quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Traição

A pior traição é a do homem contra o seu semelhante. Isso é terrível. Fere de morte qualquer credibilidade e não tem não tem perdão. Triste de quem perdoa quem lhe trai. É um infeliz. Melhor é ter os traidores no cemitério da memória, assim, eles não nos fazem mal.
A traição política é volátil. O adversário e até inimigo de ontem, pode ser o parceiro de hoje. É o que o país assiste no senado da República entre Lula e Sarney, entre Collor de Melo e Sarney.
Outrora os dois desferiram adjetivos indecorosos ao senador "amapaense" de orígem maranhense. Hoje, se dão al "mil maravilhas", um ajudando ao outro como se viu na crise do senado que deixou nú a figura de José Sarney.
A história é prenhe de traições. No império romano a traição acontecia rotineiramente.
O poderoso Julio Cesar foi apunhalado pelo senado romano, entre eles, Brutus, porque não aceitaram a decisão do imperador de lhes tirar uma parte das suas terras para dar ao povo.
Varam os milênios a frase "até tu Brutus", quando este lhe enfiou a lâmina no ventre já varado por outras iguais.
Otávio, seu sucessor, teve o leito repleto de serpentes que mataram suas concubinas às dezenas, escapando da morte por puro disígnio da natureza, destruindo, depois, o seu algoz - Marco Antonio.
Calígula, em seguida foi assassinado também a golpe de punhais pelo senado romano. Seu sucessor, Claudio, foi envenenado por Angelina, sua mulher, que ambicionava o trono para o filho Nero, antes, teve de envenenar, também, Britânico, irmão adotivo, mais velho na linha sucessoria, e portador de epilepsia.
Então traição é uma ação muito ruim. Terrível.
Imangine voce viver num ambiente aparentemente imune a traição; de repente ela se manifesta, nua e cruamente, na sua frente, movida por "trinta moedas". Não é facil.
Do traidor quero distância. Esse tipo de gente não vale nada, nadinha.
É um pobre coitado, miseravel e digno de pena, não de amizade.
Fui traído na minha convivência com a mídia, mas, venci.
Venci pelo meu valor de homem, pelo meu valor de cidadão, pelo meu valor de parceiro.
Longe de mim a perfeição, mas, perto de mim, muito perto de mim a lealdade.
Traidores.
Longe de mim.
Muito longe.
Voces são desprezíveis!
Leonai Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário