sábado, 10 de outubro de 2009

Notícias de Florianópolis

Legal a postagem de Clay Sam e de Mário Tomaz, que teima em não assinar a sua notícia. Daqui de Florianópolis sigo no VII Congresso de Asma e III congresso de Tabagismo e de DPOC. Pode-se dizer que é um bom evento.
Hoje, com a internet ao alcançe dos médicos atualizados um congresso desse porte (internacional) serve para conhecer cidades e complementar um pouco mais o que está inserido na literatura médica e na biblioteca virtual.
O congresso também nos tira da rotina do dia-a-dia, recarregando as baterias para os embates do cotidiano. Sempre que posso, participo, antes, anualmente, agora, a cada 2 anos, dá para o gasto, com certeza.
Na pauta de hoje. Tabagismo. Diagnóstico e tratamento atualizado. A vareniclina (Champix) é a "droga" da moda. O problema é o custo: R$ 330.00, a caixa. O estojo completo do tratamento beira um mil reais.
Pobre não pode usar esse medicamento.
Deverei colocá-lo na SESA para uso ambulatorial, em breve.
O problema do Tabagismo é o câncer do pulmão, a bronquite crônica e a DPOC, além das doenças do aparelho cárdio-vascular (doenças isquêmicas do coração - enfarte), morbidades graves, que matam, e incapacitam o homem, sob o ponto de vista respiratório.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário