terça-feira, 30 de junho de 2009

Serviço Militar

Na sua opinião. O serviço militar deve ser obrigatório ou voluntário. Essa moeda tem dois lados distintos. Num. A juventude não quer cumprí-lo por razões de estudo por exemplo. Noutro. a juventude quer cumprí-lo, porque, terá um "salário" mensal, alimentação, vestuário, enfim, razões mais do que justas para defendê-lo, ardorosamente.
Quem já passou por essa fase sabe muito bem o que estou escrevendo.
Na minha fase de caserna, estudava o 2º ano do curso científico, uma prévia ao vestubular de Medicina, portanto, não tinha nehum interesse em servir a pátria.
Fui obrigado aos 20 anos, me apresentar no Exército para cumprir com a minha obrigação de cidadão. Claro que não me arrependo de nada. O Exercito foi uma escola de formação de homem. Agradeço ao meu país tudo o que aprendí alí. mas, se pudesse optar. Não serviria àquela corporação.
Hoje, as forças armadas tem um orçamento reduzido. Sem nenhuma perspectiva de enfrentamento bélico com ninguém, discute-se a obrigatoriedade do serviço militar.
É uma boa discussão, sem dúvidas.
Leonai Garcia

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Documentário radiofonico

O programa o Mundo em Debate levará ao ar mais dois documentários radiofônicos: Um sobre a Fortaleza de São José e outro sobre o bairro do Igarapé das Mulheres. O primeiro, da lavra de Eduardo neves e o segundo, de Leticia Lara.
Aguardemos.
Leonai Garcia

Falecimento - Comunicação

O jovem Fabricio Leal faleceu na manhã de hoje (29) no Hospital Alberto Lima, vitima de acidente náutico nas águas do Rio Matapi ocorrido na tare de ontem (28). A coluna lamenta o infeliz acontecimento. Fabricio, um menino bom, com quem mantinhamos relação de amizade desde a sua meninice. Ele falece aos 23 anos de idade.
Condolencia à família.
Leonai Garcia

domingo, 28 de junho de 2009

Foto: Google
O senador Papaléo Paes (PSDB) concedeu entrevista no stúdio da Antena 1 (102.9), no sábado pela manhã falando da atual crise do senado. Homem probo, Papaléo não foge da discussão. Alguns pontos de vista de Papaléo:

1. É pelo fim da figura de suplente de senador

2. Não concorda com a expressão "ato secreto". Não tem ato secreto. Todos os atos tiveram publicação no âmbito do senado.

3. O bombardeio da imprensa contra o senado é uma tática do governo para esvaziar a CPI da Petrobrás.

4. Usa a tribuna do senado diariamente para que o povo saiba que ele não é omisso.

5. É candidato a senador em 2010.

6. Apóia Jorge Amanajás para o Governo do Amapá

Isso é Papaléo Paes

Leonai Garcia

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Midia Eletronica

O povo iraniano repassou ao mundo através do twitter a situação interna do seu país. Aqui não é diferente. Sem a censura iraniana é muito mais facil conscientizar o país, sobre o que é bom e o que não lhe convém. Víve-se num país democrático que estanca um estupro da sua constituição sem maiores alardes.
A situação do senado federal será desnudada completamente. Quem errou será descoberto. nenhuma censura será capaz de impedir a divulgação os fatos.
A imprensa nacional desconcentrou-se. Quem errou será punido.
a proxima eleiçã terá representantes estaduais mais comprometidos com a realidade do mundo.
Os picaretas estão em apuros.
Leonai Garcia

O boi bumbá

O programa o Mundo em Debate leva ao ar no próxmo sábado um documentáro sobre O Boi Bumbá, sua origem e sua trajetória no país. vale pena ouví-lo.
sabado, de 5 a 8 da mahã pela Antena 1 a 102.9 FM.
Edição e Produção : Leticia Lara
Texto e narração : Leonai Garcia.

