segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A minha visão de jornalismo

Há vertentes no jornalismo mundial: Política, cultura, economia, turismo, esportes, religião, etc... Desse universo, o que me apraz é o jornalismo opinativo, de maneira geral. Tanto que já atuo neste setor há algum tempo (+/- 15 anos).
Comecei a freqüentar a redação de jornal diário por esse período, depois, passei a preencher uma coluna desse periódico, em seguida, fui guindado ao espaço próprio, com identificação e tudo o mais (....). Foram quase 10 anos de atividade prazerosa, mesmo em caso de viagem.
Deixei-o por discordar, frontalmente, da atitude irresponsável do dono do periódico que certo dia se achou no direito de “emendar” um texto de minha lavra e com a minha assinatura. Um absurdo que só admite quem não se respeita. Não é o meu caso.
Há 14 anos, aos sábados, pela manhã, apresento um programa jornalístico, radiofônico, de cunho opinativo sob o título “O mundo em debate”. A princípio, pela rádio 93.3 FM, durou pouco tempo, em seguida me transferi para a 102.9 FM, onde permaneci 13 anos; agora, ocupo o prefixo 101.9 FM, Rádio Cidade. Horário: 06:00 às 08:00 horas da manhã dos sábados.
Tenho absoluta convicção de que o jornalismo opinativo é a ferramenta que aos poucos muda a realidade do mundo e desse país de dimensões continentais, não será diferente. A mídia nacional ao lado das organizações da sociedade civil é que mantém o regime democrático brasileiro de pés.
Hoje, o que se vê é um congresso nacional submisso ao poder executivo. O que aconteceu recentemente com o senado no caso José Sarney é emblemático. O presidente Lula manda no legislativo. Esse mesmo congresso é refém do poder judiciário por absoluta falta de “postura” dos seus integrantes.
Se dependesse do congresso o presidente Lula teria o terceiro mandato, facilmente. Na câmara um “sabujo” sergipano criou uma emenda do terceiro mandato que só não foi p´ra frente devido o posicionamento do STF e da imprensa nacional que jogaram essa proposta na lata do lixo.
Democrata convicto uso o meu espaço no rádio e no blog
www.omundoemdebate.blogspot.com para espalhar esta semente de liberdade onde possa ser lida e ouvida. Assim faço a minha travessia diariamente em direção ao porto seguro do desenvolvimento econômico e social do meu país, que tanto amo.
Deixamos a fila de pedintes do FMI. Estamos na roda dos países mais ricos do mundo. Isso é produto da cabeça privilegiada de brasileiros ilustres que resolveram reduzir o “fosso” maldito que separa os que têm dos que não têm.
Ainda temos muita coisa a fazer.
Vivo neste mundo disposto a melhorar a vida do meu país!
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário