quarta-feira, 29 de julho de 2009

Atraso

O Brasil continental, abrigo de 180 milhões de almas, avança numa velocidade media rumo ao seu lugar no primeiro mundo. Isso poderia ser mais rápido, porem, existem motivos que travam a corrida.
Destaco um deles: A falta de energia eletrica em grande parte do país.
Ouvi atentamente o programa "A Voz do Brasil", hoje (29). Chamou-me a atenção a festa que o governo federal fez por ter levado energia eletrica a dois municípios: Igarapé Miri (Pará) e Boaventura (Paraná). Faltou o Bailique.
Quantos lugares do país existem sem energia elétrica. Olha que a descoberta da lâmpada pelo americano Thomas Edison aconteceu em 1879. Haja tempo!
A fala rude dos moradores desses rincões emociona: - "Agora pode ter aula de noite na escola, antes, só se podia estudar com a luz do sol". Disse uma aluna.
É por isso que ainda teremos de aturar os Renan, os Roriz, os Jaderes, os Quercias, os Lobãos, da vida por mais tempo.
É que o povo desses lugares, a maioria analfabetos, vota pela doação de qualquer mercadoria. Outrora, isso acontecia nas próprias capitais.
Lembro de um politico daqui que ganhou várias eleições "dando leite peidão". Agora ele fiscaliza números. Pode Freud!
Outro teve o mandato cassado por causa do dinheiro que encontraram na casinha do cachorro de uma correligionária.
Mas vai chegar o dia em que o país será representado por políticos que ajam com base na ética e no interesse nacional. A internet encurta essa distância.
Enquanto isso, haja: bolsa familia, bolsa geladeira, vale gas, bolsa disso, bolsa daquilo, etc... etc... etc...
Graças a esses mecanismos o presidente Lula "surfa" numa onda francamente favorável. Isso lhe dá "moral" para meter o bedelho nas questões internas do congresso nacional. Só por isso!
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário