sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Espirometria em foco

O medico pneumologista tem a "obrigação" de estar atualizado e em condições de prestar um serviço de qualidade aos seus clientes. Isso exige investimento, despreendimento, estudos contínuos, enfim, exige esforço e dedicação.
No entanto, por esse Brasil adentro tem um monte de "picaretas" que usa o trabalho médico na maior "cara de pau" e nada lhes acontece, por culpa do principal setor da medicina brasileira - leia-se CFM (conselho federal de medicina) que deveria estabelecer normas para tais procedimentos, junto aos ministérios afins: MTBE e MS.
A presidente da SBPT, Dra. Jussara Fiterman, já mandou carta para todos os convenios, recomendando-lhes que os laudos de espirometria sejam aassinados por médicos especialistas em pneumologia.
É que atualmente os laudos de espirometria são assinados por médicos que não conhecem do assunto: médicos do trabalho, por exemplo e até fisioterapeutas.
No Amapá tem um indivíduo que vende a espirometria em sua propaganda de TV, como se fosse capaz de realizar o procedimento. O rapaz não sabe nem o que é espirometria. Sabe aquela história do curioso, que não sabe nem onde o galo canta (....). Sabem o que lhe acontece? Nada. Nadinha. E o sujeito continua a sua "ladainha" enganando os trouxas. Empresa dele: Semed.
Como sou teimoso, continuo batendo nessa tecla até que um dia, o pessoal do Ministério do Trabalho e da Polícia Federal lhe dê um flagra e acabe com a sua irresponsabilidade.
Enquanto isso, sigo no congresso de Asma em Florianópolis atualizando conhecimentos na área da espirometria, pagando curso e aprendendo.
Leonai Garcia
Médico pneumologista e Jornalista

Um comentário:

  1. seria possivel falar com alguem sobre a espirometria?`É que pretendo iniciar um projecto a respeito dessa area. caso haja gostaria d saber. obrigada

    ResponderExcluir