sexta-feira, 17 de julho de 2009

A ponte

Finalmente a ponte sobre o Rio Oiapoque sai do papel. Sem loas. Parabéns ao governador Waldez Góes que ganha de presente ao final do seu 2º mandato uma obra de R$ 50 milhões.
O povo do Oiapoque está feliz. Empregos, circulação de mercadoria, roda da economia girando, enfim, vai ser uma festa com o começo das obras que já foram autorizadas pelo DENIT.
Puxando pelo fio da memória, lembro das primeiras reuniões do então candidato Waldez Góes no auditório do SESC Araxá na primeira campanha. Falou-se nos projetos estruturantes e um deles foi exatamente a ponte sobre o rio Oiapoque e as suas dificuldade em executá-lo, afinal, tratava-se de um projeto internacional, com suas peculiaridades. Preço. Acordo binacional, etc...
Aí, entra o apoio do senador José Sarney e a sua relação com o poder. Isso foi decisivo para que a ponte acontecesse. A oposição local pode falar o que quizer, e tem de fazê-lo para não sumir do mapa, mas, Sarney tem sido muito útil ao Amapá.
Acordo bilateral Brasil - França, as chancelarias se encontraram diversas vezes e no final, o acordo foi firmado. O logradouro será construido com dinheiro das duas nações, cabendo ao Brasil a realização da licitação (o que já foi feito) e da administração do projeto.
Estive na área onde será erguida a cabeceira da ponte (lado brasileiro). É um local alto, de onde se vê o rio em grande extensão e o outro lado, pertencente aos franceses.
Tempo de construção: 1 ano e 6 meses. Valor da obra R$ 54 milhões. Empregos diretos e indiretos - cerca de 500.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário