sábado, 27 de fevereiro de 2010

Orlando Zapata vive !!!

=Divulgado na Internet =

Cinco dissidentes cubanos declararam greve de fome para pedir a libertação dos presos políticos após a morte nesta semana de um oposicionista depois de 85 dias sem comer, disseram ativistas nesta sexta-feira (26).
A Comissão Cubana de Direitos Humanos afirmou que os protestos foram motivados pela morte na terça-feira de Orlando Zapata, preso político em greve de fome desde dezembro passado para protestar contra as condições de detenção.
Quatro presos deixaram de ingerir alimentos em dois cárceres da província de Piñar Del Río, no extremo oeste de Cuba, disse o grupo em um comunicado.
Também na cidade de Santa Clara, no centro do país, 270 quilômetros a leste da capital, o dissidente Guillermo Fariñas começou na noite de terça uma greve de fome e sede para exigir a libertação de 27 presos políticos que, disse, estão graves.
"A chama que Zapata acendeu com sua rebeldia não se deve deixar que se apague", disse Fariñas à Reuters por telefone.
"Se temos de nos imolar, vamos nos imolar para demonstrar ao mundo que a morte de Zapata não foi uma casualidade", acrescentou.
Psicólogo de 48 anos, Fariñas fez em 2006 uma greve de fome de vários meses para reivindicar livre acesso à Internet. Acabou sendo internado e alimentado por via intravenosa.
A morte nesta semana de Zapata, um encanador de 42 anos que cumpria uma pena de mais de 25 anos de prisão, foi criticada por países amigos e inimigos.
EUA, União Europeia, Espanha e outras nações pediram que Cuba liberte seus presos políticos.
O presidente cubano, Raúl Castro, disse lamentar a morte, mas responsabilizou os EUA por ela, a quem acusa de apoiar os dissidentes.
Cuba diz que em seus cárceres não há presos políticos e sim "mercenários" recrutados pelos EUA para destruir seu sistema socialista.
Izidoro Figueiredo – Economista Izidorof@ig.com.br

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A ascenção da classe C

Do cientista social Bolivar Lamounier: -"A ascenção da classe C não é fruto do atual governo. Sua origem deve ser creditada à globalização, que nos aproximou dos outros países. Mas isso só foi possível porque a economia do país fora estabilizada, e a sua moeda passou a ser respeitada".

É um raciocínio lógico que socorre àqueles que sentem a mudança do país para melhor. Não é coisa de agora. Começou com o 1º governo FHC. O atual deu continuidade, o que não lhe tira os méritos.

O eleitorado que espera com avidez as próximas eleições para se manifestar nas urnas, acompanha "par e passo" tudo o que acontece no país.

O escândalo do senado (atos secretos), a corrupção brasiliense, o apoio do governo petista aos invasores de terras do MST, o presidente que apronta dentro e fora do país, a tendencia do seu alto escalão à esquerda - vide os episódios de Honduras, Venezuela, Cuba, etc....

Não é. Essa não é a nossa praia. A esquerda nunca foi a praia brasileira. Somos democratas. Pela democracia regamos o solo da Itália com o sangue dos nossos combatentes da 2ª guerra mundial - Monte Cassino e Monte Castelo.

Não serão esses "amarrotados" do PT que mudarão o curso da história brasileira. A globalização nos impele em direção ao progresso, e é assim que devemos prosseguir na nossa jornada, afinal, a juventude vem aí, ávida pelo bom emprego no intúito de constituir familia e fazer o Brasil progredir.

Sou emergente da classe C de algum tempo. Vivi uma realidade. Hoje vivo outra, a custa de muito sacrificio, muito estudo e dedicação.
Leonai Garcia

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O governo do PT

São muitas as razões para exorcizar o governo do PT.
Na capital paraense a situação da saúde é terrível. Obra do governo do PT - leia-se Ana Júlia Carepa.
Quem viu o Instituto Ofir Loiola, outrora, fica bestificado com o que vê atualmente.
Aparelhos quebrados, sucateados, sem funcionar, e o povo paraense e dos arredores sem poder tratar seus males de natureza oncológica.
Os hospitais universitários do país encontram-se em "pitição de miséria", por conta de um governo petista incompetente e desastrado.
O tal PAC, tão propalado não funciona em quase todo o país.
Aqui no Amapá, tem apenas uma obra em andamento - a das casas do povo do Mucajá. É muito pouco!
O país já sofreu o que tinha de sofrer sob a influencia petista. Chega!
No Acre, a violência é terrível. Os irmãos Viana (jorge e Tião) dão as cartas. Quem vive lá diz: -" Acabaram com o Acre".
No Pará, invasores de terras (MST) são tratados como "lordes". Absurdo! Coisa de Ana Júlia.
Aqui, no Amapá, no município de Santana. Liquidaram com a cidade portuária. Obra do PT. Obra de Nogueira.
Esse é o PT que quer porque quer continuar a desgraçar o país.
Leonai Garcia

Cuba, a Ilha da Morte

Faleceu na terça-feira passada, o dissidente cubano Orlando Zapata Tamoyo, prisioneiro do regime ditatorial de Fidel Castro e sua camarilha desde 2003, simplemente por discordar dos rumos políticos que a “ revolução cubana “ tomou. Como Orlando, 200 prisioneiros ainda se encontram nas prisões da ilha sofrendo os horrores imposto pelo regime titatorial. O Dissidente morreu vítima da greve de fome a que se submeteu para protestar contra o tratamento desumano que as prisões cubanas impõe aos prisioneiros políticos. Basta lembrar que as visitas dos familiares são proíbidas e que nem siquer uma biblia pode entrar na prisão. Orlando cumpria sentença de 36 anos por crimes como “ derespeito, desordem pública e resistência “ .
Por ocasião da visita do Presidente Lula à ilha, Orlando Castro, irmão e “ herdeiro “ do ditador, respondeu aos jornalista que quem matou Orlando Zapata foi os Estado Unidos, responsável pelo embargo financeiro à ilha. O presidente Lula quando indagado pelos jornalista respondeu que nâo foi procurado por parente algum do prisioneiro e que nada podia fazer. Na verdade as autoridades cubanas sabiam da greve de fome de Zapata e nada fizeram o suficiente para salvá-lo. A Anistia Internacional disse que o ato de Zapata reflete o desespero dos prisioneiros políticos em Cuba. Enfrentando uma sentença de prisão prolongada, o fato de Orlando Zapata Tamayo ter sentido que não tinha outra saída disponível para ele, além de se matar de fome em protesto, é um indício terrível da contínua repressão dos dissidentes políticos na Ilha da Morte.
Somos conhecedores que as ditatudas não trouxeram contribuição alguma para a humanidade, pelo contrário, somente sangue, lágrimas , dor e atraso econômico como se pode verificar em Cuba.
O que mais aborrece é saber que existem intelectuais e políticos brasileiros, como Lula, que defedem o regime cubano como um modelo a ser implantado na América Latina. Basta ver o que o doidão do Hugo Chaves está fazendo na Venezuela com a sua revolução bolivariana para termos uma idéia do que vai acontecer brevemente naquele país ou melhor, já está acontecendo.
Como pessoa sensata quero, neste pequeno espaço, expressar o meu repúdio à carnificina implantada em Cuba pelos pourra-loucos da familia Castro.
Izidoro Figueiredo - Economista Izidorof@ig.com.br

A falta do conhecimento e as injustiças

A falta do conhecimento é motivo de grandes tolices proferidas pelo homem na mídia em todo o mundo.
É comum se ver determinadas pessoas desprovidas de conhecimento, mas, por ter em mãos um microfone, ou outro qualquer instrumento de mídia, se por a falar coisas que nem ele sabe o que é.
É exatamente por isso que uns e outros se destacam no rádio, televisaõ ou jornal. É o nível de conhecimento que seleciona os bons.
As pesquisas e os livros atestam a evolução da sociedade brasileira. De uns tempos para cá, milhões de brasileiros saíram da pobreza alcançando um patamar melhor em termos de prosperidade.
Temos aqui um exemplo de falta de conhecimento na mídia esportiva quando uns e outros apedrejaram a direção do São José pela situação do clube na Copa do Brasil.
Algumas perguntas para os "experts" responderem.
Qual o custo do São Jose nessa Copa do Brasil.
Quem patrocina o Sao José nessa copa do Brasil
Qual foi o lucro do São Jose no recém findo campeonato amapaense de futebol "profissional'.
Como o São Jose vai pagar o salário dos seus jogadores.
O presidente Vicente Cruz é um abnegado do futebol, pelo que se deduz foi abandonado pelos "xerifes" do São José.
A situação do sanjusa é diametralmente oposta a situação do Corinthians Paulista. O time mosqueteiro arrecadou R$ 2.1 milhão de bilheteria, pelo seu jogo na Copa Libertadoes da América contra o Racing do Uruguai.
O coringão tem um calendário fechado do ano todo. Tem uma torcida enorme. Recebe R$ 40 milhões pelo uso da camisa, e outros milhões pelo calção, lateral do peito e mangas da camisa.
E o São José que tem um calendário capenga que não fecha nem o ano inteiro.
Não dá para apedrejar as pessoas sem conhecer os seus limites.
Leonai Garcia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Injustiça social

É o que se pode dizer do mecanismo de cobrança feito pela Receita Federal e sua Procuradoria contra o cidadão brasileiro, honesto.
Imaginem leitores. Fui acionado por um oficial de justiça dessa procuradoria cobrando-me dívida de imposto de renda referente ao ano base 2003.
É um absurdo que o cidadão de bem, que recolhe seus impostos anualmente, como é o meu caso, tenha de ser acionado tanto tempo depois do fim do exercício fiscal.
De 2003 para 2010, são passados 07 anos. Nâo dá para aceitar um absurdo dessa natureza, considerando o tanto de multa e de correção monetária embutidos no tal documento de cobrança, elevando a dívida principal em quase 100%. Isso é crime.
Ora, o país está absolutamente ligado pelas fibras óticas em termos de comunicação, então, não é possível mais o atraso de tanto tempo em termos de cobrança por um órgão oficial do governo.
Isto não é justiça social.
Outro detalhe. Fiz a minha declaração de imposto de renda neste ano (2003), como as demais. Paguei o calculado pelo meu contador, portanto, não sou sonegador.
Se houve erro que fosse corrigido , mas, não após todo esse tempo.
Isso está errado.
Que os responsáveis pela Receita Federal tenham respeito pelo cidadão brasileiro, honesto, trabalhador e não o puna com cobrança abusiva.
Pior. O meu contador esteve na Procuradoria da Receita Federal onde foi informado de que recebí a intimação referente ao caso, algum tempo atráz.
Isso é mentira. Não recebí nenhum documento sobre o caso.
É mais um erro da parte da Receita Federal e da sua Procuradoria.
Isso depõe contra a prosperidade social que significa: cidadão livre, feliz e a nação grande.
Leonai Garcia
RG 209035 AP
CIC 051260292-15
CRM 106 - AP

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EXTRA!!!!

O governador de Brasilia Paulo Octavio, acaba de renunciar o mandato de gestor máximo do Distrito Federal. Paulo Octavio alegou que estava sem apoio da bancada distrital e dos demais segmentos politicos de Brasilia. Em seu lugar deve assumir o presidente da Assembleia Distrital.

Por: Clay Sam

Dinheiro público

Em conversa com o Pomotor de Justiça, Eder Abreu, pude conhecer fatos relacionados a denúncia do desvio dos R$ 200 milhões ao longo de alguns anos no âmbito da SEED. É coisa feia.
Os que se relacionam ao Cível já está na Justiça: um na 4ª Vara (Dra. Alaíde Lobo) e outro na 6ª Vara (Dr. Paulo Madeira); a parte criminal foi entregue ao Procurador Chefe do MP, Dr. Yaci Pelaes à quem cabe a denúncia ao judiciário.
Foram 09 meses de investigação. Muita coisa ruim foi descoberta: fraude em licitações, falsidade ideológica, enfim....
Eder Abreu tem sido procurado pelos jornais do sudeste do país (O Globo, FSP), na busca de notícias.
Leonai Garcia

A maldade humana

Por volta das 16:00 horas de ontem (22) recebi a notícia de que a minha amiga Joaquina Luiza Canuto de Sousa, teria sido encontrada morta pelo seu filho, Edson Canuto, em seu lar, no bairro Alvorada, às proximidades do muro do Infraero.
Mais tarde, cerca de 19:30 horas, o meu amigo Carlitão completava a notícia amarga: -“ a Polícia Técnica, ao revirar o corpo sem vida da Dona Joaquina, detectou um corte em torno de uma das suas orelhas e uma faca cravada em seu peito”.
Triste fim da vida de uma enfermeira aposentada, que dedicou a sua força de trabalho à Maternidade Mãe Luzia, depois, um carinho todo especial ao seu filho, aos seus amigos, dentre eles, eu, e aos amigos do seu filho.
É a primeira vez que utilizo meu espaço na imprensa amapaense para veicular uma notícia de violência, desta vez atingindo uma pessoa muito próxima de mim, muito querida, e que sempre me tratou com muito carinho e respeito.
Dona Joaquina Canuto foi uma das presenças marcantes no lançamento do livro Bola de Seringa nas dependências do Monumento Marco Zero do Equador. Lembro-me muito bem da sua figura sorridente, que foi me abraçar e beijar no rosto, desejando-me parabéns, por ocasião dos autógrafos.
O mundo é mau. Infelizmente. Temos de passar por momentos de tanto pesar, como esse, confirmando mais ainda a assertiva de certo escritor, sábio, que cunhou a frase: “quanto mais se vive, mais aumenta as covas do nosso cemitério particular”.
Choro com muito pesar o infausto acontecimento. Peço ao Deus que ela tanto amou, e a quem recorria em seus momentos de angústia, que dê o descanso eterno à sua alma.
Leonai Garcia

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Escândalo na educação

A imprensa nacional já expõe a mazela detectada no seio da SEED pelo MP do Amapá. A Folha de São Paulo na sua edição de sábado (20) publicou a noticia das irregularidades na educação amapaense, conseqüentemente, o mundo conhece as
A equipe do MP se debruçou sobre as denuncias levando 9 meses para apresentar o resultado das investigações. O tal foro privilegiado do secretário de educação – José Adalto Bitencourt fez com que o rol de denuncias fosse remetido ao chefe do MP, Dr. Yaci Pelaes.
Em sã consciência o governador Waldez Góes (PDT) tem a responsabilidade de afastar o titular da SEED até que os fatos sejam esclarecidos – assim manda a coerência.
Fatos como esse atestam a dificuldade de se administrar um município, estado, ou nação. Os detentores de cargos de confiança, ás vezes, se perdem na função e tropeçam nas próprias pernas, prejudicando a credibilidade do governante, o legítimo dono do mandato, afinal, ele é que foi votado nas urnas.
A segunda-feira se aproxima e a expectativa da sociedade é a de que o titular do MP aja de acordo com o que o caso requer: pedido de prisão dos acusados, para o bem da sociedade.
A maçaroca de documentos coletados pelo MP inclui uma série de irregularidades, tipificando diversas agressões a lei o que exige punição exemplar, afinal, desvio de dinheiro público, logo, logo, será considerado crime hediondo, sem direito a fiança, conforme o projeto do governo federal que tramita no congresso.
A impunidade que prospera há tanto tempo no país está com os dias contados. O caso José Roberto Arruda é emblemático disso.
A imprensa faz a sua parte levando ao conhecimento das autoridades os avanços e recuos da sociedade. Suas glórias e mazelas. Isso faz parte da natureza humana.
Cabe ao poder judiciário colocar o país dentro de um quadro de justiça social mediante aplicação da lei, sem privilégios a transgressores.
Leonai Garcia

A cultura em Mazagão Velho

O domingo (21) foi importantíssimo para o povo do Mazagão Velho, sobretudo à sua juventude que recebeu com festas a instalação do seu ponto de cultura, um dos poucos do Amapá, que recebe verbas do Ministério da Cultura e do Governo do Estado.
O responsável pelo projeto é o professor e músico Carlos Augusto (Carlitão) – Banda Placa. A festa foi prestigiada pela rapaziada mazaganense, e seus familiares, além do vice-prefeito de Mazagão, “Jorjão”, deputado federal Evandro Milhomen, secretário de cultura do Estado, João Milhomen, o ex-jogador de futebol, Bira do Espírito Santo e o escriba, que doou ao projeto 32 exemplares do livro Bola de Seringa, que se destina a informar àquela moçada a história do futebol amapaense.
É importante informar aos leitores que esse projeto se destina ao ensino da percussão do Batuque e Marabaixo, elementos preciosíssimos da cultura amapaense, além de estudos na área da informática, navegação na internet, e coisas correlatas – o público alvo é a juventude.
O prédio em construção, em alvenaria, localiza-se nas fraldas da floresta ao redor, o que dá ao local um ar bucólico.
No encerramento da solenidade o publico foi brindado com um breve show de Batuque e Marabaixo executados por jovens da comunidade.

Leonai Garcia

Escândalo na educação

Segunda-feira com clima de expectativa na capital do Amapá, por conta da denúncia do MP contra o Secretário de Educação do Estado, professor José Adalto Bitencourt.
Nela, Bitencourt é acusado de chefiar um esquemão que desviou R$ 200 milhões das contas da educação amapaense: licitação fraudulenta, pagamentos irregulares, e outras mazelas fazem parte do corolário de corrupção praticada no seio da educação estadual, detectado pelo MP amapaense.
Sem sombra de dúvidas é o maior desvio de dinheiro púbico no Amapá, em toda a sua história.
O Dr. Yaci Pelaes, chefe do MP deve se manifestar sobre o caso, que já alcançou o noticiário nacional.
Leonai Garcia

domingo, 21 de fevereiro de 2010

De olho nos grandes eventos nacionais

(Texto escrito por Reinaldo Cafeo - Economista, divulgado na internet)

O Brasil oferece enormes oportunidades. Convivemos com uma demanda
reprimida (basta um pequeno incremento na renda da população
para que o consumo se potencialize) e ainda podemos ser considerados
potencialmente um pais que tem tudo para figurar entre os melhores
países do mundo para se investir, com projeções que nos colocam
nos próximos anos entre as cinco nações mais importantes do
mundo.

Embora sejam ainda percepções de futuro, o país reserva grandes
eventos que afetarão as projeções de faturamento e resultados
das organizações.

A copa do mundo na África irá movimentar setores com grande
influência em sua cadeia produtiva. Se o futebol é a paixão
nacional, sem dúvida o assistir a copa é um momento ímpar para
vendas. Televisores, cervejas, refrigerantes, artigos esportivos
são alguns exemplos. Isso sem falar em bares, lanchonetes, shoppings,
entre outros, que saberão como oferecer conforto e alternativas
a este fanático torcedor. Vendas previstas bem acima da média
de crescimento da economia para este ano.

Teremos ainda as olimpíadas e a copa do mundo no Brasil. Dois
importantes eventos que irão demandar fortes investimentos em
infraestrutura. Neste particular a cadeia de influência é maior.
A movimentação econômica não ficará restrita aos setores diretamente
ligados ao mundo dos esportes. São investimentos públicos e
privados como indutores na geração na riqueza.

Temos ainda o trem de alta velocidade, conhecido com trem bala,
com investimentos na ordem de R$ 34,6 bilhões.
Podemos eventualmente duvidar se efetivamente os investimentos
serão canalizados de maneira correta e se os cronogramas serão
cumpridos, contudo, não impactar esses eventos no planejamento
das organizações é no mínimo ignorar o ambiente externo dessas
mesmas organizações.

Considerando que o pior planejamento é aquele que não existe,
o indicativo é colocar as mentes para trabalhar.

Muitos já estão trabalhando com esses cenários. Se você é daqueles
que imagina que o ano começa depois do carnaval, uma constatação:
já está atrasado, mas um alento, ainda há tempo para tirar proveito
dos eventos que estão por vir.
Izidoro Figueiredo - Economista Izidorof@ig.com.br

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O centenário de Janari Nunes

Janari Gentil Nunes nasceu em Alenquer - Pará, em 1º de Junho de 1912. Foi nomeado governador do Território Federal do Amapá, em 27 de Dezembro de 1943 e empossado em 29 de Dezembro do mesmo ano, no gabinete do Ministério da Justiça.
Em 25 de Janeiro de 1944 instalava-se no Amapá para governá-lo. É que o decreto lei, número 5.812 de criação desse Território foi assinado pelo presidente Getúlio Dorneles Vargas em 13 de Setembro de 1943.
Em 2012 o Amapá, certamente, homenageará o centenário do seu grande líder político e referência no desbravamento dessa parte da Amazônia.
A Universidade de Samba Boêmios do Lagunho, através de seus novos pensadores já começa a revirar pelo avesso a trajetória intelectual, familiar, política, militar e de grande gestor público, de Janari Nunes e levar essas qualidades à avenida do Sambódromo em 2012.
Artur Cesar Ferreira Reis, emérito historiador amazonense, Ernesto Cruz e Paulo Eleutério Cavalcante de Albuquerque (paraenses), são referencias iniciais desse trabalho de pesquisa. Outras fontes serão consultadas.
No livro "Confiança no Amapá" - Impressões sobre o Território, de autoria de Janari Nunes, escritor, pincei. A mística do Amapá. Que diz assim: " A Mistica do Amapá é o ideal de tornar o Território uma das regiões mais ricas e felizes do Brasil. Ela não tem dono nem autor. Não pertence a um grupo, a uma seita, a um partido. Existe na alma do povo, palpita no coração de todos os que crêem na beleza do seu futuro.
Como nasceu essa mística? Fruto do amor, através da história, daqueles que se apaixonaram pela terra. Cada sonho, cada esperança, cada luta, vividos para torná-la mais próspera, emprestaram-lhe força e brilho.
A mística do amapá quer o bem do povo. Não de uma parte do povo, de uma aristocracia, de uma classe, dos que comunguem com o governo ou dos que dele discordem".
Esse homem cada vez mais cresce na minha cabeça à medida que conheço a sua história. Simplesmente. Maravilhoso.
Morreu pobre. Está no altar das nossas consciências com todo o respeito.
Grande Janari Gentil Nunes.
Leonai Garcia

Jorge Luiz e o Boêmios

O advogado Jorge Luiz Pereira e o Menestrel da Nação Negra, Francisco Lino da Silva estiveram no programa o Mundo em Debate, de hoje, (20) falando da escola do Laguinho e o que pretendem para os anos vindouros.
Jorge Luiz conta com o apoio de um numeroso grupo de simpatizantes da escola laguinhense e deve substituir o também advogado Vicente Cruz à frente da agremiação vermelho e branca do carnaval amapaense.
Apóio a candidatura de Jorge Luiz para presidir Boêmios do Laguinho.
Leonai Garcia

O MP e o Secretário de Educação

Eder Abreu, promotor público, e mais alguns colegas de ofício, levaram 8 meses para esmiuçar denúncias de desvio de dinheiro púbico no âmbito da SEED cujo titular é o professor Adalto Bitencourt.
Concluido o trabalho, houve a remessa para o gabinete do Procurador Geral Dr. Yaci Pelaes, para ciência, e os procedimentos que obedecem o rito processual exigido, que pode redundar, ou não, no pedido de prisão dos envolvidos nas irregularidades.
São R$ 200 milhões que estão em jogo: licitação fraudulenta, mau uso do dinheiro público, funcionários fantasmas, e uma série de crimes contra o patrimonio público, que alcançam a cifra citada anteriormente: R$ 200 milhões.
É mais um escândalo financeiro para o noticiário policial do país. Pior para os acusados, que, declarados culpados, hão de dar com os costados na cadeia, lugar ideal de ladrões do povo brasileiro.
O episódio José Roberto Arruda, governador de Brasília, está fresquinho.
A justiça brasileira passa por um belo momento. Certamente, a justiça amapaense não ficará de fora dessa nova realidade nacional.
Desviar quase 10% do orçamento anual do Amapá para um grupo de indivíduos é coisa de quem não acredita na lei, de quem zomba da sociedade, e de quem crê na impunidade.
Leonai Garcia

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Últimas do carnaval

Convite
Convido o leitor deste blog à ouvir o programa O Mundo em Debate de amanhã (20). Como sempre o horário é de 06:00 às 08:00 horas da manhã pela Rádio Cidade - 101.9 FM.
Na oportunidade estarão presentes o Menestrel da Nação Negra - Francisco Lino da Silva e o futuro presidente da instituição - Advogado Jorge Luiz Pereira.
Haverá também a participação da jornalista Alcinéa Cavalcante e do Delegado de Polícia Claudionor Soares, que fez sérias acusações aos dirigentes da escola de samba Piratas da Batucada por irregularidades ocorridas em carnavais passados.
Como não poderia deixar de ser, essa confusão da apuração dos votos do jurados do carnaval 2010 (escolas do grupo especial) será objetivo de análises.
Conto com a audiência de voces........
Solução pra os blocos
Uma solução para apresentação dos blocos carnavalescos da capital seria o desfile dessas agremiações no ambiente criado na Rodovia do Curiaú pela Banda Placa e os blocos da região norte da cidade.
Trata-se de uma estrutura grande, com arquibancadas, palanque oficial e ampla pista para o desfile.
Isso atrairia o povo da zona norte (27 bairros) que tem dificuldades de se deslocar até o sambódromo para assistir desfiles de carnaval.
Cá p´ra nós. Depois do carnavalesco assistir o desfile das grandes escolas de samba, somado a concorrencia do carnaval carioca na TV, poucos são os que se aventuram a ir ao sambódromo ver desfile de blocos.
Tanto isso é verdade que um punhado de gatos pingados ocupou as arquibancadas de concreto do sambódromo para ver os blocos passar, tanto no primeiro dia (sexta-feira - 12) quanto no segundo (segunda-feira - 15).
O carnaval e o futebol só é alegre quando a torcida lota as arquibancadas....
Leonai Garcia

A esquerda do PT

As idéias estatizantes de Dilma Roussef, candidata do PT à presidente da República aliadas a elementos de tendencia francamente esquerdista em seu staff - Marco Aurélio Top Top Garcia, um deles, e mais a embrulhada de Lula no episódio "governo distrital de Brasília", são ingredientes que fermentam o bolo dos peessedebistas, de tendencia francamente liberal.
Ora, o empresariado nacional ( FIESP), as organizações da sociedade civil (CNBB, OAB, ABI, ANJ, CFM) desde que me entendo por gente, nunca aderiram a essa intromissão do estado no mercado.
Revirem-se os livros sobre a história política do Brasil e lá, não há nenhum tipo de governo de tendencia esquerdista. A sra. Dima Roussef (ex-guerrilheira) quer porque quer nos levar para esse caminho.
Já no governo atual o país importa 02 milhões de barrís de petróleo da Venezuela, coisa que não acontecia há muito tempo. E a Petrobrás. Reduziu a sua produção. Uma boa pergunta.
O governo de esquerda de Hugo Chaves faz com que o seu país passe dificuldades: falta de energia elétrica, alimentos e água potável.
Cada vez que leio essas notícias, acredito no acordo Serra-Lula.
O PSDB dá São Paulo ao PT.
Em troca ganha Brasilia.
Só pode ser isso!
Leonai Garcia

Denúncias gravíssimas

O Advogado, Claudionor Soares, Delegado de Polícia e dirigente da escola de samba Maracatú da Favela fez graves denúncias no programa radiofônico do jornalista Carlos Lobato, hoje (19), contra dirigentes da escola de samba Piratas da Batucaca, acusando-os de corrupção de jurados em carnavais passados.
Claudinor citou o nome de dois deles: o primeiro de nome "Dorimar", bacharel em direito e professor universitário, também conhecido como "Ney", que é sobrinho de um diretor da escola do bairro do Trem.
Outro nome citado: "Leonardo", pertencente a agremiação esportiva Padre Vitório Galiani, também, ligada a Piratas da Batucada.
Segundo Claudionor Soares, o jurado Ney, participou de todos o0s carnavais ganhos no sambódromo pela Piratas da Batucada. Segundo ele, a sua presença só foi detectada por membros da Maracatu da FAvela, tempos depois.
Isso fez brotar a idéia do enredo: "Nem tudo o que amarela é ouro", numa alusão aos títulos conquistados irregularmente pelos piratistas.
Já, Leonardo, foi o autor da façanha de de derrotar o Maracatú num carnaval, com a sua nota. É, que, sendo o último jurado a ter suas notas apuradas, atribuiu 6,5 ao Maracatú e 10 ao Piradas da Batucada.
Até aquele momento a escola verde-rosa liderava a apuração com 2,5 pontos à frente. As notas de Leonardo deram o título ao Piratas e rebaixou Maracatú para o 3º lugar, ficando Boêmios do Laguinho em 2º.
São acusações graves que devem ser levadas em consideração por quem de direito, afinal, agora, em 2010, a jurada Cristina Nogueira prejudicou tanto Maracatú quanto Boêmios, atribuindo-lhes notas 9,1 no quesito mestre-sala e porta-bandeira, já Piratas da Batucada ganhou 10.
É estranho.
Muito estranho.
Leonai Garcia

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

3º carnaval do Brasil

Podemos sim, ter o 3º carnaval do Brasil.
Investimentos feitos na infra-estrutura podem nos projetar à esse patamar: Sambódromo em concreto com capacidade para abrigar milhares de espectadores, sem contar, camarotes, a area vip e a pista de desfile.
À isso vem se juntar a construção de 05 barrracões em fase adiantada que permitirão a confecção de alegorias sem os atropelos atuais.
Algumas ações têm de ser tomadas para 2011:
1) Melhorar a área de concentração, acabando com o lamaçal que emporcalha as vestes dos brincantes que têm de sair dalí para o desfile na passarela.
2) Ordenar as baiucas dispostas à beira da Avenida Ivaldo Veras
3) Isolar a área dos brincantes
4) Acabar com o atual modelo de direção da Liesa, criando uma nova diretoria ligada ao gabinete do prefeito, com proventos e sujeita a punição exemplar (demissão) no caso de incompetência gerencial.
5) Estimular as escolas a promoverem eventos festivos no decorrer do ano para arrecadação de recursos.
São ações exequíveis que darão um novo ar ao carnaval do Amapá, o 3º do Brasil.
Leonai Garcia

Absurdo no carnaval amapaense

Todas as escolas campeãs. Foi o resultado da apuração na tarde noite de ontem (17) no sambódromo. Motivo: nota de jurado prejudicial à algumas escolas.
Foram julgados 6 quesitos: enredo, samba de enredo, bateria, alegoria, fantasias e adereços, comissão de frente e a metade do 7º (mestre-sala e porta-bandeira).
O pomo da discórdia recaiu na nota atribuida ao casal mestre-sala e porta- bandeira.
A jurada Cristina Nogueira, entornou o caldo atribuindo as seguintes notas: Jardim Felicidade (9.4), Maracatu da Favela (9.1), Império do Povo (9.8), Piratas Estilizados (9.4), Piratas da Batucada (10) e Boêmios do Laguinho (9.1).
Antes, a diretoria da Boêmios já se sentia ameaçada nas notas atribuidas a alegoria, samba de enredo e fantasias e adereços.
O presidente da Universidade de Samba Boemios do Laguinho, advogado Vicente Cruz, sentindo no ar a "fraude" perpetrada por alguém, reuniu em torno de sí 8 escolas e suspendeu a apuração, declarando campeãs todas as agremiações.
Em anos anteriores essa prática já vinha sendo adotada, beneficiando uma agremiação em prejuízo das outras, sem que houvesse alguma.
A expectativa é de que em 2011 haja mudança na direção da Liesa, inclusive mudando radicalmente o seu regulamento de maneiras que os diretores não façam parte de escolas de samba.
Assim fatos lamentáveis como esse deixaram de existir.
Leonai Garcia

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O médico e a tecnologia

Muitas vezes o médico sofre "calado" perante circunstâncias que lhe perturbam o exercício profissional.
Prestes a completar 35 anos como médico pneumologista senti na "pele" o quanto é importante a tecnologia do diagnóstico para resolução de doenças - sejam elas quais forem.
Há poucos dias, perante um paciente relativamente jovem, portador de uma doença do aparelho respiratório, senti o desconforto de enfrentar a limitação desse diagnóstico tecnológico.
Em determinado momento, senti que ia perdê-lo.
É que a técnica habitual do diagnóstico "falhou", deixando-me atordoado quanto o procedimento a seguir, em termos de medicação.
A luz no fim do tunel apareceu "literalmente" quando o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) enviou o seu resultado confirmando o diagnóstico de Tuberculose Pulmonar, doença que poderia ter sido combatida desde os primeiros dias da internação.
Iniciado o tratamento específico, o paciente reage bem, devendo receber alta em alguns dias. Estou aliviado.
Detalhe: é muito importante ter um laboratório do porte do Lacen em qualquer unidade da federação brasileira.
O médico completa o seu trabalho com sucesso quando tem o apoio dos meios diagnósticos, sobretudo, a análise patológica
Leonai Garcia

Últimas do carnaval 2010

Fim do carnaval

Finda a quadra carnavalesca a vida volta ao normal. O expediente nas repartições públicas reinicia a partir das 14h00min. Desfile de blocos, de escolas de samba e o encerramento com cordões: Caldeirão do Pavão e Afoxé do Formigueiro, tudo isso fez a alegria da cidade, que retorna ao batente.....

Concentração no sambódromo

A questão foi levantada. Pequenos comerciantes instalados na Avenida Ivaldo Veras, às proximidades do Sambódromo, todos, sem exceção, de pouca instrução, perturbam a concentração dos brincantes das escolas de samba que se preparam para adentrar na passarela do samba. Os inconseqüentes tocam músicas, em volume alto, que não têm nada a ver com o carnaval. São bregas chulos, merengues antigos, e outros ritmos alucinantes, que não têm nada a ver com aquele momento. O ideal seria uma ação educativa do poder público, orientando os desastrados para se integrarem a realidade. Que tal distribuir entre eles CDs das escolas de samba de Macapá.....

Acidente I

Não faz muito tempo. 2006. Dirigentes e abnegados da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho sofreram violenta descarga elétrica que assustou seu fundador Francisco Lino da Silva e matou por eletrocussão seu vice-presidente da época, Nilson Sousa (Bode), filho do saudoso Sacaca e na mutilação de Rogério, de família tradicional do bairro do Laguinho que ficou sem as duas pernas. Uma lástima.....

Acidente II

Agora, em 2010, a história se repete. Abnegados da Escola de Samba Império do Povo (de Santana) ao recolherem carros alegóricos para o barracão, sofreram outra descarga elétrica. Ora. Sabe-se que na frente dos barracões da Universidade de Boêmios e do Império do Povo passa uma linha de alta tensão, que transporta milhares de volts. Por descuido, falta de atenção ou fatalidade, nova descarga atingiu o presidente Carlos Matias, um cidadão de nome Raul e o sambista Meio-Dia. Menos mal porque não ocorreu: mortes, nem mutilações.....

Boêmios do Laguinho

Com o fim do mandato do presidente Vicente Cruz e sem a possibilidade de renová-lo, surge um nome de peso para assumir a direção da escola vermelho e branco do Laguinho. É o do advogado Jorge Luiz Pereira. De família numerosa, carnavalesca, boemista, dona de um bloco “Mancha negra”, tido como um dos melhores do Amapá, Jorge Luiz é o nome certo para dar continuidade a trajetória longa e vitoriosa da escola laguinhense. Um dos seus objetivos é reagrupar simpatizantes da escola que estão afastados por razões pessoais.
Detalhe: Jorge Luiz tem o apoio "fundamental' de Francisco Lino da Silva, fundador da escola e o homem que decide seus rumos....

Contraste

Quem assistiu no sambódromo o desfile dos blocos da Liba e da Abloca atesta a falência dos eventos: quase ninguém presente nas arquibancadas daquele logradouro. Diga-se de passagem: essas entidades gastam uma grana considerável para se apresentar ao público. Não estaria a hora de mudar o rumo dessa prosa. Por outro lado, no carnaval da zona norte (Rodovia do Curiaú) as arquibancadas estiveram lotadas nos três dias de folia, coordenados pela banda Placa, juntamente com as entidades daquela parte da cidade. No carnaval do Beirol o público lotou as ruas do bairro. Conclusão: o povo é quem faz a festa. Sem povo não há carnaval......

Leonai Garcia

O desfile do carnaval 2010

Linda a minha escola. No Amapá, todos sabem da minha paixão pela Universidade de Samba Boêmios do Laguinho. Na madrugada de segunda-feira o sambódromo inteiro vibrou quando a escola de samba laguinhense adentrou à passarela do samba.
O povo ergueu-se dos assentos, de ferro e de concreto, levantando e agitando as bandeiras bicolores (vermelho e branco) saudando a entrada triunfal da sua escola do coração. Uma escola que vinha de dissabores nos anos anteriores (carros quebrados e outros empecilhos), mas, que, este ano sobrou na Avenida Ivaldo Veras.
A diretoria da Boêmios do Laguinho está de parabéns, pelo que fez e pelo que proporcionou ao público presente no sambódromo, captando recursos necessários para colocar a escola belíssima na avenida. Não se pode esquecer a importância dos responsáveis diretos pelo espetáculo: carnavalesco, diretor de carnaval, mestre de bateria, harmonia, todos muito competentes e experientes.
Pude assistir ao desfile da minha escola no setor vip do sambódromo. Preferi assim, para poder analisar o seu desempenho. Participando do desfile não se sente o espetáculo. Ao meu redor. Todos. Amapaenses ou não, se extasiaram com a evolução e o som proveniente da bateria laguinhense comandada pelo maestro Carlinhos Bá, Bá, Bá. Ensaios repetitivos na quadra da escola resultaram em paradinhas e viradas sensacionais, levando o povo ao delírio ao assistir aqui, um belo desfile de carnaval.
As alegorias belissimamente decoradas, sem o pesadelo dos anos anteriores (quebra) mexeram com a sensibilidade do publico presente, extasiando-o em todo o percurso da escola. O casal de mestre sala e porta bandeira, impecável; a rainha da bateria, soberba; a comissão de frente, um espetáculo a parte; intérpretes impecáveis, levando o samba do inicio ao fim com energia e sem falhas.
Necessário dizer que as demais escolas se apresentaram muito bem, elevando o nível do carnaval amapaense. Das agremiações do grupo de acesso: “Emissários da Cegonha” destoou, sendo a mais fraca. Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Unidos do Buritizal e Império de Samba Solidariedade, excelentes.
Mocidade Jardim Felicidade, a surpresa agradável. Belo desfile. Escola enorme, colorida, evolução fantástica, passando na avenida cantando o samba com empolgação. Império do Povo, agremiação santanense, lindo. Piratas Estilizados, Maracatu da Favela, e Piratas da Batucada, essas três, impecáveis. Infelizmente, a Maracatu teve um carro quebrado. Isso prejudicou a evolução da verde e rosa na avenida.
Os jurados têm a responsabilidade de escolher o vencedor dos dois grupos. Tomara, não haja descompasso entre o que o povo avaliou - se fala em todas as rodas da cidade – e a decisão do júri. Isso acontece, às vezes e deixa profundamente insatisfeita uma sociedade.
Pelo que apresentou na passarela do samba espero a vitória para a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, fundada em 1954, por Francisco Lino da Silva e um grupo de sambistas do bairro do Laguinho.
Leonai Garcia


Planeje suas economias - Analise seus gastos

-Texto publicado no site globo.com-
O ano começou de vez, o carnaval já passou e seus gastos continuam subindo? Se o salário permaneceu o mesmo, isso pode ser um problema. Muitas famílias não sabem por onde começar a cortar gastos. Por isso, especialistas em finanças pessoais dão a dica: para aparar as "arestas" do orçamento, é bom olhar as contas da casa, como celular, telefone fixo, TV a cabo e internet.
“Para começar, as famílias precisam ter parâmetros para saber se vêm gastando mais com essas contas e se dá para cortar. Você pode por as contas dos últimos 12 meses espalhadas em uma mesa e avaliar”, diz Conrado Navarro, consultor de finanças pessoais e autor do livro “Vamos Falar de Dinheiro?”.

VEJAS AS DICAS DOS ESPECIALISTAS
1) Guarde as contas de cada serviço em uma pasta separada. Quando for avaliar seus gastos, pegue as últimas 12 e espalhe em uma mesa. Assim você consegue visualizar quanto gastou a cada mês.
2) Verifique se é possível reduzir as contas cancelando serviços complementares que não usa, como pontos desnecessários de TV paga; veja ainda se não vale a pena reduzir a velocidade do serviço de internet.
3) Se não estiver em período de fidelização com a empresa, veja se existem pacotes que atendem melhor sua necessidade ou que são mais baratos, tanto na operadora da qual já é cliente quanto na concorrência.
4) Se estiver fidelizado, lembre-se de que o cliente tem o direito de cancelar sem multa se o serviço não for condizente com o que havia sido ofertado.
5) Antes de negociar com a empresa, conheça o que diz seu contrato e as opções disponíveis na concorrência e lembre-se de que o cliente tem o poder de cancelar a qualquer momento.
6) Famílias podem combinar metas de redução de determinadas contas, como de celular ou luz, e combinar recompensas com o dinheiro economizado, como uma viagem ou refeição fora de casa.
“É prudente avaliar seus gastos semestralmente”, diz Marcos Crivelaro, professor da Faculdade Módulo, em São Paulo. “O que motiva isso é não só economizar, mas também canalizar seus gastos para as coisas que são realmente importantes para a sua família.”
O primeiro passo, então, é saber quanto se gasta com cada coisa. Segundo Navarro, muitas famílias contratam combos de televisão paga mais internet em uma promoção, em que pagam um valor menor por alguns meses. O problema é que depois a conta aumenta.
Outro deslize comum é que as famílias muitas vezes contratam serviços além do que precisam, como minutos de celular que não são usados, pontos a mais da TV a cabo ou velocidade da internet muito alta. “As pessoas entram em uma rotina de pagarem aquela conta todo mês e não questionam se aquele valor pode ser reduzido”, diz Navarro.
Para reduzir a conta do celular, Crivelaro diz que em muitos casos compensa até ter dois aparelhos, para aproveitar as promoções de minutos para ligar para uma ou outra operadora. “Dá para gastar menos no total”, diz ele. Para reduzir a conta da TV a cabo, quem fica pouco em casa deve avaliar se precisa de todos os canais do pacote que assina.
Já outros tipos de contas, como água e luz, podem ser reduzidas com a conscientização da família, diz o especialista.
Izidoro Figueiredo - Economista -Izidorof@ig.com.br

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Premio R. Peixe

Pude ver a estatueta que identifica o Prêmio R. Peixe. Gibran Santana é o autor da arte, confeccionada por Trokal, em alumínio, pesando exatos, 4.750 kg.
A PMM entregará esse troféu, provavelmente, no mês de Junho, aos que se destacaram na arte e na cultura, contribuindo para a lapidação da massa crítica do povo amapaense.
A administração Roberto Góes está de parabéns pela iniciativa, e a família R. Peixe, do mesmo modo.
Leonai Garcia

O Brasil e a democracia

A decretação da prisão do governador do Distrito Federal Jose Roberto Arruda (sem partido) pelo STJ é a demonstração da força da democracia em nosso país, coisa que almejávamos, já, há algum tempo.
Essa prisão serve como senha para os elementos de alta periculosidade que envergonham o país, e que, encastelados no poder, sempre zombaram da sociedade brasileira, como se o cargo lhes blindasse para cometer delitos, os mais vergonhosos possíveis.
Em fins do ano que passou, assistimos ao festival de irregularidades no âmbito do senado federal (atos secretos), patrocinadas por figuras “carimbadas” da política nacional. O resultado de tudo aquilo que a nação assistiu, indignou-a, e a fez duvidar da democracia.
Antes, nos empurraram “goela abaixo” o mensalão, com dinheiro na cueca e outras patifarias dignas de uma cela na policia federal. Também, nesse caso não houve a punição de ninguém.
Quero crer que esse caso do “mensalão brasiliense” entornou o caldo de vez. A justiça resolveu agir instigada pelo Ministério Público Federal, na pessoa do seu titular Roberto Gurgel e da subprocuradora Dra. Raquel Dodge.
Não dava mais para deixar passar mais uma excrescência. A nação indignada novamente, agora vê o Sr. Arruda recolhido ao xadrez. Prevalece a força democrática.
Repito. Essa prisão é didática. Duvido que daqui p´ra frente algum prefeitinho malandro zombe da sociedade. Duvido que doravante algum governador, ou parlamentar de qualquer esfera, repita a graça.
Acabou-se a proteção conferida pela redoma do mandato. O direito lhes retirou a carapaça. Tivesse isso acontecido no período do governo de Jader Barbalho no Pará e ele teria provado o gosto de um xadrez e os paraenses já teriam se livrado da sua influencia malévola.
Aqui no Amapá tem o caso do prefeito de Santana, Sr. Antonio Nogueira. Este senhor foi condenado a prisão em regime fechado pela justiça amapaense, inicialmente, a 11 anos e 6 meses, reduzido à 8 anos e 6 meses.
Tendo recorrido às instâncias superiores, encontra-se fora da cadeia. O STJ ou o STF têm a liberdade deste cidadão nas mãos. Se confirmada a sentença tucuju, teremos mais um político, do PT, na cadeia.
Isso é muito importante para o país que se encontra às vésperas de uma eleição geral.
Que bom o que aconteceu ao Sr. Arruda. É uma lição ao mundo da democracia brasileira. Por certo, a decisão do STJ reduz a descrença internacional em nossas instituições. O Brasil não é bem visto lá fora, tendo como pano de fundo - a impunidade.
Leonai Garcia

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nelson Mandela

Há 20 anos saía da cadeia Nelson Mandela. O famoso líder sulafricano ficou preso na Robbens Island (Ilha Robens), durante 27 anos, por causa da sua posição contrária à política implantada em seu país pelo governo de minoria branca - o Apartheid.
Líder do CNA (congresso nacional africano), Mandela juntamente com outros companheiros, como o bispo Desmond Tutu, enfrentou a politica racial que excluia os negros de qualquer direito, até os elementares, como entrar num ônibus onde estivessem brancos.
Olhem bem! Isso aconteceu em pleno século XX. Nelson Mandela foi preso no ano de 1963.
A pressão da opinião pública mundial o livrou da condenação à morte. Prisão perpétua foi o seu castigo.
Os anos passaram, a sua causa foi se espalhando pelo planeta e o governo sulafricano comandado por Frederick Leclerck se viu obrigado a libertá-lo, o que aconteceu em 11 de Fevereiro de 1990.
Nelson Mandela é de 1918. Nasceu ao sul da Africa do Sul, às margens do Oceano Índico, num vilarejo, Mvezo, no estado do Transkei.
Aos 91 anos, Mandela vive em Moçambique, depois de ter sido presidente sulafricano em eleições realizadas em 1994.
Que viva muito.
Nelson Mandela!
Leonai Garcia

Economia brasileira e seus desafios a curto prazo

Escrito por Reinaldo Cafeo - Economista

Não obstante a confiança no desempenho econômico brasileiro em
2010, apontando para um crescimento econômico entre 4 e 5%,
existem inúmeros desafios a curto prazo.

Primeiramente vem da velha conhecida inflação. Os índices de
preços vieram carregados em janeiro, acendendo o sinal de alerta
da autoridade monetária. Neste caso sabemos que o remédio preferido
do governo é elevar a taxa de juros básica. Em ano eleitoral
será difícil convencer o Presidente Lula a aceitar juros em
elevação, o que pode indicar mexidas iniciais em outros instrumentos
da política monetária, como elevação do compulsório bancário,
por exemplo.

Outro setor preocupante é o externo. Aqui o governo Federal
está em uma encruzilhada. De um lado sabe que o Real tem que
se desvalorizar diante do Dólar, auxiliando a fechar as contas
externas, hoje amargando um déficit preocupante em transações
correntes, de outro lado a elevação rápida da cotação do dólar
em um momento em que o controle da inflação passa a ser prioridade,
gera uma preocupação adicional com a denominada inflação importada.
Haja habilidade.

Isso tudo sem contar a forte inquietação quanto ao futuro das
contas públicas, à medida que o atual governo elevou demasiadamente
os gastos em custeio, gerando menor superávit primário e como
ele pouca folga para conter a elevação da dívida interna.

Em meio a isso tudo há agentes econômicos confiantes, apostando
fortemente no bom desempenho econômico, querendo que o excesso
de conversadorismo por parte da equipe econômica não prevaleça,
mas que acima de tudo haja responsabilidade na condução da política
econômica principalmente neste fim de mandato.

Ainda compartilho com aqueles que entendem que o ano será bom,
na média, e que, quem efetivamente fez a lição de casa no período
de crise, enxugando custos, aumentando a produtividade, revendo
procedimentos nas decisões de investimentos e de financiamentos,
colherá bons resultados.

No tocante aos desafios a curto prazo que a atual econômica
mostre serviço e seja capaz de efetuar as melhores escolhas
privilegiando o lado real da economia e não o lado monetário,
que tem sido a tônica nesses últimos anos.

Izidoro Figueiredo - Economista

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Disputa presidencial

A disputa pela presidência da República ganha fôlego, dia após dia. Aparecerão na arena, os leões da política nacional de todos os escaninhos: política, filosofia, religião, sociedade civil organizada, enfim, todos irão às urnas levando consigo, votos necessários para a vitória.
Pelo lado dos tucanos já aparece a figura de Fernando Henrique Cardoso, homem preparadíssimo, que têm suas falhas, afinal é humano, mas, é, sim, dotado de inteligência privilegiada.
Pelo PT ainda não se vê nenhuma figura extraordinária do calibre de FHC, mas, certamente, há de aparecer alguém que polarize com ele as atenções da nação.
O quadro é francamente favorável ao PSDB que tem na alça de mira dois nomes fortíssimos: José Serra e Aécio Neves, governadores de estados populosos e importantes, eleitoralmente - São Paulo e Minas Gerais.
Os dois juntos, não têm para ninguém. Disso o PT sabe muito bem, daí as costuras de tudo quanto é lado para enfrentá-los em condições de igualdade, o que é difícil.
O PT tem ao lado o PMDB, partido, sem o mínimo de credibilidade, apesar de ter governadores em vários estados. Sua trajetória tortuosa o descredencia para altos vôos.
É que seus principais líderes são abominados pela inteligência nacional que os quer na cadeia, e não num parlamento ou num palácio de governo.
Concluindo: o PSDB leva nítida vantagem nesta eleição de 2010 para presidente da República.
Leonai Garcia

A cooperativa ideal

Um dos grandes problemas que o homem enfrenta na vida é a competição com os seus semelhantes, às vezes beirando as raias do irracional, coisa que prejudica o seu caminhar na sociedade.
Se isso acontece na juventude, dá-se o devido desconto. Desculpa-se sob a alegação de falta de maturidade, de que falta conhecimento, de que a vida lhe ensinará mais a frente, e outras justificativas.
Quando tais condutas se manifestam na fase adulta, aí, é difícil a aceitação. A reação acontece numa proporção diretamente proporcional a ação inicial.
Vive-se numa sociedade de consumo onde uns se sobressaem aos outros. Isso é bom, é salutar, faz parte do crescimento individual do cidadão, desde que não haja uma ação predatória do homem sobre o homem.
De querer submetê-lo a caprichos maledicentes. Aí, o escravismo se manifesta com todas as suas iniqüidades. Há que haver reação. Caso contrário (.....).
Na busca da supremacia individual, muitas vezes, certas pessoas passam por cima das outras no afã de atingir o lucro de qualquer maneira, assim, trituram seus semelhantes.
Aí, em meio a sociedade plural, onde há indivíduos instrumentalizados pela pesquisa, o estudo e outros mecanismos formadores de massa crítica , há a reação. Uma reação medida, embasada, contextualizada, que não aceita de maneira nenhuma agir como massa de manobra de “espertos”.
Atingir o equilíbrio entre a produção da riqueza e a sua distribuição equitativa não é fácil. Exige desprendimento individual, uso da autoridade dos superiores hierárquicos, conscientização dos litigantes, de modos a que não haja a comunização dos bens, mas, que essa distribuição seja a menos iníqua possível.
Viver numa cooperativa de serviços, seja ela qual for sua categoria, não pode haver tantos privilégios param uns e descasos para outros. Uns se refestelam no lucro, outros, vivem à míngua. Isso não é cooperativa.
Aos trancos e barrancos a Unimed Macapá vem atravessando o seu “rubicão”. Hoje com mais de 30 mil clientes - portanto, a maior do Amapá - essa coligação de médicos tem tido os seus solavancos. Desde que foi fundada tem tido problemas de gestão. Por isso, periodicamente seus membros tem de “aportar” recursos para salvá-la da falência.
A empresa tem mais de 200 proprietários. Uns agem como se fossem seus donos. Se sentem, inigualáveis, insubstituíveis, insuperáveis, incomparáveis, imprescindíveis. Outros, nem sabem a sua situação nesse edifício social. Agem às cegas, presos nas suas teias de preocupações, e não se dão ao trabalho de saber o que ocorre em sua órbita.
Sou daqueles que não se submete aos caprichos de quem quer que seja. Sempre fui assim, desde a meninice. Agora, adulto, sabedor do que me satisfaz, reajo a interesses escusos e maldosos.
A Unimed Macapá tem de mudar o rumo, caso contrário dará com os “burros n’ água”. A direção recém eleita tem de exercer a sua autoridade, dentro da lei, mesmo que isso contrarie interesses de cooperados, digamos, mal acostumados.
Os que devem o aporte de recursos à cooperativa têm de fazê-lo, imediatamente, nem que para isso seja preciso a diretoria ajuizar ações no setor competente. Não pode uns aportar e outros não.
Isso está errado.
Leonai Garcia

Reta de chegada

Aproxima-se o dia do desfile do carnaval amapaense 2009. Como em todos os anos, os trabalhos de barracão acontecem a mil por hora, em cima do lance.
Tudo por conta da dependência crônica de repasses do poder público - GEA e PMM.
Ora, sabe-se que tanto governo quanto prefeitura da capital têm outras responsabilidades perante a sociedade - educação, segurança, saúde, etc... e o carnaval, é parte desse todo.
Há no meio carnavalesco os que tem auto sustentabilidade para se divertir no periodo, outros, são profissionais, e dependem desse dinheiro que circula na ocasião.
Oxalá em 2011, com os barracões prontos na cidade do samba, uma nova direção da Liesa, shows no decorrer do ano com apoio da mídia oficial, possamos ter um carnaval melhor, mais organizado e com mais beleza na avenida do samba.
Espero não ver carros alegóricos quebrados empanando o brilho das escolas que tanto se esforçam para apresentar um belo espetáculo.
Leonai Garcia

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O estado ideal

O economista Mailson da Nóbrega publica artigo na Revista Veja na sua última edição sob o título "Estado forte".
Nele, há uma sequencia de dados que põem abaixo a idéia de que estado forte na economia é a solução para os problemas do mundo, como pregam socialistas e afins.
Isso nunca deu certo - os exemplos estão aí para quem quizer ver.
Cuba e Venezuela, países latino-americanos, exemplos de "estado forte" na economia, vivem à míngua. Antes, a Venezuela de Hugo Chaves oxigenava a sua parceira, Havana, com dólares em profusão.
Agora com a derrocada da produção petrolifera caribenha associada a falta de víveres, energia elétrica, e água potável os cubanos voltarão a viver na penúria de antes, graças ao regime atrazado implantado alí por Fidel.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O estado deve se imiscuir em assuntos nacionais até determinado ponto. Dai em diante o mercado é quem regula a vida.
Em momentos de crise, aí, sim, cabe ao governo exercer a sua liderança não permitindo a anarquia grassar no país, regulando o mercado, a produção, tudo, enfim, que mantenha a nação em ordem.
Foi o que se viu nos EUA, recentemente, por ocasião da crise economica que se abateu sobre o povo norte-americano.
O presidente Barack Obama ajudou empresas, financeiramente, ajudando-as a sair do cáos, causado por elas mesmas. Este socorro foi providencial.
Os americanos saem do atoleiro, aos poucos, e a roda da economia já começa a apresentar números animadores.
O ideal é vivermos sob o estado moderno, democrático, que exerça as suas atribuições na sociedade sem excessos. Que possa garantir a ordem, a segurança, o respeito ao direito de propriedade e aos contratos.
Um estado que cuide da saúde e da educação da população, e que mantenha a previdência social saudável; um estado que invista na ciência e na tecnologia, bases sólidas de uma nação grande. É assim que vejo o meu país.
Infelizmente ainda temos de aturar maus brasileiros em pontos chaves da nação. Mas isso passa. O esclarecimento da nação os fustigará para lugares sombríos.
Leonai Garcia

Concurso relâmpago

Um acordo entre GEA e o MP possibilitou a realização de um concurso público relâmpago para preencheimento de vagas de professor na SEED.

Basta o interessado acessar o site do governo do Amapá: www.amapá.gov.br e lá abrir o site da SEAD onde estão as informações necessárias à inscrição. Detalhe. A inscrição não é paga.

Outro detalhe: o candidato será escolhido de acordo com os títulos apresentados. Não haverá prova de conhecimentos.

Os interessados inscrevem-se pela internet, sendo que o limite é segunda-feira próxima.

Estão disponíveis 1350 vagas.

Leonai Garcia

A terceira via

A possibilidade do prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT) ser guindado a condição de candidato ao GEA mexeu com a cabeça de uns e outros.
Claro que isso é difícil de acontecer, mas, não, impossível. Temos exemplos dessa natureza país adentro.
Jorge Amanajás (PSDB) e Pedro Paulo Dias (PP), têm de encontrar um denominador comum, capaz de alçá-los a condição de candidato com chances de governar o Estado a partir de 2011.
Por enquanto, os que fazem parte da base do governo, com e sem mandatos, estão mais perdidos do que cego em tiroteio. Não sabem qual o rumo tomar.
Cá p´ra nós, isso não é nem de longe, tática capaz de fazer vencer um ou outro.
Já assistimos esse filme. O resultado foi desastrozo: lembram do caso do Bala candidato a prefeito de Macapá?
Pois é...
O nome de Roberto Góes é muito forte.
Entaõ....
Leonai Garcia

Premio R. Peixe

Bela sacada da PMM ao criar o Premio R. Peixe para agraciar pessoas que se destacam na cultura amapaense.
Vindo de São Caetano de Odivelas para o Amapá, R. Peixe nos trouxe na bagagem a arte em seus diversos segmentos: pintura, confecção de alegorias e adereços para o carnaval, dança de salão, samba, música, futebol, enfim, R. Peixe pode dizer, foi o homem de vários instrumentos.
Faleceu em Natal - RN, onde se fixou nos ultimos dias da sua vida, em busca da contemplação do belo cenário nordestino, que fez parte de muitas obras produzidas naquela cidade.
R. Peixe fundou a Embaixada de Samba Cidade de Macapá, descontente com os seus parceiros de Piratas da Batucada, que cismados com a sua criatividade, lhe colocaram de lado.
- Quem conta essa história em detalhes é o Bira, ex-centro avante do Internacional, Clube do Remo e do Esporte Clube Macapá, filho de Herundino do Espirito Santo, do bairro do Trem.
Agora, devidamente respaldado pelo reconhecimento da gestão do município de Macapá, a familia de R. Peixe parte para reconquista daquilo que o pai criou, a direção da Embaixada de Samba Cidade de Macapá.
O meio cultural e artístico do Estado há de lhe dar o apoio necessário para que obtenham êxito na empreitada.
Leonai Garcia

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Carnaval 2011

O ano de 2011 promete ser muito melhor em termos de carnaval no Amapá.
Sim, porque ficará pronto os barracões das escolas de samba o que ensejará shows de carnaval com artistas do Rio de Janeiro, o principal centro dessa arte no país.
Mérito do governador Waldez Góes, que faz acontecer esta obra com muito esforço, devido as dificuldades de caixa que o estado atravessa no momento.
Nesse pacote também é bom citar o trabalho do prefeito da capital Roberto Góes que tem a sua parcela de colaboração no empreendimento.
A nova fase que se apresenta exige na direção da LIESA (liga das escolas e samba) uma pessoa qualificada para o exercício da sua presidencia.
A atual diretoria tem de sair dalí imediatamente após o término do carnaval atual.
Os barracões prontos motivarão shows com personagens do samba carioca o melhor do Brasil.
Evidentemente que as autoridades do governo e da PMM hão de colocar uma camada as asfáltica no entorno da cidade do samba e, atoleiros não haverão de complicar a vida de ninguém.
Nunca é demais lembrar que o presidente da Liesa é escolhido pelas diretorias das agremiações de samba.
Que tal copiar a idéia de J. Ney (o cidadão do samba) e nomear para dirigí-la alguém que não tenha ligação com as escolas.
De preferência um técnico do setor turístico, ou entâo um administrador experiente que possa realizar uma grande festa no próximo ano.
A atual direção da Liesa afasta investidores. Quem a conhece não investe.
A entidade está falida.
A maior prova de incompetência da direção da Liesa é o fato dela não fechar suas contas. Diga-se de passagem, isso não é de hoje.
Faz tempo que esta empresa tem problemas contábeis.
Por conhecer a realidade do carnaval local, aposto alto num belo carnaval em 2011.
Pelo que se faz na avenida Ivaldo Veras, hoje, não tenho dúvidas em afirmar que teremos o terceiro carnaval do Brasil.
Ficaremos atrás do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Com certeza.
Leonai Garcia

Consolidação midiática

Feliz com os quase 5000 acessos ao blog "O mundo em debate" que aos poucos ganha terreno na preferencia do amapaense que dispõe dessa ferramenta chamada - Internet, o futuro da comunicação no Brasil.
Antes, militante na imprensa escrita da qual me afastei, voluntariamente, devido a "intromissão" do proprietário do periódico ao qual estava vinculado, nas minhas idéias. Coisa de maluco.
É bom salientar: a parafenália completa para expor meus assuntos, sempre foram da minha inteira responsabilidade: idéias, computador, maquina fotográfica, leitura, muita leitura, tudo meu, tudo da minha lavra.
Nunca precisei de apoio externo.
Nessas alturas da vida, não dá para ser "ventriloquo" de quem quer que seja. A maturidade fornece material suficiente para a independencia moral e intelectual. Há os que se submetem aos caprichos de outros, mas, isso, é não problema meu.
Agradeço a confiança dos leitores, o que me impele a produzir mais e mais em beneficio da prosperidade social do meu país assentada no tripé: homem feliz, cidadão livre e nação grande.
Nessa linha de conduta, sigo a minha vida.
Obrigado irmãos pela preferência.
Leonai Garcia

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Família R. Peixe de volta à Embaixada

A família do renomado artista R. Peixe se arruma para tomar de volta o poder na Embaixada de Samba Cidade de Macapá. A coluna apóia o movimento, considerando-o legítimo, pois, a escola foi fundada por R. Peixe, que lhe deu os dois únicos títulos no carnaval amapaense.
Os que lá estão, agora, não têm nada a ver com essa história. Não têm nem samba no pé, e nem ligação com a arte do carnaval.
Sidney Peixinho e irmãos encabeçam o movimento.
Leonai Garcia

Hugo Chaves em apuros

O ditador da Venezuela - Hugo Chaves, conseguiu o mais difícil na arte de governar. Fragilizar a produção da riqueza do seu país, e bagunçar com sua distribuição ao povo venezuelano - falta água, energia elétrica e alimentos.
Por essa razão a juventude está nas ruas de Caracas, enfrentando a polícia "bolivariana" que tenta em vão sufocar a revolta popular que tende a se transformar em insurreição.
O mundo acompanha as peripécias de Chaves, certo de que mais dia, menos dia, ele deve ser apeado do poder pela vontade popular.
Seus adeptos no Brasil estão calados, sem saber o que dizer dos últimos acontecimentos. Na verdade, já sabem que o parceiro de peripécias se ferrou.
Querer brincar coma produção de riqueza, distribuindo-a aleatoriamente aos povos da américa, dá nisso.
Chaves derramou dinheiro no Brasil: carnaval da Vila Isabel - RJ, grupos de folclore do Recife, etc.... Em Cuba, então, nem se pode calcular o quanto foi gasto; na Nicarágua, Argentina, Equador, Bolivia, enfim, haja derrame de dinheiro, agora, o seu povo vive na penúria.
Veremos se o Iran do Ahmadinejad o ajudará. Se o coronel líbio Moamar kadafi fará a mesma coisa. Se os Kischner lhe darão a mão....
É a tal coisa. Um sujeito ignorante e falastrão no poder, só pode dar nisso...
Falencia..
Leonai Garcia

Em defesa da prosperidade social

O Brasil é um país que luta para promover o estado de bem estar social aos seus habitantes, também chamado de prosperidade social que subentende: homem feliz, cidadão livre e nação forte.
Pois bem. Quando publiquei neste blog o material que o leitor leu nos últimos dois dias em relação a ameaça do INNEURO à Unimed Macapá, quero deixar bem claro que não sou, nem nunca fui contra a presença de estrangeiros aqui.
Mas, daí a me submeter à caprichos de certas pessoas não nascidas aqui, aí já é demais, isso não aceito de maneira nenhuma.
Há um tom de ameaça, sim, no documento assinado pelo médico Alejandro Cadena à Unimed Macapá. Isso não pode acontecer e a classe médica não pode aceitá-la calada, inerte. Tem, sim, de reagir.
Não sou nem nunca fui empregado de pessoa física. Não uso a minha força de trabalho para enriquecer a ou b. Uso-a em benefício da sociedade em geral.
Desde que me formei, entrei para o serviço público mediante concursos: Ministério da Saúde e GEA.
Além da minha atuação no serviço público, aderi a Unimed Macapá há mais de 20 anos.
Sou cooperado, sim, mas, não empregado de quem quer que seja.
Ajudamos o Haiti há algum tempo, perdemos vidas preciosas naquele país miserável. Antes, ajudamos o povo da Faixa de Gaza, no célebre conflito do Oriente médio entre Egito e Israel. Alí, também perdemos vida de brasileiros.
Aceitamos estrangeiros aqui, devidamente qualificados, e os prestigiamos, mas, admitir ameaças dessas pessoas, isso não.
Acima de tudo a soberania nacional. Tenho plena consciência da soberania do meu país, um dos mais desenvolvidos da América Latina.
O Dr. Alejandro deve medir bem as suas ações, sob pena de ser isolado pela classe médica, afinal, o ser humano não sofre apenas de doenças neurológicas.
O organismo humano sofre de doenças neurológicas, renais, pulmonares, cardíacas, hepáticas, ósseas, ginecológicas, etc....
A Cooperativa Unimed não pode ser refém de ninguém.
leonai Garcia

