segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Reciclagem

O CRM do Amapá promove em seu prédio na avenida Feliciano Coelho - Trem, aulas de atualização para médicos e médicos residentes com os seguintes temas e palestrantes:
Dia 02.09.2009 - 19:30 horas - tratmento inicial do trauma - Dr. Marco Aurélio.
Dia 09.09.2009 - 19:30 horas - tratamento inicial da insuficiencia coronariana - Dra. Rose Liana.
Dia 16.09.2009 - 19:30 horas - Tratamento inicial do AVCI e AVCH - Dr. Anderson.
Dia 23.09.2009 - 19:30 horas - Tratamento inicial da Fratura - Dr. João Câncio.
Dia 30.09.2009 - 19:30 horas - Interpretação do Hemograma - Dra. Luciana Campos.
A Medicina do Amapá necessita de atualização constante.
Esses estudos têm a intenção de melhorar a qualidade do médico que atua tanto nos hospitais, como nos ambulatórios e pronto-socorros.
Leonai Garcia

Ficha limpa

A sociedade civil organizada, lança ao país mais um desafio. Colher acima de um milhão de assinaturas para fazer valer mais uma lei de iniciativa popular que tem nome sugestivo: Ficha limpa.
Antes, emplacamos o artigo 47 - A, que cassa o mandato de político corrupto, aquele que compra votos. A coisa deu certo. Vários malandros perderam o mandato obtido irregularmente.
O ficha limpa já pegou. A justiça federal e o ministério público federal receberão assinaturas dos que lutam por um país melhor, menos desigual e menos corrupto.
Nâo tenho dúvidas que suplantaremos o mínimo necessário. Mais rápido do que se imagina aproxima-se o fim das carreiras de políticos de ficha suja.
Gente useira e vezeira em praticar iniquidades. Mesmo assim, esses elementos conseguem disputar eleições.
Isso acontece porque temos leis ultrapassadas, até jurássicas, que têm de ser reformuladas. O ficha limpa tem essa peculiaridade.
Essa turma que circula em torno de José Sarney, o presidente encrencado do senado, é que não está gostando nada disso.
Acredito piamente que nas próximas eleições teremos um quadro representativo no congresso nacional bem melhor do que o atual.
Leonai Garcia

Voltamos

Estamos no ar...
Leonai Garcia

domingo, 30 de agosto de 2009

Tabuleiro

Praticamente definido o tabuleiro eleitoral para 2010 em relação ao senado da República. Os nomes de Waldez Góes (PDT), Papaléo Paes (PSDB), Gilvam Borges (PMDB), João Capiberibe (PSB), fazem parte de qualquer bolsa de apostas.
A crise do senado provocada pelas denúncias e reresentações contra José Sarney (PMDB - AP) não arrefece. Volta e meia um senador descontente põe Sarney em saia justa.
É um discurso explosivo aqui, um cartão vermelho acolá, e nada da coisa amenisar para o lado do senador amapaense.
Na esteira disso tudo quem fatura votos, facil, facil é o candidato do PSB, João Capiberibe. Por outro lado o candidato Waldez Góes com altos índices de aprovação do seu governo flerta com a outra vaga. Esse é o quadro.
Tem gente que não quer ver isso.
Coisa de tolo!
Leonai Garcia

Estudos...

... Em fase de TCC, passei o Domingo mergulhado nas teorias que explicam o desenvolvimento intelectual da espécie humana, a partir dos estudos de Vygostki, Piaget, Michel Pêcheux, etc...
Quem me acompanha sabe que escrevi um livro sobre a história do futebol amapaense desde 1940 - 1990. Nele, conto a história de craques como Palito, Lelé, Bira, Aldo, Jason, José Maria Chaves, Boró e tantos outros.
Agora, vasculhando as teorias desses cientistas sociais posso avaliar a importância de um trabalho como esse na vida da sociedade amapaense. Nossos craques viam o tempo passar e ninguém se aventurar a escrever sobre os seus feitos nos gramados do país e do mundo.
Nada acontece por acaso, é a teoria do médico Lair Ribeiro. De fato nada acontece por acaso.
O estalo para produzir essa obra aconteceu na casa do J. Ney. Eu, ele e o Fabrício Leal, (falecido) vimos no trabalho do jornalista amazonense, autor de Baú Velho, a lampadinha para sair em campo e escrever a história das nossas feras.
Ainda este mês os 04 mil exemplares estarão aqui para lançarmos numa festa literária.
É importante salientar o apoio do governo do estado para que tudo saísse bem.
Leonai Garcia

sábado, 29 de agosto de 2009

Meia volta...

...Volver. Aprendí esse movimento no quartel do 26 BC de Belém do Pará, na avenida Almirante Barroso, bairro do Sousa. Pois foi exatamente esse movimento político que executou o Reitor Jose Carlos Tavares e o seu grupo em relação ao PMN.

Fez que foi mas não foi, e o partido nanico presidido pela sra.Telma Ribeiro ficou naquilo mesmo de antes. Pequeno. Pequenino. Não poderia ser diferente o procedimento.

Se aceitasse o que lhe apresentaram seria suicídio político na certa. Por mais adeptos que o Reitor possa ter obtido com o seu trabalho, ainda assim não seria suficiente para suplantar um trabalho de décadas do grupo Capiberibe.

Pode-se falar o que quizer dos Capiberibes, mas, eles têm um eleitorado certo ano após ano. Por pouco Camilo Capiberibe não venceu as eleições para prefeito de Macapá.

Livre do canto da sereia do PMN o Reitor e o seu grupo há de encontrar outra legenda onde possa se filiar e ter condições de disputar o pleito em melhores condições de vitória.

O vestibular para o curso de Medicina é um trunfo muito forte para um candidato a deputado federal.

Com certeza!

Leonai Garcia

Saúde

Dito pelo secretário estadual de saúde Pedro Paulo Dias de Carvalho ao programa O Mundo em Debate de sábado (29), pela rádio Cidade: "Inauguramos uma clinica de oncologia para atender melhor os pacientes acometidos dessa doença. Temos máquinas de hemodiálise em quantidade suficiente para atender os portadores de doenças renais. Inauguramos o serviço de diagnóstico de anemia falciforme no centro de saúde da Lagoa dos Índios".

São ações que facilitam a vida daqueles que necessitam do serviço estadual de saúde. Tais avanços vão na contrmão do que a imprensa paraense noticia ao mundo dando conta da falencia da saúde do Instituto Ofir Loiola, antes, berço do combate ao cancer na região norte.

Já escrevi sobre isso antes, quando manifestei a minha decepção pelo que fizeram com aquela casa de saúde (Ofir Loiola).

Sendo o Amapá um estado novo e o secretário de saúde ocupar a função de vice governador e a partir de abril de 2010 assumir o governo do Estado, a perspectiva é de que passemos a frente do Pará em termos de saúde pública.
Leonai Garcia

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Qualificação

É o que o presidente da Camara de Vereadores de Macapá - Rilton Amanajás (PSDB) faz na sua administração. Qualificando eleitores. Que Beleza!
Começa com crianças ocupando assentos nas dependências da Camara Municipal de Macapá. Uma festa da democracia.
Tenho batido nessa tecla e fico feliz em saber que os vereadores da capital pensam do mesmo modo. Demonstram com o gesto não ter medo de disputar cargo eletivo perante um eleitorado esclarecido.
Esses garotos escolhidos para representar o povo, simbolicamente, nunca mais esquecerão essa experiência que estão passando. Essa atitude dos politicos macapaenses faz parte daquilo que se denomina ontogenese (desenvolvimento do ser humano).
Quando chegar o tempo desses meninos votar, de verdade, serão eleitores diferenciados, não se submeterão a promessas de quem quer seja.
O voto será qualificado, assim, o município, o estado e a nação deixará de lado os "energúmenos" que por hora têm assento nos parlamentos brasileiros.
Leonai Garcia

A reação...

...Do atual dirigente do PMN (Partido da Mobilização Nacional) conhecido como Abacate, deixou as coisas um tanto quanto "complicadas" para o lado desse partido por aqui.
Ele disse em alto e bom som que não aceita a ingerência do PSB (leia-se Capiberibe) nas suas hostes.
Falou também de conversações exitosas que redundaram na adesão de várias pessoas ao partido, dentre elas o Reitor da Unifap Prof. Dr. José Carlos Tavares, provavel candidato a uma vaga na camara federal nas próximas eleições.
Ora. Se tal coligação ocorrer entre essas duas siglas, e o Professor Tavares estiver dentro dela, já entra no páreo em desvantagem, considerando que a força politica dos capiberibes tem uma candidatura na disputa - a atual deputada Janete.
Até a hora em postei este comentário, nada se sabia do resultado do encontro do PMN nas dependências da UNA. É interessante ressaltar que a presidente nacional do partido - Sra. Telma, encontra-se em Macapá e a sua presença estava agendada para a tal reunião.
Durante o dia de hoje (29) saberemos o que de fato aconteceu no Laguinho. Ressabiado, Tavares e seus correligionários vai querer correr numa raia que lhe seja favorável, é claro.
O seu trabalho frente a Unifap lhe credencia a um bom cesto de votos em 2010. Dotado de conhecimentos em diversos campos da atividade humana é pouco provavel que ele se disponha a ser "bucha de canhão" para satisfazer egos de quem quer que seja.
Se tudo correr bem, coisa que em política não é facil, José Carlos Tavares é um forte candidato a uma cadeira no congresso nacional.
O Amapá precisa de cabeças como a dele.
Leonai Garcia

Violencia

Lamentavel. O corpo inanimado do professor Mauro Cesar da Silva Correa, diretor da Escola Graziela Reis de Sousa foi encontrado numa das ruas do bairro Renascer. Que absurdo!
Todos estamos sujeitos esse tipo de procedimento. Todos. Sem excessão. Por isso não podemos "andar por aí" batendo pernas como outrora. Gente de mente mal formada, assassinos em potencial estão a espreita de suas vítimas onde menos se espera.
A policia há de descobrir os autores do latrocínio, é o que a sociedade espera do nosso aparato de segurança. O (os) assassino (os) do professor Mauro têm de pagar pelo que fizeram.
A cidade contamina-se pela violencia, dia-após-dia, numa velocidade crescente.
Desse espaço rendo minhas homenagens a memória do professor Mauro Correa e à sua familia.
Leonai Garcia

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Memória

Sirvo-me de uma pesquisa sobre ela, para contextuar os ítens que compõem o TCC sobre o futebol amapaense, meu trabalho de conclusão do curso de Jornalismo pela Faculdade Seama.
Luciano Silva meu orientador me fez mergulhar na sabedoria de autores russos (Vygotski), franceses (Micleh Pêcheux e Maurice Halbwachs) para entender os ditames das diversas teorias que explicam o ser humano no seu crescimento a custa do conhecimento.
Esse mergulho nas ciencias sociais lapidam muito mais a minha consciência, tornando-me muito mais resposável perante os meus semelhantes.
Nadea substitui o conhecimento. A memória superior submete a inferior, inapelavelmente.
Leonai Garcia

Descrente

Sou sim. Descrente. Assumido. Agora, não foi de uma hora para outra que o meu modo de ver a vida mudou. Não. Levou anos. Décadas, até, posso dizer com convicção.
Não chego a ser um ateu, perfeito, mas estou perto disso. Vários fatores ao longo da minha vida me fizeram assim.
A hipocrisia do mundo me fez assim. A pilantragem desses "pastores" me fez assim. A pedofilia desses padres "sacanas" me fez assim. A leseira desses ignorantes que enchem a sacola de dinheiro do "bispo" vadio me fez assim. E outras coisas mais....
Tenho certeza de que isso não é privilégio meu, não. Muitos, abriram os olhos pela luz do conhecimento e saíram da escuridão que mantém cativos os tolos e sedentos de algo indefinido... que não sabem o que é.
Abomino a sacralização de coisas superficiais, transformadas em algo capaz de modificar o ceu e a terra. Só tôlo é que acredita nisso.
Não é meu caso.
Leonai Garcia

Tributação

Sou do tempo em que igreja evangélica não era um comércio assim tão descarado, tão depravado, tão aloprado e tão voraz, como é a prática dessa igreja universal do reino de deus - em minúsculo.
Sou do tempo em que o "fiel" construia o seu templo com o esforço das próprias mãos como fez a minha família e as outras que compunham a congregação do bairro do Telégrafo Sem Fio, em Belém, na Travessa Magno de Araújo, na década de 1960.
O chefe da comunidade "Pastor Manoel Pinto", um pedreiro de profissão, homem pobre, simples, mas, honesto, dirigiu os trabalhos desde a fundação até a inauguração, num domingo de muita chuva, em que tivemos de atolar na lama amarela o calçado limpinho e brilhoso.
As leis de tributação que isentavam a religião daquela época tinham razão de ser, hoje, não. Hoje o que prevalece é a esperteza, é a malandragem é a mau caratismo de espertos na cabeça dos fiéis "lerdos", que depositam nas sacolas da igreja, bilhões de reais, conforme a imprensa, que em última instância enriquece meia dúzia de "malandros".
O congresso nacional tem a obrigação de rever os dispositivos relacionados a tributação das igrejas, de um modo geral, e cobrar-lhes impostos para que o estado possa fazer frente ao déficit crescente da Previdência Social, além de cuidar de outras ações de interesse público.
O malandro procura brechas onde possa ganhar dinheiro sem o risco de ser preso pela polícia. Isso é tão claro como a neve. O que o Edir Macedo e os bispos da renascer praticam em esse viés.
Eles estão ricos, milionários, fazem pouco da cara do povo brasileiro, etc.. etc.. etc... E não lhes acontece nada, nadinha.
Pelo andar da carruagem só os desígnios da vida é que vão dar um jeito neles......
Leonai Garcia

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

De palha

Tem gente que tem o "rabo de palha" mas teima em ver defeitos nos outros, esquecendo-se dos seus. De tanto falar mal dos outros, deixam de cuidar de sí e quando acordam, estão ferrrados - mais p´ra lá do que p´ra cá. Coisas da vida.
Em sã consciência não se deve querer mal a ninguém. Os adeptos desse credo cedo, cedo, despencam num desfiladeiro medonho e se acabam. Simplesmente se acabam.
Aos 61 anos de idade tenho alguma experiência sobre o assunto. Meu chapa. O que vale da vida, de verdade, é fazer o bem, fazer amigos. Ler muito para poder discutir os assuntos diversos com conhecimento de causa.
Por "osmose" ninguém aprende nada. Sem leitura o jeito é berrar, berrar, berrar, babar, babar, babar, enganando tolos, mas, até certo dia. Quando os tolos abrem os olhos saem de perto desses trambolhos...
Só por metáforas....
Leonai Garcia

Doente mental

Acontece tanta coisa nesse mundo de meu deus que ainda não tinha parado para escrever sobre o médico paulista Roger Abdelmassih, acusado de estupros e outras maluquices que só cabem na cabeça de um doente mental. Parece ser o seu caso.
Pela fotografia, tem mais de 70 anos e pode estar sofrendo de arteriosclerose cerebral ou algum distúrbio psiquiátrico. O CREMESP suspendeu o seu diploma.
Com todo esse bombardeio da mídia a sua clinica "acabou". Não tem mais nada p´ra ele. Pode procurar outra coisa para fazer daqui p´ra frente.
O que ele fez, pelo depoimento das suas vítimas, é algo nojento, sórdido. Tudo feito sob efeito de anestesia.
Infelizmente esse não é o primeiro caso, e nem será o último a enodoar a profissão médica. O que tem de médico doido trabalhando por aí é uma festa...
Aqui mesmo no Amapá tivemos casos assim. Há uns anos atrás um doutor "judiou" de uma paciente anestesiada. Foi denunciado e se mandou daqui. Por ética não citarei o seu nome. Mas o sujeito é ou era um tarado.
Não sei se ele ainda vive ou se ainda exerce a "profissão". Outros estão prestes a ser denunciados. São maníacos. Doentes mentais. Doidos varridos.
Esse tipo de gente mancha a classe médica, miseravelmente. São pessoas que não nasceram para ser médico.
Leonai Garcia

Euricélia

É um tal de vai e vem sem fim esse problema da prefeitura do Laranjal do Jari. Uma hora a prefeita é a Sra. Euricelia Melo, na outra, é o Sr. Barbudo Sarraf.
Na época do prefeito Miranda o filme era o mesmo. Um entra e sai danado. No final das contas o único prejudicado é o povo do município que vive numa cidade sem governo, atabalhoada, patética.
Um hora o juiz de primeiro gráu cassa o prefeito, que recorre ao TRE, que muda a decisão inicial, ou então, a confirma; aí o prejudicado recorre ao TSE e o lenga lenga não tem fim.
Está na hora da justiça eleitoral desse país achar uma maneira de acabar com isso que mais se parece com uma brincadeira de criança. Muitas vezes o juiz da comarca condena o réu com base em provas "frágeis", as quais, mais tarde são anuladas pelo tribunal, parece ser esse o caso do Laranjal do Jari.
O povo brasileiro não pode ser penalizado com esse tipo de atitude emanado da justiça.
Conheço o Laranjal do Jari desde o seu começo. Fui médico do projeto jari à época do milionário americano Daniel Keith Ludwig. Naquele tempo o lugar se chamava "Beiradão do Jari".
De lá para cá pouca coisa mudou, efetivamente. Não fosse a ligação por terra à Macapá, aquela "feiura" continuaria a mesma coisa, horrível. Um amontoado de barracos na beira do rio, jogando dejetos em latrinas horrorosas, ligados por pontes de madeira em péssimo estado de conservação.
Entra prefeito. Sai prefeito e aquilo não tem jeito.
Começaram uma ponte sobre o rio que nunca acaba. Dizem que o dinheiro sumiu. Se aprontassem esse logradouro, a frente da cidade até que mudaria o aspecto, mas, por enquanto a obra está empacada.
E fica nisso. O ministério público não esclarece a situação. A coisa fica nesse chove não molha.
Pobre Laranjal do Jari. Um dia o prefeito é Euricelia Melo, no outro é o Barbudo Sarraf e a brincadeira continua. Imagino o IDH desse município....
Leonai Garcia

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cartão

Vermelho.... Foi o que o senador Eduardo Suplicy (PT -SP) deu ao presidente do senado José Sarney (PMDB -AP), ontém (25) da tribuna da casa.
Na ocasião foi veementemente censurado pelo senador Heráclito Fortes ((DEM -PI) que o criticou pelo fato do senador paulista não ter dito a coragem de dar esse mesmo cartão vermelho ao presidente Lula, o principal responsável pela atual crise do senado. Dizendo ele (Fortes)
Num determinado momento do seu aparte, Heraclito Fortes disse que Lula intrometeu-se nos assuntos do senado. Todo o país sabe disso.
O tom de voz colérico do piauiense impressionou aos que assistiam a sessão em que o senador Suplicy cobrava a saída do presidente Sarney da presidencia da casa. Mais uma vez.
Esse é o clima no senado federal.
Não se vota nada de interesse do povo brasileiro.
A instituição agoniza na mediocridade.
Depois, é a imprensa a responsável pelos escândalos que saem daquela casa.
Um absurdo.
Leonai Garcia

O livro

Bola de Seringa em fase final de revisão no Rio de Janeiro. Gizela Zincone da Editora Gryphus mandou via e-mail a capa da obra. Belíssima. Cor escura, contendo o título em caixa alta, texto da quarta capa, dados do autor e outros elementos que identificam esse trabalho feito com zelo e muita responsabilidade, afinal, trata-se de contar a história do futebol amapaense desde o início da década de 1940 até 1990, ano em que findou o amadorismo no futebol local.
Sinceramente, sinto-me feliz com o andamernto do trabalho e com a perspectiva de lançá-lo ao país na primeira quinzena do mês de Outubro. Faremos uma bela festa no Teatro das Bacabeiras reunindo os personagens e os familiares daqueles que contribuiram com a sua arte para engrandecimento do futebol praticado aqui tempos atrás.
O apoio do Governo do Estado do Amapá na pessoa do governador Waldez Góes foi fundamental para que esse trabalho acontecesse.
Com a publicação desse livro, a história desses homens que projetaram o futebol amapaense pelos quatro cantos do país e no exterior nunca mais será esquecida.
A obra servirá como fonte de pesquisa para a estudantada e para aqueles que têm interesse de conhecer a história completa do futebol brasileiro.
Leonai Garcia

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Braseiro

Em termos políticos, a esfera local não tem novidades. Novidade mesmo só em Brasília, no senado, onde Jose Sarney (PMDB - AP) e Eduardo Suplicy (PT - SP) trocaram farpas na sessão de ontem (24) a tarde.

Motivo. O pedido de explicações de Suplicy a Sarney sobre os seus "problemas" arquivados pelo conselho de "ética" da casa. A imprensa atenta aos mínimos detalhes repassa ao país o noticiário vindo de lá.

De nada adiantou Jose Sarney discorrer sobre a vida de Euclides da Cunha num plenário esvaziado por mais de meia hora.

O senador paulista pediu um aparte e tascou uma "saia justa" no presidente da casa arguindo-o sobre a "crise" do senado. Teve em troca uma reprimenda do ex-presidente, sendo chamado inclusive de mal educado.

Hermético, como é o seu estilo, Suplicy prosseguiu na sua indagação.... Moral da história. Estamos no 7º mês e não se tira o foco da crise do senado. A eleição vem aí. Tem gente que está com os dias contados.

O Brasil que pensa de modo algum dará o voto para quem lhe trata com desrespeito. Fico feliz em saber que esse contingente de eleitores aumenta numa velocidade geométrica.

Ainda bem!

Leonai Garcia

Barbárie

O que os marginais que infestam a praça N. Sa. da Conceição fizeram com uma idosa de 71 anos, matando-a, é coisa de maluco. A maluquice é causada pelo consumo desenfreado de drogas naquele lugar. Só um sujeito possuído por esse "demônio" pode cometer tamanha atrocidade.
Aquele logradouro há muito tempo tornou-se um antro de viciados em drogas, e isso é do conhecimento dos moradores dos arredores e das autoridades, também, sobretudo, as ligadas a segurança pública.
Ilustro o comentário com o sofrimento de uma jovem que frequentou aquela praça até algum tempo atrás. Hoje ela está liberta das drogas.
Residente às proximidades, cedo começou a consumir crack vorazmente. Certo dia comprou a sua porção, preparou o baseado e passou a fumá-lo. De repente passou a sentir-se mal, sensação de morte iminente, desespero.
Correu para casa e a familia a socorreu levando-a ao serviço de urgencia apressadamente onde foi atendida e transferida para o CTI, onde passou alguns dias. Conseguiu sobreviver.
Tempos depois foi saber pelos "colegas" que o traficante lhe vendeu a droga enxertada com ácido de bateria, o que por pouco não lhe matou.
Detalhe: Ela devia dinheiro ao traficante.
Felizmente esta mulher, hoje, ivre das drogas, reside na França com a sua famíia. O seu point de consumo era a Praça Nossa Senhora da Conceição.
Ora, se o principal foco de bandidagem da capital foi enfrentado com firmeza pelas autoridades - ponte do copala - porque não dar um fim nesse antro de bandidos localizado em frente a principal Igreja do Bairro do Trem.
Leonai Garcia

domingo, 23 de agosto de 2009

A mudança do PMDB

O portal Uol publicou matéria (23) referente a atual situação do PMDB. Partido do conchavo, da falcatrua, da malandragem, da corrupção.....
O PMDB está totalmente descaracterizado daquilo que foi um dia, quando foi criado pelo saudoso Dr. Ulisses Guimarães.
De um partido histórico, sustentáculo da democracia, transformou-se num ninho de víboras que não tem nenhum compromisso com o futuro do país. Gente da pior espécie, tipo Renan Calheiros, Welinton Salgado, Jader Barbalho, Almeida Lima, e outros, tomaram de assalto esse verdadeiro marco da democracia brasileira.
O espetáculo deprimente protagonizado por eles nesse episódio do senado retrata muito bem o tipo de gente que compõe o PMDB congressual. E ainda tem pessoas filiadas ao PMDB, tidas como informadas, que defendem esse tipo de procedimento.
É gente confusa no falar e no agir, por isso mesmo, inconvenientes e motivo de chacota por onde passam.
Acabaram com o PMDB honrado, agora, prevalece o PMDB oportunista, aquele que vai para o lado de quem dá mais. Por enquanto essa turma escolheu Lula e o PT, se, por acaso o projeto do petismo fizer água, eles migrarão para outro lado, sem constrangimento. É questão de pragmatismo.
Mas, a vida desse pessoal não vai durar muito tempo. O desenvolvimento do país e a conscientização do povo brasileiro a custa dos avanços tecnológicos hão de escanteá-los.
Outros fatores também podem influir para que aconteça essa limpeza politica......
Leonai Garcia

sábado, 22 de agosto de 2009

2010

É um ano especial para o Brasil. Acontecerão as eleições gerais. As bolsas de apostas estão em alta. Quem será o próximo governador do Amapá. E os dois senadores. E a renovação na Assembéia legislativa. E a camara federal.
Tudo isso é motivo de discussão nos diversos ambientes. Para o governo, há quem aposte em Pedro Paulo, outros em Jorge Amanajás, outros ainda, em Lucas Barreto, e os que juram de pés juntos, que dessa vez vai dar um candidato de esquerda, de novo.
Para o senado os nomes são variados. Waldez Góes (desimcompatibilizado), Papaléo Paes, Gilvam Borges, João Capiberibe, até o ex-vereador Randolfe Rodrigues é citado.
É voz corrente na cidade que na AL a renovação será maior do que as anteriores. Há candidatos com forte base eleitoral, portanto, com chances de emplacar um novo mandato. Há os que produziram muito pouco, mas, confiam no $$$ para se manterem no poder.
Na camara federal pelo que se vê, a renovação será importante. Cá p´ra nós, os atuais deputados federais pouco fizeram pelo Amapá.
Os interessados têm de ter em mente que a cada ano que passa, reduz-se o número de eleitores desinformados. A internet e os diversos meios de midia estão aí a serviço de profissionais que captam sons e imagens que em síntese podem acabar com a carreira de (......).
O candidato (a) que atrair para perto de sí gente qualificada, que possa divulgar o seu nome, esse terá mais chances de emplacar um primeiro mandato ou então, uma reeleição.
Os exemplos estão aí. Governadores, senadores e deputados cassados por infringirem o art. 47 - A da Lei Eleitoral.
Foi-se o tempo de comprar voto em troca de alguma bugiganga sem correr nenhum tipo de risco.
É a democracia brasileira fortalecida. Estamos chegando lá, mais cedo do que muita gente esperava.
Leonai Garcia

Novo prefixo

No sábado (22) fiz minha estréia na Radio Cidade - 101.9 FM, emissora do confrade Eraldo Trindade. Acostumado a 102.9 FM, Antena 1, (14 anos de labuta) por várias vezes citei a hora dando como prefixo a Antena, mas, como o tempo e a nova convivencia, isso ficará de lado, coisas do cérebro que já tinha se registrado o nome da co-irmã.
Recebi inumeras ligações de pessoas que estão acostumadas com o formato do programa e os assuntos debatidos no inicío da manhã. É prova a audiencia no horário.
A participação do médico Alcides Pingarilho foi belíssima, falando dos avanços da cirurgia do aparelho digestivo em nossa capital. Pingarilho realizou a primeira cirugia de mega esofago pela técnica atual, que reduz o tempo de intervenção médica.
Antes um procedimento dessa natureza levava até 10 horas de operação. Hoje,
o processo é efetuado em 3 horas. Ganham todos: o médico, o paciente e o hospital.
O próximo passo de Pingarilho e equipe é atuar no campo da oncologia, realizando intervenções cirurgicas que evitarão o deslocamento de doentes para outros centros do país.
A medicina do Amapá progride numa velocidade empolgante em diversas especialidades. É bom para todos.
Aleluia!
Leonai Garcia

Trapiche

E não é que "toraram ' pelo meio o antigo trapiche Elieser Levy, situado na frente da cidade. De quem foi a obra? Do governo João Capiberibe. Resultado. Agora, não tem de onde sair barcos para passeios pela frente da cidade, uma das alternativas para o turismo ambiental da capital.
Faço esse comentário inicial para ilustrar o que disse o turismólogo Ronery (cantor e compositor) no microfone da Rádio Cidade hoje (22), durante entrevista ao programa O Mundo em Debate.
Ronery falou: - "Não temos barcos para passeios na frente da cidade". Uma ouvinte (dona Margarete) telefonou para a emissora e disse que a sua família tem dois barcos para passeios turísticos, mas não têm onde atracá-los em frente a Macapá.
Ainda segundo ela: -" Tínhamos o antigo Trapiche Elieser Levy, onde atracávamos, mas agora não é mais possivel.
Durante o governo Capiberibe técnicos do seu governo (ou terceirizados) projetaram o atual logradouro, encurtando-o muito, por isso, nenhuma embarcação de médio porte pode atracar alí.
Por certo, na sua equipe de técnicos faltou alguém que conhecesse a vida do velho trapiche. Quantas vezes levei amigos e parentes para viajar para Belém saindo dalí.
Os navios da antiga Senava saiam de lá: comandante Idalino, comandante Solon, comandante Seabra, e outros de porte avantajado atracavam na frente da cidade.
Nos dias de viagem o velho trapiche "burbulhava de gente" num intenso ir e vir de carros, levando e trazendo passageiros e cargas.
O povo do Amapa deve ao governador João Capiberibe (PSB) o fim dessa atividade laboral.
Hoje, para viajar pelo rio Amazonas o sujeito é obrigado a ir para Santana e utilizar aqueles embarcadouros sujos, fétidos, imundos, irregulares, sem infra-estrutura capaz de satisfazer o passageiro.
Ultimamante, surgiu na cabeça de alguém a idéia de fazer um aterro na frente da cidade de Macapá, avançando-a sobre o rio Amazonas. Possível? Claro que é. Agora. Pergunta-se. E o dinheiro? Onde está o dinheiro para fazer essa obra se vivemos a economia do contra-cheque?
Comparar com Dubai é brincadeira. Os caras de lá deitam e rolam no dinheiro do petróleo, enquanto nós nos refestelamos em contracheques do governo.
Leonai Garcia

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Estréia

Este sábado será um marco na minha vida de radialista. Estrearei o programa o Mundo em Debate nas ondas da 101.9 FM -Rádio Cidade, após levá-lo ao ar pela 102.9 FM - Rádio Antena 1 por mais de 14 anos.
Segue para a nova emissora a mesma equipe com o mesmo modelo de fazer rádio - jornalismo. São muitos os nossos ouvintes que sintonizam o rádio nas primeiras horas da manhã. A esse publico devo um trabalho dígno, sério, educativo, e preocupado com o futuro da cidade, do estado e do meu país que tanto amo.
Lealdade acima de tudo. Durante o período que atuei na 102.9 FM assumi compromisso político com a familia Borges e o cumpri, mesmo discordando de alguns procedimentos. Hoje, no entanto, sinto-me desobrigado de tal compromisso.
Leonai Garcia

Que coisa!

Esse senador Aloisio Mercadante é só pose. Ele bateu fofo e permanece na liderança do PT no senado.
Nos ultimos dias a sua assessoria usou os meios de comunicação de massa, dizendo que ele renunciaria a liderança do PT no senado por discordar dos votos dados pelos seus colegas de bancada em favor do arquivamento dos processos contra o presidente da casa José Sarney (PMDB - AP).
Pois é. Na ultima hora. Recuou. Esse é o PT que um dia encantou o povo brasileiro com o seu ideário.
Perdeu Marina Silva para o PV, e vai perder Flavio Arns para outro partido que não se sabe ainda a legenda. O partido da estrela vai encolhendo, encolhendo até se tornar um partido nanico como começou.
A expectativa do brasileiro esclarecido é que o avanço nas comunicações do país faça brotar das urnas, já em 2010, um novo quadro político.
Mercadante disputará a reeleição no próximo ano. Se o povo paulista´de fato colheu, certamente, vai aplicar os frutos do desenvolvimento nacional nas urnas, então, ele estará "ferrado".
Leonai Garcia

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ensino fundamental

Fui entrevistado hoje (20) pelo estudante Gustavo Costa Baia, 12 anos, aluno do 7º ano (6º série) do colégio Aquarela. Assunto: Poluição atmosférica. A ver com deposição de partículas de monoxido de carbono no ar, saídas de descargas de veículos que rodam no perímetro urbano das cidades.
Quem conhece o trânsito paulista sabe o que significa ficar parado num determinado cruzamento esperando o momento para atravessar a Avenida. P.ex: a avenida Ibirapuera.
Sente-se. Irritação ocular (coceira nos olhos e lacrimejamento), irritação da mucosa nazal com o ar quente penetrando nas fossas nazais, tosse com a eliminação de catarro amarelo e na higiene corporal (banho) as rolhas de sujeira expelidas do nariz (a popular bustela) ao assoá-lo.
Por quê? Milhões de carros circulando naquela cidade diariamente, emitindo toda a sorte de sujeira que polui o ar. O homem sofre esse tipo de agressão, inapelavelmente.
A poluição atmosférica provoca doenças: conjuntivites, sinusites, rinites, bronquites, que pode complicar-se. O jeito é ir ao médico especialista. Lá vai despeza!
O rodízio de carros com base na terminação das placas resolve em parte o problema. É que indivíduos de bom poder aquisitivo compram dois carros com placas de finais diferentes.
Solução ideal. Transporte coletivo de qualidade. Esta é a solução. Bons ônibus, metrô e trem.
Parabéns ao Gustavo e à sua escola pela iniciativa.
Leonai Garcia

A crise...

... Do senado não termina com o arquivamento das ações contra os senadores José Sarney (PMDB) e Artur Virgílio (PSDB). A dedução é dos próprios senadores da base governista.
O senador Aloizio Mercadante (PT - SP) postou no seu twitter esse comentário. Expressão da política petista paulistana, Mercadante vai deixar o liderança do seu partido na casa.
É que em 2010 ele disputa a eleição em São Paulo ..... Teme que as últimas decisões do governo petista possam atrapalhar o seu sonho. Reeleição.
Os tres senadores do PT integrantes do conselho de ética do senado - a saber: Ideli Salvati, João Pedro e Delcidio amaral, também, irão ás urnas no próximo ano.
Evidente que o futuro deles está nas mãos do povo - catarinense, amazonense e matogrossense, respectivamente. O povo é que fará o serviço.....
Ideli é pré-candidata ao governo de Santa Catarina. Sua situação se complicou com a decisão do companheiro Flávio Arns em arrumar as malas para deixar o PT. Alegação: falta de ética.
Depois de tudo o que assistimos.... Só o povo brasileiro pode dar nova vida ao senado. As urnas vão dizer quem está certo e quem está errado.
O senador roraimense Romero Jucá - da tropa de choque do governo, assim se expressou em entrevista a rádio CBN: "o povo pode ressuscitar o senado". Não entendi muito bem o que ele quis dizer com isso...
Leonai Garcia

Sinuca

... De bico é a situação do PT perante o seu eleitorado diante da votação da bancada petista no conselho de ética do senado. Delcidio Amaral, Ideli Salvati e João Pedro, decidiram pelo arquivamento das denúncias e representações contra o presidente do senado José Sarney (PMDB -AP) e o senador Artur Virgílio (PSDB - AM).
O inferno astral petista começou com saída da senadora acreana Marina Silva das hostes do partido, e deve continuar com mais uma perda: Flavio Arns (PT - SC).
Por outro lado a candidata do partido, Dilma Roussef tem a sua caminhada travada em direção ao Planalto por atitudes digamos "questionáveis" sob o ponto de vista ético.
O ultimo round dessa batalha foi o disse-me-disse com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. Dilma nega conversa. Lina confirma o diálogo.
Eis o que disse o senador Flávio Arns: - " O PT jogou a ética no lixo e vai tem de achar outra bandeira". O partido deu as costas para a sociedade e para o povo". O politico catarinense busca uma alternativa jurídica para sair do PT e manter o mandato.
Para o presidente do PT deputado Ricardo Berzoini (PT-ST) a reflexão é a seguinte: - A oposição alimentou a crise política no senado de olho em 2010, fez uma manipulação hipócrita dos interesses eleitorais".
Já o líder do PMDB Renan Calheiros PMDB - AL diz: - " A dureza do processo político consolida parcerias e alianças. Está ficando claro a necessidade de estarmos juntos na defesa da governabilidade".
Esta é a situação do senado. O descrédito da instituição chegou aos 44%, semana passada. Há quem pregue o fechamento da casa, tornando o sistema politico brasileiro unicameral.
Enquanto isso, a projeção de internautas no país é de 75 milhões nos próximos 5 anos. É a certeza do fim dos jaderes barbalhos, renan calheiros e fernandos collors da vida....
Leonai Garcia

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bola de Seringa

Papo agradavel o de ontém a noite ((21:45 horas) com o engenheiro agronomo amapaense, Emerson Teixeira (62), pesquisador da Embrapa.
Ele ligou para dar a sua opinião sobre os craques que viu jogar no Glicério Marques e no Augusto Antunes.
Manifestou o seu amor pelo Juventus Esporte Clube. Na sua opinião o melhor clube de futebol do Amapá de todos os tempos. É fã de Enildo (ponteiro direito) e Percival (ponta esquerda). Na sua opinião, Léo Furtado foi o maior de todos. Não poupa elogios à Moacir Fernandes (Mussuim) e Moacir Banhos, além de Haroldo Santos. Aluizio Brasil, o melhor técnico.
Emerson viu jogar Boró e Avertino Ramos, dois craques da ponta esquerda. Ele foi juvenil do Guarani do seu Milton Correa.
Atualmente reside em Belém, na Avenida Governador José Malcher na entrada da Vila Fará. Emerson Teixeira está completando o seu doutorado e está em vias de se aposentar pela Embrapa.
Seu interesse em ligar foi instigado por uma conversa que teve com um parceiro daqui no Ver-o-peso quando ambos compravam peixe (surubim).
Deu-me os parabéns pela idéia do livro (Bola de Seringa) que resgata o futebol do Amapá em 50 anos.
De 1940 à 1990 - época do amadorismo.
Leonai Garcia

Uma mulher nortista

Marina Silva. Senadora pelo Estado Acre. Seu nome corre o mundo por tudo o que fez ao longo da sua vida pública (30 anos), notadamente, após assumir uma cadeira no senado da República e depois, pela sua passagem pelo governo do PT, como Ministro do Meio ambiente.
As revistas de circulação nacional lhe abriram as páginas, generosamente. É capa de alguns magazines, comentaristas enaltecem a sua condição de mulher nortista que até a adolescencia viveu na escuridão do analfabetismo e dele saiu para o estrelato da politica brasileira, com esforço próprio.
Pois bem. Marina Silva anunciou a sua saída do PT em busca de um sonho mais arriscado: ser candidata a presidente da República pelo PV (Partido Verde). Como ela mesmo diz: -"A utopia deve continuar".
Os institutos de pesquisas lhe atribuem bons predicados para uma corrida eleitoral. De Antonio Lavareda: -" a imagem dela nunca foi associada aos conchavos partidários e aos escândalos políticos".
Duda Mendonça - " a candidatura de Marina se confirmada sem dúvida é uma pedra no sapato do governo e poderá modificar o cenário eleitoral para 2010".
Marcos Coimbra: -" o próprio Lula tem dito que chegou a hora de uma mulher presidir o país".
Nos próximos dias ela assumirá a candidatura pelo PV. Sabe-se que esse partido é pequeno. Detém apenas 2 minutos no horário da propaganda eleitoral. É muito pouco para quem tem pretenções presidenciais.
Claro que a tecitura política será feita no sentido de atrair outros partidos para que esse dilema seja superado. Não é facil.
Heloiza Helena (Psol) trombou com esse obstáculo. Pouco avançou e o resultado todos sabem. Alcançou 6.5% de votos, apenas.
Por outro lado. Fernando Collor de Melo montado num partido nanico (PRN), chegou lá.
Tudo é questão de competência na hora "H".
Leonai Garcia

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Eleições 2010

O programa Tribuna da Cidade de ontém (18) despertou a curiosidade dos eleitores amapaenses a partir do momento em que passou a discutir nomes de políticos em condições de conquistar a cadeira de governador ou então de senador (duas vagas).
Dificilmente aparecerão outros nomes além dos citados na ocasião, vejamos o primeiro cenário. Eleição para o governo do Estado. Aparecem: Jorge Amanajás (PSDB), Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP) e Lucas Barreto PTB).
Até o ano passado o presidente da AL tinha em torno de sí o apoio maciço dos companheiros de parlamento. Com o tempo, começa a perder adeptos. Edinho Duarte (PMDB) puxa a fila.
Sua mudança de partido é tida como certa. Sai do PMDB e entra no PP. Assim, dividirá o comando do PP com os Dias de Carvalho.
O acerto foi feito entre as direções do PP e do PMDB: "Saio mas levo a cadeira de deputado estadual comigo". Tudo bem. Mas. E o primeiro suplente da sua coligação. Como ele reagirá se acontecer a tão propalada troca de legenda? Ficará inerte? Será?
Ora. Sabe-se que a justiça eleitoral bateu o martelo: O mandato do parlamentar pertence ao partido, não ao político, em caso de mudança de partido fora do prazo permitido.
Ao que se saiba, o momento atual não protege mudança de partido. Trocando em miúdos: O suplente pode requerer na justiça eleitoral a vaga de EdGol por infidelidade partidária. Claro que pode. A não ser que $$$$. Mas isso é outra coisa.
Diferente de Jorge Amanajás (PSDB), Pedro Paulo (PP), atual vice governador assumirá o governo em Abril próximo, com a provavel desincompatibilização de Waldez Góes (PDT).
PP terá na mão a caneta e a chave do cofre, trunfos importantes num processo eleitoral. Mas, a justiça criou um antídoto para isso. Seu nome: Lei 147. Ela não permite que se faça a "farra" como antigamente.
Mais que isso, os meios de comunicação desmassificados ajudam a neutralizar procedimentos abusivos em eleições (gravadores digitais minúsculos, telefones celulares, minifilmadoras), enfim, tudo isso está ao alcance do povo.
Estragos foram feitos: Maranhão, Paraíba, Amapá, Tocantins, Sergipe, Amazonas, etc....
Lucas Barreto (PTB) aparece muito bem nas pesquisas de opinião pública. Na eleição para a Prefeitura de Macapá, o cenário foi o mesmo, mas, na hora "H" quem venceu as eleições: Roberto Góes (PDT).
As pedras estão dispostas no tabuleiro. Dificilmente sairá daqui p'ra frente candidatura da esquerda. Não dá mais tempo. Falta "punch" aos esquerdistas. Esvaziou o discurso.
Vencerá a eleição a boa estratégia, o discurso convincente, aliado a mobilizadores de massa.
O momento é de atrair "simpatizantes".
Leonai Garcia

Recondução

O Peninha é um parceiro que conheci na Secretaria de Saúde. Depois, trabalhou comigo no Hospital de Santana. Cara legal, amigo, trabalhador, competente no seu ofício, mas, às vezes com momentos de infantilidade que lhe são prejudiciais.
Ele é assim mesmo, fazer o quê. Anos atrás o Peninha foi sacaneado por um grupo de espertalhões que agia dentro do DAMF. Resultado: Foi demitido do serviço público por justa causa. Que absurdo. Acusaram-no de trapacear no ambiente de trabalho (Damf).
Nessas alturas, mais da metade da carreira exercida rumo a aposentadoria, e então o sujeito ganha de presente uma "bomba" desse tamanho.
Haja sofrimento! Dele e dos amigos. Sentindo-se trapaceado Peninha recorreu da sentença via advogados. Num primeiro momento voltou ao serviço público, mas, logo em sguida foi mandado de volta para casa de novo. Outra decepção.
Mas Peninha não desanimou, continuou na sua luta para provar a sua inocencia. O tempo passou. Os anos passaram. Encontrei-o algumas vezes no Glicério Marques, preocupado com a sua reabilitação.
Hoje (18) a notícia. O Edilson Maciel Monteiro foi readmitido o serviço público federal. Que alegria! Que felicidade!
O Peninha merece. Parabéns amigo!.
Leonai Garcia

Troca

A partir do próximo sabado (22) estarei estreando o programa radiofônico O Mundo em Debate nas ondas da 101.9 - Rádio Cidade, com a mesma equipe, o mesmo padrão e a mesma preocupação em aprofundar conhecimentos para fazer um programa aprazível e interessante.
Motivos de força maior (desconsideração) me fizeram trocar o prefixo da 102.9 - Antena 1, onde atuei por 14 longos anos.
Um programa de audiência consolidada, que tem diversos patrocínios não pode ser tratado como foi. Com descaso. Pouca leitura. Nenhuma reflexão explicam o desatino.
Diz a tônica da comunicação: O ouvinte, o leitor, o telespectador em primeiro lugar. No caso em questão, isso não foi levado em conta. Claro que não foi!
Mas a vida é feita de ciclos. Cumpri o meu na 102.9 com respeito às normas, às amizades e profissionalismo durante a minha estada, alí.
Que os seus proprietários tenham vida longa e muito sucesso. E os seus diretores, também. É só o que desejo.
Quanto a mim, sei fazer o meu caminho, certo de que a vida é finita....
Leonai Garcia

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Laranjal do jari

Do Laranjal do Jari vem a notícia de que o prefeito local - Barbudo Sarraf (PR) realiza um trabalho de manutenção da cidade: Limpeza das ruas (capina), recolhimento do lixo, recuperação das praças e das escolas do interior, tapa buraco, enfim coisas que mantém uma cidade agradavel a vista.
O lenga lenga da volta da prefeita Euricelia Cardoso (PP), causa temor naquele povo de que de uma hora p'ra outra, tudo volte a ser como antes: cidade suja.
Para a tristeza da população do vale a ponte sobre o rio Jari continua com as suas obras paralizadas. Não há indícios de que o trabalho possa ser reativado. Uma pena!
A conclusão desse logradouro é vital para o desenvolvimento da região fronteira com o vizinho estado do Pará. É um tal do "disse-me-disse" em relação ao dinheiro liberado pelo governo federal. Há quem fale em malversação dos recursos, mas, provar que é bom, nada!
Leonai Garcia

BR - 156

A deputada Meire Serrão (PMDB) alegre com a possibilidade de iniciar o asfaltamento da Br- 156, sentido Laranjal do Jari /Macapá. Com esse objetivo, estiveram em Brasilia, recentemente, o prefeito Barbudo Sarraf (PR), os vereadores do Vale do jari, mais a bancada federal, no gabinete do Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento e ouviram dele a afirmativa: O dinheiro para realizar o trabalho existe falta o projeto.
Ora. Se o problema é esse o governo do Estado já o tem preparado, então, é esperar pela obra o mais breve possível.
Por enquanto os que transitam no sentido Macapá/Vale do Jari e vice versa sofrem numa estrada de chão, ruim, que no inverno é um lamaçal no perimetro do famigerado "ramal", e no verão é um poeiral de dá dó.
Sendo assim, só nos resta torcer para que esse trabalho inicie o mais breve possível.
Leonai Garcia

Mudança

O deputado estadual Edinho Duarte sai do PMDB e entra no PP. Tudo feito de comum acordo entre as lideranças dos dois partidos. Assim, o referido parlamentar não perde o mandato que em síntese, é do partido, conforme decisão da justiça eleitoral do país.
A saída de Edinho Duarte do seio peemedebista faz parte da arrumação do tabuleiro eleitoral para 2010. Esse quadro começa a se desenhar aos poucos e o resultado das urnas lá na frente deve surpreender muitos.
Não esquecer que Pedro Paulo o patrono do PP no Amapá assumirá a cadeira de governador do estado a partir do próximo ano, com a provavel saída de Waldez Góes para disputar o senado, então, teoricamente, as coisas ficam melhor encaminhadas para ED.
Edinho está certíssimo em buscar um lugar melhor para disputar a renovação do seu mandato com chances de vitória. Por outro lado, o PP também ganha com essa troca. O partido não tem representante na AL, olhando por esse prisma, o ganho de um parlamentar experiente chega na hora certa.
Outras surpresas acontecerão com o passar dos dias, é so esperar...
Leonai Garcia

Eleições 2010

A corrida em direção ao palácio do setentrião acontece e cada vez mais, com maior velocidade. Articulações existem. E como: Pedro Paulo, Jorge Amanajás e Lucas Barreto, por enquanto, são os nomes conhecidos. Outros, surgirão.
O bom desempenho do prefeito Robeto Góes (PDT) o credencia como candidato nesse páreo, mas, é improvavel a sua participação no certame. Da oposição, virá alguém, por enquanto ainda não ungido, mas, é questão de tempo.
Fala-se numa junção de forças - PTB (Lucas Barreto) com alguém do PSB, é possível.
Quanto a Assembléia Legislativa, diversos nomes bem articulados estão dispostos a conseguir um lugar nesse parlamento. Da esfera municipal, secretários, com rodagem política certamente serão muito bem votados, e com chances de chegar lá.
Eraldo Trindade, Conceição Medeiros, Alan Sales, e até a vice-prefeita Helena Guerra, são nomes muito falados nas rodas da política.
No nivel estadual o secretário de educação Adauto Bitencourt é o mais comentado e com reais chances de emplacar o seu nome.
Os candidatos tem de se acautelar com a "espionagem" hoje efetivada pelos diversos meios de mídia ao alcance de todos. O telefone celular faz estragos quando usado com pérícia.
Jorge Sousa, Péricles Santana, Charly Jhone e João Capiberibe podem falar de cadeira sobre o assunto.
Leonai Garcia

O povo reage

Pesquisa Datafolha publicada no domingo (16) aponta: 44% dos brasileiros entrevistados reprovam a atuação do congresso nacional. Isso é o reflexo do que se passa no recinto do senado da República, ultimamente.
Oxalá, esses números sirvam para mudar a representatividade daquela casa de leis nas proximas eleições. Como? O povo reprovando nas urnas em 2010, quem lhes decepcionou. Essa é a unica saída democrática.
O crescimento do nível da educação no país aliado a verdadeira revolução operada nos meios de comunicação (internet) podem operar essa transição tão esperada pelos brasileiros esclarecidos.
O que a Folha apurou com a sua pesquisa não surpreende ninguém.
Leonai Garcia

sábado, 15 de agosto de 2009

Serra na frente

Pesquisa Data folha aponta: Para presidente: Governador de São Paulo José Serra (PSDB) com 37%, a ministra Dilma Roussef (PT) com 16%, Ciro Gomes (PSB) 15%, Marina Silva (PV) com 3%.
Esse é o quadro da pesquisa feita no país, em geral. Pela internet o resultado é bem diferente: Jose Serra com 43% e Marina Silva com 32%, Dilma Roussef tem 16% e Ciro Gomes tem 3%.
Ora. Sabe-se que o eleitor de internet é mais escolarizado, é diferenciado e escolhe melhor quem lhe interessa; diferente do eleitor, digamos, "comum".
Esse eleitor internauta tende a crescer no país nos próximos anos. A perspectiva é de que em 05 anos tenhamos 75 milhões de internautas.
Gente com massa crítica mais apurada e que dará um rumo à este país que não para de crescer em todos os sentidos.
em breve nos livraremos de Renan Calheiros, Jader Barbalho, e outros picaretas que infernizam a nossa vida.
Leonai Garcia

Euclides da Cunha

Dia 15 de Agosto de 2009 marca o centenário da morte de Euclides da Cunha, assasinado com um tiro pelo amante (Dilermando de Assis) da sua mulher - Ana Solon da Cunha. Esse mesmo homem mataria Euclides da Cunha Filho, sete anos depois dentro de um cartório no Rio de Janeiro.
Euclides da Cunha, engenheiro, jornalista e depois, escritor, é o autor de Os Sertões, obra que descreve com detalhes a guerra de Canudos, na qual o beato Antonio Conselheiro é o líder de um povo esfarrapado que ocupou uma parte do sertão das Alagoas dando um enorme trabalho a polícia da região e ao Exercito Brasileiro para vencê-lo.
As edições sucessivas e o sucesso da venda de "Os Sertões" tem a influencia do crítico paraense José Veríssimo, um dos maiores do início do século XX. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Veríssimo empolgou-se ao lê-la e recomendou-a às editoras.
Os Sertões faz parte da minha estrutura intelectual.
Leonai Garcia

Insensatez

Mexer na programação de uma emissora de rádio, sem dar nenhuma satisfação aos ouvintes, razão maior de existir um veículo de comunicação é insensatez pura. É típico de gente que não tem leitura, e que não respeita quem quer que seja. Tudo feito por puro "achismo". É o empirismo, em pleno século XXI.
Isso aconteceu na 102,9 FM, Antena 1. O diretor de programação, moço de pouca leitura, cometeu essa toliçe, sem uma justificativa. Age como se fosse o dono da emissora. Pobre coitado.
Em função disso, com base em audiencia comprovada e em respeito aos patrocinadores devo mudar de prefixo, caso não seja corrigido a falha grotesca.
Leonai Garcia

Considerado

Essa é do Bira. Foi dita por ele no café da manhã de sábado (15). Ex-centro avante do Clube do Remo e do Internacional de Porto Alegre - RS, ele é "considerado" em Belém, onde é tido como ídolo da torcida remista, afinal, marcou muitos gols. Gols decisivos contra o rival Payssandu Sport Clube, dando títulos ao Leão Azul do Pará.
Nem por isso, pode dar "sopa" quando anda pelas ruas do subúrbio belemense. É que por lá, tem muito "malandro" que não perdoa zé mané dando mancada. P' ra evitar assaltos, tem hora p'ra sair e hora p'ra chegar no bairro onde se hospeda, sob pena de "dançar" p'ros "malacos".
De preferência, tem de andar acompanhado por alguém do "pedaço", senão.....
Ninguém aguentou o modo e o tom da confidencia do ex-artilheiro azulino. Lá p'ras bandas da coca-cola, na Rodovia do Mangueirão, onde mora sua irmã, se vacilar, está ferrado.
A malandragem não perdoa otário...
Leonai Garcia

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Duelo de titãs

Globo X Record. É que o telespectador do canal aberto assiste diariamente. O pano de fundo são acusações feitas pelo MP paulista contra os bispos da igreja universal do reino de deus e aceitas pela justiça paulistana: Lavagem de dinheiro e formação de quadrilha é o xis da questão.
Quem tem um tico de miolo na cabeça não embarca na cantilena dos pastores ávidos por dinheiro. Só que os tolos existem desde que o mundo é mundo. Isso infelizmente, nunca vai acabar.
Pois é esse tipo de gente que cai na esparrela do "me dá um dinheiro aí" praticado com arte pelos neo-pastores. Começa com uma quantia alta, depois, vai baixando, baixando, até chegar no nível do que os pobres podem contribuir.
Mas a notícia que fere de morte a credibilidade da igreja, isso, não pode ser veiculado, No entender dos donos da universal, claro. Se alguém se atrever a divulgar, sofre tiroteio verbal da mídia universal, por vezes rizivel.
Acabar com isso. Tá dificil. Homens desesperançados são encontrados em todos os lugares do mundo. Falta de leitura. Só isso.
Sabendo da realidade os "pastores" vendem de tudo nos quatro cantos do planeta. De preferencia em países miseráveis. Óleo "sagrado" para atrair dinheiro. Fogueira santa feita de papel de celofane cujas chamas são movidas a vento de ventilador disposto estrategicamente. Água purificada do rio jordão para curar males, e outras coisas mais.
E os fiéis acreditam nos milagres. Gente que anda, deixando muletas. Cegos que passam a enxergar depois de anos de escuridão. Loucos que são curados dos seus males. Enfim.... Em breve, a encenação da ressureição deve acontecer em algum lugar. É só esperar.
Assim, sacolas e sacolas de dinheiro são enchidas e transportadas em aviões da frota evangélica para o delírio dos "espertos". Televisões são adquiridas para reforçar as mensagens. Jornalistas, até recentemente, respeitáveis se prestando a ler insultos dirigidos a quem lhes iniciou na profissão, enfim...
Fico a imaginar a ressaca moral dessas pessoas após a declamação dos scripts preparados com a missão de insultar ex-colegas. É o faz tudo por dinheiro, nú e cru.
A expectativa é a de que a justiça faça a sua parte e os culpados sejam punidos de acordo com os ítens do código penal. Não é facil chegar lá, afinal, advogados muito bem pagos fazem parte do enredo.
Mudar isso, só com educação. Só a educação liberta um povo das suas tolices.
Quem tem TV a cabo está livre de um monte de bobagens. Se for educado, então.....
Melhor.
Leonai Garcia

Afastamento

Circula nos meios jurídicos da capital, a notícia de que a Presidente da Federação das Indústrias do Amapá, Sra. Telma Gurgel será afastada do cargo nos próximos dias.
É que as acusações feitas contra ela pelos seus adversários, foram "comprovadas" em perícia realizada no material apresentado. Trata-se de alteração em documentos que lhe habilitaram disputar a eleição da entidade.
Em caso de vacância desse cargo, assume o vice-presidente da instituição, Empresário Haroldo Pinto Pereira, homem muito bem relacionado no Estado e que tem uma história interessante e multifacetada.
Haroldo foi jogador de futebol na juventude, defendendo as equipes do Juventus Esporte Clube, Esporte clube Macapá, Santana Clube, vindo a encerrar a carreira no São José, o tricolor do Laguinho.
Nos negócios, fundou empresas juntamente com o seu pai Otaciano Bento Pereira (falecido), posteriormente, partiu para a carreira solo com a HP Construções e finalmente, com a RM Construções.
Portanto, experiência não lhe falta para dirigir a FIEAP com acerto e modernidade.
Leonai Garcia.

Cassação

Os últimos dias foram pródigos em cassação na política amapaense. No plano estadual, foi cassado o mandato do deputado Jorge Sousa (PCB). Seus carrascos foram os juízes federais que compõem o pleno do TSE.
Eles decidiram votar contra o deputado comunista por unanimidade. 7 x 0.
No plano municipal. O TRE cassou a cassação do prefeito da capital Roberto Góes (PDT), que foi feita em primeira instância, por 4 x 3.
O presidente da colegiado, Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos desempatou a peleja com o seu voto de minerva. Assim, o prefeito RG e a vice Helena Guerra (PP) continuam a trabalhar pela comunidade.
Os vereadores Péricles Santana (PRB) e Charly Jhone (PP), não tiveram a mesma sorte. Ambos foram cassados pelo TRE. À Pericles Santana ainda resta o voto de um juiz, mas o placar lhe é francamente desfavorável.
Quanto a Charly Jhone não lhe resta mais nenhuma alternativa judicial. Se quizer recorrer, que o faça fora do cargo.
Assim, assume a vaga de Jorge Sousa na Assembléia Legislativa, Leury Farias (PMDB) e na câmara de vereadores de Macapá, Anab Monteiro (PMN) em substituição a Charly Jhone e Oliveira de Jesus (PRB) na vaga de Péricles Santana, do mesmo partido.
Em 2010 tem eleição geral no país. Cuidado gente!
Antigamente tinha candidato que dava "leite peidão" a torto e a direito, e não lhe acontecia nada. Ele rí da nossa cara!
Agora, não. A eleição mudou no Brasil.
Para melhor!
Leonai Garcia

O gênio da folha-seca

Acabo de receber de presente da editora Gryphus, o livro sobre a história de Didi. São 248 páginas de história sobre o futebol brasileiro e mundial, haja visto que Didi, o Mister Football, brilhou nos gramados do mundo encantando reis, rainhas, presidentes, príncipes e plebeus.
Um pedaço da página 15: " Chamado em toda Europa de Mr. Football (Sr. Futebol) e consagrado de vez como o "Maior Jogador" do VI Campeonato Mundial. Eis que Didi se viu, de uma hora para outra, transformado em personagem dos mais destacados jornais e revistas do Velho Mundo e da América do Sul. No mínimo, o que se dizia dele era que, além de o maior jogador da Copa, havia sido o inspirado maestro daquele Brasil campeão.
Crescí ouvindo falar nesse jogador de estilo clássico. A partir dos 10 anos de idade, passei a acompanhar a narração de jogos da seleção brasileira e do Botafogo.
Os locutores (Valdir Amaral, Rui Porto, Jorge Cury, Doalcey Camargo, Edir Proença, etc...) das rádios cariocas e do Pará, iam ao delírio na transmissão de jogos da seleção brasileira e do Botafogo, clube onde ele foi campeão mais vezes.
Inventor do chute, folha-seca, com o qual cobrava faltas às proximidades da grande área colocando a bola no canto, inalcançável para os goleiros da época. Até hoje, ninguém cobra faltas como Didi, um gênio do futebol mundial.
Vale a pena ler essa obra da literatura esportiva brasileira.Com certeza, será traduzida para outros idomas (espanhol e inglês, principalmente) onde ele reinou.
Salve a memória de Didi!
Leonai Garcia

O fenomeo Marina

Marina Silva em rota de colisão cJustificarom o PT e em vias de sair dessa legenda em direção ao PV, que a convida com todas as honras de estilo, já, ocupa a 2ª colocação na corrida em direção ao palácio do Planalto.
Na sua frente apenas o governador paulista Jose Serra (PSDB), com uma vantagem razoavel, considerando a sua exposição à mídia anos a fio. Ele tem 43%, enquanto que a senadora acreana tem 33%.
Dilma Roussef (PT), ex-PDT, surfa em 16%. Muito pouco para o esforço hercúleo que o governo petista tem feito para elegê-la presidente da República. A coisa enrolou de vez com esse disse-me-disse entre ela (Dilma) e a ex-secretária da receita federal, Lina Vieira, que a acusa de ter tido um encontro outrora, para tratar de assuntos "desconfortáveis" para a candidata.
As articulações do PV para ter Marina Silva em seu meio e a grande receptividade da politica nortista perante a nação, praticamente difinem o seu futuro.
Muitos que não tinham opção para votar em 2010 para presidente, estão se definindo pelo fenomeno Marina.
O estilo e a postura de Marina Silva e a sua trajetória pollítica ao longo desses anos a diferem de Ciro Gomes (PSB), político cearence, que ocupou essa mesma raia nas eleições de 2006.
Isso é democracia. É o Brasil educado tendendo para um lado que parece ser o mais indicado, pelo menos por enquanto.
Leonai Garcia

Meninos do Curiaú







Ir ao Curiaú a qualquer hora do dia é prazeroso. Minha ultima visita àquelas terras sagradas acompanhei um "magote" de moleques tocando uma manada de búfalos rumo ao curral de algum proprietário. Mistura de banho com trabalho numa alegria ruidoza.



Isso faz parte da rotina do dia-a-dia daquele pessoal que vive tranquilamente naquele lugar bucólico.



As fotografias traduzem um pouco da "festa".



Leonai Garcia

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Folia de São Joaquim







Fotos da folia de São Joaquim



Leonai Garcia



São Joaquim

No período de 9 a 18 de de Agosto, acontece a festa de São Joaquim, na localidade Curiaú de fora. Estive na noite de quarta-feira (12) na capela do lugar para apreciar o ritual da reza comandada com sabedoria e lucidez pelo seu João da Cruz. Aquilo é uma demonstração de saúde mental. Nada escrito. Tudo decorado. Tudo rezado de memória.
Em determinado momento da liturgia entra os sons de pandeiros, violas, e maracás, tocados com muita concentração e dedicação pelos homens que ocupam o púlpito da capela. Eles acompanham o canto da ladainha. Chega a empolgar a sincronia de sons e vozes.
A comunidade lota a capela acompanhando a ladainha cantada pelo João da Cruz em latim, respondendo-a a tempo, com perfeição.
Ao final da reza os músicos e rezadores obedecendo um sinal de João da Cruz, uma um, ajoelham-se em frente a imagem de São Joaquim que repousa no colo de uma mulher e beijam as fitas que o adornam. É comovente.
Estudiosos da arte amapaense como a professora Piedade Videira afirma que essa festividade atravessa os séculos e que há registro dela no Museu Emílio Goeldi de Belém. e no Museu de História do Rio de Janeiro. Chama atenção o fato do povo que habita o Curiaú ser descendente de escravos.
Seu João da Cruz principal "rezador" da comunidade diz que o ritual é cantado em família desde o tempo do seu bisavô. Ele tem 72 anos de idade e reside no Curiaú de dentro, desde que veio ao mundo.
Na noite de sexta-feira (15) começa o Batuque do Curiaú após o canto da ladainha pela comunidade. É o momento da fusão da culto religioso com a tradição africana.
A festa vara a madrugada por que depois do batuque, começa o som da aparelhagem.
Leonai Garcia

Plebe rude

O boletim policial do dia 11/08 registrou mais duas mortes sobre duas rodas. Dois motoqueiros, o condutor e o carona morreram ao se chocar na trazeira de uma camionete fiorino que transportava madeira na rodovia do Curiaú.
Chamam-na de "Rodovia da morte". Alí já morreram muitas pessoas por diferentes motivos. As últimas resultaram de um coquetel perigoso: bebida, duas rodas, pressa, imperícia, imprudência, falta de educação, enfim... esses fatores batidos num liquidificador dão o resultado trágico: morte.
O boletim do policial aposentado João Bolero Neto aponta: 62 mortes no trânsito de Macapá - zona urbana (a maioria) e rural. Desses, 16 foram motoqueiros. Fazendo as contas, dá: 23%. Isso mesmo, 23% de mortos usando moto.
A tendencia é piorar. O senado aprovou e o presidente sancionou como lei, o uso de mototáxi e motoboy nas cidades, deixando de lado a decisão do STF que tinha proibido isso antes, e as recomendações de entidades ligadas ao trânsito.
O que se vê nos cruzamentos dessa cidade, a qualquer hora, é motoqueiros vestidos de amarelo, com capacete da mesma cor e transportando gente na garupa, furando sinal luminoso a torto e a direito. Pura falta de educação.
É uma pressa patológica, afinal o temporizador indica o tempo da luz verde e o da vermelha, mesmo assim, eles avançam o sinal. Coisa de debilóide.
A PM não tem pessoal para fiscalizar esses indivíduos. O EMTU também, não. Então, haja "furo de sinal". O resultado não pode ser outro. Colisões com mortes, lesões graves, invalidez, etc....
A solução seria uma campanha educativa contínua nos meios de comunicação como se fez antes. Na vigência dos alertas para evitar acidentes, até que diminuiu o número de acidentes com vítimas fatais no Amapá.
Está mais do que claro que essas campanhas educativas não podem parar.
A plebe é rude.
Leonai Garcia
Ontem (11.08) foi comemorado o dia do Advogado. Para marcar a data o presidente da OAB nacional Dr. Cesar Brito, com o respaldo do jurista Dalmo de Abreu Dallari propagou a idéia de acabar com o senado, transformando a esfera legislativa federal num sistema unicameral. Motivo. A situação de desgaste que a instituição atravessa há algum tempo.
Assistí a TV senado ontem e na tribuna, o senador sergipano Almeida Lima (PMDB), rebateu a proposta da Ordem dos advogados do Brasil desfilando um rosário de justificativas para manter a instituição funcionando, muito fracas, pois não convencem ninguém.
O aparte do senador Antonio Carlos Valadares (PSB -SE), também muito fraco. Citou Rui Barbosa e outros intelectuais do início do seculo XX que deram vida ao senado, mas, o que falou não acrescentou nada ao tribuno.
Concluindo. O país começa a dar mostras de insatisfação com o momento do senado. Os 08 senadores petistas, dos 11 que compõem o quadro irão às urnas em 2010 e estão preocupados com seus mandatos e suas pretensões.
A ação da OAB e o despertar da nação pode mudar o rumo da prosa no senado federal...
Leonai Garcia