segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A força do futebol - impressionante

Após o término da partida Flamengo X Corinthians com o placar final de 2 x 0 para os rubronegros, impressionou muito, o número de pessoas desfilando nas ruas e avenidas de Macapá, vestidas de vermelho e preto.
Esse clube carioca é de fato o de maior torcida no Brasil.
Vale um ensaio sobtre o assunto.
Nas minhas pesquisas sobre o futebol brasileiro, encontro rico material na biografia de Nelson Rodrigues, o "homem das chuteiras imortais".
Nela desponta a figura do seu irmão Mário Filho como o verdadeiro semeador dessa paixão flamenguista por todo o teritório nacional.
Detalhe: valeu-se apenas da imprensa escrita e do rádio.
É que a TV veio muito tempo depois. Com ela as imagens do Flamengo da década de 1980, onde despontou o reinado de Zico com a camisa rubronegra marcando gols - cobrando faltas no ângulo do goleiro adversário, chutando de fora da área, cabeceando, enfim.... Zico, a maior estrela do futebol do Flamengo contribuiu muito para o seu engrandecimento.
Hoje, o ídolo do Flamengo é o sérvio Petcovick.
Junto com Adriano, Álvaro, Maldonado, Ronaldo Angelim, Bruno, Zé Roberto - que voltou a jogar um bom futebol, Leonardo Moura, Juan, Airton, William, Toró, enfim, esse time de jogadores faz a paixão em vermelho e preto d'agora.
Salve o Flamengo o maior clube do Brasil.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário