segunda-feira, 27 de julho de 2009

Vivendo e contando


De volta ao batente, Parafraseio Gabriel Garcia Marques, "vivi para contar" mais uma experiencia no município de Afuá - Pa. Participei do 27 Festival do Camarão. Há quase 10 anos não pisava naquela festa marajoara, que cresce, ano após ano.
Mais espaço, mais shows, mais público, mais barcos, mais aviões, mais bandas, enfim, vida na sua plenitude. Pena que no meio disso tudo ocorra violencia. Infelizmente. Marginais se infiltram no meio da massa e os episódios lamentaveis acontecem .
A organização da festa é impecável - Pisca é a fera. Artista plástico, músico, compositor e criador de eventos. Ele cuida de todos os detalhes do Festival que lota a quadra da cidade nos 04 dias de folia. Calculo de 60 mil pessoas.
Sua ultima grande façanha foi fazer a "Batalha camaroeira", quando dois camarões se "enfrentam" perante um público numeroso: Convencido e Pavulagem. É um teatro a céu aberto onde a platéia tem: indumentária, fantasia, cenário, intérpretes, com músicas (levada) de sua lavra, com batida, letra e melodia.
O lado comercial é altamente rentável: Hotéis lotados com preços de diaria reajustados; aluguel de residencias, quartos alugados e o grande consumo de bebidas: refrigerantes e cerveja (+/-) 500 mil latas de cerveja, foram consumidas, fora as garrafas. Alimentação, sem problemas: peixe, camarão, gado, frango.
Transporte feito por barcos que saem de Macapá dom destino a Veneza marajoara, desde a segunda-feira da semana da festa, e chegam de lá na segunda-feira seguinte.
Milhares de passageiros lotam as embarcações que são supervisionadas pela Marinha do Brasil. Este ano não foi anotado nenhum incidente no percurso.
O prefeito Mazinho Salomão (PSDB) recebeu a visita da governadora do Pará Ana Julia Carepa, juntamente com os prefeitos da Ilha do Marajó. Uma festa.
A organização do evento avalia a circulação de 4 - 5 milhões de reais nesse periodo. Os comerciantes locais de sorriso largo. Felizes com a competencia dos responsaveis pelo evento.
Bandas de renome nacional e regional foram as responsaveis pela alegria dos
visitantes. Desde a quinta-feira a noite, seis grupos fizeram mexeram com a massa. Isso tudo é o Festival do Camarão.
Infelizmente, nenhum dos prefeitos do Estado do Amapá tiveram a capacidade de fazer acontecer uma festa de tamanha envergadura. Falta inspiração!
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário