quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O desfile do carnaval 2010

Linda a minha escola. No Amapá, todos sabem da minha paixão pela Universidade de Samba Boêmios do Laguinho. Na madrugada de segunda-feira o sambódromo inteiro vibrou quando a escola de samba laguinhense adentrou à passarela do samba.
O povo ergueu-se dos assentos, de ferro e de concreto, levantando e agitando as bandeiras bicolores (vermelho e branco) saudando a entrada triunfal da sua escola do coração. Uma escola que vinha de dissabores nos anos anteriores (carros quebrados e outros empecilhos), mas, que, este ano sobrou na Avenida Ivaldo Veras.
A diretoria da Boêmios do Laguinho está de parabéns, pelo que fez e pelo que proporcionou ao público presente no sambódromo, captando recursos necessários para colocar a escola belíssima na avenida. Não se pode esquecer a importância dos responsáveis diretos pelo espetáculo: carnavalesco, diretor de carnaval, mestre de bateria, harmonia, todos muito competentes e experientes.
Pude assistir ao desfile da minha escola no setor vip do sambódromo. Preferi assim, para poder analisar o seu desempenho. Participando do desfile não se sente o espetáculo. Ao meu redor. Todos. Amapaenses ou não, se extasiaram com a evolução e o som proveniente da bateria laguinhense comandada pelo maestro Carlinhos Bá, Bá, Bá. Ensaios repetitivos na quadra da escola resultaram em paradinhas e viradas sensacionais, levando o povo ao delírio ao assistir aqui, um belo desfile de carnaval.
As alegorias belissimamente decoradas, sem o pesadelo dos anos anteriores (quebra) mexeram com a sensibilidade do publico presente, extasiando-o em todo o percurso da escola. O casal de mestre sala e porta bandeira, impecável; a rainha da bateria, soberba; a comissão de frente, um espetáculo a parte; intérpretes impecáveis, levando o samba do inicio ao fim com energia e sem falhas.
Necessário dizer que as demais escolas se apresentaram muito bem, elevando o nível do carnaval amapaense. Das agremiações do grupo de acesso: “Emissários da Cegonha” destoou, sendo a mais fraca. Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Unidos do Buritizal e Império de Samba Solidariedade, excelentes.
Mocidade Jardim Felicidade, a surpresa agradável. Belo desfile. Escola enorme, colorida, evolução fantástica, passando na avenida cantando o samba com empolgação. Império do Povo, agremiação santanense, lindo. Piratas Estilizados, Maracatu da Favela, e Piratas da Batucada, essas três, impecáveis. Infelizmente, a Maracatu teve um carro quebrado. Isso prejudicou a evolução da verde e rosa na avenida.
Os jurados têm a responsabilidade de escolher o vencedor dos dois grupos. Tomara, não haja descompasso entre o que o povo avaliou - se fala em todas as rodas da cidade – e a decisão do júri. Isso acontece, às vezes e deixa profundamente insatisfeita uma sociedade.
Pelo que apresentou na passarela do samba espero a vitória para a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, fundada em 1954, por Francisco Lino da Silva e um grupo de sambistas do bairro do Laguinho.
Leonai Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário