sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lucro

Antiga funcionária da CEA (mais de 20 anos de serviço) fala desolada do tempo em que a empresa de eletricidade do Amapá era superavitária: -" Cheguei a receber particpação nos lucros da empresa", diz ela saudosa. E arrematou: -" Depois que a política entrou na companhia, ela nunca mais prestou".
Hoje, a CEA está falida e deve ser privatizada, é questão de tempo. Os funcionários não serão atingidos pela medida, os diretores, sim, esses perderão regalias, por que o quadro gestor deverá ser enxuto.
Quando cheguei aqui (1976), ser funcionário da CEA era sinal de status. Bons salários. Prédio de arquitetura agradável, enfim....
Tudo isso foi levado pelos ares, como um furacão, devido a utilização do capital da empresa por politicos pouco comprometidos com o desenvolvimento do estado.
Leonai Garcia

Prisão

O presidente em exercício do STF, ministro Celso de Melo, recebeu recomendação do International Criminal Court (tribunal internacional criminal) com sede em Haia, para que prenda o presidente do Sudão, se este viajar para o Brasil, conforme se especula na Europa.
O Brasil faz parte dessa corte - Rui Barbosa foi o nosso primeiro representante. O presidente sudanes Omar Al Bashir está incurso nos artigos 7º e 8º do Estatuto de Roma. Ele é acusado de matar 300 000 pessoas em Darfour, além de desalojar milhões de cristãos nessa parte da África.
Que o bom senso prevaleça e o judiciario nacional não acolha em nosso território um assassino sanguinário.
Além das mortes em Darfour, Al Bashir é acusado de incentivar estupros, espancamentos e outras barbaridades em cidadãos sudaneses, com o intuito de ocupar suas terras.
A mídia mundial repercurte as maldades desse ditador desalmado.
Fonte: A voz do Brasil
Leonai Garcia

Dorneles

O senador Papaleo Paes (PSDB - AP), em conversa reservada, admite que a situação do presidente do senado José Sarney (PMDB - AP), complica-se com as horas, e vê na figura do senador Francisco Dorneles (PP - RJ) como o seu provável substituto.
Como? O leitor há de perguntar. A resposta é simples.
O vice presidente da casa senador Marconi Perilo (PSDB - GO) assumiria o lugar de Sarney e num curto período de interinidade poderia decretar uma nova eleição para a presidencia da casa.
Aí surgiria o nome de Francisco Dorneles como o candidato de consenso dos dois lados, afinal, o sobrinho de Tancredo Neves tem trânsito nas duas alas (situação e oposição).
Papaléo disse mais: - "Dorneles é um bom nome e não tem nenhum compromisso com Renan Calheiros o principal "articulador" do PMDB".
O senador amapaense aprova a extinção da figura do senador suplente e é contrario a redução dos 08 anos de mandato para senador, proposições da OAB nacional, abraçadas pelo senador Eduardo Suplicy (PT - SP).
Leonai Garcia

Motos

O senado aprovou e o presidente Lula sancionou a lei que reconhece como profissão o transporte de mototáxi e moto boy. Quanto ao risco que esse tipo de trabalho provoca, isso não foi levado em consideração, por enquanto.
Na verdade, o que aconteceu de fato foi desinflar a pressão exercida sobre parlamentares pelos "profissionais" dessas categorias.
Estudos abalizados mostram que eles correm risco iminente de morte, invalidez ou ferimentos graves.
Consequencia: Lotação de leitos hospitalares, pronto socorros, cameras mortuárias e clinicas de reabilitação. Trcando em miúdos: Haja $$$$.
Os numeros impressionam. Milhares de mortos/ano, superando os mortos de guerras. Gasto do governo federal em milhões/ano. Tudo por que não há a conscientização daa pessoas que dirigem motocicleta.
É comum ver motoqueiros avançar sinais de transito, mesmo de temporizador. As vezes com passageiro na garupa. Pura falta de educação. Nada lhes acontece. Multa por exemplo!
Em caso de sinistro. O caos: IPVA atrazado. Condutor sem habilitação. Sem plano de saúde. Familia pobre. Sobra pra quem? Para o governo. É claro!
Se não forem tomadas providencias no sentido de educar os motoqueiros, muitos sofrerão as consequencias dessa lei aprovada "açodadamente".
Para ilustrar: Como médico perito de transito, certo dia atendi um casal acidentado de moto. Resultado. Ele sofreu amputação do pé direito. Ela, amputação do 3º, 4º e 5º artelhos do pé direito.
Mais dois deficientes físicos, com as suas limitações.
Leonai Garcia

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Solução

Cresce no país a expectativa de que o senador Francisco Dorneles (PP - RJ) assuma o lugar do presidente do senado José Sarney (PMDB - AP). As articulações acontecem em rítmo acelerado nos gabinetes do palácio do planalto e do senado federal.
Para que isso aconteça é necessário a dissolução da atual mesa do senado que tem na vice presidencia o senador Marconi Perilo (PSDB - GO).
Dorneles, sobrinho de Tancredo Neves, tem um transito fácil nos dois lados (oposição e situação).
Francisco Dorneles é experiente, já ocupou cargos importantes na burocracia estatal (ministro do trabalho, secretário da receita federal), agora representa o povo carioca no congresso com equilibrio e sobriedade.
É uma saída honrosa para uma casa que passa por um periodo de extremo desgaste.
A sociedade brasileira espera que Francisco Dorneles não se submeta aos caprichos do líder do PMDB, Renan Calheiros (PDB - AL). Se isso acontecer, o trabalho da mídia não terá sido em vão. Caso contrário. Será mais um a caminho do cadafalso.
Pela sua biografia. Pela sua descendencia. É de se esperar por uma administração tranquila, equilibrada e coerente.
Leonai Garcia.

Projeto cultural de bar em bar

“O encontro”
Osmar Jr. & Aimoré
Café Aymoré, apresenta show de dois precursores da música brasileira.

Aimoré Batista, amapaense, pianista, violonista, escaletista, acordeonista, compositor, arranjador e produtor musical. Já integrou musicalmente ao grupo Os Cometas; ser apresentando em shows e bailes locais. Mudou-se para o Rio de Janeiro, vindo a participar de shows na noite carioca. Atualmente reside em Fortaleza – CE.
Como instrumentista, tem se apresentado no interior e na capital cearense. Suas apresentações são feitas em pino solo individual, com repertório exclusivo de MPB, músicas internacionais e regionais.
Em sua discografia: Aimoré, Piano Ao Vivo, gravado no Café Aymoré em 2003 e ...É Natal, edição 2008, produção independente.
O instrumentista irá receber Osmar Jr, nosso poeta maior, vencedor de vários festivais, profundo conhecedor e divulgador de nossa cultura, respeitadíssimo no meio musical. Os artistas serão acompanhados por mais cinco músicos e participações de Nonato Leal e Humberto Moreira.

“O Encontro”
Osmar Jr & Aimoré
Data: 07/08/2009
Hora: 22:00 h
Mesa: R$ 50,oo (para quatro pessoas)
Local: Café Aymoré – Avenida Iracema Carvão Nunes, 92 – centro
Informações sobre o show
Solange – 9119- 8499

Democracia

O senado da república de uns tempos para cá atraiu para sí o foco da imprensa às suas entranhas: Nepotismo, afronta as leis, compadrio, corrupção, manipulação de verbas, etc....

Foram imolados ACM, Jader Barbalho, Renan Calheiros, José Roberto Arruda, Joaquim Roriz, Luiz Estevão, e agora, o senador José Sarney é o centro das atenções do país.

Isso é aperfeiçoamento da democracia. Isso é o país evoluindo com base em leis paridas da cabeças brilhantes, sem mandato, referendadas por esse mesmo congresso em crise, há algum tempo.

As ultimas contribuições para o aperfeiçoamento da democracia brasileira vêm da OAB, na pessoa do seu presidente nacional, Advogado Cesar Brito. São proposições tão importantes que o senador Eduardo Suplicy (PT - SP), abraçou-as como suas. Tramitam no congresso.

Vizam: Reduzir o tempo de mandato dos senadores (atual 8 anos) e o fim da figura do senador suplente. Aquele político sem votos que fica na sombra, uns bancando os amigos outros, nem isso.

Para se ter uma idéia do absurdo, hoje, o senado tem mais de 20% de senadores suplentes. É gente fazendo leis, sem votos, um absurdo. Não têm representatividade politica alguma para o exercício do mandato. É uma excrescencia que tem de acabar.

A sociedade civil organizada: OAB, ABI, CNBB, a midia nacional, de fato, são os sustentáculos da democracia brasileira. Por elas não teremos 3º mandato como o "baixo clero" da câmara queria.

Leonai Garcia




quarta-feira, 29 de julho de 2009

Atraso

O Brasil continental, abrigo de 180 milhões de almas, avança numa velocidade media rumo ao seu lugar no primeiro mundo. Isso poderia ser mais rápido, porem, existem motivos que travam a corrida.
Destaco um deles: A falta de energia eletrica em grande parte do país.
Ouvi atentamente o programa "A Voz do Brasil", hoje (29). Chamou-me a atenção a festa que o governo federal fez por ter levado energia eletrica a dois municípios: Igarapé Miri (Pará) e Boaventura (Paraná). Faltou o Bailique.
Quantos lugares do país existem sem energia elétrica. Olha que a descoberta da lâmpada pelo americano Thomas Edison aconteceu em 1879. Haja tempo!
A fala rude dos moradores desses rincões emociona: - "Agora pode ter aula de noite na escola, antes, só se podia estudar com a luz do sol". Disse uma aluna.
É por isso que ainda teremos de aturar os Renan, os Roriz, os Jaderes, os Quercias, os Lobãos, da vida por mais tempo.
É que o povo desses lugares, a maioria analfabetos, vota pela doação de qualquer mercadoria. Outrora, isso acontecia nas próprias capitais.
Lembro de um politico daqui que ganhou várias eleições "dando leite peidão". Agora ele fiscaliza números. Pode Freud!
Outro teve o mandato cassado por causa do dinheiro que encontraram na casinha do cachorro de uma correligionária.
Mas vai chegar o dia em que o país será representado por políticos que ajam com base na ética e no interesse nacional. A internet encurta essa distância.
Enquanto isso, haja: bolsa familia, bolsa geladeira, vale gas, bolsa disso, bolsa daquilo, etc... etc... etc...
Graças a esses mecanismos o presidente Lula "surfa" numa onda francamente favorável. Isso lhe dá "moral" para meter o bedelho nas questões internas do congresso nacional. Só por isso!
Leonai Garcia

Paraiso

Numa roda de amigos de ontem a noite (28) formada para prestigiar a chegada de Raimundo Viana (ex-jogador do Juventus) ao estado a conversa fluiu alegremente. Diversos assuntos passados a limpo. A certa altura chega ao recinto o ex-governador João Capiberibe (PSB).
Cordialidade, cumprimentos de praxe e o ex-governador enturmou-se no grupo e tome conversa.
Como não poderia deixar de ser a política passou a ser o assunto principal. Falou-se de educação (professores antigos) que marcaram época; situação nacional; candidaturas; espaços a serem preenchidos em 2010; orçamento; etc...
O ex-governador fez comparações entre o seu governo e o atual: Antes, tudo bem. Só acerto. Inclusive com dinheiro deixado em caixa. Agora. tudo ruim. Tudo errado.
Entediado pelo discurso estudado e devido a hora, afinal hoje é dia de trabalho, me despedi dos presentes, sem antes fazer uma obervação ao ex-governador Capiberibe: "O governo Capiberibe foi um "paraiso". Agora, víve-se no "inferno".
Detalhe. No paraíso de Capiberibe teve: Briga com os poderes constituidos, ofensas em público a autoridades diversas, duas assembléias legislativas, afronta a lei (tirando preso da penitenciária), menos investimentos federais (pouco asfalto na Br - 156), um PDSA que acrescentou nada ao Amapá, médicos cubanos invadindo o estado, perseguição aos empresários do comercio, etc... etc... etc...
Capiberibe está em campanha política para voltar ao senado. É o que ele sabe fazer. Respeito as suas qualidades, mas, sinceramente, ele não é o modelo de politico que me apraz.
Em suma: Prefiro viver no "inferno" atual do que no "paraiso" dele.
Leonai Garcia

Multa

Chegou ao Ministério da Justiça ação multipla movida por 27 Procons do país, Ministério Público, Advocacia Geral da União e outros orgãos de defesa do consumidor contra as empresas de telefonia: Oi (telefonia fixa) e Claro (telefonia movel).
Motivo: Péssimo serviço prestado a sociedade brasileira.
Foi fixado em R$ 300 milhões a multa para cada uma das empresas citadas. Esse dinheiro será depositado no cofre do Fundo do MInistério da Justiça que socorre pessoas em situação difícil em todos os sentidos: saúde, moradia, alimentação, etc...
Fui cliente da Oi, antiga Amazonia Celular. Fiz minha reclamação pelo péssimo atendimento prestado por essa "empresa", sem ter uma resposta aceitavel, por isso, mudei para a operadora Vivo. Melhorou tudo em termos de comunicação via telefonia movel.
Fico feliz por saber que o povo brasileiro sabe fazer valer seus direitos e que as instancias superiores da nação respaldam esse inconformismo.
Leonai Garcia

terça-feira, 28 de julho de 2009

Companhia

A entrevista do senador Tasso Jereissat (PSDB -CE) à revista Época, edição nas bancas - esclarece muito bem o que o povo brasileiro esclarecido pensa das companhias do presidente do senado, ex-presidente José Sarney (PMDB - AP).
É gente de péssimos antecedentes que compromete a sua biografia conquistada ao longo dos anos, tendo como apogeu a sua investidura na ABL.
Dessa forma, como seu eleitor, e homem que acredita na inteligencia e na sabedoria humana e só, nelas, me arrisco a dizer que o senador José Sarney está nessa situação dificil, pelo seu temperamento e a lealdade à essas pessoas que estão contribuindo para enodoar a sua história.
O Brasil, desde o período colonial, sofre das mazelas expostas atualmente: compadrio, empreguismo, nepotismo, influência política, etc...
Poucos. Bem poucos são os politicos com assento em Brasília que não utilizam dessas praticas.
Só que o mundo desenvolvido não acata mais esses procedimentos.
Em passado recente, ACM (que a morte nos poupou de ainda vê-lo mandando no país), e agora, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Paulo Duque, Wellington Salgado (os dois últimos suplentes), e outros, é que puxaram Sarney para esse terreno movediço, que já afastou da presidencia do senado, o próprio Jader Barbalho e depois, o seu parceiro de estripulias, Renan Calheiros.
Essa dupla infernal deve estar morrendo de medo de perder a sombra....
Enquanto isso o Brasil vai crescendo rumo ao topo da economia mundial, apesar da tudo.
Acredito no meu país. Penso como Pascal "pensar faz a grandeza do homem".
Leonai Garcia

Seleção

Manuseando a história dos jogadores que compõem o livro Bola de Seringa em fase de revisão no Rio de Janeiro pude escalar a seguinte seleção amapaense de futebol, periodo 1947, quando iniciou a disputa do campeonato até 1990, ano do fim do amadorismo no futebol local.
Nomes e votos: Goleiro Zé Roberto (07); lateral direito Antoninho Costa (08); zagueiro central Alceu (18); quarto zagueiro Bandeirante (07); lateral esquerdo Domingos (14); Cabeça de área Haroldo Santos (11); meia direita Leo Furtado (06); meia esquerda Aldemir França (05); ponteiro direito Enildo (08); centro avante Antonio Trevizani (11) e ponta esquerda Palito (10).
A obra pode ser lançada ao público no próximo mes de Setembro no Teatro das Bacabeiras.
Leonai Garcia

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Esquisitice

A bancária Danielei Ferreira de Castro, (25), "comeu o pão que o diabo amassou" para resolver o seu problema de renovação da CNH. É que no seu processo aberto no Detran, em 3/4/2008, com o Renach AP 800960777, foram designados para examiná-la o médico Alberto Amorim e a psicóloga Nair Trindade Alfaia.
Nada seria intrigante se não fosse o fato do médico aludido fazer o seu exame e a psicóloga em questão, quando procurada em Santana, não foi localizada.
Depois de muito esforço a candidata descobriu que a Dra. Nair Trindade Alfaia tinha um consultório em Macapá - ao lado do restaurante "Santa Rita".
No endereço sem identificação, Danielei conseguiu falar com a secretária da psicóloga que informou-lhe que sua "chefa" encontrava-se viajando, resolvendo "problemas pessoais fora do Estado do Amapá, há algum tempo"'.
Que a candidata "esperasse mais uma ou duas semanas para resolver o seu problema, pois a sua chefa (Nair Trindade Alfaia) estaria chegando em Macapá nesse período".
A candidata não aceitou a sugestão. Esclarecida e intrigada, Danielei procurou o prédio do Detran onde falou da sua situação com gente ligada a credenciamento de profissionais (médicos e psicólogos).
Com alguma dificuldade, pois os profissionais são escolhidos via computação, ela conseguiu substtuir o nome da Dra. Nair Trindade Alfaia, pelo da Dra. Michela Mendes Fernandes, o que foi feito em 27.05.2009, ou seja, 1 ano e 1 mes de pois do preenchimento do 1º Renach, o atual é de numero AP 801335752.
Ora, sabe-se de antemão que ao viajar por qualquer tipo de situação o profissional (médico ou psicólogo) é obrigado a informar o Detran, 03 antes do deslocamento para que o seu nome saia da lista do sistema para não prejudicar o usuário.
Leonai Garcia

Definindo o quadro

A politica é uma arte dinâmica. Os debates se avolumam, e as conclusões também. O povo adquire mais consciência numa velocidade admiravel. E eu que pensava não ver o meu povo saber escolher quem lhe é mais conveniente sob o ponto de vista político!
Mas, estou vivenciando essa realidade surpreendente. Claro. O grande mentor de tudo isso tem nome: internet. Ela revolucionou as idéias.
Mas quem repercurte esse dinamismo é a imprensa. Sem ela, de nada adiantaria essa ferramenta. A imprensa mundial inteligente, que lê, é a pedra de toque dessa revolução.
Estou feliz. De energia nova. A pilha foi recarregada nos dias de lazer em Afuá, onde guardei o relógio para não saber das horas.
De volta à Macapá soube da novidade. O governador Waldez Góes (PDT) definiu-se pela sua candidatura ao senado, lá em Mazagão Velho.
É um bom nome. Tem massa crítica e muita chance de representar o Amapá no senado federal.
Sabe ouvir. E mais, adquiriu experiencia no poder executivo.
É o quadro eleitoral se definindo para 2010.....
Leonai Garcia.

Vivendo e contando


De volta ao batente, Parafraseio Gabriel Garcia Marques, "vivi para contar" mais uma experiencia no município de Afuá - Pa. Participei do 27 Festival do Camarão. Há quase 10 anos não pisava naquela festa marajoara, que cresce, ano após ano.
Mais espaço, mais shows, mais público, mais barcos, mais aviões, mais bandas, enfim, vida na sua plenitude. Pena que no meio disso tudo ocorra violencia. Infelizmente. Marginais se infiltram no meio da massa e os episódios lamentaveis acontecem .
A organização da festa é impecável - Pisca é a fera. Artista plástico, músico, compositor e criador de eventos. Ele cuida de todos os detalhes do Festival que lota a quadra da cidade nos 04 dias de folia. Calculo de 60 mil pessoas.
Sua ultima grande façanha foi fazer a "Batalha camaroeira", quando dois camarões se "enfrentam" perante um público numeroso: Convencido e Pavulagem. É um teatro a céu aberto onde a platéia tem: indumentária, fantasia, cenário, intérpretes, com músicas (levada) de sua lavra, com batida, letra e melodia.
O lado comercial é altamente rentável: Hotéis lotados com preços de diaria reajustados; aluguel de residencias, quartos alugados e o grande consumo de bebidas: refrigerantes e cerveja (+/-) 500 mil latas de cerveja, foram consumidas, fora as garrafas. Alimentação, sem problemas: peixe, camarão, gado, frango.
Transporte feito por barcos que saem de Macapá dom destino a Veneza marajoara, desde a segunda-feira da semana da festa, e chegam de lá na segunda-feira seguinte.
Milhares de passageiros lotam as embarcações que são supervisionadas pela Marinha do Brasil. Este ano não foi anotado nenhum incidente no percurso.
O prefeito Mazinho Salomão (PSDB) recebeu a visita da governadora do Pará Ana Julia Carepa, juntamente com os prefeitos da Ilha do Marajó. Uma festa.
A organização do evento avalia a circulação de 4 - 5 milhões de reais nesse periodo. Os comerciantes locais de sorriso largo. Felizes com a competencia dos responsaveis pelo evento.
Bandas de renome nacional e regional foram as responsaveis pela alegria dos
visitantes. Desde a quinta-feira a noite, seis grupos fizeram mexeram com a massa. Isso tudo é o Festival do Camarão.
Infelizmente, nenhum dos prefeitos do Estado do Amapá tiveram a capacidade de fazer acontecer uma festa de tamanha envergadura. Falta inspiração!
Leonai Garcia

quinta-feira, 23 de julho de 2009

DELEGADO DA D.T.E. IRÁ PARTICIPAR DE ENCONTRO DE CONSELHOS ESTADUAIS DE POLÍTICAS ANTI-DROGAS


O EVENTO ACONTECE DE 13 A 15 DE AGOSTO EM BELO HORIZONTE – MG. SERÁ DISCUTIDO PROPOSTAS E PROJETOS NAS PREVENÇÕES CONTRA AS DROGAS. O OBJETIVO DO AMAPÁ É VINCULAR O CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS ANTI-DROGAS A SECRETARIA NACIONAL ANTI-DROGAS (SENAD), ORGÃO LIGADO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. O DELEGADO TITULAR DA DELEGACIA DE TÓXICOS E ENTORPECENTES SIDNEY LEITE E UM AGENTE, IRÃO REPRESENTAR O AMAPÁ.
ESTÁ, SERÁ A PRIMEIRA VEZ EM QUE O AMAPÁ, FARÁ CONVÊNCIO COM A SENAD. UMA FORMA DE IMPLANTAR NOVOS PROJETOS E CAMPANHAS.
COM O CONVÊNIO, O AMAPÁ ALÉM DE TER ACESSO A RECURSOS DO FUNDO NACIONAL ANTI-DROGAS, PODERÁ DAR CONTINUIDADE NO TRABALHO QUE A DELEGACIA DE TOXICOS E ENTORPECENTES VEM EXERCENDO NO COMBATE A DROGAS NO ESTADO.
LETÍCIA LARA

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO SE REUNIRAM COM A PREFEITA EM EXERCÍCIO HELENA GUERRA

FOTO: GOOGLE


A ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO CONTA COM 87 ASSOCIADAS. DEZESSEIS ESTÃO PASSANDO POR DIFICULDADES NA HORA DE APRESENTAR O PASSE-LIVRE NOS ÔNIBUS DA CAPITAL.O BENEFÍCIO FOI LIBERADO NA GESTÃO PASSADA DA PREFEITURA. AGORA, A ASSOCIAÇÃO PEDE MAIS TRINTA PASSES PARA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO.UMA COMISSÃO FOI RECEBIDA HOJE PELA PREFEITA EM EXERCÍCIO.

O PEDIDO PARA QUE HOUVESSE A REUNIÃO FOI FEITO PELA COORDENADORIA MUNICIPAL DA MULHER. SEGUNDO A PREFEITA EM EXERCÍCIO, O MUNICÍPIO IRÁ TOMAR AS PROVIDÊNCIAS POSSÍVEIS PARA AJUDAR A ASSOCIAÇÃO.

OUTRO ASSUNTO DA REUNIÃO FOI O DIA NACIONAL DAS VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO, LEMBRADO EM 28 DE AGOSTO.

LETÍCIA LARA

CIODES DIVULGA BALANÇO DO 1° SEMESTRE DE 2009


O BALANÇO FOI SOBRE O COMPARATIVO GERAL DE TODAS AS SOLICITAÇÕES FEITAS AO CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE DEFESA SOCIAL. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, POLUIÇÃO SONORA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO, ROUBO E ACIDENTES DE TRÂNSITO ESTÃO NAS ESTATÍSTICAS.NO GERAL, 95.523 SOLICITAÇÕES FORAM RECEBIDAS, REPRESENTANDO UM AUMENTO DE 12%, COMPARADO AO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2008.
JÁ O TROTE, QUE DIFICULTA O SERVIÇO DO CIODES, ESTE ANO, DIMINUIU.NESTE PRIMEIRO SEMESTRE, 45.051 SOLICITAÇÕES FORAM TROTES. O MESMO PERÍODO DO ANO PASSADO REGISTROU 96.820 SOLICITAÇÕES FALSAS, O QUE RESULTA EM UMA DIMINUIÇÃO DE 53%.
NO BALANÇO ESPECÍFICO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, OS BAIRROS PERPÉTUO DO SOCORRO E CIDADE NOVA FORAM OS QUE MAIS TIVERAM SOLICITAÇÕES. MAIORIA DELAS SÃO DE MULHERES AMAPAENSES. OS CASOS SOMAM 54 %.
A POLUIÇÃO SONORA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO, ESTE ANO DIMINUIRAM 17% EM UM COMPARATIVO COM O MESMO PERÍODO DE 2008. CENTRO, CIDADE NOVA E PERPÉTUO DO SOCORRO SÃO BAIRROS QUE MAIS SOLICITARAM O 190.
NOS DIAS DA SEMANA O ROUBO AUMENTOU NA QUINTA-FEIRA, 33% NO CENTRO DA CAPITAL. NA SEXTA-FEIRA HOUVE UM AUMENTO DE 27% NESTES CASOS. E SÁBADO, 11%, COMPARANDO AO ANO PASSADO. OS BAIRROS COM MENOS SOLICITAÇÕES SÃO SANTA RITA E LAGUINHO.
ACIDENTES DE TRANSITO TIVERAM UM AUMENTO DE 19% NAS SOLICITAÇÕES.NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO, OCORRERAM 3.316 LIGAÇÕES. DESTAS, 35 TIVERAM VITIMAS FATAIS, O QUE GEROU UM AUMENTO DE 94%.
LETÍCIA LARA

SISTEMA DE SOM IRÁ AVISAR HORÁRIO DA COLETA DE LIXO


É COMUM VER NAS LIXEIRAS DOMÉSTICAS ANIMAIS VASCULHANDO LIXO, POR UM MOTIVO. A POPULAÇÃO DEIXA OS VOLUMES PARA A COLETA, FORA DO HORÁRIO. PARA EVITAR O PROBLEMA, UM SISTEMA DE SOM IRÁ AVISAR O DIA E HORÁRIO DO RECOLHIMENTO.

SEMANA QUE VEM, O SISTEMA COMEÇA A OPERAR EM MACAPÁ. UMA FORMA DA POPULAÇÃO SE INFORMAR E MANTER A CIDADE LIMPA.

ESTÁ É UMA INICIATIVA DA SECRETARIA DE MANUTENÇÃO URBANJÍSTICA DE MACAPÁ.
LETÍCIA LARA

CRAM COMEMOROU 1 ANO DE FUNCIONAMENTO

FOTO: GOOGLE

O CENTRO DE REFERENCIA E ATENDIMENTO Á MULHER FOI CRIADO PELA SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. O CRAM É VINCULADO À DELEGACIA GERAL DA POLICIA CIVIL.O ESPAÇO É DESTINADO AO ATENDIMENTO DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E VULNERABILIDADE SOCIAL. EM UM ANO FORAM CINCO MIL DUZENTOS E NOVE MULHERES ATENDIDAS.
NA PROGRAMAÇÃO QUE OCORREU ONTEM NA PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO, FORAM OFERECIDOS CORTES DE CABELOS, ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS E JURÍDICOS.O CENTRO CONTA COM PARCERIAS DE VÁRIOS ÓRGÃOS.UM DELES É A REDE DE ATENDIMENTO À MULHER, O RAM, E A ASSOCIAÇÃO DAS PARTEIRAS TRADICIONAIS DO AMAPÁ, QUE SEMPRE ESTÁ PRESENTE EM ATENDIMENTOS E AÇÕES DO ÓRGÃO.

LETÍCIA LARA

TRANSTORNOS

Em Macapá é comum encontrar terrenos sem nenhuma utilidade, o que é pior, apenas para o acumulo de lixo, mato e ratos. O que vem provocando, doenças para muitos moradores próximo a estes locais. No bairro do Muca, por exemplo, a associação de moradores identificou 60 terrenos nessas condições. Após inúmeras denuncias, a secretaria de desenvolvimento urbano e habitação, a Senduh, inform que os proprietários estão sendo notificados, caso não utilizem o local murado e limpo, podem até serem desapropriados. Então o recado está dado, vamos a ajudar a manter a cidade limpa.

EDUARDO NEVES

Crise do senado

Quem apostou no esfriamento da crise do senado com o início do recesso parlamentar, enganou-se, redondamente. A cada dia, mais "gasolina é jogada nessa fogueira".
Há os que tentam tapar o "sol com a peneira". Interesses pessoais. Mas, os argumentos são tolices. Não convencem ninguém. Tornam-se: Engraçados.
A onda pela derrubada de Jose Sarney cresce avassaladoramente. Epicentro. O jornal "O Estado de São Paulo", (Estadão). Ele pauta os outros meios de comunicação do mundo.
A política tem esse viés. Destrói pessoas por interesses contrariados. Não importa a biografia do adversário, nem a idade.
Em se tratando de José Sarney. Sua vida tem sido importante para o Amapá, um estado pequeno, recem criado pela constituição de 1988. Por ele temos: zona franca, estradas, pontes, livre comercio verde, etc... Fatores de desenvolvimento.
Sua situação é difícil. A onda contrária cresce. A oposição se fortalece. A midia aumenta espaços para o noticiário contra a sua pessoa. O povo começa a se ligar nas notícias. A popularidade de Lula começa a cair, devido a sua postura.
Na minha opinião, como seu eleitor. Em nome do bom senso e de resguardar a sua história, que tem o título de academico da ABL, o senador José Sarney deveria sair desse foco e trabalhar a sua biografia.
Leonai Garcia

Gabo em alta

A Rede Globo de TV foi à Barranquilla, na Colombia para contar um pouco da vida de Gabriel Garcia Marques (Gabo), Prêmio Nobel de Literatura. Aliás um dos poucos escritores latino-americano detentores desse troféu.
Belo documentário. Passagens da sua vida, seus amigos, seu trabalho no jornalismo (El Heraldo de Barranquilla) chama a atenção, suas obras - tenho 05 delas: Memória das minhas putas tristes, Reportagens politica, Notícia de um sequetro, Cem anos de solidão e Viver para contar, uma espécie de autobiografia.
Homens assim dignificam a vida e projetam seus países no mundo. Nascido em Aracataca (6.3.1928), ganhou o premio Nobel em 1982, com a obra "Cem anos de solidão".
Sou seu fã assumido, apesar de discordas das suas idéias socialistas. vive atualmente em Havana sob as bençãos de Fidel Castro seu contemporaneo das noitadas caribenhas.
Leonai Garcia

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Festival do Camarão


Começa amanhã (23) mais uma edição do Festival do Camarão do município de Afuá - Pa. Dezenas de embarcações sairão da rampa do Santa Ines e do Porto de Santana com destino a "Veneza marajoara", como é conhecida aquela cidade que compõe o Arquipélago do Marajó.

Milhares de pessoas curtirão a festa que já adquiriu status de maior acontecimento de lazer nessa parte da Amazônia.

A prefeitura local tomou todas as providencias no sentido de receber os turistas que irão aproveitar os quatro dias de férias e lotar a pequena cidade situada abaixo do nivel do mar.

A rede hoteleira está lotada e, detalhe, o preço das diárias subiu atingindo valores estratosféricos. Por exemplo. Um apartamento que custa fora da temporada R$ 60.00/dia, agora vale R$ 1.000.00, e todos estão lotados.

A cidade está arrumada para receber camelôs que vão ali vender suas mercadorias. A comida é farta e a segurança e feita pela PM do Pará.

Diversas atrações musicais farão a alegria dos veranistas. Alguns deles, de Macapá.

Parabéns ao povo do Afuá que conseguiu inserir no calendário de festas de verão da região amazônica o Festival do Camarão.

Leonai Garcia

terça-feira, 21 de julho de 2009

Craques do Campo da Matriz


Legal a conversa com Jose Maria Chaves, Boró, Walter Nery, Francisco Lino da Silva, Mafra e Vadoca. Gente que bateu bola no Campo da Matriz até 1949. Nos anos 1947 - 1949 foi disputado o campeonato amapaense de futebol. O Esporte Clube Macapá foi o primeiro campeão dessa competição.

Histórico. Walter Nery (86), ponta esquerda, participou desse título. Veio de Belém, onde jogava no Payssandu, em 1945. Vadoca, 78, meio campista começou sua carreira em 1948 defendendo o Esporte Clube Macapá. José Maria Chaves, 86, centro avante, atuou pelo Amapá Clube. Mafra, 85, centro avante, veio do Clube do Remo para atuar pelo Amapá Clube, depois, jogou por outras equipes. Boró, 81, ponta esquerda, vestiu a camisa do Amapá Clube. Francisco Lino, 72, zagueiro, jogou pelo Esporte Clube Macapá.

Em 1950, 15 de Janeiro, foi inaugurado o Estádio Glicério Marques, no memoravel jogo entre seleções do Amapá X Pará. Desse jogo restam José Maria Chaves e Boró.

Como o leitor pode perceber, fiz uma "viagem" no tempo.

Obs. A foto tem o centro avante Jose Maria Chaves e o ponta esquerda Boró, ambos agachados.

Leonai Garcia


O DRAMA DO ARTILHEIRO

Foto: Google
O atacante Roger brilha no Vitória/BA, ao marcar oito gols no Campeonato Brasileiro, Série A, sendo um dos artilheiros da competição e seu objetivo futebol desperta o interesse de vários clubes profissionais, inclusive do exterior.
Ocorre que uma reportagem na televisão comoveu o país, ao revelar que uma linda menina de 3 anos e de nome Júlia, é cega em decorrência de má formação genética. Pois bem, a bela garota é filha de Roger. Mas nem tudo está perdido, diante da possibilidade de uma cirurgia com célula tronco na China. A garota viaja em agosto e renovam as esperanças do craque.

Antônio Luiz

CICLISMO: PASSADO E PRESENTE


Foto: Google

Francisco Macedo, o popular Sebinho, 67 anos, ainda disputa competições oficiais do pedal e desfruta imenso respeito na comunidade esportiva, fruto da dedicação, empenho e férrea disciplina, constituindo um exemplo aos mais jovens, tanto que é considerado o ícone do ciclismo amapaense.
Alex Fábio tem 25 anos e ocupa a colocação número 1 do ranking tucuju, categoria elite, graças a intenso esforço, técnica e comprometimento. Sua última façanha consistiu em vencer a Corrida Montain Bike Festa do Sol, enfrentando atletas de outros estados.
Os dois atletas são pessoas de origem humilde, tanto que Sebinho trabalha em serviços gerais e Alex é mecânico de bicicleta.


Antônio Luiz

Violência

Os moradores do bairro Renascer I, na zona norte de Macapá, estão com medo do aumento da criminalidade no local. Segundo eles, os crimes são cometidos em sua maioria com a participação de adolescentes. O alvo são pessoas portando celular. Neste fim de semana, uma adolescente foi abordada por dois criminosos e com arma em pune, levaram o aparelho celular, além da bicicleta da vítima. Os moradores dizem que a polícia a muito tempo não faz ronda ostensiva no bairro, alegando que as ruas estão intrafegáveis. Enquanto ninguém toma providências, o povo que sofre com a violência.

EDUARDO NEVES

Ficha suja

Projeto de lei de inicativa popular, já conta com 1 milhão de assinaturas. Faltam 300 mil. A expectativa é de que em Setembro esse número seja alcançado. Juristas, Filósofos, Igreja, OAB, ABI e outras entidades menos conhecidas estão a frente do movimento.
A exemplo do artigo 47 - A da Lei Eleitoral que cassa o mandato de politicos corruptos, tambem, de iniciativa popular, esse projeto impede que politicos de ficha suja dsoutem eleição.
É o país se modernizando.
É a democracia participativa em plena vigencia.
Leonai Garcia

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Os aturiás


Ao lado da Rampa da Vacaria (Santa Ines) os aturiás tiram a visão do Rio Amazonas. Acompanho esse crescimento há muito tempo, desde quando as árvores eram pequenas. Pois bem. Aquilo foi crescendo e crescendo e as autoridades do setor nunca fizeram nada para ao menos aproveitar o fenomeno e torná-lo mais agradável a vista, ornamentado-o, por exemplo, em período natalino. Nada disso.

O abandono foi o destino do antigo matagal que agora, com metros de altura forma uma cortina verde que esconde o rio Amazonas do caminhante que percorre o perimetro a qualquer momento.