Moisés sousa X Adalto Bitencourt

O deputado Moisés Sousa "solta os cachorros" em cima do secretário de Educação Adalto Bitencourt pela imprensa local. Tudo a ver com licitações na área de segurança da SEEC. Ainda segundo o deputado do PSC, o escândalo ganhará proporções nacionais. É que uma rede de TV de alcance mundial tem farto material sobre o assunto. Pelo andar da carruagem, Bitencourt terá de dar muitas explicações ao povo amapaense.
O deputado Moises Sousa, ex-aliado do governo se diz portador de documentos que provam as suas afirmações.
Diante de tantos argumentos, vamos acompanhar o desenrolar dos acontecimentosa e ver punidos quem de fato tem "culpa no cartório".
Leonai Garcia

Senado em Apuros

Os escândalos se sucedem numa sequência avassaladora. Contas secretas, decretos secretos, apadrinhamento de parentes, nomeações suspeitas, legislação em causa própria com aumento de salários, enfim, esse é o panorama do senado federal.
Rui Barbosa deve estar tremendo em seu túmulo diante de tantos escandalos envolvendo figuras de diversos perfís. Tem os malandros - Renan Calheiros e Cia, mas, aparecem também gente insuspeita.
Esta é a realidade do senado federal que passa por um verdadeiro bombardeio por parte da imprensa nacional. Bem feito. Eles quiseram assim. Lembram do episódio Renan, quando o senador alagoano foi salvo da degola pela leniência dos seus pares? Pois é.
O presidente do senado José Sarney (PMDB - AP) faria um bem danado a sua família, a sua saúde e ao país abstraíndo-se dessas questões menores. Seu afastamento da presidencia da casa seria interessante.
Aos 80 anos de idade e com uma rica biografia - Titular da Academia Brasileira de Letras, dentre outras honrarias - deveria estar longe desse lixo.
Leonai Garcia

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Documentários...

A equipe do programa O mundo em debate, a cada semana está exibindo um documentário radiofonico. Já contamos a história do Curiaú, Rio Amazonas e a cidade de Macapá eTradições juninas.

Para fechar o mês de junho será apresentado no sábado (29/06), a história do Boi-Bumbá, desde sua origem até os dias de hoje. Pesquisa realizada pelo jornalsita Leonai Garcia. Então é só ficar ligado sábado na 102 fm dás 05 ás 08 da manhã.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Prêmio CBN de jornalismo.

A professora da disciplina de radiojornalismo II Márcia Aquino, solicitou para que os alunos do 7º semestre de jornalismo da Faculdade Seama, produzissem um documentário radiofônico, com o tempo máximo de quatro minutos. Este material deve ser enviado para o Prêmio CBN de jornalismo, da rádio CBN. O resultado, sairá no dia 1º de outubro.

Nós da equipe do programa O mundo em debate: Eduardo Neves, Leonai Garcia e Letícia Lara, junto com os acadêmicos Elton Tavares e Petton Imbiriba, apresentamos o documentário: Rio Amazonas: O maior rio do mundo e a cidade de Macapá, o qual, foi exibido no programa no último sábado (13/06). Estamos todos anciosos para saber o resultado. Mas, o inportante é que através deste prêmio e outros que possam estar por vir, podemos mostrar um pouco de nosso trabalho e que a mesa julgadora possa conhecer um pouco do Amapá.

O programa O mundo em debate, a cada semana irá continuar a apresentar seus documentários, e se algum aluno do 7º semestre de jornalismo que fez o material e que queira expor, nós exibiremos.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Rio Amazonas....

Neste sábado (13/06), a equipe do programa O mundo em debate, irá apresentar aos seu ouvientes, mais um documentário radiofônico. Desta vez, será sobre o Rio Amazonas e a cidade de Macapá. Então vale a pena conferir.... Sábado dás 05 ás 08 da manhã, na 102,9 Fm. E quem não está em Macapá, mas quer conferir é só entrar no site da rádio e ouvir.... www.102fmmacapa.com.br

terça-feira, 9 de junho de 2009

FIEAP X POLICIA

Esta equação não combina. FIEAP com Policia Federal. A presidente da instituição - Telma Gurgel, tem a obrigação de esclarecer o mais rápoido possível o envovimento do seu nome com estelionato e falsidade ideológica.
Uma entidade desse porte, respeitavel, pode vir a sofrer intervenção das instâncias superiores como já aconteceu antes, para ser recolocada nos "trilhos".
Leonai Garcia

domingo, 7 de junho de 2009

Anti Democratas

É assim que o povo brasileiro vê os deputados que assinaram a lista do deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), com o intuito de permitir o terceiro mandato ao atual presidente da República Luiz Inácio.
Ele, matreiramente, sai de fininho, dizendo aqui e no entrangeiro que não lhe passa pela cabeça essa pretensão. Que não se brinca com a Democracia e outras coisas...
Os "pobres" deputados, todos, pertencentes ao "baixo clero", embarcam nessa "canoa" com o único propósito, de se dar bem. Estão na berlinda a tôa. Pobres coitados.
O ministro presidente do STF - Gilmar Mendes, deu a senha pelo judiciário, considerando Anti-democrática a aprovação da tal medida. O lider do do PT na Câmara, deputado Cândido Vacareza (PT-SP), disse: "Vou orientar a bancada para a votação contrária a essa emenda".
Infelizmente, o Amapá aparece com 06 deputados assinando a tal emenda. De fora apenas os deputados Antonio Feijão (PSDB) e Janete Capiberibe (PSB). Os dois optaram pela Democracia.
É bom que os seis deputados amapaenses que assinaram a tal lista saibam que o Amapá apesar dos pesares, apresenta um crescimento no seu meio intelectual, melhorando a sua massa crítica. Faculdades existem pelos seus 4 cantos, o que no "frigir dos ovos" melhora o nivel do eleitor.
O ideal, diante desse absurdo, é que os eleitores não votem em 2010, em nenhum desses deputados que são contra a Democracia.
Cabe a imprensa corrigir essa distorção.
Leonai Garcia.

Semáforos adaptados

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) apresentou Projeto de Lei 4937/09, que se encontra em fase final de aprovação pela CCJ da Câmara. Por ele, Gabeira altera o formato das lentes de semáforos com o intúito de beneficiar motoristas daltônicos, que são 15% da população brasileira, ou seja, 15 milhões de pessoas. Se aprovado, os sinais luminosos ficarão assim: O vermelho - quadrado; amarelo - triangular e o verde - circular.
Atualmente o CTB - através da Lei 9.503/97, instituiu os sinais luminosos, todos com lentes circulares.
Leonai Garcia

Documentário de rádio

A equipe do programa o mundo em debate resolveu enfrentar o desafio de produzir documentários radiofônicos para melhor informar o seu público ouvinte. O primeiro sobre o Curiaú foi ao ar no sábado (04/06). Outros estão em fase de elaboração para ir ao ar semanalmente.
Leonai Garcia

perda de valores

O Amapá perdeu recentemente dois jogadores de futebol que encantaram as platéias presentes ao Estádio Glicerio Marques, nos anos 50 e 60. Perereca faleceu em 17 de Maio e Domingos, no dia 4 de Junho. Duas perdas para o meio futebolistico amapaenses. Os dois, homens exemplares dentro e fora dos gramados. Esses dois personagens fazem parte do livro "Bola de Seringa" que conta a história do futebol amador no Amapá, e que será lançado em Agosto, próximo.
que as suas almas descansem em paz.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

DIAS RANCENTOS


O amanhecer no Oiapoque nos dois últimos dias do mês de Maio foi péssimo para quem saiu da capital “doidinho” para curtir o rio de águas claras que lhe dá o nome, quase sempre belíssimo.
O tempo feio foi o responsável pela atmosfera pesada, de céu cheio nublado em cinzento, que permitia ver ao fundo, longe, a copa das árvores do outro lado rio envoltas numa neblina azulada que lhe saia das entranhas e ascendia ao céu em movimentos espirais, vagarosos.
O chão encharcado pela chuva fina que caia insistentemente desde a madrugada formava poças de água amarela; tormento para o pedestre obrigado a enfrentá-las, pior, ao cruzar com um veículo dirigido por insensatos.
Oiapoque. 64 anos. Marca. Fronteira internacional. Por ela saem brasileiros e entram – Guianenses, Surinameses, Martiniquenses, enfim, pessoas de etnias e línguas diferentes movimentam aquela cidade.
Nem por isso recebe atenção diferenciada das autoridades. Resultado. Ruas esburacadas, no centro. Uma delas (Coaraci Nunes) mal cuidada, em chão batido, despenca na avenida beira mar, com uma quadra de asfalto de qualidade duvidosa.
Casebres se misturam à casas de gosto arquitetônico relativo. O primarismo do morador lhe permite avançar com uma “puxada” para o meio da rua, nem a BR-156 foi poupada dessa infâmia. Resultado. Cidade com aspecto de favela nalguns pontos.
Culpa. Administrações anteriores. Populistas governaram esse município sem o mínimo de tino administrativo. Mudar o quadro. É possível, mas leva tempo e dinheiro.
O povo “respira” a construção da ponte sobre o rio. Será a ligação do Brasil com a França. A cabeceira no lado brasileiro recebe um montão de gente, ávidos em fotografá-la. O acesso é fácil, pertinho da BR.
Nem tudo é bagunçado no Oiapoque. A salvação da lavoura é a Vila Militar de Clevelândia. Tudo limpo. Casas pintadas, arborização bem cuidada. Depósito de lixo padronizado. Podagem do gramado. Coisa de milico. Coisa boa de apreciar. Dá gosto passear ali.
Agora, a via que liga a cidade de Oiapoque a Clevelândia é um lixo. Horrível. Buraco, erosão, mato, lixeira nas margens, enfim, um horror. Chovendo, então. Terrível.....
A rede hoteleira instalada dá para o gasto. Pousadas e hotéis de pequeno porte crescem a olhos vistos. O comercio parece fraco. Poucas pessoas comprando. Os produtos expostos nas vitrines. Com qualidade mediana. Nada que atraia quem vem de uma cidade maior.
A rede bancária pública e privada supre as necessidades da população.
A ligação com a capital é prioritariamente rodoviária. Ônibus fazem esse transporte de passageiros e bagagens pessoais. Caminhões, vans, completam o serviço.
A BR-156 num largo trecho entre Calçoene Oiapoque requer asfalto. Algumas pontes, ainda persistem em madeira. Isso atrasa a viagem que é feita em 12 horas. Em todo o seu trajeto não há atoleiros.

Por: Leonai Garcia
Foto: Goggle

terça-feira, 2 de junho de 2009

NOTAS

1. Chegará a 70 o número de empresas madeireiras que serão investigadas pela Polícia e pela Secretaria de Meio Ambiente. Enquanto isso, prossegue o trabalho da PF que apura ilícitos na Secretaria desde a Operação Ouro Verde. Para um delegado, a Sema dá um trabalho enorme à Polícia.

2. Amazônia perdeu 178 quilômetros quadrados de floresta em dois meses, diz levantamento de ONGA Amazônia perdeu 178 quilômetros quadrados de cobertura florestal em março e abril deste ano, de acordo com levantamento divulgado na última sexta-feira pela organização não-governamental (ONG) Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A devastação pode ter sido ainda maior, porque a grande quantidade de nuvens sobre a região no período dificultou a visualização dos satélites.

Semana do Meio Ambiente será marcada com ações


O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 (terça-feira), será lembrado com diversas ações educativas e culturais. Em Macapá, uma programação foi organizada pela vice-prefeitura para marcar a data. De 1 a 5 de junho vão ser desenvolvidas ações tanto no prédio da Vice-prefeitura como na Escola Municipal Antônio Barbosa, no bairro Santa Inês.

Semana do Meio Ambiente será marcada com ações

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 (terça-feira), será lembrado com diversas ações educativas e culturais. Em Macapá, uma programação foi organizada pela vice-prefeitura para marcar a data. De 1 a 5 de junho vão ser desenvolvidas ações tanto no prédio da Vice-prefeitura como na Escola Municipal Antônio Barbosa, no bairro Santa Inês.

CURIAÚ - Lugar onde natureza e cultura se misturam


Pesquisas indicam que o Curiaú começa a existir a partir do século XVIII. Tem o Curiaú de Dentro, onde se situa o balneário. E o Curiaú de Fora, próximo ao Jardim II.
Um dos notáveis da comunidade, com o umbigo enterrado lá é o seu João da Cruz. 78 anos de idade. Seus ancestrais também são de lá. Seu João é o rezador da ladainha, em latim, na folia de São Joaquim que acontece todo o santo mês de junho no Curiaú de Fora.
A natureza é deslumbrante. A diversidade florestal é estonteante. Árvores nobres. Angelim, Pau mulato, Andiroba, Acapu, Cedro, estão espalhados no meio da mata nativa. A frutaria é variada. Manga, Abacaxi, Cacau, Goiaba, Melancia, Uxi, Mari, Caju, Castanha do Pará, e o açaí. Ah! Que beleza.
O Açaí. Milhares de pés bordejam as áreas alagadas alimentando o nativo do Curiaú, misturado com farinha dágua e um pedaço de peixe frito ou assado. Que maravilha!
O amanhecer no Curiaú é poético. Aquele disco em brasa que se levanta aos poucos por detrás da mata adormecida enternece o mais duro dos corações. E os passarinhos. Lindos! Seus gorjeios e trinados idílicos: anús – bentevis – cigarras – bigodes - sabiás – tornam o amanhecer aprazível.
O homem do curiaú levanta cedo para tirar o leite do gado no curral (canto do galo). Cuida da roça ali pertinho onde produz a farinha dágua e de tapioca especial que tem a marca. Curiaú. No cair da tarde, pega a canoa e sai pelo córrego no rumo do igarapé para armar a malhadeira que despesca ao raiar do dia. Jeju, traíra, tamuatá, cará, tucunaré, apaiari, fazem parte do cardápio dessa gente.
O rio Curiaú que corta as terras do Quilombo é muito apreciado pelos banhistas de Macapá. Por ocasião do veraneio é grande o movimento de pessoas que vão ali tomar um banho de rio e comer um peixe, preparado na hora.
O Curiaú é um dos berços do Batuque e do Marabaixo. Tia Chiquinha, 89 anos, seu Marinho 86 anos, os dois, irmãos, pertencem a tradicional família Ramos. Ela é viúva do seu Martiniano, o famoso Bolão, falecido nos anos 1990.
Seu Bolão criou o Grupo de Folclore Raízes do Bolão que Toca e Dança Batuque (tambor e canto com o coro) e Marabaixo (tambor e canto com o coro).
A família Ramos está de volta ao Curiaú de onde saiu nos anos 1947 para morar no Bairro do Laguinho (rodar a entrevista da dona Chiquinha e do seu Martinho).
Outras famílias nativas do pedaço estão fazendo o mesmo caminho. A identificação das terras do Curiaú como Quilombo e o status de Área de Preservação Ambiental motiva esse movimento.
O passeio no Curiaú é obrigatório nos roteiros de turísticos de qualquer empresa do ramo.
Curiaú dista 15 kilometros do centro da cidade de Macapá. O acesso é fácil. É feito pela rodovia Alceu Paulo Ramos, num asfalto de primeira qualidade.
Vá ao Curiaú e desfrute da natureza em toda a sua plenitude e conheça a beleza do folclore do Amapá.
Documentário radiofônico
Produzido por: Eduardo Neves, Leonai Garcia e Letícia Lara