sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Trânsito

É vivendo e aprendendo, diz o ditado popular, ao que acrescento, e estudando. Sim, porque apesar de exercer a medicina de trânsito há alguns anos, agora, no curso de especialização passo a conhecer detalhes que, sinceramente, me passaram despercebidos ao longo da vida, de condutor de veículos e de médico do trânsito.
A importância dos equipamentos de segurança no trânsito, ativos e passivos, suas características, que diminuem na prática, as estatísticas de mortes devido os choques de veículos em acidentes.
Os ativos: freios, suspensão, faróis e lanternas. Evitam o acidente.
Os passivos: cinto de segurança, air bag, cadeirinha do bebê, encosto da cabeça e as barras laterais das portas. Reduzem as consequências do acidente.
Os três colisões sucessivas que ocorrem em fração de segundo: a primeira, entre o veículo e o obstáculo; a segunda entre o corpo do ocupante e as partes internas do veículo; e a terceira entre os órgãos internos e a coluna vertebral.
A segunda e a terceira é que matam ou inutilizam os condutores e os passageiros.
O efeito chicote caracterizado pelo movimento brusco para frente e para trás da cabeça do ocupante do veículo, causando-lhe lesões na coluna cervical e medular, por hiper-extensão e hiper-flexão do pescoço, no caso de não haver o encosto da cabeça ou então, que esteja mal posiconado.
Evidentemente que os danos são maiores, quanto maior for a velocidade do impacto do veículo contra o obstáculo a sua frente.
Quando utilizados corretamente o cinto de segurança protege:
100% lesões dos quadris
60% lesões da coluna vertebral
56% lesões da cabeça
45% lesões do tórax
40% lesões do abdomen
Além de reduzir o risco de perfuração do globo ocular.
São lições importantes que repasso aos leitores do blog, com o objetivo de alertá-los para que usem o cinto de s gurança quando saírem de carro. Sem esquecer de solicitar ao ocupante do banco traseiro o uso do cinto, pois, em caso de acidente, o corpo do ocupante do banco traseiro, sem cinto, se projeta de encontro aos ocupantes do banco dianteiro, causando lesões graves, até a morte.
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário