quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Planeje suas economias - Analise seus gastos

-Texto publicado no site globo.com-
O ano começou de vez, o carnaval já passou e seus gastos continuam subindo? Se o salário permaneceu o mesmo, isso pode ser um problema. Muitas famílias não sabem por onde começar a cortar gastos. Por isso, especialistas em finanças pessoais dão a dica: para aparar as "arestas" do orçamento, é bom olhar as contas da casa, como celular, telefone fixo, TV a cabo e internet.
“Para começar, as famílias precisam ter parâmetros para saber se vêm gastando mais com essas contas e se dá para cortar. Você pode por as contas dos últimos 12 meses espalhadas em uma mesa e avaliar”, diz Conrado Navarro, consultor de finanças pessoais e autor do livro “Vamos Falar de Dinheiro?”.

VEJAS AS DICAS DOS ESPECIALISTAS
1) Guarde as contas de cada serviço em uma pasta separada. Quando for avaliar seus gastos, pegue as últimas 12 e espalhe em uma mesa. Assim você consegue visualizar quanto gastou a cada mês.
2) Verifique se é possível reduzir as contas cancelando serviços complementares que não usa, como pontos desnecessários de TV paga; veja ainda se não vale a pena reduzir a velocidade do serviço de internet.
3) Se não estiver em período de fidelização com a empresa, veja se existem pacotes que atendem melhor sua necessidade ou que são mais baratos, tanto na operadora da qual já é cliente quanto na concorrência.
4) Se estiver fidelizado, lembre-se de que o cliente tem o direito de cancelar sem multa se o serviço não for condizente com o que havia sido ofertado.
5) Antes de negociar com a empresa, conheça o que diz seu contrato e as opções disponíveis na concorrência e lembre-se de que o cliente tem o poder de cancelar a qualquer momento.
6) Famílias podem combinar metas de redução de determinadas contas, como de celular ou luz, e combinar recompensas com o dinheiro economizado, como uma viagem ou refeição fora de casa.
“É prudente avaliar seus gastos semestralmente”, diz Marcos Crivelaro, professor da Faculdade Módulo, em São Paulo. “O que motiva isso é não só economizar, mas também canalizar seus gastos para as coisas que são realmente importantes para a sua família.”
O primeiro passo, então, é saber quanto se gasta com cada coisa. Segundo Navarro, muitas famílias contratam combos de televisão paga mais internet em uma promoção, em que pagam um valor menor por alguns meses. O problema é que depois a conta aumenta.
Outro deslize comum é que as famílias muitas vezes contratam serviços além do que precisam, como minutos de celular que não são usados, pontos a mais da TV a cabo ou velocidade da internet muito alta. “As pessoas entram em uma rotina de pagarem aquela conta todo mês e não questionam se aquele valor pode ser reduzido”, diz Navarro.
Para reduzir a conta do celular, Crivelaro diz que em muitos casos compensa até ter dois aparelhos, para aproveitar as promoções de minutos para ligar para uma ou outra operadora. “Dá para gastar menos no total”, diz ele. Para reduzir a conta da TV a cabo, quem fica pouco em casa deve avaliar se precisa de todos os canais do pacote que assina.
Já outros tipos de contas, como água e luz, podem ser reduzidas com a conscientização da família, diz o especialista.
Izidoro Figueiredo - Economista -Izidorof@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário