terça-feira, 6 de outubro de 2009

Terra boa! Cuba

A jornalista cubana Yoani Sanches (34) desmonta com uma só "pasada" as três mentiras veiculadas sobre Cuba por parte comprometida da imprensa brasileira. A de que a "ilha" é um paraíso que erradicou o analfabetismo, aumentou a expectiva de vida e a medicina é de qualidade.
O leitor interessado no assunto pode ler uma entrevista interessante e desmistificadora nas páginas amarelas da Revista Veja, desta semana.
Segundo ela, é cruel saber que os velhinhos cubanos perambulam em estado deplorável pelas ruas de Havana.
Cruel é também saber que o salario de um médico cubano vale R$ 60.00. Que em caso de internar um paciente num hospital, a familia tem de levar: roupa de cama, ventilador, balde para dar banho no doente e descarregar a privada, travesseiro, toalha, desinfetante para limpar o banheiro e inseticida para matar baratas.
Êta medicna de qualidade. Nem no mais pobre interior brasileiro familiares de doentes têm de se submeter a esse sacrifício. Mas, não é so isso que os cubanos têm de enfrentar em caso de internação de parentes. A familia cubana não pode esquecer de levar os remédios, a gaze, o algodão, e dependendo do caso, a agulha e o fio para a sutura.
Essa é a medicina de qualidade que tanto se fala no Brasil por esse pessoal da esquerda.
Uns ignorantes que não conhecem a realidade do povo cubano.
Quando adolescente a mãe de Yoani a colocava para dormir cedo, porque não tinha comida em casa, por isso, ela mede 1.64 m e pesa apenas, 49 kg. Segundo ela, isso é resquício da fome que passou.
Ela tem um blog (desdecuba.com/generacyone) que está bloqueado pelo governo cubano.
A jornalista tenta vir ao Brasil para falar no senado e assistir o lançamento do seu livro pela editora Contexto: De Cuba com Carinho. Depende da permissão do governo comunista da ilha.
E então pessoal da esquerda brasileira. Que tal viver em Cuba, hein! é uma boa. É legal!
Com certeza o pessoal do Capiberibe, Psol, PSTU e afins, vão pensar um bocado antes de ensaiar uma mudança para a terra natal de Fidel. Essa turma só fala bobagens. Só isso!
Aqui, esse pessoal atrasado não consegue nada.
Nadinha!
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário