sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Brasil e a democracia

A decretação da prisão do governador do Distrito Federal Jose Roberto Arruda (sem partido) pelo STJ é a demonstração da força da democracia em nosso país, coisa que almejávamos, já, há algum tempo.
Essa prisão serve como senha para os elementos de alta periculosidade que envergonham o país, e que, encastelados no poder, sempre zombaram da sociedade brasileira, como se o cargo lhes blindasse para cometer delitos, os mais vergonhosos possíveis.
Em fins do ano que passou, assistimos ao festival de irregularidades no âmbito do senado federal (atos secretos), patrocinadas por figuras “carimbadas” da política nacional. O resultado de tudo aquilo que a nação assistiu, indignou-a, e a fez duvidar da democracia.
Antes, nos empurraram “goela abaixo” o mensalão, com dinheiro na cueca e outras patifarias dignas de uma cela na policia federal. Também, nesse caso não houve a punição de ninguém.
Quero crer que esse caso do “mensalão brasiliense” entornou o caldo de vez. A justiça resolveu agir instigada pelo Ministério Público Federal, na pessoa do seu titular Roberto Gurgel e da subprocuradora Dra. Raquel Dodge.
Não dava mais para deixar passar mais uma excrescência. A nação indignada novamente, agora vê o Sr. Arruda recolhido ao xadrez. Prevalece a força democrática.
Repito. Essa prisão é didática. Duvido que daqui p´ra frente algum prefeitinho malandro zombe da sociedade. Duvido que doravante algum governador, ou parlamentar de qualquer esfera, repita a graça.
Acabou-se a proteção conferida pela redoma do mandato. O direito lhes retirou a carapaça. Tivesse isso acontecido no período do governo de Jader Barbalho no Pará e ele teria provado o gosto de um xadrez e os paraenses já teriam se livrado da sua influencia malévola.
Aqui no Amapá tem o caso do prefeito de Santana, Sr. Antonio Nogueira. Este senhor foi condenado a prisão em regime fechado pela justiça amapaense, inicialmente, a 11 anos e 6 meses, reduzido à 8 anos e 6 meses.
Tendo recorrido às instâncias superiores, encontra-se fora da cadeia. O STJ ou o STF têm a liberdade deste cidadão nas mãos. Se confirmada a sentença tucuju, teremos mais um político, do PT, na cadeia.
Isso é muito importante para o país que se encontra às vésperas de uma eleição geral.
Que bom o que aconteceu ao Sr. Arruda. É uma lição ao mundo da democracia brasileira. Por certo, a decisão do STJ reduz a descrença internacional em nossas instituições. O Brasil não é bem visto lá fora, tendo como pano de fundo - a impunidade.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário