terça-feira, 24 de novembro de 2009

13º Salário, poupar ou pagar dívidas, o que fazer ?

13º salário, poupar ou pagar dívidas, o que fazer ?
O crédito do 13º salário está próximo e muita gente ainda está em dúvida .O que fazer? Pagar as dívidas, fazer uma poupança ou ir às compras natalinas ? Os economistas ensinam que o consumidor deve priorizar o pagamento de dívidas do cartão de crédito ou cheque especial que têm os juros mais altos. Caso não esteja argolado com dívidas ou que esteja com as contas em dias, aplicar na poupança ou fazer um investimento. Reformar a casa também pode ser uma boa opção. Gastar todo o 13º nas compras não é recomendável, segundo os analistas.
Para quem pretende gastar o 13º nas compras é melhor se antecipar já que quanto mais próximo do natal mais cara as coisas ficam. Procurar pagar à vista e barganhar descontos é uma boa estratégia. A regra, no entanto, é flexível. É preciso fazer um orçamento, com pesquisa de preços, para ver se o dinheiro destinado para cada gasto será suficiente. Por exemplo, se a família pretende viajar no começo do ano, vai gastar mais. Para isso, terá de gastar menos nas festas.Uma dica importante é reservar pelo menos 10% do 13º salário para as despesas extras do começo do ano, como IPVA, IPTU, material escolar e uniforme das crianças.É preciso fazer uma programação dos gastos e nunca gastar mais do que recebe.O 13º salário é uma tentação, principalmente para quem tem o orçamento apertado. Mas é preciso planejar antes de gastar, justamente para não começar o ano novo com uma dívida nova.
Se a pessoa não consegue poupar com o 13º salário, é muito difícil que consiga fazer isso com o salário mensal. Então isso quer dizer que ela está com dificuldade de poupar.
Izidoro Figueiredo –Economista Izidorof@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário