terça-feira, 14 de julho de 2009

The new Journalism (O novo jornalismo)

O americano Gay Talese (77) é o pai dessa idéia. Para ele não é o Time que está perdendo leitores, é sim o jornalismo, propriamente dito. Tudo por causa do jornalismo impresso atual, que prioriza a noticia curta em detrimento de uma reportagem feita com cuidado, talento e seinsibilidade.
A nota curta exige pouco tempo do leitor para decifrá-la. Tem gente que acha isso formidavel. Tolice. Sou dos que acham o contrário.
Não se pode justificar a perda do leitor de jornal impresso para a TV ou então para a internet. A explosão da venda dos livros de Harry Porter, os milhões de livros vendidos por Paulo Coelho, desmontam tais argumentos.
O jornal impresso perde leitor por uma série de razões. Uma delas: A consciência do jornalista e os meios eletronicos ao seu dispor. A fuga para blogs, twitters, sites, é a saída encontrada pelos que pensam. E pensar faz a grandeza do homem.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário