quarta-feira, 17 de março de 2010

Educação financeira das crianças

As crianças querem ter tudo. Os adultos também são assim. O problema é que ninguém pode ou tem tudo o que quer. Ninguém. Se a gente não vai se acostumando a isso enquanto cresce, percebendo que precisa aprender a fazer escolhas, acaba chegando à vida adulta com comportamentos irresponsáveis e egoístas. E, acima de tudo, muito infeliz.
Ensinar os filhos se comportarem de maneira controlável, certamente muito contribuirá para a formação do caráter dos mesmos e isso você consegue, dentre outras maneiras, pela educação financeira. A mesada tem como objetivo educar seu filho a fazer o bom uso do dinheiro.
Segundo os especialistas, as crianças dos 3 aos 10 anos nãos devem receber mesadas e sim semanadas. Crianças até quatro anos dificilmente diferenciam o valor das moedas e cédulas. Comece estimulando-as a manusear moedinhas, sem importar o valor das moedas. O que vale é a quantidade e o tamanho. Aos poucos, diferencie moedas pequenas das grandes, atentando para a proporção dos valores. A partir dos cinco ou seis anos, introduza nas atividades de educação financeira as notas, de preferência apenas com um ou dois valores diferentes – continua valendo a quantidade. Aos poucos, conforme a percepção de cada criança, introduza nos exercícios uma variedade maior de notas e ajude-as a perceber as relações de valor entre as moedinhas e as notas. e se deve
Outra dica importante é mostrar a ela os cuidados que deve ter para manusear as cédulas. Quando for ao supermercado (ou farmácia, banca de jornais, padaria, etc.) leve-a com você e deixe que ela entregue o dinheiro ao caixa. Acostume-a, desde já, a conhecer palavras como: troco; caro e barato, desconto. Num instante, e com grande prazer, ela vai incorporá-las ao vocabulário.
3 - Quanto devo dar de mesada para meu filho todo mês ?
Para estipular a quantia a ser dada, o cálculo que os especialistas recomendam é de 1 real, por idade, por semana. Assim, uma criança de 7 anos, em princípio, deve receber 7 reais por semana , 28 reais ao mês. Mas lembre-se de ensiná-las que metade deste dinheiro deve ser poupado para alguma meta de curtíssimo prazo.

4- Outros aspectos a considerar:
-A mesada tem como base 3 aspectos: a renda da familia, real necessidade dos gastos do filho e o grau de maturidade do mesmo.
-A mesada para os adolescentes deve ser assunto a ser discutido, negociado entre os pais e os filhos
- para usar dinheiro é preciso inteligência e estratégia. Aprenda a definir suas prioridades a curto, médio e longo prazo e faça do dinheiro um aliado na conquista de seus objetivos, desenvolvendo uma poupança para alcançá-los.
-Mesada é importante para a educação financeira mas não é fundamental. Além disso, é bom lembrar que não é nada fácil dar as tais mesadas. De modo geral, por desconhecerem as sutilezas do assunto, os pais acabam metendo os pés pelas mãos e, ao final, o ato de dar mesada acaba sendo um desastre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário