segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A viagem de Ahmadinejad

A vinda do presidente do Irã ao Brasil Mahmoud Ahmadinejad tem aspectos distintos. De um lado, as relações comerciais entre os dois países, o que vale muito nesse mundo pós-crise.
Por outro lado, as relações tempestuosas criadas pelo próprio Ahmadinejad perante a comunidade internacional ao repudiar o Holocausto e pregar a extinção de Israel, alem da sua intenção de fabricar artefatos nucleares e usá-los contra a humanidade é um complicador para a politica internacional do presidente Lula.
O povo brasileiro acompanha atento, esta visita, e o mundo, também. Não acredito que Lula queria manchar a sua biografia, trazendo-nos problemas internacionais. Basta a intromissão no problema hondurenho, até hoje não resolvido.
Quer dizer. Nos metemos a resolver um problema "doméstico", em plena América Latina e não avançamos nada. Até hoje o ex-presidente Manoel Zelaya não voltou ao poder.
Ate hoje ele continua usando as instalações da embaixada brasileira em Tegucigalpa com os seus seguidores.
A roda da notícia não para de girar. O assunto hondurenho deixou de interessar ao mundo.
Agora, o mundo tem os holofotes voltados para o Brasil e a política internacional de Lula e do PT.
É bom lembrar que o PSDB - leia-se José Serra está atento. Qualquer deslize é fatal.
Leonai Garcia

Um comentário:

  1. Um dos melhores textos que li sobre a visita do presidente do Irã ao Brasil. Direto, com bom senso de observação e didático.

    ResponderExcluir