sábado, 31 de outubro de 2009

Mudança

Dona Luzia, irmã de dona Cremilda voltou ao convívio dos Góes.
Quem perde com isso é o candidato Lucas Barreto (PTB).
Este é apenas o começo do que poderá vir pela frente em termos politicos.
É a tal história "mateus, primeiro os meus".
Com o crescimento da candidatura Roberto Góes rumo ao Setentrião, e parece que ele está atento aos numeros, é possivel que muita coisa ainda mude de lugar, daqui p´ra frente.
É questão de esperar pelo rumo do "vento".
Leonai Garcia

Eleição na Unimed

No próximo dia 19 de Novembro haverá eleição para a nova diretoria da Unimed Macapá. 03 chapas disputam o pleito. Já escolhi a minha: Elza Rezende para presidente, João Barata para vice e Jacy Amanajás, para Superintendente.
A meu ver é a chapa que reune as melhhores condições para manter a cooperativa "viva", sem traumas.
A Unimed tem 33 mil usuários que precisam ser muito bem tratados.
Um serviço de qualidade é o minimo que os cooperados têm de prestar aos seus clientes.
Os médicos que compõem essa entidade têm de ter em mente que eles são os verdadeiros donos desse serviço e não uns simples sugadores de $$$$.
Portanto. essa trinca é a melhor alternativa para a Unimed Macapá.
Leonai Garcia

Confira o que rolou neste sábado no programa O Mundo em Debate

Na primeira hora do programa deste sábado, 31,o dr. Leonai Garcia apresentou as manchetes dos principais jornais e revistas do Brasil.
Marco Antônio apresentou um documnetário sobre a igreja de Saõ José de Macapá - o prédio mais antigo de Macapá. na semana que vem
Marco Antônio entrevistou o lateral, um sapateiro que mora no bairro do Trem e que já foi jogador de futebol, destacando que sua vida. Ontem e hoje.
Elcio Barbosa entrevistou o governador Waldez Góes que falou sobre sua vida e seus trabalhos ao longo de 7 anos no comando do governo do Estado.
Leonai Garcia apresentou o livro Bola de Seringa - pelo menos a primeira edição do livro da história de grandes jogadores do futebol amapaense.
Na história do Pará, Jhon Scooth falou do Jardim Botânico Rordrigues Alves, um dos mais conceituados. E anunciou que semana que vem falará sobre o Mangau das Garças.
No esporte, Eu, Bira e Antônio Luiz falamos sobre o AMapazão 2009. Mudançã de treinadores, onde saiu Jasson e entrou Luciano Machado, saiu Ferreira e entrou Gian Lopes.
A vergonha do dopping de Daiane dos Santos e a construção da Associação dos Ex-jogadores de futebol do Amapá.
Na entrevista do dia Carlos Murilo falou sobre projetos realizados sobretudo o projeto
Na área médica Elza Resende destacou a eleição na Unimed Macapá.
Programa O Mundo em Debate - produção e reportagens Marco Antõnio, participação Bira Silva, Mario Tomaz, Antõnio Luiz, Elcio Barbosa. Na técnica Eronimo Neri. Apresentação - Leonai Garcia
Postado por Mario Tomaz MTB08598

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A politica amapaense

A candidatura do prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT) ao Governo do Estado ganha força com o passar dos dias. Seu nome é o preferido da maioria das pessoas com quem tenho falado sobre o assunto.
A melhoria da cidade de Macapá, em todos os sentidos, é o grande trunfo que alavanca essa possibilidade de candidatura.
Os dois pretendentes ao trono, da base do governo - Pedro Paulo e Jorge Amanajás, não decolaram até agora. Estão presos ao chão, ambos, não têm militância nem inteligentsia.
A dúvida se é A ou B o candidato interfere na definição do eleitor, diferente do que acontece no PSDB a nível nacional, que apesar de uma indefinição entre José Serra e Aécio Neves, o partido lidera as pesquisas de opinião com Serra, muito à frente dos adversários.
A impressão que se tem é que falta articulação política, tanto no seio do PP, quanto do PSDB, amapaenses. Não precisa ser PHD em política para perceber essa falha. Daí o eleitor preferir uma terceira via, representada por Roberto Góes, que a princípio nem imaginava entrar nesse jogo.
Varias vezes o prefeito falou de público do seu compromisso com o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Amanajás (PSDB), só que, o tucano não "decola", então fica difícil a atuação dos seus apoiadores.
Aos poucos a candidatura tucana perde adeptos. Primeiro foi o deputado Edinho Duarte que se passou para o lado do PP de Pedro Paulo, outros seguirão o mesmo caminho, afinal, em política ninguem quer perder.
O eleitor brasileiro já se constitui em 75 milhões de internautas, logo, o lugar de bobo aos poucos vai sumindo.
Esses políticos acostumados a "comprar" votos vão se ferrando aos poucos.
Concluindo. Roberto Góes pode ser a solução para o imbróglio Pedro Paulo Jorge Amanajás.
Uma solução inteligente, por sinal!.
Leonai Garcia

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sem sensacionalismo

Como alguns tratam o assunto, mas, a ação conjunta do MP e da Justiça mandando prender guardas de presidios não foi muito bem deigeriada pela sociedade civil oroganizada. Sente-se o "cheiro" disso no ar.
MP e Justiça agiram açodadamente, no assunto. Preferiram dar crédito a depoimentos de presos do Iapen, sem confrontá-los com outras vertentes, resultado, prenderam inocentes, colocando contra sí a sociedade, e isso não é bom num regime democrático.
A impressão que se tem é que ouve precipitação na ação do MP e da Justiça.
Nada é insolúvel. O estrago já foi feito.
Resta apenas usar o bom senso e acabar com isso da melhor maneira possível, ou seja, libertando os presos, para o bem da coletividade.
Leonai Garcia

Documentário

Em fase de escolha de imagens e depoimentos para compor o documentário que conta a história do futebol amapaense de 1040 - 1990, título: bola de seringa. A figura do Vadoca é fundamental.
Alfaiate de profissão. Ele inspirou essa obra. Em seu depoimento, narra como decorria a vida na cidadezinha de Macapá daquela época, com riqueza de detalhes.
Vadoca é uma figura do povo, amante dessa cidade e que merece todo o respeito dos que vivem aqui.
Vale a pena assistir o que ele disse.
Leonai Garcia

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Complicação

Tem gente que quer ser mais realista do que o rei, e o resutado é um desastre.
A sociedade assiste atônita as notícias vindas do IAPEN, onde o MP pediu e a autoridade judicial responsável determinou a prisão de 22 agentes prisionais, acusados de atos de barbarismo contra detentos daquele estabelecimento prisional (os santinhos).
os tiras foram a uma audiencia despreocupados e tiveram esta surpresa desagradável.
Mas, aos poucos fica-se sabendo dos absurdos que essa medida judicfial está causando.
Por exemplo: um dos presos estava em missão para o vale do Jari, no entanto porque foi acusado por um detento: "xadrez nele".
Pode Freud?
Ao saber da estupidez da sua medida, o juiz do caso mandou libertar o rapaz, depois de tê-lo recolhido "as grades".
É como se o médico errase o diagnóstico de uma doença.
Sabe gente.
Não dá para aceitar calado esse tipo de atitude.
Não é pelo fato do sujeito ser juiz que não pode errar.
Por certo seus superiores já devem tê-lo advertido para a insensatez da sua decisão.
Enquanto isso o presídio está desguarnecido.
Acontece cada coisa neste mundo!!!!
Leonai Garcia

Problemas

O secretário de saúde Pedro Paulo Dias (PP) está com alguns problemas sérios para resolver na sua pasta:
A casa que abriga o tratamento de drogados no bairro jardim Equatorial está com a luz "cortada". Assim fica difícil fazer alguma coisa pelos doentes.
Bem que ele poderia resolver esse pequeno transtorno atraves dos seus auxiliares.
Outro, que gera muita reclamação no seio do povo humilde é o aparelho de RX do hospital Alberto Lima. Essa máquina se encontra "quebrada" há algum tempo e nada de recuperação.
O Dr. Pedro Paulo será o legítimo substituto do governador Waldez Góes a partir de Abril de 2010, então, sanar essas pendências é urgente. Isso funciona como um "trailler" daquilo que fará à frente do governo do Estado.
O povo acompanha o noticiário atento e tira as suas conclusões.
No dia da votação???
Leonai Garcia

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bola de seringa

Em minhas mãos.
Hoje (27) no meio do dia chegou um exemplar.
Muita emoção ao ver um trabalho concluído com sucesso, o apoio de grande parte da sociedade amapaense, e dos poderes executivos constituídos:
Governo do Estado, na pessoa do governador Waldez Góes e da Prefeitura de Macapá, com o prefeito Roberto Góes.
Entendo socialismo dessa forma.
Uma forma positiva que instrumentaliza o povo de maneira edificante.
É esse o tipo de socialização que batalhamos para aplicar no país; não um socialismo burro, retrógrado, atrazado, pregado por Chaves e seus seguidores aqui do Brasil.
Agora, o Amapá tem a sua história futebolística de verdade.
Em breve estará no Museu do futebol.
Há os que torceram pelo insucesso dessa empreitada.
Esses estão se roendo de raiva. São uns idiotas. Cretinos. Beocios.
Que eles vivam muito para assisitir a nossa vitória.
São cretinos, não produzem nada de útil para o povo.
São movidos por $$$$.
Uns azarões.
Os quero longe da minha aura.
Desde moleque do Telegrafo, sou um vencedor!
Leonai Garcia

O poder da urna

Ela consagra o vencedor de uma disputa eleitoral e dá ao vitorioso a confiança necessária para novos desafios. Melhor ainda quando o felizardo realiza um bom trabalho perante o seu povo. É isso que acontece em Macapá nos dias atuais.
Foi o que aconteceu com Jose Serra quando venceu as eleições municipais de 2004. Confiante no seu vice foi lançado pela coalizão (PSDB-DEM) candidato ao governo paulista e venceu de novo a eleição, desta feita, em todo o estado de São Paulo.
A base da nova campanha foi o seu bom governo na prefeitura paulistana. Gilberto Kassab, o vice, assumiu as rédeas da prefeitura da capital paulista e, sustentou o novo desafio do seu companheiro de chapa alçando-o ao pódio com uma boa “maçaroca” de votos.
O próprio Kassab também foi eleito prefeito pelo povo paulistano (2008) no rastro da competência do modelo Serra de governar.
Instalado no Palácio dos Bandeirantes, novo desafio resssurge para Jose Serra. Agora, mais encorpado pelo poder da urna, topa de frente com a chance de governar o país. Os números das pesquisas lhe favorecem apesar do prestígio do atual presidente (Lula) que tenta, mas não consegue fazer decolar a sua candidata – Dilma Roussef, a “mãe do PAC”.
Por aqui, praticamente o mesmo panorama se delineia guardadas as devidas proporções e aspirações. Roberto Góes (PDT) inicialmente na corrida eleitoral rumo a prefeitura de Macapá obtinha um baixo índice de preferência popular. Acertando a composição da chapa com a ex-vereadora Helena Guerra ganhou fôlego.
O passo seguinte foi afinar o discurso. Ele que tinha sido somente candidato a vereador da capital e deputado estadual, com vitórias sucessivas. Uma candidatura majoritária lhe faltava. O desafio foi enfrentado com garra e determinação. Assim, a campanha foi se desenrolando a ponto de chegar ao prazo fatal do primeiro turno e ser suplantado pelo candidato de oposição Camilo Capiberibe (PSB), por larga vantagem.
Veio o segundo turno e apenas os dois a se digladiar. Os discursos inflamados e a estratégia correta fizeram com que a diferença fosse caindo ao longo do percurso. Vieram os debates na TV e Roberto Góes soube canalizar para si o apoio da população da capital fazendo-o vencedor, por uma margem apertada, mas, dentro daquilo que se esperava dentro das suas hostes.
Entronizado na cadeira de prefeito de Macapá o trabalho cobrava pressa. A cidade abandonada pelo gestor anterior exigiu da nova equipe, trabalho intensivo. Tudo estava por fazer. Cidade esburacada, passeio público do centro comercial tomado por vendedores ambulantes indisciplinados. Empresas de ônibus não obedeciam diretrizes, quaisquer que fossem, e a conseqüência imediata: reclamação dos passageiros. Os terrenos da capital supervalorizados intempestivamente, em prejuízo dos proprietários: nova grita. Tudo isso foi solucionado em pouco tempo, em consonância com a nova câmara de vereadores.
Mais. A merenda escolar nos três turnos, e servida durante o período das férias escolares. Isso foi um “cala boca” na oposição que desdenhava dessa promessa de campanha. Achavam impossível realizá-la. Hoje, é uma realidade. O transito caótico ceifando vidas sem cessar exigia uma providencia do poder público. Aí, surgiram os sinais luminosos com temporizador, que alem de embelezar os cruzamentos da capital, possibilita maior ordenação no escoamento do trafego principalmente no horário de “pico”. A conseqüência temporal é a redução dos acidentes de transito, então menos mortes, menos acidentados, menos mutilados.
As praças da capital e as rótulas, limpas, grama podada, iluminadas, flores e luzes lhe dão beleza e atraem as famílias que voltam a gozar da delicia de um fim de tarde ou então de um namoro aconchegante sem o odor pútrido exalado das águas paradas e imundas de passado recente.
Calendário escolar cumprido a risca sem a presença inoportuna dos “fazedores“ de greves. Salário do servidor pago em dias, ruas becos e avenidas asfaltadas, tudo isso feito com um orçamento “minguado”, mas, quando se quer fazer alguma coisa de concreto em beneficio do povo, se faz. O empresário, a empresa entra com a sua contrapartida quando sente seriedade na ação do gestor.
O resultado de tudo isso é a confiança popular. O povo da capital está satisfeito com o seu jovem prefeito. Os moradores dos outros municípios admiram a recuperação de Macapá. A lógica então se manifesta nas pesquisas de opinião publica. A maioria dos entrevistados em pesquisas feitas para aferir o grau de satisfação, respondem positivamente.
O povo brasileiro é ordeiro, há os desajustados, os infelizes, os doentes mentais, sempre haverá essa dissonância. Mas, a maioria cumpre leis, recolhe impostos e tributos, a maioria é trabalhadora e honesta, é essa maioria que adora o belo, o limpo, o saudável. É essa maioria que quer ver o estado do Amapá ser governado por um homem justo, trabalhador, dinâmico, que usa a autoridade sem ser autoritário.
Alea jact est, diriam os romanos. A sorte está lançada, dizemos, nós seres viventes desse rincão brasileiro. Roberto Góes o povo amapaense aprova a sua gestão a frente da Prefeitura Municipal de Macapá.
Leonai Garcia


Antes tarde do que nunca

O ministro presidente do STF Gilmar Mendes, cobrou uma atitude da parte do governo do PT, que pare de liberar subsidios para o MST, grupo de baderneiros que invade terras e causa violência no meio rural brasileiro, e até na capital federal (Brasilia) com demonstrações repetidas de invasão de prédios públicos em nome de uma "reforma agrária" que o próprio "movimento" não leva a sério. Os numeros são frios e a quantidade de terras por eles adquiridas, violentamente, pouco ou nada produzem. querem mesmo é bagunçar o país levando-o no rumo da politica chavista, ultrapassada, idiota e ineficiente.
Agora, com a demonstração feita pelo judiciário de que chegou o limite da balburdia é possivel que essa "canalhada" reflua aos seus lugares insignificantes e o povo brasileiro se fortaleça mais e mais, sobretudo nos distantes rincões que sofrem as ações deletérias desses marginais travestidos de "movimento social".
Leonai Garcia

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PRA REFRESCAR A MEMÓRIA

A enquete desta semana seria para saber qual Deputado ou Deputada merece seu voto? Como o blog mantém sua linha editorial pela imparcialidade, possibilitamos ao amigo internauta, saber o número de votos que o seu representante na Assembléia Legislativa obteve nas eleições de 2006. A relação está de acordo com o número de votos e o partido que o candidato estava filiado naquele ano.

Roberto Góes (PDT) - 10.641 votos
Francisca Favacho (PMDB) - 7.444 votos
Eider Pena (PDT) - 6.522 votos
Dalto Martins (PMDB) - 6.390 votos
Edinho Duarte (PMDB) - 5.053 votos
Keka Cantuária (PDT) - 4.216 votos
Kaká (PT do B) - 5.746 votos
Isaac Alcolumbre (PFL) - 4.331 votos
Ricardo Soares (PT do B) - 4.226 votos
Jorge Salomão (PFL) - 4.224 votos
Meire Serrão (PT do B) - 3.813 votos
Mira Rocha (PTB) - 5.303 votos
Dr. Brasil (PMN) - 5.063 votos
Camilo Capiberibe (PSB) - 5.213 votos
Ruy Smith (PSB) - 4.121 votos
Jorge Amanajás (PSDB) - 9.067 votos
Michel JK (PSDB) - 5.450 votos
Joel Banha (PT) - 5.224 votos
Paulo José ou PJ (PL) - 4.869 votos
Zeze Nunes (PV) - 5.102 votos
Manoel Mandi (PV) - 4.930 votos
Jorge Souza (PCB) - 5.513 votos
Alexandre Barcellos (PSL) - 5.803 votos
Moises Souza (PSC) - 5.841 votos

A enquete fica para a próxima semana. continue acessando e aproveite para afazer uma avaliação da administração do prefeito Roberto Góes.

Por: Clay Sam

Roberto Góes no Governo

Está mais do que provado que o povo brasileiro já sabe o que quer. O aprendizado foi duro, difícil, passaram-se décadas até que alcançássemos um nível de escolha ideal. Evidente que uma vez ou outra o eleitor se distrai e erra na hora de escolher seu representante, mas, no cômputo geral, estamos bem.

A prova dos nove é a preferencia popular do prefeito Roberto Góes (PDT) como o melhor candidato ao governo do amapá, em 2010. Qualquer pesquisa que se faça daqui p´ra frente, o seu nome será o preferido.

Isso não acontece ao acaso. É produto do seu desempenho à frente da PMM. Aquela sua decisão inicial de retirar os camelôs dos passeios público, caiu bem na consciência das pessoas.

A recuperação das praças, a sinalização da cidade, o asfaltamento de ruas, avenidas e becos de Macapá, a redução do pagamento do IPTU, das taxas de transferencia de terrenos, o alojamento dos camelos numa área reservada, a merenda das crianças nos três turnos e no periodo de férias escolares, tudo isso o povo está vendo e ouvindo pela mídia.

O entendimento perfeito entre o prefeito a sua vice e o governo do Estado, o povo acompanha tudo, atento, ligado.

Macapá melhora de aspecto numa velocidade meteórica e não se está esbanjado dinheiro, tudo é feito com base no interesse de trabalhar pelo povo. Esse é o ponto principal dessa administração.

O resultado é isso. Roberto Góes é o preferido para govenrnar o Amapá. O povo da capital e de Santana responde aos questionários das pesquisas com essa intenção. Agora, Roberto Góes em nenhum momento se lançou candidato ao pleito. É o povo que o quer expontaneamente.

Estamos em Outubro de 2009.

Ainda tem muita água para passar por debaixo da ponte.

Aguardemos!!!!

Leonai Garcia

domingo, 25 de outubro de 2009

Pesquisa...

... Essa é fresquinha para os nossos leitores. Há em curso no Estado, uma pesquisa de avaliação de desempenho administrativo (prefeituras e governo) e de intenção de votos para o governo do Estado.
O prefeito da capital Roberto Góes (PDT) tem avaliação excelente e de quebra é o preferido para governar o Estado, quando a pergunta é.
Em quem você votaria para o governo do Amapá, em 2010.
Por outro lado, o prefeito santanense Antonio Nogueira tem uma avaliação péssima.
O povo santanense o quer longe de sí.
Roberto supera com folga Lucas Barreto (PTB), Pedro Paulo (PP), e Jorge Amanajás (PSDB), esse, o fona da fila.
Quanto ao governo do Estado Waldez tem uma avaliação, boa.
É o povo mostrando a sua preferencia para 2010.
Sem dúvidas a melhora da vida na cidade de Macapá é o termometro disso tudo.
Leonai Garcia

Custo Brasil

Atualmente fala-se muito em custo Brasil. Mas afinal o que é isso ? De que se trata ?
Muitos definem como o conjunto de distorções existentes na economia brasileira, responsável pela baixa competitividade e ineficiência das empresas. Dentre as principais temos:
alta carga tributária que sufoca as pequenas e médias empresas;
alta legislação fiscal que onera o custo dos produtos;
altos custos trabalhistas e salários irrisórios;
altos custos do sistema previdenciário e atendimento precário;
manutenção de taxas de juros reais elevadas, o que inviabilizam os investimentos;
spread bancário exagerado, devido à concentração bancária;
corrupção administrativa elevada, o que eleva mais a carga tributária;
déficit público elevado e difícil de ser contido;
Burocracia excessiva para:
criação de uma empresa;
exportação e importação, dificultando o comércio exterior.
Esses diversos fatores inibem o investimento estrangeiro e nacional em nosso país e impedem o desenvolvimento rápido como ocorreu no Japão, na Coréia e na China, onde o crescimento beira os 10% ao ano. Se o Brasil não corrigir essas distorções a distância ente o Brasil real e o Brasil ideal continuará aumentando.
Vejamos em detalhes alguns desses gargalos:
1 - Os impostos são reduzidos?
No Brasil além de impostos serem um dos mais altos do mundo, a legislação é bastante complexa e extremamente ineficiente. O ideal é a redução dos impostos para ocorrer o aumento da arrecadação, Como isso funciona? O fato de reduzir os impostos possibilita ao empresário um maior investimento, o que, por certo, geraria um crescimento do produto interno bruto e um acréscimo da arrecadação, ou seja, haveria um giro maior o qual possibilitaria uma maior arrecadação.
2 - A mão-de-obra é barata, farta e qualificada?
No caso da mão de obra tem-se um paradoxo: o funcionário ganha pouco e o empresário paga muito, em decorrência do alto custo do sistema social brasileiro. Ao invés de o governo dar os benefícios sociais que somem no caminho entre a arrecadação e a chegada ao trabalhador, o que se deveria dar é um salário melhor possibilitando ao trabalhador adquirir o que necessita, ao invés deste receber esmolas do governo.
Tem-se farta mão de obra, porém desqualificada, pois o Estado arrecada muito, mas não transfere à população em virtude do alto custo de custeio e da corrupção.
3 - Os insumos são abundantes e baratos?
O Brasil tem uma fartura enorme de recursos naturais e não sabe aproveitá-los, pois os exporta in natura, quando deveria beneficiá-los, pois assim, obter-se-ia um melhor resultado nas exportações.
4 - Os juros são baixos?
Os juros do Brasil estão entre os mais altos do mundo, criando uma situação perversa em que o investidor ganha mais especulando do que produzindo.
5 - Existe uma boa infra-estrutura de transportes?
O Brasil tem umas das maiores malhas rodoviárias do mundo, porém em péssimas condições, o que encarece o transporte das mercadorias. Em compensação não se tem uma malha ferroviária compatível com o tamanho do país. E quanto ao transporte hidroviário? Em um local com tantos rios é praticamente nulo.
6 – A energia é abundante?
O fornecimento de energia não é seguro. Nesse sentido, se houver um grande crescimento, não se terá energia suficiente para suportá-lo, haja vista o racionamento de 2001.
7 - Existe um mercado consumidor?
O nosso mercado consumidor é imenso, porém a maioria não tem poder aquisitivo o que engessa a produção. Se o trabalhador ganhasse mais, consumiria mais e isso geraria uma roda da fortuna.
8 - O câmbio e a inflação estão controlados?
O câmbio e a inflação estão ligeiramente controlados. Não se necessita de grandes intervenções do Banco Central, mas, sim de algumas intervenções pontuais.
Para a devida correção, seria necessária uma reforma tributária e política urgente, além de pesados investimentos em infra-estrutura, o que poderia ser feito com parte de nossas reservas de 220 bilhões de dólares, pois estas estão aplicadas em títulos dos EUA, os quais remuneram a 3% ao ano, enquanto se paga 12% ao ano aos nossos credores.
Izidoro Figueiredo – Economista
Izidorof@ig.com.br

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Serra na frente

Pesquisa recente realizada no país pelo Ibope, sob encomenda de empresários para medir a preferencia do eleitor para as próximas eleições presidenciais alegram o tucanato que vê a dupla Serra-Aecio disparar na frente com 41%, contra apenas 16% da dupla Dilma-Michel Temer.
Como se vê a chapa tucana é puro sangue, enquanto a outra é uma combinação de siglas, PT-PMDB. Interessante é que esse quadro se mantém no segundo turno, dando a vitória aos tucanos, por larga margem.
Os recentes escândalos do senado, mais a atuação pífia do presidente da camara e do PMDB, Michel Temer, explicam este cenário, que se espraia por todo o país, sendo mais signficativo no eixo sul-sudeste, dono do maior colegio eleitoral brasileiro.
Com o partido dividido, uma parte segue o PT de Dilma e a outra, o PSDB de Serra, assim o PMDB marcha batido em direção a mais um fracasso eleitoral. Apesar de grande nas proporcionais, o que demonstra o valor de uns e outros peemedebistas, nas majoritárias, eles não têm liderança capaz de enfrentar PT e PSDB.
Também, o que esperar de um partido comandado por Renan Calheiros e Jader Barbalho?
Até os nanicos: PSB, PV, e PSOL tem mais expressão partidária.
Leonai Garcia

Eleições 2010

Às voltas com o TCC sobre o livro Bola de Seringa, em fase de encerramento, os dias e as horas passam ligeiro, mesmo assim, procuro acompanhar o movimento político no Amapá e no país.
Os quadros vão se definindo. A nível nacional o PT de Dilma Roussef e Lula fecharam um pacote a meia boca com o PMDB, que, como sempre vai dividido para a luta e com o PDT.
O PMDB de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e Minas, apoiam o PSDB de José Serra. As catitas peemedebistas preferem o PT. Mas, se Jose Serrra disparar nas pesquisas, eles pulam no barco peessedebista. Sempre foi assim. O negócio é estar junto ao poder.
Aqui, o caldo começa a engrossar. Em sã consciência não tem ninguém disparado na frente, para vencer as eleições com folga. Então, haja conversas.
Waldez Góes é o centro dessas atenções. Sai ou fica no mandato até o final? É a tal coisa. Ser ou não ser.
De verdade nada transpira para a mídia que está "doida" para dar o furo.
Em tempo: o livro Bola de Seringa acaba de ser impresso numa gráfica do Rio de Janeiro, agora, é tratar de buscá-lo o mais rápido possível. R$ 3.100.00 de frete.
Leonai Garcia

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Arrumações políticas

O senador Gilvam Borges (PMDB) cuida de arrumar parceiros para compor chapa às próximas eleições de 2010. Ao que parece, a casadinha Pedro Paulo (PP) Waldez Góes (PDT) é inevitável. Não deixa de ser uma atitude lógica, afinal, Pedro Paulo foi e é vice de Waldez. Então!!!
Sendo assim, o candidato Jorge Amanajás (PSDB), a continuar com a sua intenção de disputar a cadeira do setentrião, o fará com o apoio de vários partidos, como ele próprio assentiu em entrevista a uma emissora de rádio da capital, mas, sem o participação do PDT na sua chapa.
O candidato Lucas Barreto (PTB) pode receber o ombro amigo do PMDB, fortalecendo a sua chapa, afinal, os peemedebistas têm um tempo aprecipável de mídia.
Por enquanto tudo não passa de suposições, mas, em política, não vale perder, o resto, bom....
E o PSB hein. Quieto, vai avançando pelas beiradas e no desespero de uns e outros pode arregimentar "desesperados" e fazer um papel melhor em 2010 do que em 2008.
Todo esse enredo é feito em relação ao futuro governador do Amapá.
Para o senado é outra história.
Leonai Garcia

O tiro saiu pela culatra

Ainda repercute negativamente no Brasil e no exterior a invasão da fazenda pertencente ao Grupo Cutrale pelos terroristas pertencente ao MST ( Movimento dos Sem Terras ), aliado do governo Lula. Como justificativa, o MST afirmou que a empresa está utilizando terras públicas ilegalmente e que a destruição dos laranjais foi uma forma de protesto contra a monocultura ( plantação de uma única espécie ). Os militantes pretendiam plantar milho e feijão para se alimentarem. Em nossa opinião a justificativa é chula. A invasão à propriedade é crime e o MST sabe disso, porém, como não tem CNPJ e sede fixa fica difícil para as autoridades enquadrarem o movimento.
O ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel afirmou que o governo federal repassou nos últimos 5 anos 115 milhões para Organizações Não Governamentais com ligações estreitas com o MST. Acreditamos que esse dinheiro é que dá suporte às invasões patrocinadas pelo movimento que reclama pela reforma agrária mas que sequer tem credenciais jurídicas como toda e qualquer organização . Foi visto pelo mundo todo um trator pertencente à Fazenda, dirigido por um militante do MST derrubando 12 mil pés de laranja. O tiro saiu pela culatra, a imprensa nacional e internacional divulgou o fato e a população brasileira revoltou-se contra o ocorrido, a oposição ( DEM e PSDB ), por sua vez ,ressuscitou a CPI do MST que já estava praticamente enterrada. A invasão causou prejuízo de R$ 3 milhões à empresa e ainda foram roubados objetos pessoais dos funcionários que intimidados nada puderam fazer. Somos favoráveis à reforma agrária, porém , contrários às invasões . Certamente não é desta maneira que o MST conseguirá seus objetivos.
Izidoro Figueiredo – Economista
Izidorof@ig.com.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

As novidades do dia ....

... O livro Bola de Seringa ficou pronto.
Agora, é só esperar pela sua chegada em Macapá via transportadora.
Estou curioso em vê-lo, afinal, trata-se da minha primeira obra escrita.
Emoção indescritível!
Enquanto o livro não chega a produtora Target trabalha o documentário sobre a história do futebol amapaense.
Foram entrevistados: Antonio Trevizani, Aldo, Jose Maria Chaves, Jason, Norberto, Bira. Outros estão agendados: Wilson Sena, Leo, Zé Roberto, Palito, Vadoca, Edésio, Walter Nery.
Essa história será contada em vídeo de 10 minutos.
Cenários: Fortaleza de São José + Praia ao lado do Trapiche Eliser Levi + Rua da Praia + Subida da rua Siqueira Campos + Campo da Matriz + Igreja de São Jose + Esporte Clube Macapá + Amapá Clube + Trem Desportivo Clube + Estádio Glicerio Marques e Estádio Augusto Antunes.
Às voltas com o TCC sobre o livro tenho tido pouco tempo para atualizar o papo político que aumenta de temperatura a medida que o tempo passa e o prazo de desimcompatibilização do governador Waldez Góes se aproxima.
Se ele sair candidato ao senado, será o mais votado, não tenho dúvidas. O dilema é quem será o apoiado da base. Os dois nomes seguem firmes e fortes - Pedro Paulo (PP) e Jorge Amanajás (PSDB).
Em nome da governabilidade e ao mesmo tempo em que dá tempo aos dois lados chegarem a um acordo, WG adia a sua decisão para próximo ano.
Leonai Garcia

A mais recente

Faz parte do mundo político.
Corre pela cidade a notícia da articulação do vice-governador e candidato a governador Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP) que teria convidado a doutora Marília Góes (PDT) para ser a sua vice na chapa para 2010. É o que se comenta por aí.
Pode não passar de especulação. Pode ser realidade. Tudo pode acontecer nesse período de composição de chapa. Sendo verdade, tornar-se-á uma chapa forte, com chances de vencer o pleito. Resta saber se a lei eleitoral permite tal acerto.
Por outro lado, ouve-se nos bastidores a possibilidade de um acerto entre o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás (PSDB), com a corrente Capiberibe (PSB).
O candidato Lucas Barreto (PTB), muito bem avaliado nas pesquisas, tem trânsito livre nos dois lados.
São coisas da política que em 2010 veremos com toda a nitidez.
Leonai Garcia

Tarifas bancárias

Durante a greve dos bancários muita gente procurou se virar da maneira que pode para pagar suas contas e descobriu que os bancos usam e abusam das tarifas bancárias. Descobriu-se que as tarifas cobradas na famosa boca do caixa são mais caras que as cobradas nas casas lotéricas, na internet, no telefone, nos caixas eletrônicos, para os mesmos serviços.
O Banco Central já sabe e certamente vai tomar as providências. Tirar um extrato, por exemplo, no guichê custa quase R$ 4 em média. Se for pela internet ou direto no caixa eletrônico, sai R$ 2 mais barato. A diferença é ainda maior em outras operações. Dentro da agência, a tarifa para transferir dinheiro de uma conta para outra é de R$ 13,28. Se o cliente fizer a operação no caixa eletrônico, vai economizar R$ 3,31. No dia a dia, você não percebe e o seu dinheiro é cada vez mais solapado enquanto os bancos cada vez mais aumentam seus lucros.
O melhor é fugir das filas dos bancos que só aborrecem e fazem o cliente perder tempo. Procurar as casas lotéricas onde as tarifas são mais baratas e você ainda aproveita para fazer uma aposta.
Para sacar dinheiro nas casas lotéricas, a tarifa média é de R$ 2,05 - quase R$ 0,40 a menos do que o valor cobrado pelos bancos.
Os valores citados são de serviços prestados em bancos particulares. Nos bancos públicos, algumas tarifas são ainda mais caras. O Banco Central faz esse levantamento todos os dias e informa o valor médio de cada tarifa. É só comparar.
Existem outros serviços que só podem ser resolvidos na própria agência, como: renegociação de dívidas, avaliar investimentos e aplicações, apólice de seguro, financiamento de carro, etc. Nestes casos, procure conversar com o gerente e negocie as tarifas a serem cobradas.
Izidoro Figueiredo – Economista
Izidorof@ig.com.br

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ousadia

É o que se pode dizer dos "baderneiros" que invadiram o prédio da EMTU cobrando providencias do órgão contra motoristas e motoqueiros clandestinos. Certamente, os líderes do movimento anárquico estavam acostumados com o desgoverno da administração anterior, mas, agora, é diferente, Macapá tem governo e tem autoridade tanto do prefeito Roberto Góes (PDT) quanto da vice prefeita Helena Guerra (PP).
Vejam o cúmulo da insensatez. Os "bagunceiros" cobraram a demissão dos dirigentes do EMTU, como condição para sentarem a mesa de negociação com a PMM. Lindo, não é? Outrora, isso até poderia acontecer.
Impondo a sua autoridade de eleita pelo povo, a vice Helena Guerra não deu trela a imposição descabida e ignorou a ameaça. Mais que isso, ativou o seu setor judiciario da PMM para responsabilizar os irresponsáveis pelo quebra-quebra.
Eles terão de indenizar a PMM pelos prejuizos causados, sem deixar de lado as agressões físicas que os servidores muncipais foram vítimas.
Afora as providencias legais contra os insubordinados, a PMM tem de dar um fim nesses motoristas e motoqueiros "piratas" que atormentam a vida do povo amapaense.
Leonai Garcia

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SEGURA PEÃO!!!


Contagem regressiva para a 46ª. Expo feira do Amapá, que este ano será no período de 23/10 a 01/11. Hoje estive conversando com o Secretario Especial de Desenvolvimento Econômico, responsável pela administração da Feira, Antonio Farias. Na oportunidade, ele disse que está tudo dentro do cronograma de execuções proposto pelo Governo do Estado para a realização deste evento que já faz parte do calendário cultural da região.

Este ano o Show artístico de abertura será com a dupla sertaneja Vitor e Leo, que irão cantar de graça, inclusive sem a tão famosa troca de alimentos por ingressos. Uma boa pedida para diversão e bons negócios. (Clay Sam)

Rodada com 11 gols confirmou MAC e São José na liderança

Foram 11 gosl marcados e muita emoção no Estadual de Profissionais neste final de semana
No sábado, em Santana, o Mazagão venceu do Independente por 2 a 1 e confirmou vaga na próxima fase da competição com oito pontos ganhos. O MAc é o líder da chave A. São paulo derrotou o Santos por 1 a 0 e assumi parcialmente a liderança da chave B com 7 pontos.
No domingo, o Santana tropeçou no Oratorio e ficou no 2 a 2. Enquanto que em Macapá, o São José derrotou o Cristal por 2 a 1 e voltou á liderança do certame com 9 pontos ganhos.
O campeonato prossegue nesta noite com Macapá x Trem, 20h30, no estádio Glicério Marques.
(Mario Tomaz MTB018/98)

Sair ou ficar...

É o dilema que o governador Waldez Góes (PDT) carrega dentro de sí, diante da situação da sua base eleitoral dividida e até provem o contrário, refratários um ao outro.
Assim os dias vão passando e os adversários, inteligentemente, fazem o trabalho de persuassão, avançando nos eleitores indecisos e naqueles que esperam por uma decisão de instâncias superiores.
Se Waldez ficar no governo até o final do mandato, abre-se a possibilidade da candidatura do prefeito Roberto Góes (PDT) ao Setentrião. RG detém altos índices de aceitação popular devido a sua administração, classificada como muito boa pelo povo.
Isso acontecendo Jorge Amanajás (PSDB) e Pedro Paulo (PP) não terão o apoio do governo em suas campanhas.
Diante desse novo quadro é possível que um ou outro, ou os dois, abram mão de suas pretensões eleitorais.
Waldez até o fim do madato abre vaga no senado para Gilvam Gorges (PMDB) ou Papaléo Paes (PSDB).
Tudo pode acontecer num tabuleiro eleitoral.
Leonai Garcia

domingo, 18 de outubro de 2009

Pet e o bom futebol

Impressiona o futebol praticado pelo sérvio Petcovick com a camisa do Flamengo. Esse blog fala tambem de futebol, e nada mais justo do que homenagear um craque desse esporte que é a paixão nacional.
As últimas atuações do time rubro-negro animam a sua torcida que já pensa no titulo do campeonato, coisa difícil de acontecer, mas não é impossível.
O que se viu, hoje (18), diante do poderoso esquadrão palmeirense no parque Antártica é bom demais. Lembra os bons tempos de Zico e companhia.
Coisas assim só acontecem ao Flamengo, clube de maior torcida do país, mas, com a infelicidade de ser mal administrado.
Petcovick joga muito futebol.
Leonai Garcia

Violencia

Traficantes invadem morro no Rio de Janeiro e causam mortes de inocentes. Entra ano e sai ano e a mesma coisa acontece no os morros cariocas. Agora, até um helicoptero da PM foi derrubado com dois policiais mortos no seu interior. Foram abatidos a tiros de fuzil. Até que ponto chegou a ousadia dos bandidos.
Ao que parece falta planejamento ao governo carioca para vencer esse combate que se eterniza, infelizmente, ceifando vidas inocentes.
Em Medelin (Colombia) o panorama era o mesmo até que o governo colombiano acabou com a bandidagem naquela região. Estive na antiga favela de Medelin e posso testemunhar a eficiência dos colombianos.
Ali não existe nada mais aque lembre o periodo de morticínio de alguns anos atrás. A favela está completamente urbanizada e segura, com a presença de policiais 24 horas.
Com o Rio de Janeiro tem de acontecer a mesma atitude, do contrário continuaremos a alimentar no noticiário internacional com cenas de barbárie como essas.
Não esquecer que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016.
Leonai Garcia

sábado, 17 de outubro de 2009

Aperreio

"Macaco aperriado come pimenta". É um ditado popular certíssimo, que se aplica em condições variadas. Na política, inclusive. Numa conversa de bastidor ouvi essa: "o Jorge pode se alinhar ao Capiberibe se for o caso".
Às favas os escrúpulos, diriam alguns.
Cá com os meus botões fico a meditar. Será possível que o homem é capaz de tudo pelo poder? Será possiivel que uma manobra dessa envergadura pode acontecer?
È possível.
O processo eleitoral se aproxima velozmente. Tem gente que desponta com chances de chegar lá, depende de "gás", de $$$, outros não desgrudam da plataforma de lançamento.
Enquanto isso o prefeito Roberto Góes consegue destravar no ministério da saúde a obra do Hospital Metropolitano, antigo Hospital do Cancer.
Alguém tem dúvidas de quem ganha com isso é o povo do Amapá?
Leonai Garcia

Entrevista do Dia : médico Alcides Pingarilho

Uma semana que debateu, apresentou novidades, criou entidades marcou homenagens ao médico pela passagem de seu dia (18 de outubro). O Dr. Alcides Pingarilho fez uma avaliação do que foi e do que é o médico no Estado.
Leonai Garcia destacou que ENDOSCOPIA não existia em Macapá e o avanço da medicina fez com que a REDUÇÃO DE ESTÔMAGO fosse feito pelo Dr. Pingarilho sem nenhum tipo de problema.
O médico Alcides Pingarilho ressaltou o avanço da cirurgia laporoscópica para endoscópica entre outros assuntos.

Nolts (cirurgia endoscópica com orificios naturais) - Uma pedra na vesicula não se faz mais furinho na barriga, e sim pela boca ou vagina. Ele chega no estomago e vai lá tira a vesícula pela boca, sem cortes. "Vi no Congresso de 2007 este trabalho sendo realizado no Congresso de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Proctologia - Gastrão - em São Paulo", comentou.
Foi uma cirurgia feita por um médico indiano, que demonstrou a técnica de apendicectomia que é a retirada do apendice cecal pela boca, sendo que hoje esta técnica é corrente no Brasil.

Alcides Pingarilho é cirurgião geral

Programa O Mundo em Debate na 101,9FM

De volta ao comando do programa, o Dr. Leonai Garcia destacou sua viagem à Florianôpolis e sua avaliação sobre o curso realizado.
Elcio Barbosa falou sobre a velocidade na informação e sobre suas ações na vida do ser humano. Além dos vandalos que estão atacando as praças da Cidade.
Marco Antõnio ressaltou a importãncia do Encontro de Governadores da Região Norte e das necessidades da Carta de Amapá.
No esporte.... Eu, Bira, Antônio Luiz, estivemos debatendo sobre o campeonato estadual que confirma até o momento Mazagão (5 pontos) e São José (6 pontos) como líderes da competição. Além do jogo entre Independente x Mazagão (16horas) e São Paulo x Santos (18horas) neste sábado. Além de Santana x Oratorio (16 horas) e São José x Cristal (17horas) no domingo e Macapá x Trem (20horas) na segunda pelo Amapazão.
Antõnio Luiz falou de sua viagem ao Bailique... Do aeroporto que será construido em Jaranduba, da arena esportiva e das atividades que a Prefeitura está realizando na região.
Jhon Scooth falou da Ilha do Marajó e sua história a inauguração da nova arena do Bailique com o possível clássico RexPa.
Presidente do São Paulo - Gian do Nae - respondeu a pergunta do jornalista Elcio Barbosa sobre perda de pontos do clube no campeonato. Segundo o presidente, o clube está mais forte do que nunca e vai firme para o jogo contra o Santos.
Leonai Garcia falou do livro de Assis Chateubriand e da destacada atriz Fernanda Montenegro.
No ar... o cantor Deo Moraes lembrou que falta mais história do Amapá para o público saber.
O cantor Roneri entrou no ar e falou que hoje ocorre o lançamento do CD Recomeçar ... com Val Milhomem e outros convidados. Será no Sesi.
Carlos Lobato, do programa Tribuna da Cidade, entrou no ar e parabenizou os médicos pela sua data, bem como lembrou da parceria entre Esporte Clube Macapá e Unimed Macapá. E parabenizou o apresentador do programa pela pessoa e pelo profissional de saúde que é. "Entre o ser e o nada você é sempre o ser", disse Lobato.

Dia do médico

Hoje (17) véspera do dia consagrado ao médico. Profissão abençoada, que vem de longe. Hipócrates desde a antiga Grécia marcou terreno e até hoje o seu juramento atravessa os séculos.
Fiz o meu há quase 34 anos atrás. Teatro da Paz foi o local da solenidade. Lembro muito bem daquele dia 8 de Dezembro de 1975.
Alcides Pingarilho e João Cancio, dois jovens médicos que despontam no Amapá com muityo brilho. Um na área da ortopedia e outro na cirurgia digestiva.
Em nome desses dois rapazes saúdo a classe médica do Amapá.
Leonai Garcia

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Economia - Futebol perna de pau

Em que pese ser o esporte mais praticado no Brasil , o futebol ainda está longe de ser um bom negócio - a não ser para os jogadores estrelas e para a TV - e pouco contribui para a economia brasileira. A revista Super Interessante na edição n º 00270, de outubro/2009, publica números interessantes sobre o “ esporte rei “ e faz comparações com os demais países onde o futebol também é muito praticado.
De acordo com a revista, R$-1,4 bilhão é a soma da receita dos 21 principais times do país (deles, 7 em São Paulo e 4 no Rio ). Se esses clubes fossem uma empresa , ela seria a 130ª do ranking nacional; todos os times brasileiros juntos representam 0,048% do PIB ( Produto Interno Bruto – total das receitas anuais produzidas em um país ), só o Real Madrid e Barcelona representam 0,062% do PIB da Espanha; em 2008, 1.176 jogadores brasileiros se transferiram para o exterior em busca de prestígio e bons salários e somente 659 fizeram o caminho de volta; a TV Globo paga R$- 400 milhões por ano pelos direitos de transmissão do campeonato brasileiro e cobra R$- 116 milhões por uma das 5 cotas de patrocínio.Total do faturamento R$-580 milhões; R$- 40 mil é o custo de manutenção de um jogador de categoria de base no Brasil; R$- 1,1 milhão é o rendimento mensal do Ronaldo, o mais bem pago do país – 80% desse valor é pago pelos patrocinadores; R$- 250 milhões foi o valor da transferência do Cristiano Ronaldo para o Real Madrid. Se juntarmos o faturamento do Corinthians em 2008 juntamente com o do flamengo ( R$- 253 milhões ) não pagaria o passe.
Ainda de acordo coma revista, apenas 7% da população joga futebol enquanto na Alemanha o percentual é de 19%; o estádio com maior capacidade está na Coréia do Sul – 150 mil pessoas, no Brasil o nosso maior estádio comporta apenas 87 mil; a Inglaterra possui 40 mil clubes, o Brasil apenas 29 mil; a média de público de campeonato nacional é de 41.904 ( Alemanha – 2008/2009 ), no Brasil apenas 16.992 (2008 ).
É de nosso conhecimento a situação de vários clubes no país que estão à beira da falência por incompetência administrativa como é o caso do Payssandu e do Remo.
Os principais clubes do país ( principalmente no Rio de Janeiro ) estão endividados e, como sempre, o governo teve que ajudar criando a timemania onde os mesmos levam um percentual das apostas e quitam parte dos débitos com a previdência e outros.
Indiscutivelmente somos pentacampeões do mundo e causamos inveja principalmente para nossos hermanos argentinos, porém, somos pernas-de-pau em administração esportiva e não sabemos vender um dos nossos melhores produtos, o futebol. Certamente merecemos o cartão amarelo.
Izidoro Figueiredo -Economistaizidorof@ig.com.br

Encontro

Acontece no Amapá o encontro de governadores da Amazonia Legal. Na pauta. Assuntos de interesse econômico e ambiental para a região mais propagada do planeta.
Nosso estado é um dos mais preservados do país. Possuimos uma extensa área intocada - exemplo o Parque da Montanhas do Tumucumaque. Oxala, possamos auferir incentivos para acelerar o nosso desenvolvimento.
Cabe ao Governo do Estado na pessoa do governador Waldez Góes e de seus auxiliares imediatos, sensibilizar seus pares com projetos interessantes que alavanquem o crescimento economico e social do povo amapaense.
Leonai Garcia

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARA REFRESCAR A MEMÓRIA

O tema da enquete desta semana é muito importante, sob o ponto de vista do novo quadro de representantes do Estado do Amapá na Câmara Federal, a partir das eleições do ano vindouro.
A turma aqui do blog aproveita para refrescar um pouco a memória do eleitor e destaca o seu/sua
Deputado(a) e o número de votos que recebeu nas eleições de 2006.

Vamos relembrar?

O índice de renovação na bancada federal do Amapá atingiu 75%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira os deputados federais eleitos pelo Amapá:
Janete (PSB) - 29.547 votos (10,35% dos votos válidos)
Profª Dalva (PT) - 17.428 votos (6,10%)
Fátima Pelaes (PMDB) - 17.297 votos (6,06%)
Lucenira Pimentel (PPS) - 15.604 votos (5,46%)
Jurandil Juarez (PMDB) - 13.618 votos (4,77%)
Davi Alcolumbre (PFL) - 12.377 votos (4,33%)
Milhomen (PcdoB) - 10.464 votos (3,66%)
Bala (PDT) - 9.009 votos (3,15%)

Por: Clay Sam

Dia do professor

Garoto pobre do bairro do Telegrafo Sem Fio, em Belém, comecei a aprender o ABC com a mamãe. Logo em seguida fui matriculado na escola da professora Pequenina. Como o próprio nome diz, ela era miúda, mesmo.
Depois fui morar na sacramenta. Alí estudei numa escola primária o jardim de infancia. Não demorei nenhum ano naquele bairro. Voltamos ao Telégrafo, aí, já fui estudar no Grupo Escolar Augusto Montenhegro. é de lá quem me vem a mmente a professora Osmarina. Mulher alta, cabelos crespos presos a uma fita, o sorriso matreiro estampado na face de lábios grossos, enfim, simpaticíssima.
Hoje, 15 de outubro é o dia do professor. Homenageio todos os professores que me ajudaram a ser o que sou.
Desde a professora Pequenina que me ensinou aler, até o ultimo professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará e os meus mestres que me ajudam a galgar mais um diploma universitário na Faculdade Seama.
Leonai Garcia
.

Academia

Na próxima semana o auditório da Faculdade Seama será palco de um debate entre três figuras da politica local. Na pauta. Discussão sobre o Amapá. São eles: o secretário de governo Alberto Góes, ex- governador João Capiberibe e o provavel candidato ao governo em 2010, Lucas Barreto.
Sem dúvidas é uma boa oportunidade para os estudantes da instituição conhecerem mais das potencialidades amapaenses.
Deles, um tem viés esquerdista, doutrina ultrapassada (João Capiberibe) o homem do PDSA. Outro, é candidato ao governo do estado em 2010, com chances (Lucas Barreto). Ele pensa diferente. Finalmente, o derradeiro, Alberto Góes, principal figura do governo pedetista de Waldez Góes. Tem envergadura e conhece a realidade do Amapá.
Quem puder deve assistir esse debate.
Leonai Garcia

Trem e Cristal empatam pelo Amapaense 2009

Pelo campeonato de profissionais nesta quarta-feira, Cristal e Trem empataram em 0 a 0.
Com este resultado Trem e Cristal chegam a quatro pontos na competição.
Grupo A
CLUBE PG JG
1 Mazagão 5 3
2 Cristal 4 2
3 Santana 4 2
4 Ypiranga 4 3
5 Macapá 3 2
6 Santos 1 3

Grupo B
CLUBE PG JG
1 São José 6 3
2 Trem 4 3
3 São Paulo 4 3
4 Oratório 2 3
5 Independente 2 3
Confira os jogos deste fim de semana pelo AMapaense 2009
MAZAGÃO A. CLUBE X INDEPENDENTE E. CLUBE
DATA: 17/10 (SÁBADO)
HORÁRIO: 16:00 HORAS
ESTÁDIO: AUGUSTO ANTUNES
.............................................................
SANTOS F. CLUBE X SÃO PAULO F. CLUBE
DATA: 17/10 (SÁBADO)
HORÁRIO: 18:00 HORAS
ESTÁDIO: GLICÉRIO MARQUES
.............................................................
SANTANA E. CLUBE X ORATÓRIO R. CLUBE
DATA: 18/10 (DOMINGO)
HORÁRIO: 16:00 HORAS
ESTÁDIO: AUGUSTO ANTUNES
.............................................................
CLUBE A. CRISTAL X S.E.R. SÃO JOSÉ
DATA: 18/10 (DOMINGO)
HORÁRIO: 17:00 HORAS
ESTÁDIO: GLICÉRIO MARQUES
.............................................................
ESPORTE C. MACAPÁ X TREM D. CLUBE
DATA: 19/10 (SEGUNDA-FEIRA)
HORÁRIO: 20:30 HORAS
ESTÁDIO: GLICÉRIO MARQUES
Tribunal realiza sessão pune e absolve atletas e clubes
Planilha resumo das Punições decididas pelo TJD, valendo a partir de quarta-feira dia 14 /out.2009.
RÉUS........................................ ENTIDADE.......................... PUNIÇÕES
01 WILLIAN JHONATAN FERREIRA GUILHERME YPIRANGA CLUBE ........60 DIAS
02 MARCO ANTONIO DA SILVA ALMEIDA YPIRANGA CLUBE .......01 PARTIDA
03 DIENISON GOMES DO CARMO YPIRANGA CLUBE ........03 PARTIDAS
04 VALDEIR FREITAS DA CONCEIÇÃO YPIRANGA CLUBE .......03 PARTIDAS
05 CLEISON OLIVEIRA DA SILVA LIGA D. de MAZAGÃO...ABSOLVIDO
06 MAICON ALVES PIMENTA LIGA D. VITORIA DO JARI....ABSOLVIDO
07 ELIELSON GUIMARAES BARROS LIGA D. de MAZAGÃO...ABSOLVIDO
08 JOSIMAR NEVES BRITO LIGA D. LARANJAL DO JARI...ABSOLVIDO
09 RENATO COUTINHO DA SILVA ORATORIO R. CLUBE....ABSOLVIDO
10 JOÃO ODAIR GONÇALVES LOPES SÃO PAULO F. CLUBE...60 DIAS
11 VALDEMIR DOS SANTOS PIRES LIGA D. de PEDRA BRANCA....02 PARTIDAS (Mario Tomaz)

Transito : atualização

Feita a 6ª prova para especialista em medicina de trânsito. Tema. Alcoolismo e direção veicular. Nota 9. Aprovado. Média 8.8 nas seis provas. Principal enfoque desse mes.
Nível minimo de alcoolemia no sangue circulante, punido pela lei: 0,6 g/l de sangue.
Estudos apontam que existem 2 bilhões de pessoas que consomem o alcool no mundo. Por ser uma substancia psicoativa o alcool altera o comportamento, produz agitação psico motora e redução dos reflexos do condutor.
Pesquisa feita no Brasil aponta para 74% o percentual de pessoas que consumiram alcool na vida. Desses, 12,6% são dependentes.
O acidente de trânsito responde por 10 % de todas as mortes no mundo, e é responsavel por 9% das morbidades que levam a 1.2 milhão de mortos anualmente.
20 a 50 milhões de pessoas são feridas a custa dos acidentes de trânsito e cerca de 28 milhões de veículos são danificados.
Algumas medidas saneadoras:
a. suspensão de carteira de habilitação
b. blitzens de policias com checagem de alcoolemia nos condutores
c. redução do limite máximo permitido
d. alcoolemia zero
e. conservação das estradas
f. leis mais severas
g. tecnologia aplicada nos veículos (carroceria que absorve impactos, cinto multipontos, air bag).
h. equipes de APH (atendimento pré-hospitalar) melhor treinadas.
Tudo isso junto, reduziu em 62% o número de acidentes de transito com vítimas (fatais ou não) em alguns países.
Leonai Garcia

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Piada

Da semana.
Um grupo de médicos criou a "Academia de Medicina do Amapá". Com um detalhe. Nenhum dos seus membros escreveu uma obra. Ao que se saiba, não existe nada publicado. A não ser que os trabalhos estejam no "forno".
É possível que os idealizadores desse "polo cultural" tenham importado o modelo alagoano que entronizou Fernando Collor de Melo na academia de lá, sem que o ex-presidente produzisse algo. Fala-se por aí que os seus bajuladores vão aproveitar os seus discursos de campanha.
Sabe-se que houve caso de médico antigo que se negou a participar da tal empreitada. Prevaleceu o bom senso.
Enquanto isso, o livro Bola de Seringa, com 4 mil exemplares, ficará pronto no dia 20 de Outubro e será lançado no dia 12 de Dezembro, no Teatro das Bacabeiras.
Leonai Garcia

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Emoção e fé no Cirio de ´Nazaré em Macapá


Mais de 120 mil pessoas peregrinaram com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no último domingo em Macapá. Uma festa que surpreendeu até os mais experientes no assunto. Um dos momentos mais comoventes da procissão foi a força usada pelas pessoas que estavam na corda da santa. (Mario Tomaz)

Vergonha!

É o que se deduz da denúncia do jornal Folha de São Paulo contra o filho do senador José Sarney - Fernando Sarney e o ex-ministro Silas Rondeau.
Segundo a Folha, Fernando Sarney dita o que o "ministro" Lobão da pasta de Minas e Energia deve fazer ou não.
Quem ele deve receber.
O dizer nas audiências. Por que ele não entende nada da sua pasta.
Nadinha.
Olha!
Desde a primeira vez que vi a figura desse sujeito de cabelos pintados, com uma tintura ridícula, senti um nojo tão grande.
Nojo da sua postura!
Nojo da sua cara de pau, de assumir um ministério do qual ele não sabe nada, rigorosamente, nada!
É aquela história do burro olhando para o palácio.
O coitado não sabe o que é.
Esse homem é estúpido.
E é senador do Maranhão.
Valha nos quem????
Pois bem.
A "praticidade" e a "voracidade" do governo Lula o entronizou no comando de uma pasta vital ao futuro do país.
A pasta do pre-sal.
Agora vem essa denúncia do jornal paulista.
Êta Brasil velho de guerra.
Até quando teremos de aguentar essas figuras grotescas, que nos envergonham.
Esse homem é daqueles que faz tudo por $$$$$, como se isso fosse tudo.
Com certeza ele é de pouca leitura.
Do contrário.
É sádico com o seu povo.
E o filho dele é senador.
O lobinho.
Só rindo!
Ah! Maranhão.
Maranhão pobre e miserável.
Dono dos piores índices de analfabetismo e de miséria do país.
Saber disso dá vergonha.
Muita vergonha.
Maranhão!
Maranhão!
Maranhão!
Josué Montelo nos fala de uma Donana Jansen.
Mulher tirana.
Má.
Cruel.
Desde essa época o Maranhão é subjugado por gente dessa estirpe.
Essa Donana Jansen reinou no Maranhão lá pelos séculos XVII a XVIII.
Por maldade e ganância ela mandou jogar um gato morto na caixa dágua que abastecia São Luiz.
Só para ganhar dinheiro com os seus carros pipas.
Muito dinheiro.
Lí essa passagem na obra os Tambores de São Luiz, de Josué Montelo.
Belissima obra da literatura maranhense
Coitado dos maranhenses!
Até quando vão ter de aguentar a figura desse estúpido.
Leonai Garcia

Na terra

No batente. De posse do livro de Gay Talesse (Vida de escritor), o papa do New Journalism coloca a sua obra em todos os continentes. Vende muito. Dele pretendo tirar material para a tecitura do meu texto de TCC sobre o livro Bola de Seringa. Também descobri em Brasília (La Selva) uma coleção de crônicas de Nelson Roddrigues "O berro impresso nas manchetes" cai bem no meu trabalho de pesquisa literária.
Leonai Garcia

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Retorno

Dentro de alguns minutos estarei de volta ao Amapá. Na bagagem, dois diplomas: atualização em Função Pulmonar e congressista em Asma, Tabagismo e DPOC, ambos serão colocados a serviço do povo amapaense: público e privado.
Do mundo pode-se falar desse tal "IDH" inventado pela ONU para dizer quem vive e quem não vive bem. Estupidez pura!
O tal índice é confuso pela própria natureza. Deve ser idéia de algum esquerdista que conseguiu se infiltrar nessa organização e pariu esse "monstro".
Como é que se pode entender que países do cone latino-americano, onde a vida acontece "aperriada" se situar na frente do Brasil, ostentando a tarja de desenvolvido? Casos de Cuba e da Venezuela.
Ainda não tinha atentado para essa "maluquice". De agora em diante não levarei a sério esse indicador. Isso é coisa de maluco! maluco da ONU.
O Brasil pertence ao clube dos países mais ricos do mundo. Nunca pode ficar atrás de "republiquetas" atrasadas como é o caso de Cuba e Venezuela, ambas, núcleos de idiotas comunistas, que atentam contra a sobreania dos seus cidadãos.
Leonai Garcia

O TJD puniu até o São Paulo do presidente Gian do Nae

Comissão disciplinar aplica punições em jogadores e clube São PauloAos 08 (oito) dias do mês (10) Outubro do ano (2009) dois mil e nove da era cristã, nesta cidade de Macapá, Capital do Estado do Amapá, na sede do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Amapá, sito Avenida FAB, 2371, bairro Santa Rita, por Convocação de seu Presidente, os Membros da COMISSÃO DISCIPLINAR ÚNICA DO TJD, reuniram-se para a realização de mais uma sessão de Instrução e Julgamento. Registrou-se a presença dos Excelentíssimos Senhores Auditores, Doutor JAIR GOMES SAMPAIO (quem presidiu a sessão), funcionando como Procurador, o Doutor Manoel Raimundo Lopes dos Reis, e mais os Auditores: Dr. JOAQUIM RAIMUNDO GIBSON MACHADO, Drª MARIA IRANETE RAMOS SERRÃO, Dr.ª. MARA SILVA GÓES, Dr.ª MARLI PEREIRA-suplente (designada a atuar na qualidade de defensora dos feitos sem acompanhamento de advogados e menores sob curadora). Após indagação presidencial, a secretaria informou da existência do quorum legal para implantação da sessão, diante disso, o presidente declarou abertos os trabalhos e a pauta da ordem do dia, diga-se o expediente maior e depois o expediente menor, o que passamos a descrever: 1. PROCESSO 000039.01.2009.2809Planilha resumo das Punições decididas pelo TJD:RÉUS ENTIDADE PUNIÇÕES01 MARICLEYTON NUNES DA SILVA SANTOS F. C. 01 PARTIDA02 TIAGO SANTOS PEREIRA SANTOS F. C. 01 PARTID03 VALDENE DA SILVA PEREIRA JR. SANTOS F. C. 01 PARTIDA04 SANTOS FUTEBOL CLUBE O MESMO ABSOLVIDO05 TREM DESPORTIVO CLUBE O MESMO ABSOLVIDO06 VICTOR FERNANDES SANTANA S. E.R SÃO JOSÉ 01 PARTIDA07 ÍCARO DO ESPIRITO SANTO PINON SÃO PAULO F. C 180 DIAS08 SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE O MESMO perda do dobro de numero de pontos previstos no regulamento do campeonato profissional 2009, para o caso de vitoria, doravante, bem como a multa de, independentemente, no valor de R$5.000 (cinco mil reais), a ser paga na Secretaria da FAF, devendo depois apresentar copia do comprovante de pagamento para juntada no processo09 SINÉSIO SILVA MORAES SANTANA E. C 02 PARTIDAS10 JURUENO REPOLHO BENTES LIGA D. de PORTO GRANDE ABSOLVIDO11 ERIVAN MORAES DE SOUZA LIGA D. de PORTO GRANDE 01 PARTIDAS12 FÁBIO SOARES DA COSTA LIGA D. de PORTO GRANDE 02 PARTIDAS13 EDSON SANTIAGO CAMPO S. E. R SÃO JOSÉ 01 PARTIDA14 RICHARDSON PANTOJA GAMA ORATORIO R. C 120 DIAS 15 MAX ALAN FERREIRA DE SOUZA SANTOS F. C. 120 DIAS+02 PARTIDAS (Mario Tomaz)

11 gols em dois jogos do Estadual

Na estréia do campeão amapaense, Cristal, o Independente pagou o pato - 4 a 0 com gols de Paulinho Guerreiro (2x), Edivan e Demir. E olha que o jogo foi em Santana.
No jogo da capital, o Trem passou pelo Santos facinho, facinho 5 x 0 com destaque para o atacante Leandro Xavier. No jogo, a presidente Socorro Marinho apresentou novamente Diego Ratinho, que veio do Mogi Mirim por empréstimo.
O campeonato prossegue nesta quarta-feira, 14, 17h00 com Trem x Cristal (Mario Tomaz)

domingo, 11 de outubro de 2009

Pesquisa

Já pesquisamos candidato a senador, amanhã termina o prazo para o voto no governador. O próximo passo é medir o desempenho dos atuais deputados federais. Quem continua e quem vai para casa. A propósito não sei dizer ao certo o que fazem em benefício do estado e do país, os nossos representantes na camara federal.
Soube de uma autoridade ligada a educação que o nosso representante na comissão de educação do congresso ficou rouco (a) de tanto ouvir. Simplesmente não sabe nada relacionado ao tema.
Na verdade há muito proselitismo de alguns. Trabalho, reconhecimento nacional que é bom. Nada. Nadinha.
Infelizmente.
Leonai Garcia

De Florianópolis ...

... Véspera de voltar ao Amapá, eis que me encontro num city tour bela capital catarinense, por sinal, belíssima. Costão do Santinho (local onde foram encontradas inúmeras estatuetas de orígem indígena), praia dos ingleses, (ao largo da qual naufragou uma caravela inglesa, há cerca de 180 anos atras, e alguns de seus tripulantes se salvaram nadando até a beira), Lagoa da Conceição (maior do que a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro), Igreja de Santo Antonio (construída pelos portugueses no século XVII), a ponte Hercílio Luz (liga a ilha ao continente), o centro velho da cidade (casas de arquitetura colonial), e o novo (prédio altos e moderníssimos), tudo isso, e muito mais que não pude ver, constitui Florianópolis.
Ao lado do carater científico da viagem, o saber cultural também faz parte da vida dos que se interessam pela ciência humana.
Amanhã volto ao Amapá, terra que amo de paixão, onde estão meus netos e filhos.
Volto para a luta da medicina diária e para a luta política, território que palmeio na plenitude das minhas convicções, sempre com coerência e zelo naquilo que faço.
Leonai Garcia

sábado, 10 de outubro de 2009

De Florianópolis...

... Sábado, 11/10, (20:00 hs), num frio danado, após a vitória do Flamengo (2 X 1), sobre o valoroso São Paulo com um belíssimo gol de penalty de Petcovick e outro de Zé Roberto, contra um de Hernani, entro numa Lan House para mandar mais essas aos leitores do blog, que ultrapassaram a barreira dos 2 mil acessos (muito agradecido pela confiança).
A aula sobre Tabagismo foi muito frequentada, coisa que não acontecia até pouco tempo atrás. Isso prova a importancia que a classe médica (pneumologista) dá ao combate ao fumo, sobretudo aquele fumante crônico, pesado (mais de 20 cigarros/dia).
A arma que se mostra moderna nesse tratamento é a Vareniclina (nome comercial - Champix). Contra sí, um aspecto. O custo. Acima de R$ 300.00.
Asma continua a coqueluche da medicina mundial. Métodos modernos de diagnóstico (espirometria, com as suas variantes). O tratamento está disponível em todo o território nacional. Custo. Relativo. Pouco mais dde R$ 100.00, o estojo do produto. A propósito foi lançado pelo colega Roberto Stirbulov o livro "Tratamento da asma de dificil controle". Comprei o meu exemplar.
Amanhã (domingo), véspera do encerramento do congresso. Estudarei DPOC: diagnóstico e tratamento.
Não há jogo do Avaí, nem do Figueirense por isso não conhecerei nenhum dos dois estádios catarinenses.
Daí, lí noticia da estadia "rápida" do presidenciável Ciro Gomes (PSB). O mesmo que na eleição passada disputou a pleito pelo (PPS), lembram?
Pois é. Perdida a eleição el tratou de aboletar-se no governo do PT. Virou ministro do Lula. Votei nele no primeiro turno. Achava-o sério. No meu entender, isso anulou a sua tentativa de presidir o Brasil. Lula foi candidato quantas vezes pelo PT?
Além do mais, seu irmão está ás voltas com o escândalos das passagens aéreas para a sogra, em viagens internacionais. Tudo pago pelo dinheiro dos cearences. Seu nome: Cid Gomes.
Como se não bastasse tudo isso o homem é "fofoqueiro". Fala mal do Serra. - "Acho o Serra muito feio. Mais feio por dentro do que por fora".
Pode Freud?
Isso é coisa de homem "cabra macho" do Ceará?
Isso é discurso de um candidato a presidente do Brasil?
Nesse eu não voto.
Leonai Garcia

Notícias de Florianópolis

Legal a postagem de Clay Sam e de Mário Tomaz, que teima em não assinar a sua notícia. Daqui de Florianópolis sigo no VII Congresso de Asma e III congresso de Tabagismo e de DPOC. Pode-se dizer que é um bom evento.
Hoje, com a internet ao alcançe dos médicos atualizados um congresso desse porte (internacional) serve para conhecer cidades e complementar um pouco mais o que está inserido na literatura médica e na biblioteca virtual.
O congresso também nos tira da rotina do dia-a-dia, recarregando as baterias para os embates do cotidiano. Sempre que posso, participo, antes, anualmente, agora, a cada 2 anos, dá para o gasto, com certeza.
Na pauta de hoje. Tabagismo. Diagnóstico e tratamento atualizado. A vareniclina (Champix) é a "droga" da moda. O problema é o custo: R$ 330.00, a caixa. O estojo completo do tratamento beira um mil reais.
Pobre não pode usar esse medicamento.
Deverei colocá-lo na SESA para uso ambulatorial, em breve.
O problema do Tabagismo é o câncer do pulmão, a bronquite crônica e a DPOC, além das doenças do aparelho cárdio-vascular (doenças isquêmicas do coração - enfarte), morbidades graves, que matam, e incapacitam o homem, sob o ponto de vista respiratório.
Leonai Garcia

Marcos tulio fala de Lupus no programa O Mundo em Debate

Em entrevista ao médico Aljerry Rego, o Dr. Marcos Túlio falou que para desenvolver o lúpus, é preciso uma predisposição genética, mas a médica explica que fatores como exposição solar, uso de determinados medicamentos, infecções virais e exposição do sistema imunológico podem desencadear a enfermidade.“Não há um exame específico para descobrir a doença, mas uma série de exames”, comentou Marcos Túlio, médico reumatologista. “Há um teste chamado FAN, que é comumente relacionado ao lúpus, mas na verdade uma pessoa pode ter FAN positivo e não ter a doença”.Não existe uma cura para a doença, mas ela pode ser controlada se diagnosticada rapidamente e tratada. “O paciente terá uma qualidade de vida excelente, trabalha normalmente, com alguns cuidados apenas”.Respondendo pergunta de uma ouvinte, o Dr. Marcos Túlio lembrou que é precisar ficar atento ao problema, sobretudo o acompanhamento do paciente. "Este é um momento para se aumentar ainda mais a relação pacientexmédico", citou.
Sobre o cortigoide, Marcos Túlio falou que a medicação pode ajudar a engordar. "É bom caminhar e tratar com apoio de médico", lembrou.
No sábado que vem Aljerry vai conversar com o Dr. Marcos Túlio e com a onitorrino Rafaela Figueiredo Costa

Programa O Mundo em Debate no ar

Programa O Mundo em Debate destacou na manhã deste sabado,10 com a participação de Bira Silva, Marco Antõnio, Jhon Scooth, Dr. Aljerry, e direto de Florianópolis, Leonai Garcia os seguintes assuntos:O almoço do círio de NazaréApoio para o atleta Juciê Borges, do judôCampeonato Amapaense 2009Os destaques dos principais jornais do EstadoNa medicina, o Dr. Marcos Túlio falou do Lupus - uma doença que ataca a mulher. O Dr. Leonai Garcia explicou um pouco mais sobre a questão da medicina no Trânsito e das preocupações sobre o caso11 mortos em avião da ONU que caiu no HaitiSábado tem mais O Mundo em Debate pela Rádio Cidade 101FM

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

UM CRAQUE NO COMANDO


ALÔ OUVINTES!!!!

Neste sábado, o Programa O Mundo em Debate, pela Rádio 101 FM, será comandado pelo craque Bira do Espírito Santo, em virtude do titular Leonai Garcia estar fora do Estado.

Dá-lhe Bira! A torcida aqui de fora está esperando por mais este espetáculo.
Por: Clay Sam

AMAPÁ NA ROTA DA POLÍTICA


Por: Clay Sam

Os velhos e novos caciques da política começam a desembarcar na Capital do Meio do mundo. Hoje pela manhã quem esteve em Macapá, visitando as bases amarelas, foi o Dep. Federal por São Paulo, Ciro Gomes. Depois de uma entrevista coletiva, com atraso de mais de uma hora, palestrou para a militância de Capiberibe na Assembléia Legislativa.

Só para refrescar a memória, nas ultimas semana já estiveram provando do nosso açaí: o ex ministro José Dirceu(PT), o atual ministro da Igualdade Racial e o atleta Lars Grael, leia-se: Telma Gurgel.

Êta Amapá pra ser visitado nesses tempos!

Espirometria em foco

O medico pneumologista tem a "obrigação" de estar atualizado e em condições de prestar um serviço de qualidade aos seus clientes. Isso exige investimento, despreendimento, estudos contínuos, enfim, exige esforço e dedicação.
No entanto, por esse Brasil adentro tem um monte de "picaretas" que usa o trabalho médico na maior "cara de pau" e nada lhes acontece, por culpa do principal setor da medicina brasileira - leia-se CFM (conselho federal de medicina) que deveria estabelecer normas para tais procedimentos, junto aos ministérios afins: MTBE e MS.
A presidente da SBPT, Dra. Jussara Fiterman, já mandou carta para todos os convenios, recomendando-lhes que os laudos de espirometria sejam aassinados por médicos especialistas em pneumologia.
É que atualmente os laudos de espirometria são assinados por médicos que não conhecem do assunto: médicos do trabalho, por exemplo e até fisioterapeutas.
No Amapá tem um indivíduo que vende a espirometria em sua propaganda de TV, como se fosse capaz de realizar o procedimento. O rapaz não sabe nem o que é espirometria. Sabe aquela história do curioso, que não sabe nem onde o galo canta (....). Sabem o que lhe acontece? Nada. Nadinha. E o sujeito continua a sua "ladainha" enganando os trouxas. Empresa dele: Semed.
Como sou teimoso, continuo batendo nessa tecla até que um dia, o pessoal do Ministério do Trabalho e da Polícia Federal lhe dê um flagra e acabe com a sua irresponsabilidade.
Enquanto isso, sigo no congresso de Asma em Florianópolis atualizando conhecimentos na área da espirometria, pagando curso e aprendendo.
Leonai Garcia
Médico pneumologista e Jornalista

Congresso e leitura

Estou em pleno ambiente do Congresso de Asma. Costão do Santinho (Resort). Atualizo "Espirometria", padrão ouro no diagnostico e acompanhamento da Asma e DPOC. A SBPT é pródiga em realizar eventos dessa natureza capaz de manter seus médicos atualizados em todo o território nacional e países da África de língua portuguesa (Angola Moçambique, Cabo Verde).
Paralelo ao congresso folheio a obra de Palmério Dória sobre as "travessuras" da famíglia Sarney.
Essa família tem a obrigação de esclarecer a nação (principalmente o povo amapaense) se tudo o que está escrito nessas 199 páginas é verdade, ou não.
Leonai Garcia

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nitroglicerina

Em Brasília (aeroporto) comprei o livro "Honoráveis Bandidos" - Um retrato do Brasil na era Sarney.
Olha! É "chumbo do grosso" atirado pelo jornalista maranhense Palmério Dória contra a família Sarney.
São 199 páginas de "tirombaços". Vende muito. Custo. R$ 29.00
O senador José Sarney tem o dever de dar uma resposta à nação (literária ou de outra maneira), diante de tantas denúncias contra sí e a sua família.
É coisa horrível! Pavorosa! Chocante!
Se calar, a sua situação ficará "pior do que já está" à beira dos 80 anos de idade.
Rapidinho cheguei à 50 páginas. Parei para alimentar o blog, jantar, dar um giro pelos arredores do hotel, tomar uma cerveja, ninguem é de ferro, e continuar a lê-lo.
Amanhã termino essa leitura.
O povo do Amapá que o acolheu e o elegeu três vezes senador, merece uma explicação, merece uma resposta convincente. Senão (....)
Repito mais um vez: votei nele nas últimas eleições.
Não sou idiota, nem cretino. Votei na boa fé da sua trajetória, e naquilo que imaginava ser a representação da sua figura para um estado jovem como é o caso do Amapá.
Sou médico, jornalista e daqui há pouquinho, escritor, por vocação.
Tenho 61 anos de idade e em vias de ter 05 netos (já os tenho 03).
Portanto não sou trouxa. Ninguém me fará de trouxa a essa altura da vida.
Tudo o que tenho é produto do meu trabalho e da minha inteligência.
Ninguem me deu nada de "mão beijada" e nem quero isso, nem para mim, nem para os meus filhos, e netos.
Há os que gostam de facilidades.
Esses não têm o meu respeito.
Desses tenho pena!
Vencem no mundo àqueles que têm talento.
Meus ídolos: Gandhi e Mandela.
Quem faz fortuna a custa da miséria do povo, são mais que tudo "miseráveis".
Passam e não deixam rastros.
Leonai Garcia

Florianópolis

Cidade agradável. É a minha primeira viagem a essa parte do Brasil. Antes, estive em Gramado - RS, região da Serra gaúcha. "Floripa" como os catarinenses se referem a cidade pelo visto é uma cidade em franca expansão. Pequenos prédios (de 03 e 04) andares existem em profusão. Muitas placas de venda e de aluguel de imóveis.
Estou hospedado no hotel "Ingleses Praia", n beira da praia dos ingleses. Local lindo. Belíssimo. Hotel confortável, aconchegante. O povo é acolhedor e muito educado.
O perímetro do hotel parece ser o mais importante da capital catarinense. Ruas bem cuidadas, trânsito escoando livremente.
Do jornal "Diario Catarinense" pinço: "Mulher bêbada no volante mata uma jovem". Uma mulher (41), bêbada ao volante do seu automovel passou por cima de uma moça de 21 anos, que vinha em sentido contrário, dirigindo uma moto.
A assassina (advogada) foi presa no local do acidente e recolhida a penitenciária local.
Outro fato. Como estamos no Brasil, a miséria anda de braços dados com a imponência.
Bem ao lado do hotel, deparo, a certa hora da tarde com um "carapirá" puxando uma espécie de carroça atrelada numa bicicleta velha. A carroceria cheia de "trecos" (coisas recolhidas dos depósitos de lixo das calçadas).
Fotografei. Faz parte do meu acervo.
Amanhã começa o meu Curso de Atualização em Espirometria.
Fico por aqui até segunda-feira (12).
Vou acompanhar pelo telefone do Carlos Lobato, o jogo Esporte Clube Macapá X São Paulo.
Torço pelo azulino.
Leonai Garcia

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Congresso

Estou de viagem para Florianópolis - SC, para participar do congressso internacional de pneumologia. É a atualização que faço periodicamente.
Com certeza irei encontrar médicos pneumologistas de todos os continentes, menos cubanos.
É que os "coitados" não têm condições financeiras para estar num encontro desse porte. Ganham uma miséria. R$ 60 mensal, dinheiro que não dá para abastecer de gasolina o tanque de um carro pequeno.
De lá alimentarei o blog.
Até a volta!
Leonai Garcia

Estranho...

... A classe médica estranha a nomeação do médico Ronaldo Dantas como subsecretário de saúde do Estado do Amapá. Logo ele, que foi à Cuba para trazer para cá um avião lotado de médicos cubanos, para tirar o lugar de médicos brasileiros.
A mando de quem? A mando do governo da época (Capiberibe-Dalva). Lembram?
Pois é. Médicos consultados estranham a nomeação desse colega "amigo da onça" pelo Dr. Pedro Paulo.
Será que em política tudo vale. Olha a situação do senado que passa "bicheira" por causa dos tais "atos secretos".
Leonai Garcia

Corrida ...

... Eleitoral encontra-se em pleno andamento. No blog "O Mundo em Debate" Lucas Barreto (PTB) dispara na frente em relação aos demais. Vale salientar que estamos na véspera do ano eleitoral, mas, já sinaliza uma boa disposição do eleitorado em elegê-lo em 2010.
É um bom candidato.
Pelo lado dos governistas, Pedro Paulo Dias (PP) leva nítida vantagem sobre o seu concorrente Jorge Amanajás (PSDB).
Volto a repetir, estamos há pouco menos de 01 ano das eleições.
Já vimos esse filme outrora, por isso, os candidatos não podem se sentir nem vencedores e nem derrotados.
Tem muita água para passar por debaixo da ponte...
Leonai Garcia

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Trovoadas

Paira no ar da política amapaense uma nuvem "pesada" anunciando "trovoada". É que desencontros começam a ganhar vulto diante de choque de interesses de parte conflitantes. Isso não é bom, por que divide território. Poucos são os que ganham com isso.
O bom senso sugere cautela nesses momentos conturbados. Quem ousar ferir o bom senso, fica isolado. Só isso.
Atalhar o caminho da procissão nunca foi uma boa estratégia para os fiéis. Ao serem descobertos, são censurados de imediato.
No Laguinho tem aquela história que o Lino conta do "atáia".
Não vale "ataiá".
2010 vem aí com força. Sair isolado numa disputa eleitoral é prejuízo certo.
Os capiberibes têm provado desse "remédio amargo" eleição após eleição.
Pai, mãe e filho perderam eleição por estarem isolados. Detalhe. Sempre saíram na frente, no final, foram derrotados.
Só não vê quem não quer.
Coisa de cego voluntarioso!
Leonai Garcia

Terra boa! Cuba

A jornalista cubana Yoani Sanches (34) desmonta com uma só "pasada" as três mentiras veiculadas sobre Cuba por parte comprometida da imprensa brasileira. A de que a "ilha" é um paraíso que erradicou o analfabetismo, aumentou a expectiva de vida e a medicina é de qualidade.
O leitor interessado no assunto pode ler uma entrevista interessante e desmistificadora nas páginas amarelas da Revista Veja, desta semana.
Segundo ela, é cruel saber que os velhinhos cubanos perambulam em estado deplorável pelas ruas de Havana.
Cruel é também saber que o salario de um médico cubano vale R$ 60.00. Que em caso de internar um paciente num hospital, a familia tem de levar: roupa de cama, ventilador, balde para dar banho no doente e descarregar a privada, travesseiro, toalha, desinfetante para limpar o banheiro e inseticida para matar baratas.
Êta medicna de qualidade. Nem no mais pobre interior brasileiro familiares de doentes têm de se submeter a esse sacrifício. Mas, não é so isso que os cubanos têm de enfrentar em caso de internação de parentes. A familia cubana não pode esquecer de levar os remédios, a gaze, o algodão, e dependendo do caso, a agulha e o fio para a sutura.
Essa é a medicina de qualidade que tanto se fala no Brasil por esse pessoal da esquerda.
Uns ignorantes que não conhecem a realidade do povo cubano.
Quando adolescente a mãe de Yoani a colocava para dormir cedo, porque não tinha comida em casa, por isso, ela mede 1.64 m e pesa apenas, 49 kg. Segundo ela, isso é resquício da fome que passou.
Ela tem um blog (desdecuba.com/generacyone) que está bloqueado pelo governo cubano.
A jornalista tenta vir ao Brasil para falar no senado e assistir o lançamento do seu livro pela editora Contexto: De Cuba com Carinho. Depende da permissão do governo comunista da ilha.
E então pessoal da esquerda brasileira. Que tal viver em Cuba, hein! é uma boa. É legal!
Com certeza o pessoal do Capiberibe, Psol, PSTU e afins, vão pensar um bocado antes de ensaiar uma mudança para a terra natal de Fidel. Essa turma só fala bobagens. Só isso!
Aqui, esse pessoal atrasado não consegue nada.
Nadinha!
Leonai Garcia

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Enquete

A enquete promovida pela coluna para saber quem serão os novos senadores a partir de 2010, deu: Capiberibe e Waldez. Isso todo mundo já sabe. É o que deve acontecer após a apuração das urnas em Outubro 2010. Muda, só se houver um tsunami.
É interessante salientar que os leitores desta coluna são pessoas diferenciadas, gente que pensa e que sabe o que é melhor para sí e o estado como um todo. É gente que não quer ver mais se repetir no senado as barbaridades cometidas até agora.
Pelo andar da carruagem Papaleo Paes (PSDB) e Gilvam Borges (PMDB) devem voltar para casa e cuidar de seus interesses. Se isso acontecer, que a lição lhes seja útil.
O povo brasileiro não suporta mais "caciques" dando as cartas com base na influencia negativa sobre as instituições democráticas.
Precisamos de políticos dotados de conhecimentos em áreas distintas: politica, tecnologia, saúde, educação, etc. E não de gente "dissimulada".
Não dá mais para colocar no congresso gente que pensa pouco e de pouco lastro.
É bom ressaltar que o reflexo da coluna abrange um segmento diferenciado de eleitores, que têm representatividade política, têm poder multiplicador de votos.
Não podemos esquecer que há um enorme contingente de eleitores que não dispõem de acesso a internet. Esse pessoal pesa na balança, mas aos poucos perde importancia.
O Brasil tem 75 milhões de internautas, até 2009.
Leonai Garcia