sábado, 10 de outubro de 2009

Marcos tulio fala de Lupus no programa O Mundo em Debate

Em entrevista ao médico Aljerry Rego, o Dr. Marcos Túlio falou que para desenvolver o lúpus, é preciso uma predisposição genética, mas a médica explica que fatores como exposição solar, uso de determinados medicamentos, infecções virais e exposição do sistema imunológico podem desencadear a enfermidade.“Não há um exame específico para descobrir a doença, mas uma série de exames”, comentou Marcos Túlio, médico reumatologista. “Há um teste chamado FAN, que é comumente relacionado ao lúpus, mas na verdade uma pessoa pode ter FAN positivo e não ter a doença”.Não existe uma cura para a doença, mas ela pode ser controlada se diagnosticada rapidamente e tratada. “O paciente terá uma qualidade de vida excelente, trabalha normalmente, com alguns cuidados apenas”.Respondendo pergunta de uma ouvinte, o Dr. Marcos Túlio lembrou que é precisar ficar atento ao problema, sobretudo o acompanhamento do paciente. "Este é um momento para se aumentar ainda mais a relação pacientexmédico", citou.
Sobre o cortigoide, Marcos Túlio falou que a medicação pode ajudar a engordar. "É bom caminhar e tratar com apoio de médico", lembrou.
No sábado que vem Aljerry vai conversar com o Dr. Marcos Túlio e com a onitorrino Rafaela Figueiredo Costa

7 comentários:

  1. Lupus, um blogue sobre a doeça
    www.tonymadureira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Fiz alguns exames por motivo de minha irmã ter sido diagnósticada com esta doença, é também por esta com sintomas parecido, eu tinha 17 quando tudo começou às fortes dores nas juntas, apareceu umas bolinhas ao redor deu nariz, ficava com mais facilidade vermelha quando pegava sol, meus dedos enchavam e algumas manchas pela perna . e hoje tenho 19 anos ainda sofro fiz alguns exames sugerido pelo médico já que tinha na minha família, e deu o fan positivo.
    Fiz vários exames, até hoje estando aqui no Amapá resolvi ir até o médico, pois, já estava insuportável minhas dores na madrugada, nesse mês q fiz os exames eu estava ótima muito bem, e os exames específico que fiz, diz que não tenho nada!
    Depois de umas semanas quase não consegui levanta dor de cabeça absurda (forte) minhas juntas estavam fraca febre alta muito rápido. No outro dia a febre passou e veio enjôo e diarréia, isso me deixa muito triste! Droga!!! Não sei o que fazer. Espero q não seja nada, e os sintomas anteriores persistem, (juntas, dedos enchados dores nas costas dores no peito).
    Minha família tá preocupada.
    #só o desabafo de uma condenada.
    Abraço e mais felicidades aqueles felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. E sabe o que é triste, é ver sentir teu cabelo cai, e ter garganta seca, tudo,... Mil vezes Raio.
      Pois é. Se virem esse comentário me dê orientação, ou pelo menos, tu vai pro céu amém.
      A minha mãe tá longe, dificilmente falo com ela, não sabe o que passei essa semana...
      Já fiz tantas pesquisa pra casa coisa q sinto, pra q eu ache um jeito de amenizar!
      Que sofrencia, acho q já me acostumei.
      Só estou comentado isso, pq nao tem com quem falar!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Olá, li seu relato.
      sou Acadêmico de enfermagem da UNIFAP, estamos tentando criar um projeto relacionado ao lúpus, será um grupo de apoio a pessoas com Lúpus, se puder entrar em contato para conversarmos agradeço

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir