuam na metade do ano. Como?
O campeonato amapaense só vai começar após a copa do mundo. A maior parte do país está com os seus campeonatos estaduais em pleno andamento.
Esse calendário é feito para preencher o primeiro semestre. No segundo, inicia o campeonato brasileiro séries: A, B, C e D.
Tomara que a recuperação do Estádio Zerão aconteça o mais breve possível, assim, nossos clubes poderão realizar torneios regionais preenchendo essa lacuna.
Leonai Garcia

História politica brasileira

Ler a biografia de Dom Helder Câmara é conhecer parte importante da história do Brasil da era Vargas, do Integralismo de Plínio Salgado, movimento radical de origem fascita que pregava a defesa da familia, da religião e do nacionalismo exacerbado, do qual o padre Helder fez parte, sendo o seu representante no Ceará.
É um manancial de política dos anos 20 e 30, que culminou com o golpe de 27 de Novembro de 1937, tendo o seu ápice no "estado novo", quando Getulio Vargas se manteve no poder às custas do "Plano Cohen" gestado nas entranhas do poder e atribuído aos comunistas da época.
Recomendo essa leitura aos que desejam entender a história política do Brasil.
Leonai Garcia

Educação financeira das crianças

As crianças querem ter tudo. Os adultos também são assim. O problema é que ninguém pode ou tem tudo o que quer. Ninguém. Se a gente não vai se acostumando a isso enquanto cresce, percebendo que precisa aprender a fazer escolhas, acaba chegando à vida adulta com comportamentos irresponsáveis e egoístas. E, acima de tudo, muito infeliz.
Ensinar os filhos se comportarem de maneira controlável, certamente muito contribuirá para a formação do caráter dos mesmos e isso você consegue, dentre outras maneiras, pela educação financeira. A mesada tem como objetivo educar seu filho a fazer o bom uso do dinheiro.
Segundo os especialistas, as crianças dos 3 aos 10 anos nãos devem receber mesadas e sim semanadas. Crianças até quatro anos dificilmente diferenciam o valor das moedas e cédulas. Comece estimulando-as a manusear moedinhas, sem importar o valor das moedas. O que vale é a quantidade e o tamanho. Aos poucos, diferencie moedas pequenas das grandes, atentando para a proporção dos valores. A partir dos cinco ou seis anos, introduza nas atividades de educação financeira as notas, de preferência apenas com um ou dois valores diferentes – continua valendo a quantidade. Aos poucos, conforme a percepção de cada criança, introduza nos exercícios uma variedade maior de notas e ajude-as a perceber as relações de valor entre as moedinhas e as notas. Outra dica importante é mostrar a ela os cuidados que deve ter para manusear as cédulas. Quando for ao supermercado (ou farmácia, banca de jornais, padaria, etc.) leve-a com você e deixe que ela entregue o dinheiro ao caixa. Acostume-a, desde já, a conhecer palavras como: troco; caro e barato, desconto. Num instante, e com grande prazer, ela vai incorporá-las ao vocabulário.
Para estipular a quantia a ser dada, o cálculo que os especialistas recomendam é de 1 real, por idade, por semana. Assim, uma criança de 7 anos, em princípio, deve receber 7 reais por semana , 28 reais ao mês. Mas lembre-se de ensiná-las que metade deste dinheiro deve ser poupado para alguma meta de curtíssimo prazo.
Outros aspectos a considerar:
-A mesada tem como base 3 aspectos: a renda da familia, real necessidade dos gastos do filho e o grau de maturidade do mesmo.
-A mesada para os adolescentes deve ser assunto a ser discutido, negociado entre os pais e os filhos
- para usar dinheiro é preciso inteligência e estratégia. Oriente seu filho a definir prioridades a curto, médio e longo prazo e que faça do dinheiro um aliado na conquista de seus objetivos, desenvolvendo uma poupança para alcançá-los.
-Mesada é importante para a educação financeira mas não é fundamental. Além disso, é bom lembrar que não é nada fácil dar as tais mesadas. De modo geral, por desconhecerem as sutilezas do assunto, os pais acabam metendo os pés pelas mãos e, ao final, o ato de dar mesada acaba sendo um desastre.
Izidoro Figueiredo - Economista Izidorof@ig.com.br

Educação financeira das crianças

As crianças querem ter tudo. Os adultos também são assim. O problema é que ninguém pode ou tem tudo o que quer. Ninguém. Se a gente não vai se acostumando a isso enquanto cresce, percebendo que precisa aprender a fazer escolhas, acaba chegando à vida adulta com comportamentos irresponsáveis e egoístas. E, acima de tudo, muito infeliz.
Ensinar os filhos se comportarem de maneira controlável, certamente muito contribuirá para a formação do caráter dos mesmos e isso você consegue, dentre outras maneiras, pela educação financeira. A mesada tem como objetivo educar seu filho a fazer o bom uso do dinheiro.
Segundo os especialistas, as crianças dos 3 aos 10 anos nãos devem receber mesadas e sim semanadas. Crianças até quatro anos dificilmente diferenciam o valor das moedas e cédulas. Comece estimulando-as a manusear moedinhas, sem importar o valor das moedas. O que vale é a quantidade e o tamanho. Aos poucos, diferencie moedas pequenas das grandes, atentando para a proporção dos valores. A partir dos cinco ou seis anos, introduza nas atividades de educação financeira as notas, de preferência apenas com um ou dois valores diferentes – continua valendo a quantidade. Aos poucos, conforme a percepção de cada criança, introduza nos exercícios uma variedade maior de notas e ajude-as a perceber as relações de valor entre as moedinhas e as notas. e se deve
Outra dica importante é mostrar a ela os cuidados que deve ter para manusear as cédulas. Quando for ao supermercado (ou farmácia, banca de jornais, padaria, etc.) leve-a com você e deixe que ela entregue o dinheiro ao caixa. Acostume-a, desde já, a conhecer palavras como: troco; caro e barato, desconto. Num instante, e com grande prazer, ela vai incorporá-las ao vocabulário.
3 - Quanto devo dar de mesada para meu filho todo mês ?
Para estipular a quantia a ser dada, o cálculo que os especialistas recomendam é de 1 real, por idade, por semana. Assim, uma criança de 7 anos, em princípio, deve receber 7 reais por semana , 28 reais ao mês. Mas lembre-se de ensiná-las que metade deste dinheiro deve ser poupado para alguma meta de curtíssimo prazo.

4- Outros aspectos a considerar:
-A mesada tem como base 3 aspectos: a renda da familia, real necessidade dos gastos do filho e o grau de maturidade do mesmo.
-A mesada para os adolescentes deve ser assunto a ser discutido, negociado entre os pais e os filhos
- para usar dinheiro é preciso inteligência e estratégia. Aprenda a definir suas prioridades a curto, médio e longo prazo e faça do dinheiro um aliado na conquista de seus objetivos, desenvolvendo uma poupança para alcançá-los.
-Mesada é importante para a educação financeira mas não é fundamental. Além disso, é bom lembrar que não é nada fácil dar as tais mesadas. De modo geral, por desconhecerem as sutilezas do assunto, os pais acabam metendo os pés pelas mãos e, ao final, o ato de dar mesada acaba sendo um desastre.

terça-feira, 16 de março de 2010

Como negar as orígens

O assunto do momento na imprensa esportiva é a presença de Wagner Love e de Adriano em festas nos morros cariocas. Os dois são jogadores do Flamengo. Lá estão as suas orígens. Um, é do Alemão, o outro, da Rocinha.
A propósito disto, lembro muito bem da minha vida de menino e de adolescente criado no Telégrafo, jogando bola num campo de terra batida, denominado "esqueleto" - até hoje não sei o porquê desse nome.
Pois bem. Os anos passaram, os estudos sempre em dias e chegou o vestibular de medicina: fui aprovado.
No outro dia, lá estava o "rubinho", meu apelido, no campo do esqueleto, jogando bola com os meus parceiros de futebol.
Dali saiu Mesquita para a Tuna Luso Brasileira, depois, Clube do Remo e finalmente o Paysandu. Detalhe: o cara foi campeão nos três clubes.
Quando estudante de medicina continuei frequentando o campo do esqueleto, jogando as minhas peladas, mas, já sem o preparo físico de antes.
É que as noites em claro devido as "viradas" de estudo minou-me as forças, então não dava mais para acompanhar o rítmo deles.
Os meus amigos ficavam admirados de me ver no meio da turma. Como se o fato de ser acadêmico de medicina me fizesse melhor do que eles. Nunca pensei assim.
Isso é o que acontece com Wagner Love e Adriano. Eles não negam as orígens.
Onde está o erro de frequentarem as festas do morro.
Só porque estão ricos?
Só porque jogam no Flamengo?
Quem não viveu nesse meio não pode medir a amizade que se tem com essas pessoas. Elas são carinhosas, amigas, nos defendem quando preciso.
Até hoje quando vou à Belém procuro encontrar meus amigos de outrora. Vários já se foram.
Os que ainda residem nas cercanias do meu pedaço, os encontro, e tomamos uma cervejas, batemos aquele papo e nos despedimos desejando saúde e sucesso uns para os outros.
Leonai Garcia

Coisas da política

No plano nacional o PT se debate com mais um escândalo em suas hostes. João Vacari, tesoureiro petista e agora, indicado para tomar conta do caixa de campanha de Dilma Roussef foi apanhado em corrupção advinda do tempo em que comandava o Bancoop - cooperativa dos bancários de São Paulo. O rombo é grande.
Como sempre, os petistas partem para cima do responsável pelas denúncias - promotor José Ricardo Blat, tentando desmerecê-lo. Já vimos esse jogo à época do mensalão, que resultou na condenação de Jose Dirceu e de Roberto Jefferson.
Zé Dirceu foi alçado novamente no comando dos petistas. Os caras são "caras de pau", mesmo.
A oposição que lance mão de instrumentos capazes de esclarecer o país mediante material de facil entendimento para que não continuemos nas mãos desses desocupados que só pensam "em se dar bem".
No plano local continua o dilema: o governador sai ou fica no mandato.
Há os que acreditam na saída de Waldez Góes por ele não ter iniciado a tradicional "passagem" de governo ao seu vice - Pedro Paulo Dias. Já estamos em meados de Março, o prazo termina em 2 de Abril.
Se ficar o quadro será um. Se sair, muda totalmente o panorama.
Enquanto isso: Jorge Amanajás, Pedro Paulo, Lucas Barreto e outros, ficam na expectativa.
Ora, sabe-se que no Amapá a economia é a do contra-cheque. Não há produção de riqueza, aqui. Existe, sim, a distribuição da riqueza.
Todos os que vivem aqui dependem do máquina do governo do estado. Sem excessão.
Sem excessão nenhuma!
Leonai Garcia

Um jogo de futebol especial

O Amapa desportivo respira o jogo São José X Goiás Esporte Clube.
A expectativa é de casa cheia, e a chance do Sanjusa arrecadar dinheiro suficiente para enfrentar suas despezas, que não são poucas.
Em conversa com o presidente da FAF em exercício, Paulo Rodrigues, a confirmação do preço do bilhete: R$ 10.00 inteira e R$ 5.00 meia entrada.
Serão colocados à venda 6 mil ingressos; sendo 5 mil inteiras e 1 mil meia, conseqüentemente, a renda deve alcançar R$ 55 mil.
A partida tem tudo para levantar o astral do clube amapaense, afinal, rádios, jornais e canais de TVs (aberta e a cabo) divulgam o jogo para o mundo - internet.
Pena que não haverá a transmissão ao vivo, o ideal para atrair a atenção de mais público, de dentro e de fora do país.
Um jogo dessa envergadura é importante para os atletas locais se tornarem conhecidos pelo mundo do futebol.
Lembro muito bem de um jogo ocorrido na década de 1960, entre Payssandu X Peñarol do Uruguai, cujo resultado final de 3 x 1 para o bicolor paraense. Milton Dias centro avante do papão marcou 2 gols.
Resultado: o craque foi comprado pelos uruguaios e levado na delegação, que rodava o mundo.
O mesmo pode acontecer com jogadores do nível de Diogo Piraca, Lessandro e Ronaldo. Os três têm bom nível técnico.
Leonai Garcia

segunda-feira, 15 de março de 2010

A ação das drogas

O depoimento da viúva do cartunista Glauco, assassinado em São Paulo, demonstra com toda a clareza o efeito que a droga exerce sobre certos indivíduos.
O assassino, drogado, pela descrição da testemunha ocular dos acontecimentos, partiu para cima de Glauco em sua casa, e o agrediu violentamente, dando-lhe um soco no rosto, em seguida, matou o filho que saíra em defesa do pai, fulminando-o com 4 tiros.
O serviço foi completado com mais 4 tiros em Glauco, um deles no rosto. O homicida é dependente de drogas, e matou os dois, sob o efeito delas.
Não será surpresa, se mais a frente um advogado alegar a inocência do matador por ele ter agido sob ação de drogas. É aguardar para ver.
E ainda tem gente nesse país defendendo a legalização do consumo de drogas. Absurdo!
O cartunista fundou uma igreja em sua casa, frequentada por adeptos do chá do santo daime, um alucinógeno que provoca no usuário "viagens" sob a ação do subconsciente.
O duplo assassinato deve por fim a mais um "templo" de adoração de drogados.
Leonai Garcia

Sair ou ficar

Os seres que habitam o meio do mundo, lugar, onde a economia ainda é a do contra cheque, especulam: o governador sai ou fica no governo até o fim do mandato.
É o dilema hamletiano: ser ou não ser, que pode ser traduzido em ficar ou sair.
Se ficar, o quadro terá um desenho. Se sair, o desenho será outro, completamente diferente.
Waldez Góes, homem pacato, não impõe nada a sua base aliada. Foi assim, na escolha do candidato à prefeito de Macapá, que ungiu quando Sebastião Bala Rocha. O mesmo passou na escolha de Roberto Góes, ano passado.
Agora, a mesma pelicula é apresentada: sai ou fica.
Esse drama é consequência de descumprimento de acordos celebrados outrora. É o que dizem os que participaram de negociações havidas, antes.
A sintese é a seguinte: num estado pobre como o Amapá, quem tem a chave do cofre, pode, e muito.
Quem quizer duvidar que o faça.
Leonai Garcia

sábado, 13 de março de 2010

O chorão

Olha! Faz tempo que não vejo coisa ridícula com a encenação do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), em relação a aprovação da emenda Ibsen pela câmara federal.
Pano de fundo: pré-sal.
Aquilo foi pura encenação eleitoreira: chorar perante o público devido a aprovação dessa emenda "correta" pelos deputados federais.
O placar foi elástico: 369 a favor, 76 contra e 2 abstenções.
Segue para o senado para discussão e votação. Lá o resultado será mantido, afinal, somente Rio e Espirito Santo tem interesse em manter o privilégio atual.
Não devamos esqueçer que estamos em pleno ano eleitoral, e os senadores não votarão contra seus estados.
Lógico!
O governador carioca jura de pés juntos que o seu chefe, Lula vetará a tal emenda.
Será?
E a sua candidata. O que ela diz disso tudo?
Estamos em período eleitoral e Dilma não vai se posicionar contra o interesse dos outros estados.
Esse pesssoal é capaz de cometer um monte de besteiras, tipo:apoiar Cesare Batisti, Fidel, Zelaya, Hugo Chaves, Ahmadinejad, etc... , mas não é doido para rasgar votos.
Então, que o chorão carioca se conforme.
Quando o pré-sal acontecer os royalties desse petróleo serão distribuídos igualmente por todo o país.
Pode chorar!
Chorão!
Leonai Garcia

Apêlo

Peço aos leitores do blog que ajudem o São José nessa nova empreitada: jogo contra o Goiás Esporte Clube.
O clube tricolor precisa de recursos para pagar jogadores e comissão técnica, então, a simples compra do ingresso, será uma ajuda e tanto.
O presidente Vicente Cruz necessita desse apoio e tenho certeza de que os que lêem esse noticiário têm poder aquisivo para tanto. Preço do bilhete: R$ 20.00.
A capacidade do Estádio Glicério Marques é de 5 mil torcedores. Se forem vendidos todos os ingressos a arrecadação será de R$ 100 mil.
Com esse dinheiro a diretoria do Sanjusa quita praticamente suas dívidas. Então, ajudemos um clube amapaense à supoerar suas dificuldades.
Leonai Garcia

De olho no lucro

Em Belém, os jornalistas esportivos fazem de tudo para promover os clubes paraenses, notadamente, Clube do Remo e Payssandu, ambos, centenários, e de extensa folha de serviços prestados ao povo do norte brasileiro.
Tive a oportunidade de assistir pela SKY a mesa redonda da Rádio Clube do Pará com Jones Tavares, Cláudio Guimarães, Rui Guimarães e Paulo Caxiado.
Assunto: a semana de 14 a 21 de Março corrente, quando azulinos e bicolores se enfrentam duas vezes, e de lambuja atuam contra Sociedade Esportiva Palmeiras - SP, e Santos Futebol Clube.
Os quatro levantando as duas bandeiras. Segundo seus cálculos, Leão e Papão arrecadarão R$ 1 milhão livres de despezas, com os jogos no Mangueirão.
O raciocínio é válido pois a média da renda será de R$ 250 mil. Àqueles jornalistas defendem os clubes pois são eles que lhes garantem o emprego.
Sem Remo e Payssandu o futebol não é rentável no Pará. Agora, o São Raimundo de Santarém desponta como a terceira força, haja visto seus resultados obtidos dentro e fora de casa.
Quando a rodada marca jogos na pérola do Tapajós, o estádio enche e a renda é considerável. Mais, a prefeitura santarena apóia o clube nas competições regionais e nacionais.
É o ressurgimento do futebol paraense, que afundou de uns tempos para cá. As duas diretorias trabalham o planejamento. Está dando certo, tanto que Remo e Payssandu disputam o título do 1º turno do campeonato 2010.
Aqui, na contramão, parte da imprensa "malha" o São José. Só há uma razão para o absurdo: o futebol daqui não é rentável, se fosse, o tratamento seria diferente.
Muito diferente.
Leonai Garcia

sexta-feira, 12 de março de 2010

Impressionante

Em Dezembro de 2010 completo 35 anos de médico. Na terceira série começei a frequentar o 6º andar do Hospital dos Servidores do Estado do Pará, na clínica de cirurgia torácica e cárdio-vascular. sob às ordens do Dr. Almir Gabriel.
Antes, assistia as aulas de propedeutica médica do professor Alberto Santa Helena na enfermaria Santo Antonio, da Santa Casa de Misericórdia, do outro lado da rua da Faculdade - generalíssimo Deodoro.
Pois bem. Já lí e ouvi falar de hemoptise - sangramento pela via oral (boca) de lesão existente no tecido pulmonar (pulmões), na maioria das vezes provocada por cavidades pulmonares a custa da tuberculose.
Nunca tinha atendido um paciente nessas condições, até hoje (12), cerca de 14:30 horas na clinica de doenças tropicais do Hospital Alberto Lima.
De repente entra no meu consultório um rapaz moreno, 16 anos de idade, tossindo e vomitando sangue "vivo" em grande quantidade.
Sua acompanhante apresentou-me sua radiografia do tórax, nela: cavidade no polo superior do pulmão esquerdo, o foco da hemorragia.
Rapidamente internei-o no hospital e prescrevi os medicamentos necesários para estancar o sangramento e revigorar-lhe as forças que aos poucos se apagava - sensação de desmaio com sudorese fria intensa, devido a vaso constrição reflexa.
O ambulatório entrou em polvorosa. Os outros doentes e acompanhantes não estão acostumados a rotina de um hospital, então o assombro em suas faces estampou-se naturalmente.
O doente está internado, o sangramento estancou e a medicação anti-tuberculose inicia amanhã de manhã.
Muito importante a ação da enfermagem, sem ela não se pratica medicina.
Leonai Garcia

Leitura atual

Meu livro de cabeceira: biografia de Dom Helder Câmara, o profeta da paz.
Cearence de Fortaleza, e filho de João Eduardo Torres Câmara Filho e de Adelaide Rodrigues Pessoa. Veio ao mundo em 7 de Fevereiro de 1909.
Leitura edificante.
Leonai Garcia

O sonho e a realidade

Menino do Telégrafo (Belém), imaginava o seguinte: para que o sujeito se tornasse político (senador,governador,prefeito,deputado), deveria haver um preparo especial.
Isso na minha cabeça de menino.
O bom preparo passaria por leitura, muita leitura; domínio de uma língua estrangeira (inglês) e outros atributos imprescindíveis à representação popular.
Isso tudo passava pela minha mente de garoto, adolescente e até mesmo, já, um pouco mais crescido.
Ilusão.
Pura ilusão.
O tempo foi passando, a vivência aumentando, até que chega o momento em que a ficha cai.
Infelizmente, a constatação: para ser político no Brasil, a principal qualidade é a de ser "bandido e mau carater", com raras excessões.
Poucos são os que se salvam nesta seara.
Ver os sarneys da vida, os barbalhos, os renans, os jucás, os capiberibes, os borges sapateando em cima da desgraça do povo, incomoda.
Incomoda muito.
Derrotá-los.
Só com a educação.
É um processo lento.
Muito lento.
Mas, muito pior já estivemos.
Aos poucos avançamos, graças a educação.
Essas figuras "carimbadas" deitarão à cova abarrotados de dinheiro.
Muito dinheiro.
Passarão e não deixarão rastros.
Como gostam tanto de dinheiro uma sugestão aos seus familiares: revestí-los com barras de ouro de 1 kilo dentro do caixão.
Às suas viúvas a tarefa de exaltá-los postumamente.
Leonai Garcia

quinta-feira, 11 de março de 2010

Futebol amapaense em alta

A história do futebol profissional do Amapá faz história no Brasil desportivo. É assim que os grandes clubes brasileiros se firmam no cenário nacional. Não há outra maneira de um clube se fortalecer perante a opinião pública.
A vitória do São José sobre o América de Natal, gerou notícia para os profissionais da imprensa nacional.
Os canais - abertos e fechados - que exploram o futebol: Sport TV, ESPN, Globo, Record, Record News, SBT, BAND, BANDsports, etc... repercurtiram o fato.
Todos, sem excessão falaram do clube amapaense. Isso é muito bom para o desporto do Amapá.
Gente de dentro e de fora do Brasil (brasileiros ou não) tomaram conhecimento da vitória do sanjusa.
É de se parabenizar o clube, seus dirigentes, atletas e torcedores pela vitória. O clube do Laguinho ultrapassou a 1ª fase da competição, atraindo para a disputa o Goiás Esporte Clube.
A primeira partida será jogada aqui, no Glicério Marques. Os ingressos obedecem a tabela da CBF. É prenúncio de uma grande arrecadação, o que vem de encontro às necessidades do tricolor.
Seu presidente Vicente Cruz foi feliz ao dizer:"os jogadores são pagos pelo,clube para realizar um bom trabalho, o que eles fizeram não é nenhum favor". Certo.
Com dinheiro em caixa, a ida para Goiânia poderá ser feita sem os sobressaltos dessa última, quando o clube local chegou em Natal no dia do jogo, por problemas da CBF.
Essa vitória do São José lhe renderá muitos torcedores.
Com certeza.
Leonai Garcia

A falta de conhecimento

Que o nosso presidente Lula é pouco chegado a leitura, isso todo mundo sabe. Daí a sua comparação desastrada entre preso de consciência (por idéias) e preso comum (assaltante, assassino, estuprador, pedófilo, etc...).
Que absurdo!
O çábio Lula tascou: -"imagine se os presos de São Paulo fizessem greve de fome para saír da cadeia", numa alusão ao que acontece em Havana com os presos políticos, os que estão recolhidos em penitenciárias por discordar do regime.
O mundo se volta para o drama dos cubanos e pede uma solução. A união européia escalou a Espanha - líder momentânea do bloco - para tentar solucionar o dificil problema.
Conseguirá?
Tenho minhas dúvidas.
Tem-se a impressão de que esse tipo de sacrifício começa a incomodar Fidel e a sua tchurma.
Ontem Orlando Tamayo, agora, Guillermo Fariñas, amanhã, quem será a vítima.
São os cubanos preferindo morrer a viver num regime de excessão que os obriga a existir de costas para o mundo.
Lula apóia os irmãos Castro, em tudo.
Ainda bem que os seus dias estão contados.
Não dá mais para suportá-lo dirigindo o país.
O homem fala muita besteria.
Nada substitui o conhecimento.
Nada!
Assim gira a roda do mundo.
Leonai Garcia

Os esmoléus do Zé Sarney

Chega a ser ridículo, a maneira como certas pessoas se referem ao protetor, José Sarney.
Até parece que o homem é o dono do mundo.
Do mar, já é, assim dizem os maranhenses que conhecem a sua propriedade na praia do Calhau - litoral do Maranhão.
A simples conjectura de que o pai do "Fernando $$$" poderia assumir a presidência da República, num afastamento onírico de Lula, foi o bastantte para que os bajuladores dourassem a pílula com ingredientes tóxicos.
Chega a ser nojento a maneira como essas pessoas se comportam, tamanha a subserviência e o comportamento.
Isso é dígno de miseráveis mentais.
Olha que esses bajuladores não são meninos. Tem gente de cabelos embranquecidos.
Mais parecem uns pobres diabos.
Na verdade são rudes.
Pouco lêem.
Simplesmente esses "esmoléus" culturais se alimentam das migalhas que caem da mesa farta do Zé Sarney.
Pobres coitados!
Leonai Garcia

Nova realidade

Jornalista diplomado.
É o que sou a partir de ontém (10).
Acho importante essa busca pelo conhecimento, que, de alguma forma se obtém na academia, mesmo, com todas as limitações possíveis.
Os livros, as pesquisas, até mesmo o diálogo com os colegas e professores aprimora as idéias, certamente.
Longe de chegar ao conhecimento de tudo, avança-se na compreensão do mundo, das pessoas, em todos os aspectos sociais e humanísticos.
Tenho procurado com os anos de estudo melhorar a minha relação com o universo.
Conhecendo-o melhor, a tarefa torna-se mais leve, e possível.
Leonai Garcia

quarta-feira, 10 de março de 2010

Dia especial

Hoje (10) foi um dia muito movimentado.
Os minutos se passaram velozmente.
Quase não deu tempo para dar essa satisfação aos leitores do blog.
Recebo meu grau de jornalista pela Faculdade Seama no Teatro das Bacabeiras, às 20:00 horas.
Sempre trabalharei a notícia com responsabilidade.
Obrigado pelo apoio.
Leonai Garcia

Lula e o prazer de ser estúpido

O nosso presidente é o campeão do besterol. Em entrevista à agência de notícias Associated Press nesta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a situação dos presos políticos em Cuba com a de presos comuns do Brasil.
"Acredito que a greve de fome não pode ser usada como um pretexto de direitos humanos para libertar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem a liberdade", disse o Presidente .
Lula lembrou que ele mesmo, quando era líder sindical e fazia oposição à ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985, fez greve de fome. O presidente classificou a prática como "uma insanidade". "Gostaria que (a detenção de presos políticos) não acontecesse. Mas não posso questionar as razões pelas quais Cuba os deteve, como também não quero que Cuba questione as razões pelas quais há pessoas presas no Brasil", disse.
Alguém esqueceu de dizer ao Presidente a diferença entre bandidos e presos políticos. A propósito das burrices do Sr. LuLa, transcrevo abaixo, um texto extraído da internet sobre o nosso Líder máximo:
=====================================================
Já mencioinei isso aqui algumas vezes: ser estúpido deve proporcionar algum prazer. Ou não haveria tantos. Lula, o chefe do governo mais corrupto e imoral da história dessepaiz, é o exemplo vivo do que a repulsa pelos livros e pela instrução pode causar num ser humano.E antes mesmo que os petralhas venham me acusar de preconceito, dizendo que o pobre Lula não teve azoportunidádi, cumpre rebater tal falácia. Quando criança o hoje presidente viu tolhida as chances de estudar? Isso é fato. Culpa, inclusive, de um sistema educacional corrompido e viciado por uma elite política espúria, que o governo Lula - pasmem! - fez questão de manter no poder. Em alguns casos, inclusive, o petismo se encarregou de dar ainda mais força e poder para os dinossauros que ainda vagam...Mas Lula não teve chances quando era jovem. E depois de adulto? Por que não recuperar o tempo perdido? Caros, há coisas que são matéria de gosto (ou de ideologia). Outras, porém, são fatos, contra os quais não há argumentos. Lula perdeu três eleições presidenciais antes de lograr êxito, em 2002. Eu pergunto: por que diabos não aproveitou o tempo livre entre um pleito e outro para se instruir?Mas quê! Em vez de ler os cráçicos, o apedeuta preferiu tomar aulas sobre o tal "outro mundo possível" com os marxistas e filoterroristas do PT. Não poderia mesmo dar em coisa boa, não é? Aliás, tenho cá comigo uma teoria interessante. Acredito que submeter Lula a uma instrução formal acadêmica não seria interessante para o mito do oprimido que venceu, a despeito do preconceito dazelite. Prisioneiro de sua ignorância, Lula surge naturalmente como uma espécie de "bom selvagem" (hiii, lá vem a patrulha...), portador de uma sabedoria inata e imaculada. Não é sem motivo que ele encarna o misticismo próprio de quem é o guardião de uma verdade libertadora e redentora. Em síntese, aquele que vai salvar ozoperário e ozoprimido. Mas já estou tegiversando. Retomo o cerne central da questão.
Izidoro Figueiredo - Economista