sábado, 20 de fevereiro de 2010

O centenário de Janari Nunes

Janari Gentil Nunes nasceu em Alenquer - Pará, em 1º de Junho de 1912. Foi nomeado governador do Território Federal do Amapá, em 27 de Dezembro de 1943 e empossado em 29 de Dezembro do mesmo ano, no gabinete do Ministério da Justiça.
Em 25 de Janeiro de 1944 instalava-se no Amapá para governá-lo. É que o decreto lei, número 5.812 de criação desse Território foi assinado pelo presidente Getúlio Dorneles Vargas em 13 de Setembro de 1943.
Em 2012 o Amapá, certamente, homenageará o centenário do seu grande líder político e referência no desbravamento dessa parte da Amazônia.
A Universidade de Samba Boêmios do Lagunho, através de seus novos pensadores já começa a revirar pelo avesso a trajetória intelectual, familiar, política, militar e de grande gestor público, de Janari Nunes e levar essas qualidades à avenida do Sambódromo em 2012.
Artur Cesar Ferreira Reis, emérito historiador amazonense, Ernesto Cruz e Paulo Eleutério Cavalcante de Albuquerque (paraenses), são referencias iniciais desse trabalho de pesquisa. Outras fontes serão consultadas.
No livro "Confiança no Amapá" - Impressões sobre o Território, de autoria de Janari Nunes, escritor, pincei. A mística do Amapá. Que diz assim: " A Mistica do Amapá é o ideal de tornar o Território uma das regiões mais ricas e felizes do Brasil. Ela não tem dono nem autor. Não pertence a um grupo, a uma seita, a um partido. Existe na alma do povo, palpita no coração de todos os que crêem na beleza do seu futuro.
Como nasceu essa mística? Fruto do amor, através da história, daqueles que se apaixonaram pela terra. Cada sonho, cada esperança, cada luta, vividos para torná-la mais próspera, emprestaram-lhe força e brilho.
A mística do amapá quer o bem do povo. Não de uma parte do povo, de uma aristocracia, de uma classe, dos que comunguem com o governo ou dos que dele discordem".
Esse homem cada vez mais cresce na minha cabeça à medida que conheço a sua história. Simplesmente. Maravilhoso.
Morreu pobre. Está no altar das nossas consciências com todo o respeito.
Grande Janari Gentil Nunes.
Leonai Garcia

Um comentário:

  1. Como conterrânea do ilustre Janary Nunes (ambos nascemos em Alenquer, ambos amamos o Amapá) fico
    lisonjeada com o carinho que o seu olhar o distingue.

    Graça Brito

    ResponderExcluir