Parece que o secretário do meio ambiente da PMM - Engº Eraldo Trindade - vai dar um tratamento aos aturiás. Vamos esperar o que vai sair dessa cabeça.

Leonai Garcia


Carreta


Eis a carreta que derrubou o sinal luminoso do cruzamento da avenida Ernestino Borges com a rua General Rondon, no Laguinho.

Leonai Garcia

Sanção presidencial

Falta o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sancionar o projeto de lei aprovado na camara e no senado que determina a prisão de 10 anos para quem manter relações sexuais com menores de 10 anos de idade. O relator, senador João Pedro (PT - AM) acredita na confirmação presidencial ainda neste segundo semestre.
Fonte: A voz do Brasil
Leonai Garcia

Vamos chegando

Devagar a gente chega lá!. São mais de 200 acessos ao nosso blog, em menos de 10 dias de ativa partipação. Isso prova o acerto da decisão de sair da mídia diparia para um meio mais ágil que nos permite postar a notícia instantaneamente assim que ela aconteça.
Não há o inconveninete de ter de esperar pelo dia seguinte para postá-la. Mas, o impresso diário, justiça seja feita, foi importante na minha formação profissional.
Leonai Garcia

Centenário azul

O Gremio de Futebol Portoalegrense derrotou de virada o Internacional por 2 x 1 no Estádio Olímpico, no 377º clássico gaúcho de maior rivalidade do futebol brasileiro e que completou 100 anos de belíssima história.
O primeiro Gre x Nal ocorreu no longínquo 18 de Julho de 1909 e na oportunidade a equipe gremista goleou o colorado por 10 x 0, em partida que deu início a uma competitividade que vai as raias da loucura no Rio Grande do Sul e que se espelha pelo Brasil afora. O Gremio também quebrou um jejum de 07 jogos sem vencer o rival.
Antonio Luiz

Centenário n

Briga por Marclécio

O diretor de futebol do Independete Esporte Clube de Santana - Alzemiro Rocha - anunciou a contratação do meio-campo Marclécio, enquanto Gerson Fernandes assegura que o atleta vai jogar pelo Santana Clube.
A batalha pelo craque mostra o seu prestígio no futebol do Amapá em razão de brilhantes passagens pelo Ypiranga Clube, Independente e São José, respectivamente, inclusive com títulos conquistados no tricolor do laguinho e negro anil. Caso se confirme a contratação de Marclécio, será uma atração a mais no campeonato de futebol amapaense 2009.
Antonio Luiz

Reação alvi-rubra

O Clube Atletico Cristal voltou a brilhar fora de casa e desta vez foi em Santarém/Pará, onde venceu o São Raimundo por 1 x 0, gol de Max Jari, somando 04 pontos, todos conquistados em território inimigo.
O próximo jogo cristalino acontecerá em Macapá, às 16 horas do próximo Domingo (26) e o adversário será justamente o São Raimundo, atual líder do campeonato Brasileiro, série C.
No Domingo seguinte (02) o alvi-rubro do Santa Rita encara o Moto clube, do Maranhão, também em Macapá, e, basta fazer o dever de casa para se classificar à segunda fase.
Antonio Luiz

O mestre partiu

Faleceu Marcos Rocha de Andrade vítima de um naufrágio na região chamada de "pau cavado", próximo a desembocadura do Rio Macacoari, na mesma área onde foi a óbito recentemente o tambem educador Paulo Melo.
Químico de profissão e professor por vocação o mestre Marcos se notabilizou por qualidades típicas de uma figura humana especial, distinguido pela simplicidade inteligencia tranqulidade e crença em Deus atribuindo a amizade um tributo inestimável a convivência entre as pessoas. Contribuiu de maneira decisiva na formação de inúmeros jovens, muitos deles hoje exercendo cargos públicos no Amapá.
O professor Marcos Rocha partiu no entanto fica o seu exemplo.
Deus o tenha!.
Antonio Luiz

Trânsito

Olha o absurdo leitor. Uma carreta abalroou o sinal luminoso da esquina da Avenida Ernestino Borges com a rua General Rondon. Detalhe. o fato aconteceu nas primeiras horas da tarde de hoje (20). Resultado. Trânsito obstruído nesse cruzamento, prejudicando os que usam o trajeto diariamente. Um sufôco para motoristas de ônibus.
Chama atenção o tamanho e a altura da carreta, o horário de tráfego e a perícia do condutor.
Multa neles, Detran. Aí não tem prevenção é multa mesmo!
Leonai Garcia

Vamos chegando

Devagar, chegaremos lá!.
Em menos de 10 dias de blog temos mais de 200 acessos. Legal! Prova o acerto da nossa decisão em deixar um veículo de circulação diária, o que de certa forma limitava a exposição das idéias.
Não existe mágoa de jeito nenhum da minha parte. O fato é que a edição diária de um periódico é preparada para circular no dia seguinte, coisa que não existe com esse novo instrumento da comunicação. Basta ligar o computador e expô-la ao distinto público que nos acomapnha há algum tempo.
Outra razão para aderir a essa ferramenta da comunicação é o fato de que lendo bastante como tenho feito ultimamente, o assunto flui com mais celeridade e requer um espaço imediato para publicá-lo.
Muito bom ter voces como acompanhantes. Obrigado por tudo!
Leonai Garcia

Nelson Mandela

Nascido a 18 de julho de 1918 em Mvezo, um aldeia minúscula situada às margens do rio Mbashe no distrito de Umtata, a capital do estado de Transkey. No sábado passado (18) completou 91 anos de idade. Um grandioso espetáculo musical em Joanesburg reuniu as maiores estrelas do universo - Steve Wonder entre elas.
É a importância de Nelson Mandela para o mundo contemporaneo. Homem que conseguiu livrar o seu povo do terrível regime do Apartheid que imperou em seu país por muito tempo.
É o meu ídolo. Por ele tenho o maior apreço. Por ele me propus ir a África do sul para conhecer essa terra abençoada, que deu ao mundo uma figura tão singular e tão importante. Um líder na acepção do termo.
Salve Nelson Mandela pelo seu aniversário. Que Madiba viva muito mais para alegria dos que vêem na Democracia o regime de governo ideal para os povos do mundo moderno.
Que tenhamos uma democracia representativa cada vez mais participativa.
Salve Nelson Mandela!
Leonai Garcia

domingo, 19 de julho de 2009

Solidariedade


A equipe do programa "O Mundo em Debate", vem a público solidarizar-se com o jornalista, Eldem Carlos, do jornal Diário do Amapá, que teve a casa tomada pelo fogo na madrugada deste domingo, 19. Ao mesmo tempo, agradecemos o apoio dos amigos neste momento dfícil que passa o colega. Quem puder ajudar pode ligar para o telefone 9968 5005.


EDUARDO NEVES

Democracia

Belíssima a exposição do senador Marco Maciel (DEM - PE) no jornal O Liberal de Domingo (19). Assunto: Democracia representativa e Democracia participativa. Esse é o dilema que de certa forma vive o Brasil. Os autores citados, Norbeto Bobio, Alexis de Toqueville, dentre outros mostra bem a profundidade do autor, sabidamente um homem de letras.
Esse dilema se arrasta no país de 180 milhões de habitantes. A lição é clara. Para que tenhamos uma boa representação a nível federal e necessário que façamos uma boa escolha em nível local.
A próxima eleição será um marco divisor dessa situação, não tenho dúvidas. Repito o que escrevi antes. A exposição das mazelas do senado à midia, servirá de estímulo para que o eleitor avisado faça a sua escolha por um país melhor. Essa massa cresce geometricamente. É fato!
Aqui, pela proximidade com os representantes politicos, os que fazem a midia com conhecimento do assunto terão uma grande responsabilidade em orientar o eleitor para aquilo que é mais interessante ao Amapá.
Aposto em 2010 numa Assembléia Legislativa com melhores "cabeças" o que se refletirá num estado melhorado sob o ponto de vista de democracia participativa.
Não devemos esquecer que a partir de 2011 estaremos ligados ao platô das Guianas através da ponte sobre o Rio Oiapoque.
Sou otimista. Acredito no Brasil e no Amapá.
Leonai Garcia

Eleições 2010

Não há duvidas de que a próxima eleição será muito disputada no país. Esta situação de descrédito do senado servirá de reflexão para o eleitor avisado, aquele, que pensa e que deseja o melhor para o seu estado e o seu país.
Há quem pense o contrário, claro, movido por interesses pessoais, apenas isso. Mas esse pessoal é pouco representativo em numeros e em dedicação a própria causa. São uns tolos que se acham os tais. A sociedade os vê com reservas.
É evidente que o Brasil (180 milhões de habitantes) ainda tem em seu âmbito, desgraçadamente, uma grande parte de "pseudo eleitor", aquele que é movido por dádivas, sejam elas de que tamanho for.
Isso infelizmente ainda vai perdurar por muito tempo, mas, a massa que sabe ler e interpretar o que lê cresce geometricamente. É a saída para a nação. É a luz no fim do tunel.
Às vésperas do ano eleitoral têm candidato que aparece de salto alto, por puro estilo, coisa que deve ser revista, sob pena de amargar uma decepção nas urnas.
Não tenho dúvidas de que a representação do Amapá tanto a nivel estadual quanto federal deve melhorar, alguns que nos representam nos parlamentos não devem voltar por pura falta de condições.
Leonai Garcia

sábado, 18 de julho de 2009

Seleção amapaense de 50


Na composição do documentário sobre o livro Bola de Seringa aproveitei o sábado (18) para entrevistar alguns craques do passado, que atuaram no gramado do campo da Matriz, antes de 1950.

Estive no Laguinho onde conversei com Boró (81) e Guilherme Cãozinho (80) e no Formigueiro, com o José Maria Chaves. Boró e Jose Maria Chaves fizeram parte da seleção amapaense que enfrentou a seleção pareaense na inauguração do Estádio Glicério Marques (15.01.1950). Ao final, 1 x 0, para o Pará.

Foto da seleção, oferta de Boró. Da esquerda para a direita. Lavareda (goleiro), Raimundinho, Cabral, Alves, 75, Adãozinho, Suzete, Roxinho, Luiz Melo, Dedeco, e Boró. J.M. Chaves entrou no decorrer da partida.

Leonai Garcia

EXCESSO DE BEBIDA

Por volta das 5h30 da manhã de hoje, 18, um carro celta de cor preta, avançou o sinal da rua Jovino Dinoá com a Avenida Fab, e colidiu com um Corsa que acabou sendo arremessado para cima da calçada onde fica a Farmácia Francy. De acordo com testemunhas, no acidente um táxi que também trafegava no local acabou se envolvendo. Apesar do impacto do acidente, não houve vítima. Segundo a polícia, o motorista do Celta, que teria provocado o acidente estaria dirigindo embriagado. O que reforça a decisão da prefeitura em não estender o horário de funcionamento de Boates e Bares na cidade.

EDUARDO NEVES

Acidente

Mais um acidente de trânsito abalou a calmaria da cidade na manhã deste sábado (18). Um elemento dirigindo um automóvel avançou o cruzamento da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá. Detalhe. Alí tem sinal de trânsito. Pergunta-se. Este sujeito estaria embriagado. É uma possibilidade. A PM tomou as providencias que o caso requer. Em caso de embriaguês no volante este sujeito sofrerá as consequencias.
Leonai Garcia

Em campanha

O presidente da Assembléia Legislativa do Amapá, dep. Jorge Amanajás (PSDB), viaja pelo interior do Estado há 15 dias. Começou a jornalda pelo sul do Estado (Vale do jari), Agora encontra-se em Calçoene, depois de ter estado no Oiapoque. 2010 vem aí e ele, sendo candidato do seu partido ao governo tem de conhecer as peculiaridades do estado em todos os seus quadrantes.
Leonai Garcia

Pré natal

É importante para a mulher grávida. Mediante esse controle pode-se descobrir problemas de incompatibilidade sanguinea materno fetal, o que causa graves repercussões ao feto, podendo levá-lo a obito.
O médico Aljerri Dias, gineco-obstetra, focalizou o assunto com extrema sensibilidade no programa o Mundo em Debate de hoje (18), esclarecendo as mulheres que estejam nessa situação (grávidas).
Leonai Garcia

Dôglas no radio

O presidente do TJ do Amapá, desembargador Doglas Evangelista Ramos esteve nos studios da 102.9 - FM, para conceder uma entrevista sobre assuntos referentes ao poder judiciário amapaense. Sempre educado, o Dr. Dôglas respondeu as perguntas formuladas pelos membros da mesa sem um pauta pré-estabelecida. Foi um belo momento do jornalismo do Amapá.
A justiça amapaense está em boas mãos e com um ser humano experiente e profundo conhecedor da sua pasta.
Leonai Garcia

Livro

Rejane Megale, revisora do livro Bola de Seringa manda via internet o esboço do livro. Está legal. Quase tudo pronto para ir ao prelo. No mais tardar em Outubro lançaremos a obra.
Leonai Garcia

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Irresponsabilidade

Será o caso do senador carioca Paulo Duque (81), presidente do conselho de ética do senado? Parece ser. Suas idéias são um tanto quanto decepcionantes: " Não dou valor as pesquisas. São voluveis".
Há razões que justificam o posicionamento do senador carioca: Em 1º lugar: Esse octogenário é 2º suplente de senador na chapa do governador Sérgio Cabral. Portanto. Não têm votos.
Depois, um argumento mais forte: " Não vai concorrer as próximas eleições". Assim é facil falar tolices.
Nessas alturas da vida o homem está cheio de experiêcia. Não abre a boca para falar coisas sem sentido.
Por mais inexpressivo que seja o senador Paulo Duque, ele tem rodagem. Fala bobagens porque acredita em algo um pouco mais adiante. E não pode demorar muito. Afinal, são 81 anos..... Isso pesa.
Fico envergonhado de assistir essas "tolices".
E a sua família como é que fica diante disso tudo hein!
Leonai Garcia

Camelódromo


Eis a foto do novo camelódromo de Macapá.

Leonai Garcia

Festa de São Joaquim


Acontece em Agosto próximo a Festa de São Joaquim no Curiaú de Fora. Por ocasião da antiga ladainha será rezada a missa em latim pelo seu João da Cruz (76), que mantém tradição de gerações passadas.

É um ritual que já faz parte do calendário turístico da cidade de Macapá. Após a missa começa o baile tendo como abertura o Batuque comandado pela família do seu Bolão.

Leonai Garcia

Camelódromo

Encontra-se em fase final de montagem a cobertura do novo camelódromo de Macapá. Local: Avenida Antonio Coelho de Carvalho entre as ruas São Jose e Tiradentes (centro). Os comerciantes do pedaço reclamam da armação desse logadrouro ali, mas, a sociedade, de um modo geral apóia as ações do prefeito Roberto Góes, então, resta aos que se sentem prejudicados arrumar um novo local para trabalhar.
Leonai Garcia

CEA

Aconteceu o que se previa há muito tempo. O fim da Companhia de Eletricidade do Amapá. A sua federalização e posterior privatização é tão certo quanto dois mais dois são quatro. Sua dívida é impagável por parte do GEA. R$ 300 milhões. Ainda este ano o povo amapaense viverá uma nova realidade em termos de abastecimento de energia.
Leonai Garcia

AÇAÍ


O Açaí produto típico da mesa do macapense, esta a cada dia mais barato. O motivo seria a chegada da safra do produto, que no inicio do ano com a escassez, o litro do açaí chegou a custar até R$ 10. Hoje, em bairros como o Perpétuo Socorro, o produto é encontrado ao preço de R$ 2. Mesmo assim, há pessoas que optam em pagar mais caro pensando na qualidade. Bom para o povo que tem muitas opções em economizar.


EDUARDO NEVES

A ponte

Finalmente a ponte sobre o Rio Oiapoque sai do papel. Sem loas. Parabéns ao governador Waldez Góes que ganha de presente ao final do seu 2º mandato uma obra de R$ 50 milhões.
O povo do Oiapoque está feliz. Empregos, circulação de mercadoria, roda da economia girando, enfim, vai ser uma festa com o começo das obras que já foram autorizadas pelo DENIT.
Puxando pelo fio da memória, lembro das primeiras reuniões do então candidato Waldez Góes no auditório do SESC Araxá na primeira campanha. Falou-se nos projetos estruturantes e um deles foi exatamente a ponte sobre o rio Oiapoque e as suas dificuldade em executá-lo, afinal, tratava-se de um projeto internacional, com suas peculiaridades. Preço. Acordo binacional, etc...
Aí, entra o apoio do senador José Sarney e a sua relação com o poder. Isso foi decisivo para que a ponte acontecesse. A oposição local pode falar o que quizer, e tem de fazê-lo para não sumir do mapa, mas, Sarney tem sido muito útil ao Amapá.
Acordo bilateral Brasil - França, as chancelarias se encontraram diversas vezes e no final, o acordo foi firmado. O logradouro será construido com dinheiro das duas nações, cabendo ao Brasil a realização da licitação (o que já foi feito) e da administração do projeto.
Estive na área onde será erguida a cabeceira da ponte (lado brasileiro). É um local alto, de onde se vê o rio em grande extensão e o outro lado, pertencente aos franceses.
Tempo de construção: 1 ano e 6 meses. Valor da obra R$ 54 milhões. Empregos diretos e indiretos - cerca de 500.
Leonai Garcia

A maconha

Chocante é o que se pode dizer das imagens colhidas pela Rede Globo no Campus da Universidade de Pernambuco alguns dias atrás. Homens (estudantes) fumando droga, alopradamente, quase que as 24 horas do dia.
O Reitor da instituição falou: "´É impossível impedir a situação. A area é muito grande e os viciados se dispersam pelos esconderijos para consumir a entorpecente. É dificil encontrá-los".
Conheci isso na minha vida academica. Tive colegas que se drogavam diariamente. Um deles, já faleceu. Caiu do toldo de uma embarcação numa viagem pelo interior do Pará.Sofreu TCE. Conseguiu sair do CTI vivo, mas ficou com sequela. Eplepsia. Tempos depois, morreu afogado na beira da praia do Murubira em Mosqueiro. Causa. Uma crise epléptica.
Faço esse comentario para criticar a postura do ministro do meio ambiente o sabidamente maconheiro Carlos Minc. Ele saiu em defesa do consumo da maconha em marcha realizada no Rio de Janeiro. Imagino a cara desse sujeito ao ver a reportagem global.
Sou contra descriminalização da maconha no Brasil. Não temos estrutura para manter sob controle essa situação. Devemos sim, difundir campanhas de esclarecimento aos jovens sobre os malefícios do consumo dessa droga e das outras, mais pesadas.
Um país com menos drogas é um país mais sadio, mais produtivo.
Leonai Garcia

quinta-feira, 16 de julho de 2009

MACAPÁ VERÃO


Tem coisas nesta vida que tem jeito. Mas, trocar o nome de Macapá Verão para "Festa do Sol", essa não combinou. Como em toda administração há seus acertos e erros, essa do departamento de cultura do municipio, foi demais. Enquanto isso, parabéns aos acertos da PMM. Desobstrução das calçadas, limpeza das ruas, sinalização do trânsito, asfaltmaento, reforço na merenda escolar, em fim, essas mudanças o povo aplaude.



EDUARDO NEVES

TRIBUTOS

A prefeitura de Macapá anunciou que irá estender para dia 21 o prazo para pagamento da 1ª parcela ou cota única do IPTU e Alvará 2009. Ao pagara população estava com dificuldade, à maioria o carnê ainda não chegou à residência, ou o código de barra não passava no sistema. Vale lembrar, quem pagar o tributo até a data determinada pela prefeitura, receberá descontos que variam de 30 á 20% de desconto.
Letícia Lara

RAMPA DO AÇAI

Feirantes que comercializam seus produtos: peixes, camarões e hortifruti, têm até a meia noite de hoje para saírem da Rampa do Açaí, conhecida como feirinha do bairro Santa Inês. Após notificação expedida na segunda-feira, o local não é apropriado para a comercialização de alimentos, por ser ao lado do rio, não há condições de higiene. Parceria entre as secretarias municipais de desenvolvimento urbano e habitacional (SEMDURH), urbanismo (SEMUR) e desenvolvimento econômico (SEMDEC), encaminhará amanhã onze feirantes cadastrados pelas secretarias a feira da Avenida 1º de maio no bairro do Trem.
Letícia Lara

MUDANÇA

Iniciou hoje pela manhã, a montagem dos boxes para os ambulantes. Ao todo, 112 trabalhadores irão se alocar na Avenida Antônio Coelho de Carvalho, entre as ruas São José e Tiradentes. Todos os tipos de produtos poderão ser comercializados, exceto alimentação, vendedores deste segmento serão estabelecidos em feiras e mercados. Segundo o secretário de desenvolvimento econômico de Macapá Otacílio Barbosa, os ambulantes estarão já na ativa á partir da próxima semana. Para os comerciantes já existentes no local a opinião se divide quando o assunto é a chegada dos camelôs no trecho, mas a maioria concorda que com a vinda deles esta parte do comércio irá melhorar. Já para os ambulantes, a vinda ao novo local de trabalho beneficiará a todos.
Letícia Lara

FIM DE SEMANA CULTURAL

A coordenadoria de cultura de Macapá, anunciou a programação da terceira semana da Festa do Sol.
Sexta-feira (17/07) – Lual de Verão, a partir das 19:00 horas na Concha Acústica do Complexo do Araxá, apresentação de bandas instrumentais, música popular amapaense (MPA) e chorinho.
Sábado (18/07) – Praça das Oliveiras (Pedrinhas), a partir das 18:00 horas será apresentado ao público adulto e infantil três peças teatrais.
Domingo (18/07) – Balneário da Fazendinha, a partir das 16:00 horas, atração nacional – Bruno e Trio.
Vale a pena conferir.
Letícia Lara

Turbulencia

O mundo viveu a crise imobiliária de Nova York, que aos poucos perde a sua exuberancia. Seus reflexos estenderam-se por toda a parte. O Amapá não poderia ficar de fora dessa desgraça. Consequentemente, apareceram os problemas. Menos repasse de FPE e FPM, as maiores fontes de receitas do Estado. Resultado: Problemas para fazer a roda da economia girar.
A oposição cumpre o seu papel apontando soluções aqui, alí e acolá. Só discurso. Estando no governo fizeram muito pouco pelo Amapá, quase nada. Criaram sim. Muita confusão com a esfera federal.
Apeados do poder por absoluta incompetência, mesmo assim, põe-se a apregoar formulas salvadora, como se isso fosse facil. Só papo.
Leonai Garcia

MISSÃO CUMPRIDA

O prefeito de Macapá Roberto Góes, visitou o bairro do Congós e entregou aos moradores cârnes quitados do IPTU/2009, cumprindo promessa de campanha junto aos habitantes de área de ressaca. Na oportunidade, o prefeito reecontrou a senhora que idealizou a renúncia tributária e realçou o fato em discurso que pronunciou ao lado do governador Waldez Góes na área esportiva do Congós.
As coordenadorias de cultura e esporte, promoveram atividades voltadas ao lazer e entreterimento da população, inclusive com show da banda Moara.
Antônio Luiz

A PM no rádio

Lúcida, precisa, detalhada, assim foi o pocicionamento da PM na pessoa do Tenente Santos Costa, no programa Tribuna da Cidade da manhã de hoje (16). Os numeros mostrados ao DJ alan Cristofer devem tê-lo feito mudar de idéia em prolongar por mais uma hora o funcionamento das boites da cidade - duas, apenas. Mortes, acidentes de transito, prisões de pessoas, recolhimento de veículos, desordem em lares, tudo isso registrado pelo serviço de informação da PM no periodo da madrugada.
Depois da demonstração desse quadro "dantesco" é possível que os donos de boites parem com essa idéia de estender seus horarios de trabalho até as 5 horas da manhã.
Leonai Garcia

A PM no rádio

Waldemar

O médico Waldemar Itarinau foi transferido para Belém do Pará, devido o seu estado de saúde inspirar maiores cuidados. Diagnóstico: Pneumonia bacteriana.
A classe médica torce pela sua recuperação, pois, trata-se de um excelente cidadão trabalhador e cumpridor das suas obrigações perante a lei dos homens e a lei de Deus.
Leonai Garcia

Waldemar

Sepultamento

Sob intensa emoção, foi sepultado no cemitério N.S. da Conceição, atras da Catedral de São José o corpo do médico Linomar Teofanes Seabra do Rosário. Foram 33 anos de dedicação a medicina do Amapá. Familiares, médicos, amigos, todos, tristes com a partida desse ente tão querido.
Descança em paz Linomar.
Leonai Garcia

FESTA DO SOL

Foto: Google - Deck do Curiaú

Intensa programação envolve este domingos os balneários e distritos de Macapá, com atividades esportivas e recreativas colocadas à disposição das pessoas que estão curtindo as férias de verão, com destaque para Fazendinha e Curiaú.
A Prefeitura de Macapá, por meio da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer, oferece beach soccer, voleibol, ginástica, futevôlei e recreação no Balneário da Fazendinha, enquanto no Curiaú predomina eliminatória de Supino e Queda de Braço, futebol, corrida Montain Bike e recreação.
Aproveite!
Antônio Luiz

RAPOSA DEPENADA

Foto: Goggle
Inexperiência e falta de malícia levaram o Cruzeiro sucumbir diante do argentino Estudiantes no Estádio Mineirão, perdendo a chance de se tornar tricampeão da Copa Libertadores, a mais importante competição da América do Sul.
A equipe portenha estabeleceu ritmo de jogo baseado em marcação sob pressão, toque de bola e catimba, fazendo jus ao resultado de 2x1. O meio-campo Veron, 34 anos, foi a alma e o coração do Estudiantes, ditando o ritmo da partida e mostrando postura de verdadeiro líder. Com bengala e tudo!
Antônio Luiz

AMAPAZÃO VEM AÍ

Foto: Google

Representantes da Federação Amapaense de Futebol e clubes filiados reuniram ontem à noite e aprovaram tabela e regulamento do Campeonato Estadual de Futebol Profissional com a participação de 12 clubes e início no dia 13 de setembro.
Cristal, Ypiranga, São José, Trem, Amapá, Macapá, São Paulo, Santos, Oratório, Independente, Santana e Mazagão disputarão os jogos em dias alternados nas cidades de Macapá (Estádio Glicério Marques), Santana (Estádio Augusto Antunes) e Mazagão (Estádio Aluísio Videira). O campeão recebe o troféu Wilson Senna.

Antônio Luiz

MARACANÃ VERDE

Foto: Google

Em noite inspirada do meia Diego Souza, o Palmeiras derrotou o Flamengo por 2x1 em pleno Estádio Mário Filho, Rio de Janeiro, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional.
Com a vitória, o Palmeiras assumiu a vice-liderança do Brasileirão e abreviou uma crise que ameaçava se instalar no grupo rubro-negro e que envolve o imperador Adriano e o goleiro Bruno. A noite inspirada alviverde levou a galera palmeirense cantar de forma irônica provocativa “o porco comeu urubu assado”.

Antônio Luiz

Lei de greve

Essa Lei de greve no âmbito do serviço público necessita de atualização. Veja-se o caso da greve dos servidores do INSS. Aqui no Amapá, meia duzia de "gatos pingados" paralisaram suas atividades e nada lhes acontece.
Isso é um verdadeiro estímulo a anarquia. Menos mal porque a instituição não parou nadinha. Ganha com isso a sociedade que precisa desses serviços.
É uma Lei que caducou antes mesmo de ser posta em prática na sua plenitude.
Leonai Garcia

Futebol sulamericano

O Cruzeiro de Belo Horizonte foi derrotado pelo time do Estudiantes de la Plata pelo escore de 2 x 1. Detalhe. O time argentino virou o jogo. O time cruzeirense abriu o placar com o gol de Henrique chutando a bola de fora da área, logo em seguida o time argentino empatou, gol de Fernandes e Boceli completou o resultado.
Destaque argentino. Veron comandante da esquadra platense. Do lado dos brasileiros o que se viu foi um time apático, sem inspiração, coisas do futebol. Tem dia que nada dá certo.
Final do enredo. Os argentinos mereceram a vitória.
Leonai Garcia

Consternação

Assim foi o clima que encontrei, hoje (16), na capela Santa Rita, onde está sendo velado o corpo do médico Linomar Teófanes Seabara do Rosário. CRM 103 - AP. É uma perda para sociedade amapaense que o viu nascer em fins dos anos 1940.
Membros do CRM e da Unimed se fizeram presentes ao ato doloroso.
Votos de pesar à sua familia.
Leonai Garcia

PONTE BINACIONAL


O governador do Amapá, Waldez Góes, durante entrevista nesta quarta-feira, ao programa "O Estado É Notícia", na rádio 102 FM, apresentado pelo jornalista, Reginaldo Borges, anunciou o início da construção da ponte binacional que ligará o Oiapoque, no Amapá, à Saint George na Guiana Francesa. O investimento soma R$ 55 milhões, e será custeado pelos Governos Brasileiro e Francês. A estimativa é que a construção da Ponte Binacional gere cerca de 500 empregos diretos e indiretos. A previsão que até o final de 2010 a obra seja concluída. Bom para o Amapá, que depois de décadas consegue sair do isolamento terrestre.


EDUARDO NEVES

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vou vivendo

Vou vivendo.
Sofrendo.
Sorrindo.
Alegre.
Triste.
Vou vivendo.
É uma perda daqui, outra dali.
E vou vivendo.
Minha coleção de mortos vai aumentando.
Cada dia que passa tem de ser vivido na sua plenitude.
Vou vivendo sem a maldade dentro de mim.
Sem o veneno da falsidade.
Sempre procurando fazer o bem as pessoas.
Sempre lutando por um ideal.
Sempre defendendo a democracia do meu país que tanto amo.
Um pais que tem as cores verde e amarelo e que se enraizou dentro de mim desde o periodo do gripo escolar, do lacinho no bolso da camisa na semana da pátria.
É assim que vou vivendo.
Essa perda do meu colega Linomar acendeu dentro de mim a chama da expectativa.
Tudo pode acontecer ao homem na sua vida aqui na terra.
Tudo passa.
Um dia hei de passar também.
Antes, busco uma vida de construção de outras vidas.
Meus filhos.
Meus netos.
Assim vou vivendo.
Vou vivendo
Vou vivendo....
Leonai Garcia

Projeto de lei

Tramita na camara Projeto de Lei 5065/09, de autoria do deputado Jair Bolsonaro (PP - RJ), que exclui das penalidades por excesso de velocidade os condutores de veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de fiscalização de trânsito, de ambulâncias e dos precedidos de batedores, quando estiverem em serviço de urgência.
Fonte: Abramet
Leonai Garcia

Congresso

A SBPT realiza no período de 9 a 12 de Outubro o VII Congresso Brasileiro de Asma, que acontecerá na cidade de Florianópolis em Santa Catarina. Na ocasião, diversos cursos de atualização serão ofertados aos pneumologistas. Farei o de Função Pulmonar (espirometria), para melhorar a qualidade do meu diagnostico das patologias respiratórias. No decorrer do curso, os assuntos mais importantes da especialidade serão abordados por médicos brasileiros, americanos, ingleses, portugueses, argentinos e chilenos.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Leonai Garcia

Falecimento

O CRM do Amapá, consternado, cumpre o doloroso dever de informar à sociedade o falecimento de seu membro, CRM 103, Dr. Linomar Teófanes Seabra do Rosário, ocorrido em Belém, hoje (15), no Hospital Porto Dias.
O velório acontecerá a partir de amanhã (16) na capela Santa Rita, na avenida Mendonça Furtado.
Condolências à familia enlutada.
Leonai Garcia

Indigesto

É o que se pode chamar do embate entre os donos de boites e a sociedade civil organizada. Objetivo. Prolongar por mais uma hora o funcionamento das boites.
É um embate desigual. De um lado: Igreja, MP, PM, Associações e a PMM. Do outro. Os donos de boites e um punhado de vereadores. É ou não é um embate desigual.
Da minha parte fico do lado da maioria afinal sou democrata. Então. Que permaneça o atual horário. Que tenhamos menos mortes no transito da cidade de Macapá.
Leonai Garcia

Frustração

Quem foi ao prédio da FIEAP para ouvir as explicações da presidente da entidade sra. Telma Gurgel saiu decepcionado. É que o único a falar na ocasião foi seu advogado, o experiente criminalista paraense Americo Leal que cuimpriu o seu papel muito bem.
A sociedade continua aguardando as explicações da sra. Gurgel que foi acusada pela Policia Federal dentre outras coisa de Falsidade ideológica.
Leonai Garcia

Dôglas no rádio

No próximo sábado o entrevistado do programa O Mundo em Debate será o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Dôglas Evangelista Ramos. Na semana passada o procurador chefe do MP, Dr. Yaci Pelaes prestou esclarecimentos sobre o seu órgão. Uma sabatina muito produtiva. No proximo sábado não será diferente. O Dr. Dôglas, sendo um homem experiente e muito preparado dará informações importantes sobre a Justiça do Amapá.

Médico enfermo

Êta vida danada.
Surpreendentemente ouço a noticia dada colega Graça Creão. - "O Waldemar Itarinau viajou para Belém com uma grave doença pulmonar - Ca de Pulmão". Esteve internado no UTI da Unimed Macapá, unidade do Laguinho e devido a gravidade do seu quadro foi transferido para capital paraense, de onde é oriundo.
Falar do Waldemar é muito facil para mim, afinal, o conheci na 1ª série do curso científico (Ciências Biológias) do Colégio Estadual Magalhães Barata, no bairro do Telegrafo Sem Fio.
Após as aulas noturnas do colégio, estendíamos o estudo na casa do Bonifácio, que, de dia, trabalhava como balconista numa loja de tecidos na Rua João Alfredo, coração do comércio de Belém.
Pois bem. Eu, Bonifácio, Waldemar e Nonato, natural de Cametá varávamos a madrugada. Portanto. Um grupo de 04 estudantes, pobres, da periferia de Belém tentando ser médico.
Depois, por obra da vida, separamo-nos. Perdí totalmente o contato com ele e com os demais. Prossegui minha caminhada do curso científico; 2º, 3º ano, vestibular, aprovação, enfim...
Os anos se passaram e eis que num belo dia encontro o Waldemar em Macapá. Médico formado. Que alegria! Melhor. Ele me informou que o Bonifácio também se formara médico e atuava na sua cidade natal, p´ros lados do Rio Tocantins. Eles foram vítimas da mal fadada reforma universitária posta em prática pelo regime militar.
Waldemar agora um evangélico praticante. Daqueles que usava a bíblia tanto tivese uma folga no seu horário de trabalho. Tentou reconverter-me, sem sucesso inúmeras vezes.
Tiramos plantão juntos no Pronto Socorro Osvaldo Cruz. Primeiro, na parte de baixo, na clínica, depois, no CTI. Cansado e stressado daquela vida deixei o plantão naquele hospital, mas, o Waldemar, não. O Waldemar continuou a sua trajetória de plantonista.
Era a sua opção de viver. Do Pronto Socorro osvaldo Cruz passou para o Hospital da Unimed e de lá para o Hospital São Camilo.
Assim ele sustentava a sua familia. Um verdadeiro médico, quase que 24 horas do dia. Não importava. Domingo, feriado, dia santo, segunda-feira. O Waldemar trabalhava quase todo o santo dia. Coisa de um "santo homem".
Dedicado à familia. À mulher e aos filhos, agora, moços.
Pois é. Por capricho da vida. O meu colega Waldemar. O irmão Waldemar está doente. E que doença.....
É mais uma lição de vida para mim, que cada vez mais me sinto um pobre mortal.
Leonai Garcia

Um colega de turma - 1975

A equipe do blog "O Mundo em Debate" homenageia à memória do médico Linomar Teófanes Seabra do Rosário, que faleceu hoje (15), em Belém, onde viveu parte da sua vida.
No livro de Josué Montello, "Os tambores de São Luiz", o seu personagem Damião, aos 80 anos dizia: "A medida em que se vive a vida vai se tornando uma verdadeira coleção de mortos". Triste constatação.
Em Maio/2009 publiquei no Diário do Amapá artigo em sua homenagem. Nele, conto a nossa trajetória desde a vida academica até os diaas atuais. Passamos no vestibular de Medicina de 1969 (Dezembro).
Em 1970 começamos o curso médico, concluindo-o em 1975, dia 8 de Dezembro.
No ano seguinte iniciamos a vida profissional no Amapá, onde pisei pela 1ª vez em 1976, dia 5 de Janeiro. Ele pediatra e eu clínico. Depois, me especializei em Pneumologia.
Linomar atuou no Hospital de Pediatria, Hospital do Pronto Socorro Osvaldo Cruz, Hospital da Unimed Macapá. Atuou em clubes de futebol. Politico em algum momento da sua carreira candidatou-se a um cargo de deputado estadual. Casado. Deixa viúva e filhos.
Descança em paz meu colega. O teu trabalho nunca será esqueicido pelo povo amapaense e pela classe médica.
Leonai Garcia