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Planeje suas economias
Traçar metas é fundamental. Sem elas, a vida financeira é um barco navegando sem destino.
Aí vão algumas dicas para ajudar no seu planejamento financeiro para este ano. Pegue um papel e caneta e escreva as respostas das perguntas abaixo.
Reflita a respeito do ano de 2009.- O que deu certo? O que deu errado?- Você conseguiu juntar o dinheiro que queria? Se sim, a meta era baixa demais?- Você conseguiu diminuir as dívidas que tinha?- Você conseguiu realizar aquele sonho que desejava?- Faltou planejamento?- Faltou acompanhamento e controle financeiro de sua parte?- Você envolveu a família no seu planejamento e decisões financeiras?_
Estabeleça metas de gastos para 2010- O começo de ano é sempre um excelente momento para você planejar e estabelecer metas.- Estabeleça metas para seus gastos:- Separe suas metas de gastos por categorias (Moradia, Alimentação, Transporte, Educação, etc). Crie uma meta mensal para cada uma delas. Não esqueça de gastos extras que vem de vez em quando, como IPTU, IPVA, seguros, etc. E também crie uma meta para uma categoria “Outros”, pois sempre gastamos algo fora de alguma categoria já planejada._
Estabeleça metas de ganhos para 2010- Faça a mesma coisa para seus ganhos: separe em receitas de salários, aluguéis, receitas financeiras (de investimentos, juros)._
Estabeleça metas para seus sonhos.- Muito importante é estabelecer metas para você realizar seus sonhos.- Separe os sonhos em sonhos de médio e longo prazos. Por exemplo, viajar uma vez por ano é um sonho de médio prazo. Comprar um apartamento é um de longo prazo. Nas suas metas, coloque o quanto você quer juntar de dinheiro por mês para poder realizar estes sonhos._
Use o ano que passou como base para as metasUtilizar o ano que se passou é um bom ponto de partida. Calcule a média de gastos realizados de cada categoria. Faça o mesmo para seus ganhos. Estes números da realidade que passou em 2009 são uma estimativa bem próxima da realidade para o ano que se inicia._
Acompanhe seu desempenho ao longo do anoAlém de estabelecer as metas, não deixe de acompanhar seu desempenho ao longo do ano. Dedique meia hora por semana para você organizar suas finanças pessoais e nunca esqueça de conferir seu extrato bancário, verificar vencimentos de contas, etc.
Izidoro Figueiredo – Economista izidorof@ig.com.br

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A ameaça da INNEURO

É no mínimo "abusivo" o documento enviado pela direção da INNEURO, assinado pelo seu diretor, médico Luiz Alejandro Cadena, á diretoria da Unimed Macapá, que, por sua vez, repassa aos cooperados para que tomem ciencia do caso, afinal, são, tão, donos da cooperativa, quanto o chefe da INNEURO.
É bom que o responsavel pela INNEURO tenha ciência de que numa cooperativa, todos estão encarregados de produzir a riqueza, e distribuí-la entre sí, equitativamente. Nunca, igualmente, isso está bem entendido.
Isso é comunismo, socialismo, ou coisa parecida, nunca cooperativismo.
Só não pode haver abuso. Uns faturando milhões e outros, tostões. Isso, não.
O proprietário do aparelho de TC aludido no documento, médico Aroldo Carvalho, também, é cooperado, logo, tem, direito de colocar o seu aparelho à disposição dos usuários da Unimed Macapá.
Quanto mais aparelhos, mais comodidade para os pacientes. Esta é a nossa meta. Na Unimed não cabe "monopólio".
Havendo concorrência, melhor para o usuário que paga seu plano em dia e quer ser muito bem atendido.
A direção da Unimed Macapá tem ao dever de convocar uma Assembléia Geral para discutir este caso, e, soberanamente, decidir o que fazer das ameaças contidas no documento da INNEURO: a partir de 1 de Fevereiro não atender usuários da Cooperativa com o aparelho de ressonância nuclear e o de tomografia de alta resolutividade.
A direção da INNEURO não tem legitimidade para impor aos cooperados da Unimed Macapá, os seus caprichos.
Em tempo: sei que a maioria dos leitores deste blog são usuários da Unimed Macapá, por isso a exposição.
O médico, equatoriano, Luiz Alejandro Cadena, quer, porque quer, impor à direção da Unimed Macapá a suspensão do serviço de tomografia da clínica Hemodiagnóstico, do médico brasileiro, Aroldo Carvalho.
Vejam senhores, aonde chegamos....
Finalizando: defendo a permanência do serviço de TC do médico Aroldo Carvalho na Unimed Macapá, e esforços da Unimed para que tenhamos o mais breve possível o nosso parque de imagenologia, em todos os setores, incluindo TC, Ressonancia nuclear e o mais que for necessário.
Somos mais de 200 médicos.
Não podemos ser reféns de ninguém.
De ninguém... Fui claro.
Leonai Garcia

Pedro Paulo e o Amapá

Vive-se no Amapá, nas primeiras horas da manhã de hoje (03), a interrogação.
O que o vice governador Pedro Paulo (PP) dirá na sua entrevista coletiva, marcada para daqui há pouco.
Ávido por novidades e apto a esclarecer os fatos, mais a frente, me arrisco a analisar o que poderá acontecer no bendito auditório da coletiva.
Se ele fica. Se saí. Se disputa o governo, ou se vai para o TCE.
São as duas saídas mais prováveis. A outra, é inimaginável.
O vice largar tudo e se recolher ao seu consultório. Isso é praticamente impossível de acontecer, mas.... Pode.
O que se comenta nos bastidores é que houve acordo entre o governador Waldez Góes (PDT), o presidente da AL, Jorge Amanajás (PP), e o próprio (Pedro Paulo).
A saída é o Tribunal de Contas do Estado, que por sinal tem duas vagas abertas com as aposentadorias de Raquel Capiberibe e de Pinto Garcia - homem que zombou de nós o quanto pôde.
Dizem que mora em Angra dos Reis - RJ, curtindo o salário que ganha ás nossas custas - presente do irmão, ex-governador do Amapá, Gilton Garcia.
Voltando ao assunto Pedro Paulo, essa arrumação é a que mais se adequa a realidade local.
Feito isso, Waldez Góes se elege senador, Jorge Amanajás aumenta suas chances de vencer a eleição ao governo, enfim; Roberto Góes seguirá em seu governo municipal e a prosperidade social será mantida no Amapá.
São 10:10 horas, esse é o quadro até agora.
Leonai Garcia

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O drama do socialismo chavista

De todos os problemas que os socialistas se proponham a resolver, pondo de lado as utopias e os misticismos, dois deles são principais:
O primeiro: produzir a riqueza
O segundo: distribuí-la
O primeiro contém a questão do trabalho.
O segundo, a questão do salário.
No primeiro problema, trata-se do uso das forças.
No segundo, a distribuição dos resultados.
Do bom uso das forças vem o poder político.
Da boa distribuição dos resultados depende a felicidade individual.
Por boa distribuição é preciso entender, não distribuição igual, mas, distribuição equitativa.
A primeira igualdade é a equitativa.
Dessas duas coisas combinadas, poderio público no exterior e felicidade individual no interior, resulta a prosperidade social.
Prosperidade social quer dizer homem feliz, cidadão livre, nação grande.
Isso tudo foi pinçado do livro "os miseráveis" escrito por Victor Hugo e publicado em 1862.
Agora, em 2010, vemos o que está acontecendo na Venezuela, onde o ventríloquo chamado Hugo Chaves montado numa utopia chamada bolivarianismo se pôs a "peitar" os dois problemas sem condições de resolvê-los.
Resultado: O país entrou em parafuso.
Reduziu a produção da riqueza (petróleo) e distribui a miséria ao seu povo. Falta-lhes, água, energia elétrica, alimentos, etc...
Detalhe: A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo do mundo.
Não demora muito, o coronelzinho de meia tigela vai cair. Não tem jeito para ele.
Seus compatriotas já se articulam com essa intenção: derrubá-lo.
Mortes já aconteceram nas ruas de Caracas. Estudantes foram os mártires.
Aqui no Brasil (Marco Aurélio Garcia) e no Amapá em particular (militantes do PSOL) apoiaram as ações "doidas" do Hugo Chaves. Lembro muito bem disso.
Esse pessoal "retrógrado" é que quer governar o Brasil.
Os acho e sempre os achei, uns idiotas.
Está aí a burrice do Chaves para esse pessoal ver onde se chega com essa maluquice de comunismo e socialismo.
Não existe essa de distribuição por igual. Existe sim distribuição equitativa.
Quem produz mais, recebe mais, o contrário é verdadeiro.
Leonai Garcia